Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Talita Facchini, 04/07/2023
A Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – traz duas Ritas entre as novidades. No período de 22 de maio a 18 de junho, Rita Lee emplacou a sua Outra autobiografia (Globo Livros) no primeiro lugar da lista de Não Ficção. No livro, ela conta – em um texto franco – detalhes do seu tratamento contra o câncer, da sua rotina, “dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou”. Seu livro anterior, Rita Lee – Uma autobiografia (Globo Livros), ficou na terceira posição da lista. A outra Rita a entrar na apuração é a chef, apresentadora e autora Rita Lobo, com a obra Panelinha – receitas que funcionam (Senac São Paulo). O livro tem o nome do site que Rita criou em 2000 para ensinar a preparar pratos saudáveis, revelando truques e manhas, de modo que qualquer pessoa consiga fazer. Considerada pela própria Rita como sua obra definitiva, o liro tem mais de 550 receitas fotografadas com sugestões para variadas situações e ocasiões do cotidiano. Em Ficção, a única novidade é a edição comemorativa de Água viva (Rocco), de Clarice Lispector, na 17ª posição. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Talita Facchini, 04/07/2023
A Feira do Livro de Frankfurt divulgou os nomes dos editores selecionados para participar do seu Fellowship Programme 2023 e a brasileira Camila Berto, editora executiva da Companhia das Letras, está na lista. O projeto leva, todos os anos, editores, gerentes de direitos e agentes literários para um programa intensivo de treinamento e networking no maior evento do mercado editorial do mundo. Os selecionados têm uma agenda cheia que inclui visitas a editoras, agências e livrarias, apresentações de mercado, eventos de matchmaking e oportunidades de networking. As passagens aéreas correm por conta dos participantes. “É a primeira vez que vou para a Feira de Frankfurt e não poderia estar mais animada. É o evento de negócios mais importante do mercado editorial, e o Fellowship ainda oferece uma programação extensa de visitas a editoras, palestras e outros eventos. Tenho certeza de que esta será uma oportunidade profissional muito valiosa”, disse Camila ao PublishNews. O foco deste ano será ficção não ilustrada e não ficção. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Leonardo Pinto Silva*, 04/07/2023
Nessa época do ano nessa latitude, o sol só se põe às 23h e o horizonte crepuscular perdura até umas 4h da manhã, quando raia o dia novamente. Foi nesse cenário de contos de fadas que uma babel em miniatura fugazmente se ergueu e se desfez. De 26 a 28 de junho, cerca de 150 tradutores do norueguês oriundos de 60 países, compreendendo mais de 40 idiomas diferentes, reuniram-se num luxuoso hotel nos arredores de Oslo para um seminário promovido pela Norwegian Literatura Abroad (Norla), agência de fomento literário. Do Brasil, participamos meu colega Guilherme da Silva Braga e eu. O encontro deveria ter ocorrido na sequência da Feira do Livro de Frankfurt de 2019, que teve os noruegueses como convidados de honra, mas precisou ser adiado devido à pandemia da covid, atraso que de modo algum arrefeceu o compromisso do país com a literatura, segundo afirmou Erling Rimestad, secretário das Relações Exteriores, num discurso de abertura em que ressaltou a importância da boa tradução como elemento essencial à diplomacia. “É a primeira vez que me dirijo em norueguês para tantas pessoas de idiomas diferentes e sou compreendido”, disse ele arrancando risos da plateia na abertura do evento — patrocinado, aliás, justamente pela chancelaria e não pelo Ministério da Cultura norueguês. Não é nenhuma peculiaridade em si: qualquer país decente mantém um programa decente de fomento literário, interno e externo, inclusive o Brasil. O que sobressai no caso desse país periférico do extremo norte europeu são três aspectos. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
A edição deste ano do Istanbul Publishing Fellowship, programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, resultou em mais de US$ 145 mil em novos negócios e 40 contatos comerciais para os participantes brasileiros. O evento ocorreu de 6 a 8 de junho, na Biblioteca Rami, em Istambul. Na edição deste ano, seis profissionais do mercado brasileiro participaram do evento por meio do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Editora do Brasil, representada por Suria Oliveira, e a FTD Educação, representada por Isabel Lopes Coelho, participaram de maneira virtual. A Editora Blucher, a Riff Literary Agency e a Abroadbooks também marcaram presença nos encontros virtuais, e foram representadas por Jonatas Eliakim Dangelo de Oliveira, Julia Wahmann e Denya Rabelo, respectivamente. Já Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do Brazilian Publishers, marcou presença fisicamente na 8ª edição do encontro organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Guilherme Sobota, 04/07/2023
Jornalista especializado em divulgação científica, mestre e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo, Ulisses Capozzoli conta que recebeu um convite de Plinio Martins Filho – editor, professor e figura central do mercado editorial brasileiro nos últimos 50 anos – para escrever sua biografia. "Argumentei, inicialmente, que ele conhece um número significativo de autores que poderiam fazer esse trabalho. Por alguma razão, que nunca perguntei qual seria, no entanto, ele insistiu comigo. Pedi um tempo e ao final desse período propus a ele que faria o trabalho mas deveríamos visitar, in loco, o passado dele. Ele topou e isso se mostrou de uma importância fundamental na recuperação de uma memória", explica Ulisses. O resultado é Plinio Martins Filho, Editor de seu tempo (WMF Martins Fontes), que em sua primeira semana nas lojas já entrou na Lista de Mais Vendidos. No livro, Capozzoli conta a história de Plinio mas também oferece leituras sobre os movimentos do tempo e da profissão de editor. O jornalista respondeu por e-mail a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista na íntegra.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
A Bienal do Livro Rio (1º a 10 de setembro) confirmou mais dois autores de peso em sua programação: Itamar Vieira Junior e americana Jenna Evans Welch. No evento, Itamar fará o seu primeiro encontro com o público carioca após lançar o seu segundo romance, Salvar o fogo (Todavia). Descrito como épico e lírico, com o poder de emocionar e indignar o leitor, a obra mostra aos leitores que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país. A segunda novidade da Bienal é a estadunidense Jenna Evans Welch, autora de Amor & gelato. No evento, em setembro, ela irá autografar o recente Feitiço para coisas perdidas (Intrínseca), que chegou às livrarias em março. O novo romance traz uma trama sobre amor, família e descobertas. Leitora voraz desde criança, Jenna já estreou na literatura com o best-seller Amor & gelato (2016), publicado em cerca de 20 países e adaptado em 2022 pela Netflix. A Intrínseca também já publicou Amor & sorte (2018) e Amor & azeitonas (2021). Juntos, os três já venderam mais de 630 mil exemplares para os leitores brasileiros. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
A Livraria Leitura está à procura de um encarregado para cuidar da sua unidade no Plaza Sul Shopping, em São Paulo. A pessoa contratada irá negociar e comprar produtos das áreas de acordo com a política adotada pela empresa; fiscalizar e conferir mercadorias e toda nota de compra; treinar e coordenar a equipe de atendentes da loja na organização, divisão e realização das tarefas; estar sempre atualizado sobre os produtos e participando de treinamentos; fará a elaboração e emissão de relatórios para orientação do gerente; irá abrir e fechar loja; e atender as solicitações do gerente. É preciso ter ensino médio completo e disponibilidade de horários para trabalhar em shopping. Interessados devem enviar currículos para plazasul.curriculos@leitura.com.br até 31 de julho.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
O escritor peruano Mario Vargas Llosa está internado com covid-19 desde o sábado (1º), de acordo com um relato de seus filhos publicado nas redes sociais. "Tendo em vista o interesse da mídia pelo estado de saúde de nosso pai, tornamos público que ele está internado desde sábado após ser diagnosticado com Covid-19. Ele está sendo tratado por excelentes profissionais e acompanhado de sua família. Pedimos à mídia que respeite sua privacidade e a nossa neste momento", diz o comunicado na página do empresário Álvaro Vargas Llosa. Em abril de 2022, ele já havia passado pela mesma situação após apresentar complicações respiratórias. Em dezembro, ele foi anunciado como o primeiro escritor a não escrever originalmente em francês a ser membro na Academia Francesa de Letras. Além do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Vargas Llosa faz parte de um grupo que impulsionou uma onda de publicações de escritores latino-americanos pelo mundo na segunda metade do século XX. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“Em literatura, o meio mais seguro de ter razão é estar morto.”
1.
|
A intenção primeira
|
2.
|
Não temos estoque... E vendemos muito!
|
3.
|
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
|
4.
|
Onde estão as flores
|
5.
|
Mais esperto que o diabo
|
6.
|
Rita Lee - outra autobiografia
|
7.
|
Menos é mais
|
8.
|
Café com Deus pai
|
9.
|
Smart Money
|
10.
|
Quem pensa enriquece: o legado
|
|
|
PublishNews, Redação, 04/07/2023
Em parceria com o Centro de Estudos Agostinianos e a Faculdade São Bento, a PAULUS Editora promove no dia 26 de agosto de 2023, das 8h30 às 12h30, a primeira edição do “Simpósio de Estudos Patrísticos”. O evento ocorre de forma presencial no Auditório Tiago Alberione, na Faculdade PAULUS de Comunicação (R. Maj. Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo / SP). O evento marca o lançamento do título Cidade de Deus (PAULUS), o volume 50 da coleção Patrística. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Na primeira parte do evento, os participantes contarão com a presença do Prof. Dr. Luís Marcos da Silva Filho, pós-doutor em Filosofia pela UFSCar, que ministrará a conferência com o tema: “Santo Agostinho e a Cidade de Deus”. Na sequência, a Profª Dra. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub, pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da equipe de coordenação da coleção Filosofia Medieval da Paulus, falará sobre o tema “Atualidades em Santo Agostinho”. Após as conferências, o simpósio oferecerá quatro opções de workshops. Clique no Leia mais e leia a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
A 1ª edição da Eduko – Bienal de Novos Saberes será realizada nos dias 28 e 29 de julho de 2023, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte / MG). A lista de atrações do evento inclui palestras e rodas de conversa com convidados do mercado educacional e cultural do Brasil e do exterior. Dentre os palestrantes internacionais, está o português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. A programação é destinada a educadores, professores, gestores educacionais, profissionais de áreas afins, estudantes e universitários. A lista de convidados inclui Leandro Karnal, Fernanda Furia (fundadora do Playground da Inovação – consultoria de Inovação em Psicologia e Educação), e a filósofa Djamila Ribeiro, em um encontro com o tema “Lugar de Fala na Educação 5.0”. Os ingressos custam R$ 337,50 (público em geral) e R$ 168,75 (valor com desconto para trabalhadores do comércio), à venda no site Sympla e na bilheteria do Sesc Palladium. A programação também reserva espaço para arte e entretenimento, com intervenção cênica do Grupo Trampulim, uma palestra cênico-literária realizada pelo ator Odilon Esteves e um show do músico Zeca Baleiro, que encerrará o evento. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
20 poemas de vida e um sino quebrado (Global, 112 pp, R$ 65) traz uma seleção de poemas de Pablo Neruda, apresentada em uma edição bilíngue (português / espanhol). A obra conta ainda com trabalho de tradução para o português do escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna. O livro transporta o leitor para um mapa lírico biográfico de Pablo Neruda. Já no prefácio temos acesso a uma breve biografia do poeta, construída de forma a destacar paralelos que mostram como a vida deste chileno, ganhador do Nobel de Literatura em 1971, está representada em cada poema que encontramos na leitura. Através da linguagem magistralmente inventiva de Neruda, o leitor conhece ainda as experiências e momentos marcantes de sua vida, da infância à maturidade, passando pela perda da mãe biológica na infância; os primeiros romances, inclusive, com uma jovem viúva; os períodos em que morou na Europa; o contato com as tragédias da guerra; e, claro, seu engajamento político. Seus poemas não lineares, caracterizados pela repetição de conectivos aditivos – que amarra a leitura dos versos até o fim –, são um dos exemplos de sua marca própria que o consolidou no panteão como um dos mais importantes poetas de língua espanhola.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
Em O mundo é grande (Record, 72 pp, R$ 79,90), Carlos Drummond de Andrade transmite a vastidão da natureza e do amor em poucos versos. A versão ilustrada pela artista argentina Raquel Cané renova a força e o alcance do poema, em uma narrativa na qual o início e o fim do poema vêm e vão como as ondas. As imagens iluminam personagens diferentes ao longo das páginas, começando com um pescador que entra no mar e sonha com a mulher; a avó que costura uma bolsa para presentear o neto; o menino indo ao encontro do pai, que retorna da pescaria; a mulher que viu o homem partir e agora caminha para esperá-lo na beira da praia; e, por fim, o poeta, que encontra na areia uma concha caída do colar dos amantes e nela escuta toda a história desde o início. Raquel é designer de capas de livros e autora de livros ilustrados como Sou eu e Nina, e de livros de poemas como Cartas a H e Piedra.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
Da costela do impossível (Urutau, 80 pp, R$ 45) trabalha a vida como ela é ao mesclar beleza e dor sob a ótica do sagrado e da poesia. O livro conta com a orelha assinada pela escritora Aline Bei e está dividido em três seções, todas nomeadas com títulos relacionados com luz e sombra. A obra trabalha o amor, a perda, o tempo e os rastros desses três elementos na memória e na percepção de si e do mundo. “Essas são minhas obsessões, meu espinho na carne”, explica a poeta. A partir da observação do cotidiano, a autora valoriza as sutilezas das relações humanas e assim consegue transformá-las em material para a poesia. E nessa estranha alquimia está a busca pelo sagrado que move a autora e seu eu-lírico.
PublishNews, Redação, 04/07/2023
Num momento histórico repleto de desafios e urgências, após uma pandemia planetária de consequências catastróficas – em especial no nosso país – e com a humanidade tentando adiar o fim do mundo, por que a poesia ainda importa? É a partir dessa pergunta central que nasce O poeta toma a pólis (Patuá, 136 pp, R$ 45), terceiro livro do escritor Teofilo Tostes Daniel. Nessa obra, a poesia ocupa um lugar de resistência e testemunho, além de servir de matéria essencial para sonhar um mundo onde a diversidade humana é celebrada. Dividido em duas partes, o livro começa em tom de perplexidade diante das injustiças, da indiferença e da crueldade vistas em nosso país nos últimos anos. Já na segunda parte de O poeta toma a pólis, a conexão é com a esperança. É quando o autor deixa claro por onde deseja que sua escrita conduza os leitores.
|
|
|