Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/11/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 27/11/2024

O Global Book Crawl, um evento voltado para a comunidade global de livreiros, vai ocorrer na última semana de abril de 2025. A iniciativa sem precedentes convida livrarias independentes ao redor do mundo para se unirem localmente, criando "book crawls" (uma espécie de turnê guiada) em seus bairros, cidades e regiões. Os leitores serão encorajados a vistar diversas livrarias em uma área, celebrando a cultura de cada comunidade enquanto se conectam a um movimento global. Com participantes já confirmados nos EUA, Espanha, México, Quênia, Irlanda, Austrália, Suécia, Itália e Suíça, o Global Book Crawl vai tomando forma para ser uma celebração global dos livros e das culturas literárias locais. Usando a hashtag #globalbookcrawl, cada evento local vai amplificar as vozes das livrarias independentes e atrair novos leitores. A produção do evento agora abre o convite também a lojas brasileiras. O Global Book Crawl é liderado por Jessica Stockton-Bagnulo (Greenlight Bookstore, EUA), Brid Conroy (Tertulia Bookshop, Irlanda), e Federico Lang (Librería Luces, Espanha), e representa um esforço para criar novas conexões por meio dos livros. Para mais informações sobre como participar do evento, é possível visitar o site www.globalbookcrawl.org. Clique no Leia mais para conhecer melhor o projeto.

PublishNews, Francis Manzoni*, 27/11/2024

Como digerir a perda de 7 milhões de leitores brasileiros nos últimos 5 anos? De início, fui ao ChatGPT perguntar quais países têm esse número de população, por ser mais ágil que o Google, e me vi assessorado por um poderoso instrumento de informação. Sim, Líbano, Sérvia e Paraguai têm aproximadamente 7 milhões de habitantes. É como se o Paraguai inteiro não tivesse mais leitores. A IA das redes sociais vem tragando, em poucos anos, jovens e tradicionais habitués da leitura para pontos de atenção com predominância de imagens e símbolos. Foram necessários 5 séculos para tornar a Europa um continente de leitores, e o Brasil, que nunca chegou a sê-lo, agora parece distanciar-se desse perfil. Aliás, é como perfis e não como leitores que nos ajustamos melhor, como consumidores mapeados por algoritmos na Web. Antes que a falta de intimidade com a ironia cause ruído, isso é uma crítica. Como editor no setor livreiro, procuro elaborar alguma resposta útil ao triste cenário divulgado na Pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro neste 19 de novembro de 2024. Ocorreu-me que o resultado das eleições nos EUA foi relacionado por especialistas à censura de obras literárias na maior parte do país, que a extrema direita tem aumentado seus representantes nos governos da Alemanha, capital econômica da Europa, e da América Latina, em que o Brasil é um dos casos mais emblemáticos. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) sediará a XXXV Assembleia Geral da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacional do Países Ibero-Americanos (ABINIA), entre os dias 3 e 6 de dezembro. A assembleia reunirá diretores de 12 bibliotecas nacionais na sede da FBN, no Centro do Rio de Janeiro, e seis diretores em participação virtual. A última vez em que a instituição recebeu o encontro internacional foi no ano 2000. O evento é fechado para convidados e representantes dos países membros, com transmissão ao vivo nos dias 4, 5 e 6/12, pelo canal do YouTube da FBN. Estão confirmadas as participações presenciais dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai e Portugal. Com participação remota, estarão Bolívia, El Salvador, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Um dos destaques é a participação de Portugal, que volta a integrar a Assembleia após alguns anos de ausência. “A integração da América Latina é um sonho de muitas gerações, uma forma de obra aberta de imensa amplitude e, nos últimos anos, adquire maior vigor a partir de um olhar às línguas e etnias do continente – sem excluir as raízes ibéricas de Espanha e Portugal, que se aprofundaram ao longo da história. Esse grande encontro, que não acontecia no Brasil há exatos 24 anos, é um momento fundamental para rediscutirmos e pactuarmos todo um processo de integração a partir das políticas da memória, do acesso, da cultura e da democracia. É grande o nosso orgulho e a sintonia fraterna que será construída a partir do encontro na cidade do Rio de Janeiro”, afirma Marco Lucchesi. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

A Academia de Letras da Bahia realizou na última semana as eleições para definir os representantes da instituição para o biênio de março/2025 a março/2027. O pleito, concretizado por meio eletrônico, teve a inscrição de uma única chapa, com 16 integrantes, conforme o Estatuto da instituição. Dos 39 eleitores aptos, 37 votaram, sendo a Chapa ALB eleita com 36 votos. Foram eleitos para presidente o escritor Aleilton Fonseca e para vice-presidente o jurista Edvaldo Brito, para um mandato de dois anos. A Diretoria eleita deverá tomar posse em março de 2025, após um período de transição, conforme as normas da Casa. Atualmente, o antropólogo e escritor Ordep Serra é o presidente da instituição pela segunda vez e o professor e escritor Marcus Vinícius Rodrigues ocupa a vice-presidência. Eles permanecem à frente da Academia de Letras da Bahia até março do próximo ano. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação*, 27/11/2024

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos três novidades. A Editora Asinha apresenta Do outro lado do muro, um livro que convida crianças e famílias a explorarem temas de coragem, empatia e amizade através da encantadora história de Lili e sua fiel amiga, a vaquinha Magrela. Em uma aventura repleta de descobertas e aprendizados, o livro incentiva o respeito pelos animais e celebra a parceria entre pai e filha, revelando o poder transformador da generosidade e do altruísmo. Já Uma coleção de guarda-chuvas é um livro bilíngue que traz uma história encantadora sobre amizade e imaginação. Escrito em português e inglês, o livro narra a relação entre Ana e Clara, amigas que encaram os dias de chuva de formas bem diferentes: enquanto Ana se entedia, Clara transforma o dia com sua coleção especial de guarda-chuvas, trazendo cor e alegria até para os momentos mais nublados. E por último, o título Gia lagartixa que explora de forma lúdica temas como amizade, autoconhecimento e habilidades socioemocionais. A história é sobre Gia, uma lagartixa que, apesar de seu papel importante no ecossistema, sente falta de algo em sua vida. Inspirada por uma conversa da autora com seu filho, a obra convida os pequenos leitores a refletirem sobre o valor da amizade verdadeira e a importância de se conhecer e valorizar a si mesmo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 27/11/2024

O Radar de Licitações – seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais – divulga mais dois editais. O primeiro deles é referente o registro de preços para futura e eventual aquisição de bibliotecas com obras literárias diversas. A disputa está prevista para o dia 05 de dezembro e o valor ultrapassa R$ 1,8 milhão. Já o segundo edital diz respeito ao registro de preço para futura e eventual contratação de empresa para aquisição de livros didáticos. O valor ultrapassa R$ 7 milhões e o pregão também acontece no dia 05 de dezembro. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o radar desta semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

A 19° edição do Fórum das Letras, evento literário realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto, inicia nesta sexta (29) e seque até o dia 3 de dezembro (terça), homenageando o mineiro Affonso Ávila, um dos mais importantes poetas do Brasil. Com uma programação centrada em cinema e poesia, com debates, filmes, sarau, concertos de música e performances poéticas, o Fórum das Letras continua com sua missão de valorização das literaturas de língua portuguesa, mas sempre com muito destaque aos autores nacionais. Confira a programação completa no perfil do evento no Instagram. A professora Guiomar de Grammont, da UFOP, também coordenadora e idealizadora do Fórum das Letras, lembra que “a história da literatura costuma dar pouco destaque às produções textuais que se situam na fronteira entre as artes e as letras. No entanto, desde fins do século XIX, a concretude das palavras foi posta em relevo por Mallarmé e, posteriormente, por poetas de vanguarda como Apollinaire e Marinetti. A ênfase no aspecto visual do texto foi recuperada, no Brasil, pela poesia concreta”, explica. Na programação destaque para a exibição do documentário Nada será como antes, dirigido por Ana Rieper, sobre o Clube da Esquina, movimento musical que começou nos anos 60, em Belo Horizonte e se expandiu para o mundo. A exibição ocorre no dia 29, à tarde, no Anexo do Museu da Inconfidência. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

A InBook Editora está à procura de um estagiário que tenha ensino médio completo e que esteja cursando o ensino superior. As funções do cargo incluem a produção de propostas, pesquisa de mercado e atuação direta com o sócio da editora. A editora está localizada na Zona Sul de São Paulo e interessados devem encaminhar currículos para claudiofilho@inbook.com.br até 5 de dezembro.

“Me agrada a literatura como um processo para encontrar várias verdades. Há uma riqueza do não terminado, do não definitivo.”
Gonçalo M. Tavares
Escritor português
1.
Elo Monsters Books: Flow Pack
2.
Nunca jogue uma ideia fora
3.
Princípios milenares
4.
Novena de Natal - 2024
5.
Café com Deus Pai 2025
6.
A dor só passa quando você passa por ela
7.
O diário de uma princesa desastrada 3
8.
As aventuras de priminha irritante no reino dos unicórnios
9.
A filha dos rios
10.
Café com Jesus
 
PublishNews, Redação, 27/11/2024

Cartunista Laerte é a convidada do último Encontro com Escritores de 2024 | © Divulgação Nesta quinta (28), a série Encontro com os Escritores terá sua última edição do semestre. A convidada da vez será a cartunista Laerte, que compartilhará sua história de formação como leitora, as influências que marcaram sua trajetória artística e seu processo criativo. O evento gratuito ocorrerá das 19h às 21h, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP), na região central de São Paulo, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Universidade do Livro. A mediação será realizada pelo professor Fábio Sgroi. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

Lançamento de livro de memórias de Adriano será no dia 28 de novembro, na Livraria Drummond do Conjunto Nacional | © DivulgaçãoAdriano: meu medo maior (Planeta), livro de memórias do ex-jogador de futebol publicado pela Editora Planeta, vai ganhar um evento em São Paulo. Com a presença de Adriano, o lançamento será na quinta-feira (28) e contará com sessão de autógrafo na Livraria Drummond do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo / SP). Escrita pelo jornalista e documentarista Ulisses Neto e narrada em primeira pessoa, a obra humaniza o personagem, tão presente no imaginário do público, ao narrar as histórias vividas pelo jogador, revelando suas fragilidades, sonhos, desejos e arrependimentos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

O que aconteceu por trás das câmeras para que a Globo se tornasse, ao mesmo tempo, uma gigantesca janela e um poderoso espelho da sociedade brasileira? Como foi possível construir a hegemonia que dominou, absoluta, por décadas, o entretenimento de massa, o telejornalismo, o esporte e o mercado publicitário do país? Quem, de carne e osso, fez as escolhas certas ou erradas que conduziram a Globo pelos caminhos que ela trilhou no tapete político, no caldeirão social e no palco cultural do Brasil? O que é lenda e o que é fato na história de uma das maiores redes de televisão do mundo? Estas respostas podem ser encontradas na trilogia A Globo, escrita pelo jornalista Ernesto Rodrigues, que oferece uma visão inédita e profunda sobre o impacto da emissora na vida de várias gerações de brasileiros. Ernesto baseou-se em um extenso trabalho de pesquisa que durou mais de cinco anos e que inclui mais de 60 entrevistas inéditas, realizadas pelo autor, com pessoas que atuaram dentro e fora da emissora ao longo dos anos. O primeiro volume, Hegemonia (Autêntica, 672 pp, R$ 129,80), abrange o período de 1965 a 1984 e desvenda os bastidores da implantação e consolidação da emissora em um cenário político dominado pela ditadura militar, em meio a uma disputa feroz de audiência com as emissoras concorrentes, e à polêmica em torno da legalidade do acordo da Globo com o grupo Time Life, enquanto visionários como Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) transformavam o mercado publicitário. O livro será lançado nesta quinta (28), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro / RJ), com um bate-papo entre o autor e Octavio Guedes, da GloboNews. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

Novo livro do historiador Jaime Pinsky, Osjudeus: a luta de um povo para se tornar uma Nação (Editora Contexto, 256 pp, R$ 59,90), lança um olhar histórico sobre a sobrevivência do povo judeu através dos séculos. A sobrevivência do povo judeu, mantendo sua identidade, durante quase 2000 anos não é algo simples de se explicar, considerando numerosos episódios de preconceitos, segregação, perseguições, conversões forçadas, massacres e expulsões. Mais ainda, este mesmo povo lutou para se transformar em nação, com território, estrutura jurídico-política, língua própria, cultura e todos os demais elementos que caracterizam um Estado Nacional. O livro Os judeus explica como e por que isso aconteceu, a partir de uma pesquisa documental e de uma análise de textos produzidos em diferentes épocas e situações sociais. Como escreveu o prof. Paul Singer, “a contribuição de Pinsky, gostosa de ler e fácil de entender, é uma obra histórica no melhor sentido da expressão”.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

Com prefácio de Laurentino Gomes, Os retornados (Record, 443 pp, R$ 89), de Carlos Fonseca, é uma leitura indispensável para aqueles interessados na diáspora africana e nas complexas interseções entre identidade, história e esquecimento. A obra conta com um caderno de fotos com registros do próprio autor, que é fotojornalista, feito ao longo de 25 anos de viagem e pesquisa. Por meio de dezenas de entrevistas e de uma pesquisa que se desenvolveu ao longo de 25 anos, e que levou Carlos Fonseca, autor do livro, a passar vários meses na África, o livro navega nas águas passadas e presentes dessa epopeia afro-brasileira, contando a história de seus principais atores: ex-escravizados africanos e nascidos no Brasil que, ao longo do século XIX, cruzaram novamente o oceano, em um movimento de retorno à África. Ao embarcar de volta para a terra natal de seus antepassados, os retornados carregaram na bagagem parte da herança cultural adquirida no Brasil e marcada pela escravidão: o idioma (a expressão “tabom”, usada para denominar os retornados de Gana, vem do português “está bom”), a tradição culinária, os festejos populares (como o carnaval de Lagos e a dança da burrinha, acompanhados por velhas cantigas entoadas em português) e a arquitetura das casas que fizeram construir do outro lado do oceano. Hoje, os descendentes desses retornados estão espalhados por quatro países: Benim, Nigéria, Togo e Gana. São vários milhares de pessoas, chamadas agudás, tabons ou simplesmente “brasileiros”. Por meio de uma profunda contextualização histórica, Carlos explora a situação das comunidades que ainda mantêm um vínculo cultural e afetivo com o Brasil e a urgência em preservar essa identidade afro-brasileira que rapidamente se desvanece em outro continente.

PublishNews, Redação, 27/11/2024

Resultado dos trabalhos do grupo de pesquisa Áfricas: Sociedade, Política e Cultura (Uerj-CNPq), Pegadas no rio, sombras no tempo (Selo Negro Edições, 288 pp, R$ 99,90) convida o leitor a conhecer biografias, histórias de vida e trajetórias de personagens pouco abordadas na historiografia africana, contribuindo para problematizar não só as grandes narrativas ocidentais como o próprio exercício de construção histórica. Nesse sentido, a obra lembra que também o ato de narrar a África por africanos sempre está atravessado por disputas de poder e entrelaçado em contextos políticos, sociais e culturais específicos, que não podem ser desconsiderados. Os textos aqui reunidos abarcam um vasto período (da antiga civilização cuxita, no Sudão do século I AEC, ao Moçambique do século XXI) e nos levam a percorrer diferentes regiões da África, explorando temas como o papel do feminino, a formação de elites locais, racismo, resistência, emancipação, construção de heróis e nacionalismo, entre outros. A diversidade de personagens, escolhidas por seu protagonismo em diferentes contextos, dá visibilidade às muitas camadas do que significa ser africano. A obra – organizada por Matheus Serva Pereira, Silvio de Almeida Carvalho Filho e Washington Nascimento – traz ilustrações que enriquecem os depoimentos e personificam as biografias.

Ao longo de dez artigos escritos por professores e pesquisadores brasileiros, Deus e o diabo na terra dos cedros: o Líbano contemporâneo (Tabla, 264 pp, R$ 73) revisita a história contemporânea do Líbano a partir do final do período otomano até a atualidade, cobrindo os principais eventos e turbulências que afetaram o pequeno país mediterrânico. Estudar o Oriente Médio exige uma análise crítica que seja capaz de ir além das questões puramente religiosas e dos momentos conjunturais, descritos, em sua maioria, de forma simplista e superficial. Deus e o diabo na terra dos cedros busca esclarecer alguns pontos centrais para entender a história do Líbano e as questões econômicas, políticas e sociais que têm provocado deslocamentos e movimentos dessa diáspora libanesa que fincou suas raízes no Brasil. A obra, organizada por Murilo Meihy e Samira Adel Osman, vai desde a história antiga até os acontecimentos mais recentes. Os artigos discutem temas diversos, como os impactos do imperialismo e do colonialismo na formação do Líbano, o processo de conquista libanesa de sua independência e o sectarismo que perpassa toda a história recente do país, os quinze anos sangrentos da Guerra Civil e suas disputas narrativas, a política libanesa e a questão dos refugiados, a relação entre produção artística e documentação histórica, as noções de memória e ruína como temas centrais na arte libanesa contemporânea e a relação entre passado, presente e futuro que segue como a maior ambiguidade vivida pelo povo libanês.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.