
Estas respostas podem ser encontradas na trilogia A Globo, escrita pelo jornalista Ernesto Rodrigues, que oferece uma visão inédita e profunda sobre o impacto da emissora na vida de várias gerações de brasileiros. Ernesto baseou-se em um extenso trabalho de pesquisa que durou mais de cinco anos e que inclui mais de 60 entrevistas inéditas, realizadas pelo autor, com pessoas que atuaram dentro e fora da emissora ao longo dos anos.
O primeiro volume, Hegemonia (Autêntica, 672 pp, R$ 129,80), abrange o período de 1965 a 1984 e desvenda os bastidores da implantação e consolidação da emissora em um cenário político dominado pela ditadura militar, em meio a uma disputa feroz de audiência com as emissoras concorrentes, e à polêmica em torno da legalidade do acordo da Globo com o grupo Time Life, enquanto visionários como Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) transformavam o mercado publicitário, reinventavam a programação e revolucionavam a temática e os padrões de produção da teledramaturgia com novelas inesquecíveis, ao mesmo tempo em que os militares controlavam o jornalismo da emissora sem resistência de Roberto Marinho.
O livro será lançado nesta quinta (28), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro / RJ), com um bate-papo entre o autor e Octavio Guedes, da GloboNews. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
O segundo volume, A Globo: Concorrência, a ser lançado em março de 2025, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores.
A Globo: Metamorfose, o terceiro volume, previsto para junho, cobre o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.