Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/04/2024
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 22/04/2024

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, anunciou os curadores dos nove espaços culturais oficiais do evento. São eles: Diana Passy (Arena Cultural), Cassia Carrenho (Papo de Mercado), André Boccato (Cozinhando com Palavras), Leonardo Neto e Clivia Ramiro (Salão de Ideias), Tiago Marchesano e novamente Clivia Ramiro (Praça da Palavra e Praça de Histórias), Elisabete da Cruz (Espaço Infâncias), Lucinda Marques (Espaço Cordel e Repente), Solange Petrosino (Espaço Educação). O evento, que acontece entre os dias 6 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, terá mais de 1,5 mil horas de programação e os curadores terão o desafio de contemplar atividades para crianças e adultos, das mais diversas faixas etárias e interesses, com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos. São esperados 600 mil visitantes em dez dias de evento. “Estou muito feliz e empolgada com este time de curadores que estará à frente de toda a programação com muita experiência e competência. Tenho certeza de que mais uma vez a Bienal de São Paulo será inesquecível para os visitantes, com experiências que irão conectar crianças e adultos ao universo mágico da literatura. Vale destacar o papel da liderança feminina neste grupo que reforça o nosso compromisso com a diversidade”, comenta Sevani Matos, presidente da CBL. O evento já conta com mais de 150 expositores editoras, livrarias, distribuidores e editoras independentes. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota e saber os detalhes sobre cada um dos espaços.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

No Podcast do PublishNews desta semana conversamos com dois nomes por trás da Livraria Megafauna: Rita Palmeira e Flávia Santos. Rita é crítica literária e curadora da livraria e Flávia é poeta e coordenadora de vendas. No bate-papo elas contam como está a Megafauna depois de quatro anos desde a sua abertura, do relacionamento com o público, da escolha do acervo, das relações dos livreiros com os leitores e sobre o papel e importância desse agente da cadeia do livro. "Em novembro a gente completa quatro anos e um pouco antes vamos abrir a loja nova no Cultura Artística que foi reformado depois do incêndio e que depois de muitos anos está reabrindo. Então é uma expansão cuidadosa, ainda pelo centro e mantendo o nosso 'jeitão'", explicou Rita. "Acho que isso é um sinal de que a Megafauna tá funcionando. Acho que tem uma demanda por livrarias de rua no centro da cidade e a gente foi trilhando alguns caminhos", completou. Rita e Flávia também contaram sobre os bastidores e o processo de produção dos podcasts O vinte mil léguas e Livros no Centro e ainda sobre tem sido criar uma reputação através da criação de conteúdo. Para finalizar, o PN reproduziu o quadro Sabe aquele livro, do podcast Livros no Centro e colocou Rita e Flávia para adivinhar os livros que os leitores procuram somente pelas descrições dadas por eles. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Livraria da Travessa, Shopping Iguatemi © DivulgaçãoFoi divulgado na Folha de S. Paulo que a Lei Cortez, projeto que fixa preço de livro e limita desconto, avança no Senado. O projeto de lei 49/2015 seguirá diretamente para a Câmara, caso não haja pedido de encaminhamento ao plenário. O texto foi atualizado com base em uma audiência pública realizada em 2023, após ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Na coluna Era Outra Vez, Bruno Molinero entrevista Henrique Coser Moreira, o ilustrador brasileiro vencedor na Feira Infantil de Bolonha, mais importante evento internacional de livros infantis. No Uol, o Ministério Público de Santa Catarina abre investigação contra a prefeita do município de Canoinhas Juliana Maciel (PL). A política gravou um vídeo em seu Instagram em que jogava livros fora e os chamava de 'porcaria'. O Estadão publicou uma matéria do The Washington Post que contém 14 dicas de como comprar em lojas de livros usados e como garimpar "bíblio-tesouros". E na coluna Página Cinco, do Splash Uol, Rodrigo Casarini usa seu espaço para refletir sobre o Dia Mundial do Livro e o porque ainda ler "enquanto o mundo acaba". O Jornal do Comércio comemora nesta terça-feira (23) um ano da coluna Literária em novo texto. E na seção Favoritos, o Nexo convidou a cantora e ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda para indicar cinco livros sobre o Brasil "real e invisível". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

A Bett Brasil, maior evento dedicado à Inovação e Tecnologia para a Educação na América Latina, inicia sua 29ª edição esta semana, de 23 a 36 de abril, no Expo Center Norte. Serão 300 marcas na área de exposição – incluindo empresas do mercado editorial –, que atendem o ecossistema educacional público e privado. A estimativa é receber mais de 35 mil pessoas. Com o tema central “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”, o evento terá, durante os quatro dias de realização, 12 auditórios simultâneos e a participação de mais de 400 palestrantes convidados entre educadores e especialistas. Uma das novidades de 2024 é que a Bett Brasil terá um espaço exclusivo para a Educação Pública, com palestras abertas e gratuitas para o público geral. A área terá um auditório no qual serão realizadas sessões para debater e apresentar metodologias, ideias e cases para a educação pública. Editoras como FTD Educação, SM Educação, Grupo Santillana, Árvore e Maralto Edições estarão presentes no evento com estandes e fazendo parte da programação. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

No início do mês, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou o resultado das eleições dos conselheiros do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) para o biênio 2024/2025. A efetivação se dá por meio de eleições diretas que selecionam 16 pessoas (oito titulares e oito suplentes), em cada uma das áreas do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Município de São Paulo (CPMLLLB). Representando as Bibliotecas, o eleito foi Sérgio Reis Alves e Leonardo Adriano Ragacini como suplente. Já o Mercado do Livro será representado por Lizandra Magon de Almeida, e Mariana Amargós Vieira como suplente. Nesta quinta (25), a Biblioteca Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque – São Paulo / SP) recebe o evento de cerimônia de posse do conselho. Clique no Leia mais para conferir a lista completa dos selecionados.

PublishNews, Mariana Vilela*, 22/04/2024

Os impactos ambientais da indústria editorial e alternativas de mitigação para o futuro foram alguns dos temas abordados durante as Jornadas Profissionais de toda a cadeia do livro, realizadas no dia 19 de abril (sexta), com José Diego Gonzalez, gerente de Produção e Circulação do livro da CERLALC; e Jimena Crux Mantilla, diretora de Recursos Humanos da Penguin Random House. Ambos apontaram que apesar dos impactos positivos culturais que a cadeia do livro oferece à sociedade, a indústria editorial também impacta o meio ambiente com produção de CO2 e muitas vezes não é consciente sobre ela. “Deveríamos começar a tratar de fazer este caminho antes que venha uma obrigação, pois a indústria cultural não está fora da colaboração com o meio ambiente”, disse José Diego Gonzalez durante a jornada da FILBo, que neste ano tem como tema “Leer la Naturaleza” – Leia a natureza. Segundo estudo da Revista ESC Magazine no ano de 2023, atualmente, a indústria dos livros impressos consome 16 milhões de toneladas de papel por ano, o que significa que dois milhões de livros são produzidos, o equivalente a mais ou menos 32 milhões de árvores que são cortadas. Cada livro gera 8,85 libras de dióxido de carbono (CO2), colocando a sua impressão numa das mais poluentes da indústria editorial. As fábricas que o produzem emitem também óxido de nitrogênio e monóxido de carbono, gases que contribuem para o aquecimento global. Segundo estudo da Revista ESC Magazine no ano de 2023, atualmente, a indústria dos livros impressos consome 16 milhões de toneladas de papel por ano, o que significa que dois milhões de livros são produzidos, o equivalente a mais ou menos 32 milhões de árvores que são cortadas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

A Editora Central Gospel está à procura de um vendedor inside sales que tenha experiência prévia na área e experiência com softwares de prospecção, vendas, marketing automation e CRM. As funções do cargo incluem realizar vendas e gerenciar carteira de clientes existentes; coletar e atualizar informações comerciais para aprimoramento contínuo; identificar e explorar oportunidades de vendas para promover nossos produtos/serviços; qualificar e nutrir leads gerados por estratégias de marketing; manter o CRM e softwares de sales engagement atualizados com dados relevantes sobre oportunidades identificadas; utilizar técnicas de social selling para construir relacionamentos com leads através de canais sociais; compartilhar insights sobre o comportamento dos prospects com os times de vendas e marketing. Interessados devem enviar currículos para rh@editoracentralgospel.com.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

© Christian Wiediger / UnsplashNesta segunda e terça (22 e 23 de abril) a Amazon realiza o seu primeiro App Day, evento com descontos exclusivos em produtos adquiridos por meio do aplicativo Amazon Shopping. Com 48 horas de ofertas em diversas categorias além de cupons exclusivos, é a primeira vez no mundo que a Amazon realiza um evento exclusivo para o app. A ação tem o objetivo de destacar a conveniência de comprar na Amazon por meio de smartphones. “Queremos trazer ainda mais facilidade, e economia para os brasileiros e, para isso, estamos apostando em um novo evento, exclusivo para o app Amazon Shopping, assim podemos oferecer a melhor opção de compras e experiência para nossos clientes onde quer que estejam”, comenta Juliana Sztrajtman, diretora de varejo da Amazon Brasil. Na categoria Livros, obras como Pai rico, pai pobre, O livro dos cinco anéis e Uva azedo | Esquadrão do rango estarão com até 50% de desconto. Clientes que assinarem o Amazon Prime - programa que combina benefícios de compras e entretenimento - além de frete grátis para qualquer endereço no Brasil, poderão aproveitar um cupom de até R$ 40 off em sua próxima compra acima de R$ 120. O aplicativo Amazon Shopping está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na Apple Store, para iOS.

“Literatura é educar para o avesso. Quando educa para o conhecido, já é sermão.”
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro
1.
Café com Deus pai - 2024
2.
Ou vai ou voa
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
Mais esperto que o diabo
5.
Amorização
6.
18 princípios para você evoluir
7.
O ciclo original
8.
A biblioteca da meia-noite
9.
Intoxicação digital
10.
Em agosto nos vemos
 
PublishNews, Redação, 22/04/2024

© DivulgaçãoO Centro da cidade de Uberlândia (MG) ganha, nesta segunda-feira (22), um novo espaço da editora Paulus com a abertura de mais uma filial da Paulus Livraria no estado mineiro. A loja terá como endereço a Av. Cesário Alvim, número 757. A nova loja chega ao Triângulo Mineiro cumprindo a missão do fundador da Pia Sociedade de São Paulo — Paulus, o Beato Tiago Alberione, de ser mais um “centro de apostolado” para a Igreja e toda a sociedade. Com isto, o estado de Minas Gerais passa a contar com três filiais da Paulus Livraria, as demais encontram-se nas cidades Belo Horizonte e Juiz de Fora. A Igreja católica se faz presente na cidade através da Diocese de Uberlândia, que tem como bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado. Com mais de 50 paróquias, diversas pastorais e movimentos eclesiais, esses grupos passam a contar agora com a Paulus Livraria para cumprirem sua missão de levar a Boa Nova a todas as pessoas. Os títulos da Paulus Editora avançam para diferentes áreas, destaca-se, neste sentidos algumas de suas coleções, dentre elas: Amor psique, Brasileirinhos, Clássicos do Cristianismo e muito mais.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Pedro Bandeira © Ayumi Yamamoto prêmio Faz Diferença - organizado pelo jornal o Globo e feito em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - anunciou seus finalistas em 13 categorias. O prêmio homenageia brasileiros que inspiraram por seus trabalhos e dedicação no último ano e os vencedores da 21ª edição serão conhecidos no dia 11 de maio, em um caderno especial publicado no jornal. Na categoria Livros, os três finalistas são a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Bienal do Livro Rio e o escritor Pedro Bandeira. As votações para o prêmio vão até o dia 28 de abril, no site d'O Globo. A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi indicada em razão das comemorações do seu aniversário de 125 anos, iniciadas em 2023, e mantém a diversidade de perfis na escolha dos novos imortais, a exemplo do escritor Ailton Krenak, primeiro indígena a entrar na instituição. Já a Bienal do Livro Rio realizou sua 40ª edição no ano passado, quando mais de 600 mil pessoas passaram pelo Riocentro, e foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pela prefeitura do Rio. E o escritor Pedro Bandeira, nome de referência da literatura infantojuvenil brasileira, com 130 obras publicadas e 28 milhões de exemplares vendidos em mais de 40 anos de carreira, foi escolhido Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2023.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Carlos Herculano Lopes © Alexandre GuzansheNesta terça (23), às 19h30, o Sempre Um Papo recebe o escritor Carlos Herculano Lopes na Biblioteca Pública de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte / MG), para um debate e lançamento do livro O último conhaque (Record). O evento também vai celebrar a Festa São Jorge de Livros e Rosas, realizada por 23 edições pelo Sempre Um Papo. A conversa sobre a obra terá a mediação de Wander Melo Miranda, professor emérito da UFMG, que assina o posfácio inédito do livro. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo link. Como é tradição da Festa São Jorge de Livros e Rosas, o público presente é convidado a manter a tradição de levar um livro e trocar por uma rosa. Os livros doados serão distribuídos para bibliotecas comunitárias. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Na década de 1930, Santa Graça, em Minas Gerais, poderia ser um vilarejo idílico, “referência de virtude e limpeza no território nacional” — e é nisso que alguns de seus habitantes estão tentando transformá-la. O casarão onde vivem Lázaro, menino de seus 15 anos, e as três velhas que o adotaram quando bebê abandonado é o epicentro desta narrativa que toma rumos cada vez mais surpreendentes. Ali e na casa do lado, trabalha Íris, vinda da parte mais pobre da cidade, o Mata Cavalo, de onde também vêm as crianças que andam pela rua pedindo comida e procurando brincadeiras. No romance Puro (Todavia, 96 pp, R$ 59,90), Nara Vidal explora, com a maturidade de quem está acostumada a tecer histórias em diversos gêneros, temas duros, sem ter medo de colocar no papel as ações e os pensamentos mais desafiadores de seus personagens. Se, em algum momento, acreditamos ter adivinhado o rumo que a história está tomando, rapidamente a autora nos apresenta mais elementos e descortina um universo que gostaríamos de acreditar que tem poucos paralelos com acontecimentos atuais.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

No Uruguai dos anos 1970, os direitos dos cidadãos estão constantemente sob ataque, e reuniões entre mulheres desacompanhadas dos seus maridos podem despertar a atenção policial. Por isso, Romina, Flaca, La Venus, Paz e Malena decidem ir para a remota praia de Cabo Polonio. Elas são cantoras numa época em que a homoafetividade também é uma subversão. Entre amizades e relacionamentos amorosos, as cinco formam uma família, e o local onde se refugiam se torna seu santuário secreto, que elas visitarão ao longo de décadas. Cantoras (Dublinense, 432 pp, R$ 99,90 - Trad.: Natalia Borges Polesso), escrito por Caro de Robertis, é um grande romance sobre a opressão e suas consequências, o amor em suas diferentes nuances e as batalhas enfrentadas para que se possa vivê-lo livremente. Caro também escreveu O presidente e o sapo.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Muito influenciada pelo legado da pandemia de refletir e buscar conforto em momentos singelos do cotidiano, a chamada "ficção de cura" vem fazendo sucesso. A incrível lavanderia dos corações (Intrínseca, 208 pp, R$ 49,90 – Trad.: Núbia Tropéia), primeiro livro de Yun Jungeun publicado no Brasil, faz parte desse subgênero. Depois de semanas entre os primeiros lugares das listas na Coreia do Sul e com mais de 500 mil exemplares vendidos em todo o mundo, a obra chega por aqui traduzida direto do coreano. Ao contar a história de uma personagem com habilidades mágicas, capaz de limpar as manchas mais difíceis do passado dos moradores de um vilarejo coreano, o livro faz pensar se este seria, de fato, o melhor caminho. Jieun, a misteriosa proprietária de uma lavanderia, possui dois dons incríveis — a capacidade de realizar desejos e a de apaziguar sofrimentos. Ela recebe em seu estabelecimento pessoas com as mais diferentes histórias em busca de um momento de conforto. Ao decidirem beber o mágico e curativo chá de consolação oferecido por Jieun, os visitantes compartilham memórias secretas de tempos difíceis e têm a oportunidade de tomar uma decisão que mudará a própria vida para sempre: apagar ou não suas lembranças mais dolorosas.

PublishNews, Redação, 22/04/2024

Neste retorno ao romance, a escritora, jornalista e tradutora Vanessa Barbara se debruça sobre escrita, depressão, maternidade e mitologia grega para criar uma narrativa híbrida, na qual se intercalam passagens autobiográficas com investigações acerca de escritores que, assim como ela, sofreram de depressão. Sylvia Plath, Clarice Lispector, Henry James e Franz Kafka entram em cena para mostrar continuidades e particularidades da relação entre o abatimento e o fazer literário, apesar das diferenças de época, gênero e classe social. Enquanto o leitor acompanha o puerpério da narradora — tradutora freelancer que pesquisa mitologia grega para um projeto autoral — assistimos desde a quebra de expectativa com a experiência do aleitamento até a espiral depressiva da privação do sono. O crescimento do bebê ao longo de dois anos, e o estreitamento dos laços entre mãe e filho, são descritos entre mitos gregos e detalhes anedóticos que Barbara usa a serviço do bom humor do texto. Em uma constante mistura de registros, Três camadas de noite (Fósforo, 216 pp, R$ 74,90) é uma leitura que traz um novo olhar entre aquelas que tratam de maternidade e saúde mental.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.