Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 17/02/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 17/02/2025

No Podcast do PublishNews desta semana conversamos com representantes do subsetor do mercado editorial que apresenta um crescimento consistente nos últimos anos: o de livros religiosos. Os convidados, além dos números positivos, também comemoram os 60 anos de sua casa: a Editora Mundo Cristão. O CEO Mark Carpenter e o diretor de operações, Renato Fleischner, conversam conosco sobre a história da editora e de seu crescimento, sobre o mercado religioso e seus fenômenos, como os devocionais, as Bíblias e a ficção cristã e sobre seu público. O subsetor de livros religiosos apresentou, em 2023, um crescimento nominal de 4,5% nas vendas ao mercado em comparação com o ano de 2022, segundo a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasilleiro. O ano passado também viu uma consolidação de um novo e forte subgênero, o da ficção cristã, e um dos seus maiores sucessos é justamente o livro best-seller Corajosas (Mundo Cristão), de Thaís Oliveira, Maria S. Araújo, Arlene Diniz e Queren Ane. Segundo a editora, o subgênero teve um crescimento de 5000% entre 2022 e 2024. Também por causa desse movimento, em 2024 a MC retorna à Bienal do Livro Rio, de 13 a 22 de junho, com estande próprio depois de 17 anos. "60 anos não é pouca coisa", diz o CEO Mark Carpenter. "Existe um potencial de comercialização desses livros que está fora do rastreamento dos canais comerciais comuns do mercado editorial", analisa Fleischner. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Gita Ginsburg em entrevista do PublishNewsTV, em 2019 | © PublishNewsTVNo Estadão, Leonardo Neto escreveu sobre o aniversário de 60 anos da editora Perspectiva. Em entrevista com Gita Ginsburg, a matéria relata momentos marcantes da editora fundada pelo marido falecido, Jacó Ginsburg. Aos 93 anos e apaixonada pela matemática, Gita vê com bons olhos a evolução das inteligências artificiais. A editora tem um catálogo de grande contribuição para áreas das artes, arquitetura e psicanálise. Em 2019, Gita foi entrevistada pelo PublishNewsTV. Uma reportagem do Brasil de Fato Pernambuco conversou com Vera Lúcia da Silva, empregada doméstica que lançou o livro Espanador não limpa poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica (Mirada), com memórias de 50 anos de trabalho e violência. O podcast da revista Quatro Cinco Um recebeu Kleber Mendonça Filho e outros grandes nomes para comentar o legado da trajetória de Cacá Diegues. Ele ocupava a cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2018, herdada do também cineasta Nelson Pereira dos Santos. O Painel das Letras publicou um texto sobre os escritos de Cildo Meireles (pai do artista visual de mesmo nome) que têm como tema massacre indígena. O Ilustríssima conversa tratou de livro sobre a guerra entre Israel e Palestina e comentou a atuação do Hamas na Faixa de Gaza. O novo livro de José Trajano foi tema de reportagem no jornal O Globo. O livro entitulado 1960: Quando as estrelas ficaram vermelhas (Onze Cultural) resgata detalhes da infância do autor e do último título do Campeonato Carioca do América. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Em meio à concorrência com gigantes do comércio eletrônico e à queda de leitores no Brasil, o setor de livrarias se mantém vivo e quer chamar a atenção para a importância de serem mantidos espaços físicos não apenas como pontos de vendas de livros, mas epicentros de conhecimento e interação. Para debater esse tema, o escritório Moreau Advogados irá sediar, no dia 25 de fevereiro, às 8h, o encontro “As Livrarias no Século XXI”, com a participação de Alexandre Martins Fontes, da Livraria Martins Fontes e presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL); Rui Campos, um dos fundadores e atual CEO da Livraria da Travessa; e Samuel Seibel, proprietário da Livraria da Vila. A conversa entre os empresários do mercado editorial será mediada por Pierre Moreau, sócio fundador do Moreau Advogados e da Casa do Saber, além de professor visitante de Direito da Arte da Universidade St. Gallen, na Suíça. O principal objetivo do encontro é refletir sobre o papel das livrarias como agentes de transformação da sociedade contemporânea e espaços fundamentais de diálogo. As vagas são limitadas. Caso tenha interesse em participar, é preciso confirmar a presença pelo e-mail pierre@moreau.com.br. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

A Editora Central Gospel abriu uma vaga para gestor de marketing. Os requisitos incluem experiência prévia na área; bom relacionamento interpessoal; e visão estratégica com capacidade de adaptação a novas tendências e inovações digitais. A pessoa contratada deverá criar estratégia anual e mensal de marketing e vendas para alcançar as metas da empresa; realizar pesquisa de comportamento do consumidor e tendências de mercado para o lançamento de novos produtos; implementação de inovação digital; preparar e monitorar o orçamento de marketing trimestral e anual; supervisionar e aprovar material de marketing, desde banners de sites até folhetos impressos; medir e relatar o desempenho de campanhas de marketing; analisar KPIs; criar estratégia e planejamento de campanhas online e off-line; acompanhar a execução de eventos online e offline das marcas; gerir e coordenar a equipe de marketing; e desenvolver a estratégia da empresa para o setor de marketing. Interessados devem encaminhar currículos para curriculo@editoracentralgospel.com.

PublishNews, Redação, 12/02/2025

A Inovação Distribuidora de Livros está à procura de um assistente de marketing como ensino superior em Marketing, Publicidade, Comunicação ou áreas relacionadas ou cursando. É preciso ainda ter excelente comunicação escrita e oral; conhecimento em marketing digital, incluindo redes sociais, e-mail marketing e análise de métricas; e familiaridade com ferramentas de design gráfico (Photoshop, Illustrator) e edição de vídeo (opcional). A principal função do cargo é realizar toda a comunicação e marketing da distribuidora. Interessados devem enviar currículos para financeiro@inovacaodistribuidora.com.br até 31 de abril.

PublishNews, Talita Facchini, 17/02/2025

Lacerdine Galeria de Arte | © Fernando JansenNesta quinta (20), cenário paulistano ganha um novo espaço para os admiradores de arte e manifestações culturais. É a Lacerdine Galeria de Arte (Av. Angélica, 2578, Higienópolis – São Paulo / SP), criada pelo artista contemporâneo Geraldo Lacerdine. Às 20h do dia 20, o espaço inaugura com a exposição “O mundo singular das crianças”, com pinturas de Lacerdine e esculturas da artista Zaira Bellizia. Terá, também, contação de histórias e um sarau de música com o quarteto Cleber Silveira, no acordeon; João Poleto, na flauta transversal; PauloRibeiro, no violão; e Rafael Mota, na percussão acústica. “A nova galeria será um espaço multicultural de arte, elegante, vibrante, acolhedor e inclusivo. Faremos a promoção e interação de novos artistas no cenário da arte paulistana, em suas diversas formas e manifestações – pintura, música, literatura, entre outras. O objetivo é estimular o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e fomentar a produção de novas ideias e conceitos”, explica Lacerdine. Com área de 400 m2 e pé direito de 6 metros de altura, a galeria terá atrações gratuitas ao público e abrigará o Café Falasartes, com menu e um cardápio com o melhor da confeitaria paulistana. O novo espaço já inicia com uma programação intensa. Além das exposições, todas às quintas-feiras, às 19h, será realizado o “Clube do Livro”, com leitura de publicações diversas; às sextas-feiras, às 18h, acontece um happy hour regado de música, batizado como “Chorinho das seis da tarde”; e aos sábados, às 16h, o dia da “Contação de Histórias”, quando o público-alvo será as crianças. O Clube do Livro estreia no dia 27 de fevereiro. Segundo Geraldo, a ideia central é trabalhar essa dimensão profunda da literatura com a palavra proclamada. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Pessoa vão oferecer ao público três oficinas gratuitas sobre o universo do cordel | © Guilherme SaiO Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Pessoa vão oferecer ao público três oficinas gratuitas sobre o universo do cordel. As atividades marcam as últimas semanas da mostra temporária Vidas em Cordel no Museu da Língua Portuguesa, onde ficará em cartaz até 30 de março. Ministradas pelos próprios curadores da exposição Vidas em Cordel, as oficinas vão acontecer na sala multiuso do Museu da Língua Portuguesa, com vagas limitadas. Uma delas já ocorreu neste sábado, dia 15 de fevereiro, com o poeta e cordelista Jonas Samaúma. As outras vão acontecer em março. No dia 22, das 14h às 16h30, o cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio oferecerá a oficina Literatura de Cordel: do sertão à sala de aula. Nela, ele pretende destacar quais são as obras fundadoras do cordel no Brasil, as principais influências e a importância da xilogravura para esta literatura. Além disso, dará dicas de como criar um cordel. Já no dia 29, a xilogravadora Lucélia Borges abordará aspectos da história da xilo e mostrará o processo criativo que envolve a gravação em alto relevo em um suporte como o isopor. O encontro vai acontecer das 10h às 12h. As inscrições para as oficinas de março serão anunciadas em breve. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Editora Lisboa marcará presença na Festa de Saint Jordi em Barcelona ESP | © Editora LisboaA Academia Hispano-brasileña de Ciencias, Letras y Artes (AHBLA) e a Editora Lisboa se unem para promover a literatura brasileira na Espanha e Portugal com a turnê "Abril Literário". Escritores brasileiros terão a oportunidade de participar de eventos estratégicos em Barcelona e Braga, expandindo sua visibilidade no mercado internacional e conectando-se com leitores, editores e outros profissionais do setor. Um dos destaques da turnê será a participação na Festa de Sant Jordi, em Barcelona, no dia 23 de abril. Considerada a maior festa do livro do mundo, o evento celebra o Dia Mundial do Livro e o amor à leitura. A tradição, que remonta ao século XV, envolve a troca de livros e rosas entre casais e amigos. A lenda de Sant Jordi, padroeiro da Catalunha, narra a história de um cavaleiro que matou um dragão para salvar uma princesa. Do sangue do dragão nasceu uma roseira, e Sant Jordi presenteou a princesa com uma rosa vermelha. Os interessados em se inscrever nos eventos poderão solicitar o link de inscrição para a Editora Lisboa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Com o tempo, mudei levemente de opinião (sobre os e-books). Recentemente fiz viagens de 20 dias e levei 20 livros pesados. Na segunda vez, carreguei 20 livros no iPad.”
Umberto Eco
Escritor italiano
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
Dias quentes (Spring Summer)
3.
Café com Deus Pai 2025
4.
Comfy and Cozy Pink
5.
Elo Monsters Books: Flow Pack
6.
Café com Jesus
7.
Fantástica fábrica de UAU
8.
Ainda estou aqui
9.
Mais esperto que o diabo
10.
A empregada
 
PublishNews, Redação, 17/02/2025

CAPITOLINAS - Clube de Leitura Feminista e Letramento Anti-Machista está com inscrições abertas para dois novos grupos de leitura | © DivulgaçãoO Capitolinas – Clube de Leitura Feminista e Letramento Anti-Machista está com inscrições abertas para dois novos grupos de leitura, oferecendo um espaço de diálogo e reflexão sobre feminismo e questões de gênero. As vagas são limitadas para garantir uma participação ativa e engajada. A segunda turma presencial contará com 25 vagas e se reunirá mensalmente em Campinas (SP), sempre na terceira terça-feira do mês, em cafés ou empórios preferencialmente geridos por mulheres. Já o grupo online terá 15 vagas, com encontros marcados para o quarto domingo de cada mês, proporcionando uma experiência de troca e fortalecimento mútuo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Nesta terça-feira (18), às 19h, ocorre o lançamento do livro de poesia e arte, Amor tatuado (Libri), de Cláudio Possani e Flávia Chiaramonti Possani. O evento será no restaurante Balaio, no térreo do Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424 – São Paulo / SP). Na ocasião, os autores realizarão uma roda de conversa com a atriz Paula Possani e o ator e professor Moacir Ferraz. O livro se coloca como uma experiência que une poesia e arte visual para explorar a beleza e a complexidade do amor e da conexão humana. Com 60 poesias e 60 ilustrações, a obra se apresenta como um convite à reflexão e à contemplação. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Obra precursora do romance moderno, o primeiro volume de Dom Quixote (Antofágica, 572 pp, R$ 219,90) é publicado agora com artes que representaram o livro desde o século 17 até ilustrações inéditas dos dias de hoje. Com tradução de Paula Renata de Araújo e Silvia Massimini Felix, o livro é vertido do idioma original por mulheres pela primeira vez no Brasil. Publicado em 1605, Dom Quixote é considerado o grande clássico da literatura espanhola e uma das principais obras da literatura mundial. Ao narrar a vida de um admirador de romances de cavalaria que resolve se tornar ele próprio um cavaleiro andante, Miguel de Cervantes escreveu um livro rico em perspectivas e que traz reflexões para o leitor a cada causo. Uma obra que ultrapassa a sátira de histórias medievais e narra acontecimentos tanto divertidos quanto trágicos, passando também pelos grandes dilemas universais da existência humana: amor, medo, orgulho, vaidade e loucura. Louco, porém nem tanto. Quando acompanha as aventuras do cavaleiro gentil ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança, o leitor nota que suas fantasias, como a cena dos gigantes moinhos de vento, acabam sendo desmentidas por uma realidade dura, às vezes violenta. Assim, nestas incursões idealistas, que dissolvem as fronteiras entre vida e literatura, o leitor pode se identificar com o protagonista e entender que podemos não estar tão distantes assim do famoso Quixote. Esta edição é a primeira do mundo a contar com uma pesquisa de imagens que representam o livro desde o século 17, além de trazer pinturas de uma gama seleta de artistas atuais. A seleção de imagens proporciona ao leitor um passeio por representações de Dom Quixote ao longo de diferentes tempos e geografias, e conta com nomes como Portinari, Doré, Dalí, Cézanne, Daumier, Goya, Romanelli e muitos outros, em quase 100 artes.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Chega ao mercado uma edição especial – com capa dura, bordas arredondadas, marcador de fita e texto integral com notas explicativas – de duas obras de Machado de Assis: O alienista e A mão e a luva (Selo A+M, 278 pp, R$ 62). Publicado originalmente em 1882 como parte da coletânea Papéis Avulsos, O Alienista é uma das narrativas mais conhecidas de Machado de Assis e uma aula de ironia e crítica social. O conto acompanha o Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide investigar os limites da sanidade humana em sua cidade, Itaguaí, fundando a Casa Verde, um lugar onde interna aqueles que considera "loucos". A história, marcada pela sátira e reflexões sobre poder, ciência e moralidade, permanece atual e continua provocando debates sobre os limites da racionalidade e da autoridade. Já A mão e a luva, lançado em 1874, é o segundo romance de Machado de Assis e apresenta uma trama que explora temas como casamento, ascensão social e o papel da mulher na sociedade do século XIX. A obra narra a história de Guiomar, uma jovem de espírito independente que precisa escolher entre três pretendentes: Estevão, Jorge e Luís Alves. A narrativa elegante e perspicaz revela não apenas as tensões das relações amorosas, mas também a profundidade do caráter humano, já apontando a habilidade única de Machado em explorar a psicologia de seus personagens.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Em O diabo (Dublinense, 192 pp, R$ 69,90), como o próprio nome diz, o diabo está a rondar a casa. E pelas mãos de Gonçalo M. Tavares, ele vem se juntar ao universo literário das Mitologias ao lado de personagens como os Doze-Apóstolos-de-Bicicleta, os Nómadas, os Meninos, o Homem-Que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada e o Povo-Armazenado. Neste espaço imaginário de possibilidades infinitas, a verdade científica e sua lógica pouco importam, com narrativas e tipos que só obedecem regras próprias se cruzando e nos conduzindo por uma dimensão de originalidade poucas vezes vista. O autor Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, Angola, em 1970, e passou a infância em Aveiro, norte de Portugal. É autor de uma obra vasta e multipremiada, publicada em mais de sessenta países. Sua linguagem, que rompe com as tradições líricas portuguesas e subverte os gêneros literários, faz dele um dos mais inovadores escritores europeus da atualidade. Atualmente, é professor na Universidade de Lisboa.

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Dee, Misa e Matt eram os “três mosqueteiros” da ala psiquiátrica. Em Nunca estive melhor (Alta Novel, 288 pp, R$ 59,90 – Trad.: Beatriz Guterman), de Leanne Toshiko Simpson, um ano depois de receber alta, Dee está louca para convencer a todos de que finalmente está dando a volta por cima. Porém, Matt e Misa vão se casar nas Ilhas Turcas e Caicos, cercados por hóspedes que não têm ideia de onde o casal se conheceu, e o segredo não agrada nada a Dee, que é completamente apaixonada por Matt desde antes de ter sido expulsa do hospital. Então, quando ela chega ao resort de luxo com Tilley, sua irmã agitada, tem uma última chance de confessar seus sentimentos. Porém, atrapalhar o casório dos melhores amigos colocaria em risco o sistema de apoio que os une. Quando se trata de felizes para sempre, como é possível escolher entre amor e recuperação?

PublishNews, Redação, 17/02/2025

Em Namoro de mentirinha (Verus, 365 pp, R$ 39,90 – Trad.: Carolina Candido), escrito por B.K. Boston, Layla Dupree já desistiu do amor. Depois de tentar de tudo e apenas se decepcionar, ela jura que ter uma padaria no lugar mais romântico de Inglewild não ajuda em nada. Ela só queria alguém que desse um friozinho na barriga, e que não desaparecesse no meio do jantar — sem pagar a conta. Entretanto Caleb Alvarez já encontrou a solução. Depois de salvar Layla de mais um encontro desastroso, ele faz uma proposta: que tal namorar por um mês? Sem compromisso, claro. Ele vai tentar restaurar a fé dela no amor, e ela vai julgar quão romântico ele consegue ser. É uma receita muito simples: todos os benefícios de um namoro, mas sem pressão, sentimentos nem expectativas… se não fosse por um ingrediente inesperado. A química ardente entre eles deixa tudo ainda mais tentador que os brownies de Layla.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.