Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 01/08/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 1º/08/2024

Quais são as tendências do mercado editorial global? Como a IA está transformando a indústria do livro? E quais oportunidades as indústrias do audiovisual, streaming e jogos oferecem quando se trata de direitos autorais e licenciamentos? A Feira do Livro de Frankfurt deste ano (16 a 20 de outubro) anunciou nesta quarta-feira (31) vários destaques da sua programação profissional, na qual experts e tomadores de decisão da indústria editorial global vão discutir esses e outros tópicos que estão definindo os rumos do mercado. Os visitantes profissionais podem esperar, segundo a organização, uma agenda abrangente de eventos na edição de número 76, incluindo conferências, bate-papos, oficinas e sessões de networking. Recebendo 320 agências de 31 países, o Literary Agents & Scouts Centre (LitAg, Hall 6.2) na 76ª Frankfurter Buchmesse está com ingressos esgotados: todas as 540 mesas foram reservadas. Os mercados de livros com maior presença no LitAg são o Reino Unido, EUA, Alemanha, Suécia e o Convidado de Honra deste ano, Itália. Ao lado, o Publishers Rights Centre também está quase totalmente reservado, com apenas algumas mesas restantes. Já o programa do Publishing Perspectives Forum (16–18 de outubro) se concentrará em especialistas e desenvolvimentos atuais na indústria internacional do livro. Neste ano, a Área de Áudio de Frankfurt no Hall 3.1 quase dobra de tamanho em comparação com 2023. Nos dias de visitantes profissionais (16–18 de outubro de 2024), o consultor editorial Carlo Carrenho, Embaixador de Áudio da feira do livro, conectará partes interessadas com empresas na área de áudio. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Vinícius Barreto*, 1º/08/2024

Não sou dos mais antigos do mercado editorial. Iniciei minha carreira em 2017 e de lá para cá vi Jout-Jout esgotar livro em horas com vídeo no YouTube, vi livros explodirem em vendas após algumas pessoas, até então desconhecidas, resolverem falar sobre eles na internet. Vi algumas dessas pessoas se tornarem empresárias e até mesmo escritoras. Mais recentemente, vi a ascensão de uma geração inteira de criadores de conteúdo literário e vejo toda uma cadeia voltar os olhos para o que está “bombando no TikTok”, a ponto, até mesmo, de criarem mesas dedicadas à rede social em livrarias. Mas algo me chama a atenção. Ainda que esse potencial das redes sociais na propagação da literatura seja notado, por outro lado, algumas livrarias e editoras ainda insistem em querer pagar o criador de conteúdo com livros. A desvalorização do trabalho criativo e de pesquisa dos influenciadores literários fica evidente quando ocasionalmente editoras obrigam parceiros a postarem conteúdos específicos, pouco importando sua liberdade criativa e a forma de consumo de suas comunidades. E tudo piora quando a única forma de “contratação” do creator é a permuta, sem nunca mencionar uma publicidade paga. É claro que em um país com 10 milhões de influenciadores e um mercado enxuto como o editorial, nem todo mundo possa contratar ou ser contratado, mas não reconhecer financeiramente o trabalho dessas pessoas que colocam livros em listas de mais vendidos e emprestam suas vozes e audiências para os produtos de terceiros é, no mínimo, desrespeitoso. Clique no Leia Mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

O Viagem Literária de 2024 acontece entre 6 de agosto e 25 de outubro | © DivulgaçãoO Viagem Literária 2024 será realizado entre 6 de agosto e 25 de outubro em 66 cidades do estado de São Paulo. Participam da 16ª edição do programa do evento 67 bibliotecas. A ação visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas, buscando promover o prazer de ler e incentivar o uso desses importantes espaços culturais. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de quatro mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. A programação começa com o módulo Contação de Histórias: Literatura de Cordel, de 6 a 30 de agosto. Nesse período, artistas excepcionais como Juvenal Bernardes, Lígia Borges, Márcio Maracajá e Mari Bigio encantam pessoas de todas as idades em 134 eventos presenciais. O programa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

O Book Hall do Bourbon Shopping Country irá oferecer no local um catálogo focado em livros religiosos | © Renan CostantinO Book Hall do Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre (RS), está expandindo o seu mix de operações com um novo espaço da Livraria Santos. Ocupando uma área de 120m² no segundo andar do espaço, a marca irá oferecer no local um catálogo focado em livros religiosos, com obras de teologia, literatura cristã evangélica, católica, espírita, de religiões de matriz africana, esoterismo e uma grande variedade de Bíblias. "Reunimos em um único local a maior variedade de literatura ligada às principais religiões e crenças mundiais. Através da nossa grande rede de contatos nacionais, disponibilizamos muitas opções para quem quer conhecer, cultivar e aprofundar seus conhecimentos sobre diversos setores do pensamento religioso", comenta Jonatas Santos, proprietário da Livraria Santos. Essa é a segunda operação da Livraria Santos especializada em livros religiosos. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a empresa opera com livrarias com títulos de diferentes vertentes literárias, além de itens de papelaria e presentes. Com a inauguração da operação no Book Hall, a marca passa a contar com 18 lojas físicas, sendo seis delas em Porto Alegre. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/08/2024

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 16 e 22 de setembro. Uma delas é a edição de colecionador de A hipótese do amor (Arqueiro), de Ali Hazelwood, com fitilho, pintura trilateral, marcador exclusivo e capítulo extra da autora que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil. A Iluminuras vai publicar o romance O país que agora chamavam de seu, do escritor argentino Saúl Sosnowski, e a Companhia das Letras vai publicar Um ditador na linha, espécie de reimaginação de um episódio com Boris Pasternak e Stalin, de Ismail Kadaré. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Stefano Volp negociou os direitos de O segredo das larvas com a Secret Society, selo jovem da Penguin Random House Portugal | © DivulgaçãoUm dos expoentes da literatura jovem contemporânea no Brasil está de malas prontas para conquistar os leitores europeus. Stefano Volp negociou os direitos de O segredo das larvas com a Secret Society, selo jovem da Penguin Random House Portugal, comandado por Rodrigo Manhita. A obra, uma ficção distópica influenciada afrofuturismo, promete esquentar o debate sobre colonialismo e a reparação histórica junto aos leitores da Geração Z. Publicado de forma independente em 2019, O segredo das larvas figurou em primeiro lugar na lista de mais vendidos da Amazon na categoria ficção distópica nacional, chamando a atenção das grandes editoras para o autor capixaba. A obra young adult de Volp acabou contratada pela Galera Record, que há dois meses lançou uma edição revista e atualizada, com ilustração de capa produzida pelo premiado ilustrador Douglas Lopes. A trama conta a história do Brasil depois do Apocalipse, depois do Breu. Certo dia, a energia elétrica foi desligada em todo o país, e, uma vez cortada, não voltou no dia seguinte, nem no outro. Dois meses depois, quando foi reestabelecida, tudo o que se conhecia sobre a civilização moderna estava em colapso. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 1º/08/2024

Strange pictures, um dos livros mais badalado da Feira de Londres de 2024, vai ser publicado no Brasil pela Suma, selo do Grupo Companhia das Letras, ainda sem um título definido. Originalmente lançado pela Futabasha no Japão, onde já vendeu mais de 800 mil cópias, a obra de terror e mistério é escrita por Uketsu, um autor cuja identidade permanece um mistério, conhecido por seu canal no YouTube com 1,5 milhões de inscritos e sua característica máscara. De acordo com a editora, Strange pictures explora uma narrativa intrigante a partir de imagens aparentemente comuns, revelando desdobramentos psicológicos e perturbadores. Com previsão de lançamento para o início de 2025, o livro está em processo de tradução direta do japonês. Segundo o The Bookseller, os direitos internacionais do livro já foram vendidos para pelo menos 29 países e territórios, e já há conversas sobre uma adaptação audiovisual. Nos EUA, quem vai publicar é a Pushkin Press, e no Reino Unido a edição será da Pushkin Vertigo. Uketsu é um youtuber e autor que aparece nos seus vídeos usando uma máscara branca e com a voz digitalmente distorcida. Sua verdadeira identidade é desconhecida. Strange pictures foi o seu primeiro romance – a editora Asukashinsha também publicou outros dois livros de sua autoria, e é estimado que os três títulos já tenham vendido três milhões de exemplares no Japão.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

 O Sesc RJ receberá o escritor Itamar Vieira Junior na próxima sexta-feira (02), às 19h, para palestrar na abertura do Palavra Líquida | © Adenor GondimO Sesc RJ receberá o escritor Itamar Vieira Junior na próxima sexta-feira (2), às 19h, para palestrar na abertura do Palavra Líquida, no auditório da sua sede, no Flamengo. De agosto a outubro, o projeto promoverá encontros que mesclam aulas e passeios pelo Rio de Janeiro, partindo das unidades Sesc Ramos (Rua Teixeira Franco, 38 – Rio de Janeiro / RJ) e Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Rio de Janeiro / RJ), repensando a forma como se habitam os muitos territórios que compõem a cidade. A escolha do autor para o lançamento está afinada ao tema da edição de 2024, que explora os substantivos “terra” e “território” para pensar pertencimento, origem e a geografia dos afetos. Nascido em Salvador, Itamar Vieira Junior é geógrafo, doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA e servidor público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A temática da disputa de terras está fortemente representada em sua obra, como no romance Torto arado (Todavia), sucesso de público e crítica que conquistou os prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, tendo sido traduzido em mais de 20 países. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A ansiedade é o maior perigo para um escritor”
Lygia Fagundes Telles
Escritora brasileira
1.
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
2.
Café com Deus pai - 2024
3.
Mundo mais consciente
4.
É assim que acaba
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Fogo & sangue
7.
Como ser uma família extraordinária?
8.
As 48 leis do poder (capa dura)
9.
Harry Potter - Meu diário mágico
10.
Café com Deus pai
 
PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Para Philippe Kaenel, autor de Ofício de ilustrador (Edusp, 592 pp, R$ 180 – Trad.: Regina Salgado Campos e Iraci D. Poleti), o século XIX é o século da ilustração: enquanto o mundo editorial e as artes da gravura se renovavam, a prática da ilustração se especializou, até se tornar, precisamente, um ofício. À época, muitos artistas trabalhavam para os editores: para alguns a ilustração representou um lugar de passagem, um trampolim para a notoriedade; na maioria das vezes, contudo, a ilustração representava um rebaixamento, por ser considerada popular, industrial e comercial. Neste livro, o autor examina a história da ilustração por meio da trajetória de três artistas proeminentes no período: o suíço Rodolphe Töpffer (1799-1846) e os franceses J. J. Grandville (1803-1847) e Gustave Doré (1832-1883). Combinando a sociologia de Pierre Bourdieu com a história social da arte e das profissões artísticas, escreve a história social dos ilustradores no século XIX, discutindo também as hierarquias entre belas-artes e artes industriais ou “populares” e as barreiras entre elas.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Não é possível pensar a história política e jurídica do Brasil sem dar centralidade à “raça”. Partindo desse pressuposto, Assombros da casa-grande: A Constituição de 1824 e as vidas póstumas da escravidão (Fósforo, 256 pp, R$ 89,90) é uma análise precisa e atual do sistema jurídico brasileiro a partir da Constituição de 1824, outorgada logo após a Independência e peça central para o prolongamento da escravidão no Brasil, a despeito de até hoje ser celebrada como um texto “liberal” para os padrões da época. Começando com uma leitura de Memórias póstumas de Brás Cubas — em que o defunto-autor é um exemplo explícito de quem era a elite brasileira no final do século 19 —, passando pela desconstrução do mito da democracia racial celebrada por Gilberto Freyre e chegando às doutrinas dos supermagistrados da nossa época, o pesquisador e professor de direito Marcos Queiroz traça um panorama mordaz de como o direito brasileiro se esquiva das questões raciais que fundaram o país, apesar de ser constituído pelo próprio racismo. Em uma reflexão que envolve o país e a América Latina em um contexto global de exploração da mão de obra escravizada, Queiroz evidencia como o levante dos escravizados do Haiti em 1791, que culminou na expulsão dos colonizadores e na independência do país, causou um pavor intenso em terras brasileiras. Os donos do poder — magistrados, políticos e escravocratas — se apressaram em criar um conjunto de leis que os protegesse e perpetuasse a tragédia de séculos de escravidão negra e indígena. Na América Espanhola, por sua vez, o herói da independência, Simón Bolívar, foi um importante defensor da liberdade dos povos da região, mas, apesar de tudo, não se ocupou efetivamente da questão escravista, chegando a perseguir lideranças negras sob o temor de uma revolução contra os brancos.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Organizada por Marcio Aquiles, a coletânea Os Satyros: teatricidades (Edições Sesc, 280 pp, R$ 85) apresenta a história do grupo paulistano fundado em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García-Vázquez. Pesquisadores e críticos como Kil Abreu, Marici Salomão, Miguel Arcanjo Prado, Beth Lopes, Guilherme Genestreti, Silas Martí e o casal norte-americano Dana e Ricky Young-Howze assinam ensaios com reflexões sobre as práticas artísticas, as proposições pedagógicas e as atividades socioculturais do grupo. Uma seleção de imagens dos diversos espetáculos e de críticas jornalísticas complementam o panorama dessa trajetória de sucesso do grupo nos palcos e nas telas. Marcio Aquiles é escritor, crítico literário e teatral, autor de catorze livros, entre eles os romances Artefato cognitivo nº 7√log5ie (Urutau) e O amor e outras figuras de linguagem (Giostri).

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Em América latina lado B (Globo Livros, 448 pp, R$ 64,90), Ariel Palacios, correspondente da GloboNews e apresentador da CBN, monta um mosaico dos países que compõem a América Latina, reunindo toda a gama de absurdos, abusos, loucuras e atos nonsense protagonizados por monarcas, ditadores, presidentes e até mesmo líderes religiosos com alguns (ou muitos) parafusos a menos, uma espécie que parece se proliferar aos borbotões abaixo e nos arredores da linha do Equador. Marcada por imensuráveis instabilidades políticas, a trajetória dos países latino-americanos é repleta de crises sociais, golpes, violência e corrupção, tudo isso regido por líderes excêntricos que se perpetuaram ― ou tentam se perpetuar ― no poder, exaltando o culto à personalidade e comportando-se como se fossem meninos mimados que se apegam ao poder com unhas e dentes, custe o que custar. Ariel narra inúmeros causos peculiares estrelando personagens marcantes que vão de Evita e Juan Domingo Perón a Nicolás Maduro, passando pelos ditadores do vodu haitiano Papa e Baby Doc; o malfadado imperador do México Maximiliano de Habsburgo; o monstruoso ― e medroso ― Alfredo Stroessner, o verborrágico Fidel Castro, entre muitos outros. O jornalista inclui ainda figuras que tomaram de assalto os noticiários nos últimos anos, como o aluado Javier Milei; o resiliente presidente da Guiana Irfaan Ali e o "CEO de Deus na Terra" Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco.

PublishNews, Redação, 1˚/08/2024

Que poder os imperadores realmente tinham? O palácio romano estava realmente tão manchado de sangue? Após contar a história milenar da Roma Antiga em seu best-seller, Mary Beard traz agora um panorama de trinta imperadores que governaram o Império Romano por 250 anos. Não se trata, contudo, de uma listagem cronológica de autoridades: Imperador de Roma (Crítica, 480 pp, R$ 129,90 – Trad.: Claudio Carina) é sobre o que significava ser soberano. Seus poderes, sua rotina e suas polêmicas são objetos de três décadas de estudo e pesquisa da autora, que explora as grandes tensões do poder imperial e desmente inúmeras suposições que, por muito tempo, foram interpretadas como verdade. Para além das loucuras de Calígula e da filosofia de Marco Aurélio, Mary Beard narra o cotidiano de um dos grandes momentos da história, proporcionando uma imersão no vasto Império Romano.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.