Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Guilherme Sobota, 20/01/2023
O príncipe Harry e seu livro O que sobra (Objetiva) entraram nesta sexta-feira (20) na Lista de Mais Vendidos do PublishNews, estreando em 5º lugar na lista Geral e em 2º na categoria Não ficção – atrás apenas de Café com Deus pai (Editora Vida), livro devocional de Junior Rostirola. O livro de memórias do príncipe aparece em boa posição na Lista brasileira depois de um notável sucesso nos países de língua inglesa. No Reino Unido, a obra vendeu 467 mil exemplares na sua primeira semana, levantando o mercado todo consigo; nos EUA, foram cerca de 630 mil cópias, segundo o NPD BookScan, embora o impacto no varejo local tenha sido relativamente pequeno. No livro, Harry conta detalhes da sua relação com a família, faz muitas menções ao relacionamento complicado que tem com o irmão William, fala sobre a rixa entre Meghan Markle e Kate Middleton, sobre o uso de drogas e explica como lidou (ou ainda está lidando) com o luto após a morte da mãe. Além de vender muitas cópias, o livro também virou meme nas redes sociais. A americana Colleen Hoover voltou ao topo da lista e o livro A mandíbula de Caim, que semana passada tinha assumido a liderança, ficou em 4º lugar. Puxadas pela categoria de Não ficção (que teve um volume de vendas 75% maior do que na semana anterior), as vendas totais cresceram 47% nas livrarias medidas pela Lista, aos poucos retomando a normalidade do varejo após a queda acentuada do início de janeiro. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.
PublishNews, Guilherme Sobota, 20/1/2023
Horacio Corral, especialista em estratégia de marketing e ex-gerente de contas da Bookwire Brasil, assume agora o setor de marketing da Editora Flow com o propósito de "projetar lançamentos importantes e de ampliar a distribuição da marca pelas livrarias do Brasil", de acordo com a editora. Pouco antes de completar 5 anos a frente do departamento de Brand Marketing da Skeelo, Bárbara Lizo anunciou no Linkedin sua saída da empresa. De acordo com a assessoria de imprensa da Skeelo, a vaga ainda não foi preenchida. Também no Linkedin, a designer Mariane Vieira contou que começou na equipe de design da empresa agora em janeiro. Luara França começou nesta semana como publisher da Aleph. Conforme a Folha havia noticiado no último sábado, algumas mudanças no Grupo Companhia das Letras: estão chegando Antônio Xerxenesky (ficção e selo Penguin-Companhia), e também foram admitidas pela editora as jornalistas Yasmin Santos (não ficção) e Barbara Bigarelli (Objetiva e Portfolio-Penguin), e a editora Fernanda Dias (Suma/Alfaguara). Antes na Objetiva/Portfolio-Penguin, Fernanda Pantoja é, agora e desde novembro, editora na Intrínseca. Por fim, a editora Luiza Lewkowicz começa em fevereiro na DBA Literatura. Clique no Leia Mais para ler a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil fecharam uma parceria para o financiamento de projetos selecionados pelo edital aberto pelo Centro Cultural Banco do Brasil. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 3 de março de 2023 no Portal Patrocínios BB. Porém, parece que os editais do programa não agradaram integrantes do mercado do livro. Em nota, O Globo destacou que escritores reclamaram da falta de projetos de literatura entre os contemplados do edital. O Uol publicou uma matéria sobre como a literatura brasileira foi celebrada em um clube de leitura em Paris. Desde março de 2022, o Clube de Leitura, organizado pela Embaixada do Brasil em Paris em parceria com a Livraria Portuguesa e Brasileira, reúne mensalmente entusiastas e curiosos da literatura brasileira. As novidades nas publicações em 2023 tomaram a pauta no Valor. Entre os livros anunciados, o novo de Itamar Vieira Júnior, sem título divulgado ainda. Outro destaque da literatura nacional é Tati Bernardi, que deve lançar Meia vida, pela Fósforo. Micheliny Verunschk deve lançar seu novo romance pela Companhia, intitulado Caminhando com os mortos. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra,
PublishNews, Redação, 20/01/2023
A Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo – BibliON – lança a sua primeira série de podcasts chamada “Criança Lê”, que tem como propósito oferecer a crianças e adolescentes subsídios que propiciem debates e reflexões a respeito dos temas propostos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O material foi elaborado a partir de livros indicados no catálogo Capítulo Brasil, da FNLIJ (Fundação Nacional do livro infantil e juvenil). As metas estabelecidas pela organização internacional são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Em cada episódio os ouvintes terão a chance de conhecer, por meio de livros indicados pela FNLIJ, um pouco mais sobre cada um dos 17 ODS para 2030 no Brasil. O Criança Lê conta com a mediação de leitura/narração de Kiara Terra juntamente com crianças e jovens de 6 a 12 anos. O material está disponível nos principais agregadores de podcasts.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
Em continuidade aos intercâmbios culturais entre Portugal e Brasil promovidos pela literatura, o Flipoços, feira literária em Minas Gerais, em parceria com o Camões Brasília, lança nesta sexta-feira (20), em Portugal, chamamento público para a “Residência Literária Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil”. As inscrições podem ser feitas aqui e vão até o dia 15 de fevereiro. Com mais de 14 anos ininterruptos com a presença de autores e autoras portugueses no Festival e com a promoção da literatura brasileira em Portugal, o festival chama escritores para o evento, que vai ocorrer este ano de 29 de abril a 7 de maio. Desta vez, foi definido pela curadoria do Flipoços, em conjunto com o Camões Brasília, o chamamento público que abre as inscrições dia 20 de janeiro somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham uma obra editada no Brasil. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
Para discutir o protagonismo de Belo Horizonte na segunda geração do modernismo, neste final de semana (21 e 22), a Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 75 – Belo Horizonte / MG) recebe o projeto ECOS – Modernismo Plural. O evento gratuito, composto por palestras, mini talks, oficinas, intervenções urbanas e visitas mediadas ao complexo arquitetônico da Pampulha, objetiva demonstrar que o tema merece celebrações e reflexões contínuas e visa também potencializar o território da Pampulha enquanto Patrimônio da Humanidade. Não são necessários ingressos, mas o evento é sujeito a lotação. O evento busca apresentar aos interessados o patrimônio histórico e artístico de BH, por meio de uma possibilidade de leitura do modernismo brasileiro para além da discussão paulista, reivindicando o lugar de protagonismo de Belo Horizonte e a transversalidade do modernismo mineiro com a discussão nacional. Todas as ações serão no entorno da Lagoa da Pampulha, tendo como foco um seminário no auditório da Casa do Baile. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra e a programação completa.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
O Instituto de Leitura Quindim (R. Sinimbu, 1670 - 6º andar - Caxias do Sul / RS) apresenta o projeto Conta Quindim, com contações de histórias em sessões gratuitas e para todas as faixas etárias, que acontecerão no terceiro sábado de cada mês. O objetivo é aproximar as famílias que frequentam a biblioteca do Instituto ao contador de histórias, essa figura ancestral, presente no imaginário de inúmeras gerações. A primeira apresentação acontece nesse sábado (21), às 16h, com o artista e curador do projeto, José Henrique Alves. Para esta primeira sessão, Zé Henrique irá contar as seguintes histórias: Muito cansado, bem acordado, de Susanne Strasser, A Princesa e a Ervilha, de Hans Christian Andersen, e A criação da lua, conto popular africano recontado por A.S. Franchini e Carmen Seganfredo. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
“No início da tarde do dia 6 de março de três anos atrás, perdi dois incisivos numa tacada só. Eram os que me serviam para pronunciar meu nome.” Esta é uma história de Dentes (Todavia, 176 pp, R$ 64,90 - Trad.: Mauricio Santana Dias), de amores, esposas, filhos, amantes e rivais. E também de dentes, maxilares, lábios e dores quase insuportáveis. Com este romance, o italiano Domenico Starnone prova mais uma vez seu poder de apresentar — em uma narrativa relativamente breve e de arquitetura precisa — um eletrizante universo emocional. Aqui, como em outros livros seus, as paixões e desilusões (amorosas ou não) são escritas com agilidade, leveza e inteligência. E dessa vez com um humor em que é impossível não gargalhar com a boca bem aberta. Domenico Starnone nasceu em 1943, em Nápoles, e vive em Roma. Escritor e roteirista, recebeu em 2001 o Prêmio Strega. Dele, a Todavia já publicou Laços, Assombrações e Segredos.
|
“Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos.”
Poeta e dramaturgo irlandês (1856-1900)
1.
|
É assim que começa
|
2.
|
É assim que acaba
|
3.
|
Café com Deus pai
|
4.
|
A mandíbula de Caim
|
5.
|
O que sobra
|
6.
|
Menos é mais
|
7.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
8.
|
Mais esperto que o diabo
|
9.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
10.
|
Como fazer amigos e influenciar pessoas
|
|
|
PublishNews, Redação, 20/012023
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Desprovido do cheiro que todo ser humano exala e rejeitado pela sociedade que o considera um ser abominável, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e a doenças. Durante a juventude, ele descobre ser dotado de um dom sublime ― uma extraordinária sensibilidade olfativa ― e passa a buscar a essência perfeita, o perfume que lhe falta para atingir o que mais almeja: tornar-se um homem completo e amado. Mas há um preço lúgubre para alcançar a perfeição ― esta essência precisa ser usurpada de outros corpos, e, para isso, a vida deve ser extraída deles. Nesta obra intitulada O perfume (Record, 266 pp, R$ 64,90 - Trad.: Flávio R. Kothe), Patrick Süskind promove um malabarismo de palavras que inquieta o leitor. Ao usar uma linguagem densa e impetuosa, O perfume combina tons envolventes, construindo uma metáfora da morte que celebra a vida neste que já é um clássico contemporâneo.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
Um ‘memorável’ é alguém que merece ser lembrado, ou guardado na memória, pelo que fez. Não é necessariamente um herói, já que a vida e os seres humanos são bem mais complexos do que podemos perceber tanto no dia a dia quanto nos grandes acontecimentos, mas alguém que pode ter vários rostos. Todos eles, de algum modo marcantes. E convém que não deixemos de encará-los. “Ninguém é apenas uma foto fixa”, diz Lídia Jorge, a mais consagrada autora da literatura portuguesa contemporânea. E é justamente a partir da fotografia de um grupo de homens e duas mulheres, tirada num restaurante, em agosto de 1975, que a protagonista deste romance inicia uma viagem de volta ao passado para entender de que país veio, de que povo faz parte e que histórias pessoais a fizeram nascer e a constituem para sempre. Ela, uma repórter portuguesa residente em Washington, é convidada a voltar à sua terra natal para fazer um documentário sobre a Revolução de 25 de abril de 1974, também conhecida como a Revolução dos Cravos. Regressa a Portugal e passa a entrevistar integrantes do movimento revolucionário e testemunhas dos acontecimentos, revisitando os mitos da revolução. Ao fazer isso, surpreende-se com o efeito da passagem do tempo não só sobre esses homens e mulheres e sobre a sociedade, mas também sobre a sua própria memória, sobre seus anos de infância e início de juventude – já muito depois de a revolução se tornar passado – e sobre a relação que tem com os pais, um jornalista português que antecipava o futuro em suas crônicas e uma atriz belga. Sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os memoráveis (Leya, 352 pp, R$ 69) tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária e a desilusão dos anos seguintes – ou, simplesmente, a ilusão e a desilusão da própria vida – e o árduo caminho para a democracia, quando se tem de lidar com a banalidade do cotidiano. Em Os memoráveis, Lídia Jorge procura surpreender aquele espaço indefinido que existe entre o relato das verdades históricas, às vezes difíceis de enfrentar, e a vida em si, uma construção da imaginação e da vontade de cada um de nós e o resultado final é a literatura em sua melhor expressão: nos revelando a nós mesmos.
PublishNews, Redação, 20/01/2023
Tate é considerada uma estrela em ascensão. Escolhida como atriz principal de um filme muito aguardado, ela precisa atuar ao lado do pai, com quem tem uma relação complicada, e lidar com o fato de que o roteirista do longa-metragem é Sam, a última pessoa que esperava ver no set de filmagem. Nessa grande ironia do destino, Tate vê os traumas do passado retornarem para assombrar o papel de destaque que sempre sonhou. Parte de si está nervosa por ter que contracenar com o pai; a outra, se pergunta constantemente por que Sam a traiu. E, à medida que as gravações avançam, Tate se sente mais segura para conduzir a própria narrativa – mas descobre que algumas coisas não podem ser controladas. O livro Uma segunda chance (Faro Editorial, pp, R$ - Trad.: Clarissa Growoski) é uma ficção norte-americana que fala de amor, mas também (e sobretudo) de ser quem se é; escrita por Christina Lauren, dupla de escritoras norte-americana.
PublishNews, Estevão Ribeiro, 20/01/2023
|
|
|