Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/07/2024
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 12/07/2024

Na primeira semana de férias escolares em uma parte das escolas, um livro infantojuvenil é uma das únicas novidades da Lista de Mais Vendidos do PublishNews: é Divertida Mente – Emoções no comando (Melhoramentos), lançado originalmente em 2015 mas que alcançou agora a relação dos mais vendidos, com o lançamento do filme, que chegou aos cinemas no dia 20 de junho. A Lista de Mais Vendidos desta semana contabilizou as vendas em 39 redes e livrarias do país, no período de 1º a 7 de julho. As outras novidades da semana estão na categoria Negócios. Um deles é O mínimo esforço (Maquinaria Editorial), de Bianca Juliano, ex-sócia da XP. Quem também faz sua estreia na Lista é o livro Pensamento eficaz (Objetiva), de Shane Parrish. O top 3 da semana tem dois livros religiosos: a Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024 (Santuário) e Café com Deus Pai (Vélos), em primeiro e terceiro lugar, respectivamente. Mundo mais consciente (Novo Século, de Leo Chaves, Vivian Dias e Maurício Dias, aparece em segundo lugar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 12/07/2024

Livraria Martins Fontes | © Alf Ribeiro / ShutterstockA Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) divulgaram o 6º Painel do Varejo de Livros no Brasil. A pesquisa mensal aponta que o setor chegou na metade do ano com uma variação negativa no volume de -3,71%, mas positiva no faturamento, com crescimento de 7,22%. Na comparação com o ano anterior, até meados de junho, as varejistas monitoradas pela Nielsen venderam 24,70 milhões livros em 2024 contra 25,66 milhões em 2023. Porém, faturaram R$ 1,28 bilhão em 2024 versus R$ 1,19 bilhão no acumulado de 2023. Além disso, o preço médio continua com uma variação positiva de 11,36%, o que explica o resultado no faturamento, e a bibliodiversidade do setor segue positiva em 4,09%. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), Dante Cid, sublinha que os números, vistos como um todo, devem ser encarados com a maior atenção. “A queda em volume preocupa bastante pela persistência, especialmente considerando que este ganho nominal em faturamento não se traduz em crescimento real”, analisou. Já Ismael Borges, Country Manager da divisão Nielsen Book Brasil, lembrou que as vendas em número de exemplares estiveram negativas em todos os períodos do ano, com exceção de um único período. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

A programação da 2ª edição do Festival Arena da Palavra inclui uma apresentação do Sarau do Capão na Livraria Megafauna no dia 30 de julho e um show com o violeiro Paulo Freire no Sebo Pura Poesia dia 4 de agosto. Entre os convidados estão o autor indígena Cristino Wapichana, a escritora premiada Aline Bei, o autor trans O Floresta e a dramaturga e poeta Ave Terrena. O evento movimenta São Paulo entre 25 de julho e 4 de agosto, quando 18 livrarias de rua da cidade estarão de portas abertas para receber 22 autores durante os nove dias do projeto. A programação inclui lançamentos de livros, debates e shows. Nesta segunda edição do Arena da Palavra, a curadoria segue com o formato de ter, em cada livraria, a figura do "autor-livreiro", que conduzirá um debate com o público a partir dos títulos e obras que terá selecionado previamente. O evento deste ano homenageia Oswaldo de Camargo (foto), poeta, ficcionista, crítico, historiador da literatura e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas. O evento tem idealização do produtor cultural Marcelo Sollero, diretor do Polo Cultural, que assina a curadoria ao lado do Claudiney Ferreira (Certas Palavras), o jornalista Ubiratan Brasil (crítico de Literatura da APCA) e a escritora Cidinha da Silva. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

 A lista teve a participação de 503 colaboradores do mercado editorial | © ReproduçãoO jornal The New York Times divulgou uma lista com os 100 melhores livros do século XXI. Não há brasileiros na lista. A autora que mais apareceu na lista foi a italiana Elena Ferrante. A lista teve a participação de 503 autores de ficção e não ficção, além de amantes de livros e a equipe do The New York Times Book Review. Ao acessar o link, você confere a lista na íntegra, e pode marcar quais livros da lista já leu (e fica sabendo de indicações similares àquele título). A Folha de S. Paulo falou sobre a biblioterapia como ferramenta para aliviar sintomas de depressão e ansiedade. A ideia é que as personagens das obras possam ajudam os leitores a superar desafios semelhantes ao de suas histórias. O g1 fez uma reportagem sobre a recomendação do MP de redistribuir livros sobre mulheres cientistas que haviam sido recolhidos de escolas após denúncia de vereador em São José dos Campos. E em meio ao contexto da Copa América, no ge, autor de livro sobre pênaltis explica importância de técnicos e analisa comportamento de Dorival, que foi deixado de lado antes das cobranças de pênaltis no confronto entre Brasil e Uruguai. No Nexo, o comentárista esportivo Bruno Formiga indica cinco livros que "devorou" durante suas folgas do futebol. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

A Sharjah Book Authority (SBA) está com inscrições abertas para a 11ª edição da Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah. Coordenada juntamente com a 43ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF – 6 a 17 de novembro) e em colaboração com a American Library Association (ALA), a conferência híbrida oferece opções de participação presencial e virtual, proporcionando acesso a uma rede global de bibliotecários e expositores registrados digitalmente. Agendada para os dias 9 e 10 de novembro, a Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah contará com apresentações, discussões e oportunidades de networking com especialistas internacionais. Sessões bilíngues em árabe e inglês, apoiadas por serviços de interpretação, atenderão públicos diversos. Interessados podem se inscrever clicando aqui. Segundo Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da SBA, a entidade continua com o compromisso de promover as bibliotecas como elo fundamental para a construção de sociedades baseadas no conhecimento. “Nos últimos anos, fizemos avanços consideráveis no desenvolvimento do ecossistema de bibliotecas em Sharjah. Este ano, sob a liderança de Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da SBA, procuramos expandir as oportunidades de colaboração internacional entre as bibliotecas dos Emirados e árabes, e instituições de conhecimento em todo o mundo através da nova edição da Conferência. Desenvolvemos os mecanismos de participação e ampliamos as oportunidades de aproveitar ao máximo a conferência”. O evento internacional reúne diversos bibliotecários, autores, editores, expositores, professores e VIPs de todo o mundo para discutir as últimas tendências, legislações e políticas que moldam o futuro das bibliotecas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – assinará, nesta sexta-feira (12), um memorando de entendimento com a Biblioteca Nacional Pedro Henríquez Ureña (BNPHU), da República Dominicana. A assinatura do memorando será realizada durante a conferência “Brasil y República Dominicana: Semejanzas y diferencias de dos naciones”, com início marcado para as 13h, no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio. O evento será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo YouTube. A abertura da conferência ficará a cargo do presidente da FBN, Marco Lucchesi, e do diretor da Biblioteca Nacional Pedro Henríquez Ureña, Rafael Peralta Romero. Eles assinarão o memorando de entendimento entre as instituições – Lucchesi presencialmente e Romero de forma remota. Após a assinatura, terá a palavra o cônsul-geral da República Dominicana, Roberto Enrique Rubio. Em seguida, o diretor do Museu de História e Geografia da República Dominicana, José Guerrero, fará a palestra que dá título à conferência. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

© DivulgaçãoA 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip - 9 a 13 de outubro) terá, pelo terceiro ano consecutivo, presença confirmada da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento. Para preencher o espaço reservado exclusivamente, e de forma gratuita, aos fazedores de cultura fluminenses, está aberta convocatória para seleção de propostas de diferentes segmentos artísticos para compor a programação da Casa da Leitura e do Conhecimento. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de julho, através de formulário on-line. A convocatória tem como objetivos permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática e garantir visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro. No momento da inscrição, os proponentes deverão preencher qual dia e turno pretendem realizar a atividade. A Casa da Leitura e do Conhecimento vai ofertar mais de 20 vagas ao público. O espaço será dedicado a atividades como lançamento de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. Poderão se inscrever pessoas das áreas de música, livro e leitura, memória e patrimônio, artes cênicas, entre outros segmentos que fazem parte das manifestações culturais fluminenses. Acesse o Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

Nova unidade da Livraria Leitura começou a funcionar na quinta (11), em Uberlândia | © DivulgaçãoOs leitores em Uberlândia têm desde esta quinta-feira (11) mais uma opção de livraria na cidade. Foi inaugurada uma unidade da Livraria Leitura no Uberlândia Shopping (Av. Paulo Gracindo – Uberlândia / MG). Com uma espaçosa área de mais de 300 m², esta é a segunda filial da Leitura na cidade e marca a 116ª unidade da rede em todo o Brasil. Com 116 lojas distribuídas em 22 unidades da Federação, além da Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM, as quatro lojas de departamento D+ Casa e Presentes e o site de vendas leitura.com, a rede Leitura consolidou-se como uma das principais referências do mercado nacional. No primeiro semestre de 2024, ocorreram as inaugurações de cinco novas unidades da livraria: em Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Olinda (PE), Vila Velha (ES) e Juiz de Fora (MG). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Meu lugar é a língua portuguesa. É isso que me dá um lugar no mundo. Cada um constrói o seu.”
Carola Saavedra
Escritora brasileira
1.
Novena e festa da Padroeira do Brasil - 2024
2.
Mundo mais consciente
3.
Café com Deus pai - 2024
4.
A filha dos rios
5.
É assim que acaba
6.
One Piece Vol. 1
7.
Mais esperto que o diabo
8.
Vagabond - vol1
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
Harry Potter - Meu diário mágico
 
PublishNews, Redação, 12/07/2024

Estão abertas até 23 de agosto de 2024 as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Solano Trindade, promovido pela SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). O Prêmio é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974). Serão selecionados três projetos dramatúrgicos de pesquisa em artes cênicas, realizados por artistas afrodescendentes que possuam vínculo docente ou discente em escolas e universidades de artes cênicas. Podem participar do Prêmio autores brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil, maiores de 18 anos e autodeclarados afrodescendentes. Cada proponente poderá inscrever um único trabalho original, inédito, no idioma português, não editado sob qualquer meio e não encenado profissionalmente. O edital completo, com as instruções para a inscrição, está disponível aqui. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

O Instituto João e Maria Backheuser, com apoio da Parceiros da Educação Rio e do Instituto Ayrton Senna, realiza na próxima segunda (15), a partir das 14h, o seminário Redes que Alfabetizam: Lições do Brasil e da Colômbia. O encontro tem como objetivo demonstrar que, com políticas bem estruturadas e fundamentadas na ciência, é possível alcançar excelência na alfabetização. Os participantes terão a oportunidade de conhecer experiências exitosas em alfabetização do Brasil e da Colômbia, além de discutir como a Ciência da Leitura contribui com essas boas práticas. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. A alfabetização é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma nação, impactando diretamente a qualidade de vida e as oportunidades de sua população. De acordo com dados das avaliações estaduais de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, somente 56% dos alunos chegaram ao final do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. Nota-se um progresso significativo nessa recuperação pós-pandemia, mas ainda há um longo caminho a percorrer para chegarmos à meta de 80% dos alunos alfabetizados definida pelo MEC para 2030. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

Rachel de Queiroz já era romancista consagrada quando decidiu se aventurar na dramaturgia. Diante do desafio, a história de vida de Virgulino Ferreira da Silva, o bandido que liderou o bando de cangaceiros mais famoso do sertão nordestino, foi escrita com a carga dramática e a nervura social pelas quais a autora ansiava. Lampião se tornou uma figura única no imaginário popular. Seus trajes, típicos de vaqueiros e jagunços dos anos 1920, a pose imponente e desafiadora nas fotos, e até seus óculos de aro fino constituíam sua persona mítica. Revirando essas referências mais imediatas, Rachel de Queiroz construiu seu Lampião (José Olympio, 154 pp, R$ 54,90) destemido e, por vezes, frágil. Seu protagonista desafia o interventor de Pernambuco a lhe ceder o governo do sertão, mas também fica ressabiado com os perigos que o circundam, o que leva Virgulino a recorrer à proteção espiritual de seu Padrinho Padre Cícero, figura religiosa de grande prestígio no Nordeste. Na peça de Rachel de Queiroz, também se destacam Corisco, bandido talentoso e fiel a Lampião, e Maria Bonita (apresentada inicialmente como Maria Déa), que abandona o marido e os filhos para ser esposa do Rei do Cangaço, acompanhando-o até nos confrontos a bala. Em 1954, Lampião estreou nos palcos. Este volume especial reproduz o projeto gráfico da primeira edição de Lampião, lançada em 1953 pela Livraria José Olympio Editora. Na capa, Lampião e Maria Bonita são ilustrados por Tomás Santa Rosa, icônico artista gráfico responsável pelos projetos editados por José Olympio nos anos 1950.

PublishhNews, Redação, 12/07/2024

Uma tempestade (Temporal, 144 pp, R$ 68 – Trad.: Margarete Nascimento dos Santos) é uma das releituras feitas a partir de A tempestade, de William Shakespeare, última peça escrita pelo autor inglês, que trata de relações de legitimidade e usurpação. Na trama, Próspero, duque de Milão, é deposto por seu irmão, Antonio, e exilado em um navio com sua filha Miranda, que atraca em uma ilha com dois habitantes: Ariel e Calibã. As reinterpretações latino-americanas desta peça têm explorado a dinâmica entre Próspero, o colonizador europeu, e seus auxiliares escravizados, Ariel e Calibã. Próspero, que foi usurpado de seu ducado, torna-se o usurpador da ilha que pertencia a Calibã: ele lhes ensina sua língua e acredita tê-los "civilizado". Ao adaptar a peça do dramaturgo elizabetano para um teatro negro, enfatiza-se que a peça deve ser interpretada por um elenco negro, sobretudo porque o autor martinicano adiciona à caracterização de Calibã como um escravo negro, e Ariel é retratado como um escravo negro de pele clara, referido como mulato no original. O foco principal de Aimé Césaire nesta versão é o personagem de Calibã, a quem ele associa aos Panteras Negras norte-americanos. Em sua interpretação, o autor se indigna com a brutalidade e arrogância de Próspero, retratado como um homem indulgente, o que lhe pareceu refletir a típica mentalidade europeia. Sua proposta é apresentar uma nova perspectiva, a do colonizado, questionando a visão eurocêntrica da obra original.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

Maria Firmina dos Reis, Presente! (Barraco Editorial, 60 pp, R$ 45) é uma peça-invocação da presença da negra Maria Firmina dos Reis, autora do romance Úrsula, lançado em 1859, na qual é exposto o pensamento de seus textos e poemas, em uma reconstrução dramático poética do que seria um encontro do público com a escritora e professora maranhense falecida em 1917. A dramaturgia se apresenta como escrita poética dramática, acrescida de livre adaptação dos textos de Maria Firmina dos Reis, e é assinada por Lena Roque, que também assinou a direção do espetáculo (atriz com 37 anos de atuação, diretora, dramaturga e roteirista, formada em Artes Cênicas pela ECA/USP) e Marcelo Ariel (poeta, ensaísta e teatrólogo). A performance da memória é um dos elementos que marca a textualidade negra. O livro trata de um passado que ainda não passou, puxando os fios a partir do nosso cotidiano. Contudo, é mais do que uma peça-manifesto, é a exposição de uma vida por meio do rastro de seus escritos e pensamentos.

PublishNews, Redação, 12/07/2024

A peça Uma casa de bonecas (Moinhos, 130 pp , R$ 52 – Trad.: Leonardo Pinto Silva) foi lançada em 1897 e é considerada uma obra em que o feminismo aflora ao final da história. A narrativa se desdobra em torno de Nora – esposa de um diretor de banco que a tem como frívola e inocente –, que faz de tudo para salvar o marido de uma doença; para tal fim, ela mente e consegue um empréstimo com um homem seu caráter e sem que seu marido ou seu pai saibam. Contudo, quando seu marido, Helmer, descobre, a repudia. Ela, então, ao ver sua posição inferior na sociedade, principalmente pela humilhação que sofre do marido, por ter feito de tudo para salvá-lo, revolta-se e resolve deixar marido e filhos. Henrik Ibsen (1828-1906) foi um dramaturgo norueguês e um dos criadores do teatro realista moderno. Seus trabalhos se caracterizam pelo estudo psicológico dos personagens, principalmente da mulher e analisam a realidade contida por trás das convenções, costumes e a moralidade da época. Em 1885, Ibsen já é considerado o dramaturgo mais representado em vários países.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 12/07/2024

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.