Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/12/2021
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews+, Leonardo Neto, 09/12/2021

Modelo de assinatura de livros digitais está em alta | © Ben Hershey / UnsplashNa semana passada, o PublishNews+ trouxe o resultado do Digital Consumer Book Barometer, relatório criado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart a partir de dados colhidos pelos principais distribuidores de conteúdo digital do mundo. O foco do Barômetro está na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, parte francófona do Canadá, Brasil e México. Um dos principais resultados apontados pelo documento é que o consumo de livros digitais nesses países se estabilizou depois do crescimento maciço apontado nos meses iniciais da pandemia do novo coronavírus. Rüdiger demonstra que houve mudanças duradouras no comportamento do consumidor de conteúdos editoriais nos formatos digitais. “A evolução não mostra apenas um crescimento quantitativo, mas, mais significativamente, novos padrões emergentes de consumo”, analisou. Um desses “padrões emergentes de consumo” registrado pelo Barômetro é a subscrição. Na avaliação do austríaco, a tendência apontada por esses novos modelos de negócio já era sentida antes da pandemia, “mas foram significativamente aceleradas e ganharam impulso adicional nos últimos 18 meses”. No capítulo dedicado ao Brasil, o Barômetro demonstra que os modelos de subscrição estão em alta constante, reforçando essa tendência. Nessa semana, o PN+ buscou informações com os principais serviços de subscrição em operação no Brasil para entender como funcionam e como e dá a relação com os editores. Ao todo, nossa redação reuniu informações de sete serviços diferentes, que podem ser reunidos em três grupos: B2B (Árvore e Minha Biblioteca), B2C (Aya, Kindle Unlimited e Prime Reading) e os associados a empresas de telefonia (Livroh e Skeelo). A matéria completa pode ser lida no PublishNews+, a área exclusiva para assinantes do PN. Os artigos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e para acessá-los é preciso fazer um cadastro prévio clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, você poderá ler a matéria clicando aqui.

PublishNews+, Redação, 09/12/2021

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias daí a 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre os dias 23 e 29 de janeiro de 2022. Entre elas, estão Cinco ou seis dias (Dublinense), de Danichi Hausen Mizoguchi; Independência do Brasil (Contexto), de João Paulo Pimenta; Frantz Fanon e as encruzilhadas - Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon (Ubu), de Deivison Faustino, e a adaptação de O castelo (L&PM), de Franz Kafka, para os quadrinhos feita por Jaromír 99 e David Zane Mairowitz. Clique aqui para conferir todas elas. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve, o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações e o Apanhadão Diário. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Talita Facchini, 09/12/2021

Em 2019, a Bienal do Livro Rio recebeu, pela primeira vez, o Boulevard do Livro, um espaço pensado para dar mais visibilidade para os selos e editoras de todos os portes. A ideia era garantir que essas editoras em ascensão pudessem participar do evento e expor seus catálogos, contando ainda com a operação comercial e logística da Catavento Distribuidora. A ideia deu certo e voltou com força na Bienal deste ano. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o agora Boulevard Literário cresceu de tamanho, passou de 400 m² para 600 m², abrigando 18 módulos e vendendo livros de editoras como Trama, Pixel, Buzz, HarperCollins, Citadel, Ediouro e Astral Cultural. O espaço surgiu de uma iniciativa do SNEL e a GL Events, que viram a dificuldade de diversas editoras em estarem presentes no evento. Esse ano, o Boulevard conta com a parceria das Livrarias Leonardo Da Vinci e Janela – curiosamente a mais antiga e a mais nova da cidade do Rio de Janeiro – e a logística segue sendo da Catavento. "As livrarias cuidaram da curadoria e trouxeram os melhores livros para o espaço e cada editora teve a oportunidade de ter um espaço com seu conteúdo específico. Já a administração é feita numa parceria entre as livrarias do espaço e a distribuidora", explica Julio Cesar da Cruz, da Catavento. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota e ainda assistir a um vídeo de cobertura do PN no primeiro fim de semana da Bienal.

PublishNews, Redação, 09/12/2021

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) apresentou a sua chapa única para o biênio 2022/2023. Intitulada Livreiros Reunidos, a chapa traz Marcus Teles (Leitura) como diretor-presidente e Alexandre Martins Fontes (Martins Fontes Paulista), como vice-presidente financeiro. Completam o time Vitor Tavares (Loyola – diretor secretário), Rui Campos (Travessa – diretor de comunicação) e o atual presidente da associação, Bernardo Gurbanov (Letraviva – diretor institucional). A chapa tem como objetivo atender as expectativas e necessidades institucionais e comerciais de seus associados e tem em seus planos o apoio irrestrito à Lei Cortez (preço fixo); a criação e organização do evento “Semana das Livrarias”; realizar campanhas permanentes de educação e conscientização do mercado livreiro; organização de cursos regulares para livreiros; a parceria e diálogo permanente com CBL e SNEL e outras entidades, entre outros tópicos. As eleições acontecem no dia 14 de dezembro, às 10h30. Os associados, com direito a voto, terão acesso ao link para participação no evento que terá a apresentação de contas do último biênio e votação. Clique no Leia Mais para conhecer todos os planos da chapa e os suplentes.

PublishNews, Redação, 09/12/2021

A Editora Escala abriu uma vaga para diagramador. É desejável ter formação em Design Gráfico, Produção Editorial ou áreas afins; domínio do pacote Adobe (InDesign, Illustrator, Photoshop, Acrobat), e outras ferramentas de design gráfico e conhecimento do pacote Office. Também são requisitos ter experiência no segmento editorial de livros ficção e não ficção e experiência prévia em editoras com rotinas de produção editorial; habilidade para lidar com cronogramas de vários projetos ao mesmo tempo; e conhecimento da língua inglesa. O contratado irá elaborar projeto gráfico e diagramação para miolo e capas de livros, finalizando com o fechamento dos arquivos para a gráfica; liberar provas de miolo e de capa; realizar a interface com a gráfica do fechamento de arquivos até entrega do produto; organizar o arquivamento dos arquivos utilizados na confecção dos livros; conferir todas as etapas acima dos produtos confeccionados por terceiros; produzir materiais promocionais e de divulgação para canais de vendas diversos; e conferir e-books. A sede da editora fica no Bairro da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo e os interessados devem enviar currículos para o e-mail rhselecaoed@gmail.com.

PublishNews, Redação, 08/12/2021

Luccas e Gi | © Rodrigo LopesLá em 2018, Luccas Neto, o fenômeno do público infantil, estreou na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews ao vender mais de 54 mil exemplares do livro As aventuras na Netoland com Luccas Neto (Pixel) em uma única semana. Desde então, ele figurou inúmeras vezes entre os mais vendidos e quase sempre está presente nas listas semanais do PN. Amanhã, ele e Gi Alparone, figuras do canal Luccas Toon, que conta com mais de 36 milhões de inscritos no YouTube, estarão na Comic Con Portugal 2021 para lançar Luccas e Gi em O Belo Dorminhoco. A participação dos dois acontece nos dias 09 e 10 de dezembro, quando o livro será apresentado à imprensa portuguesa e ao público em um painel especial. Protagonizado pelos personagens que Luccas e Giovanna interpretam na internet, Luccas e Gi em O Belo Dorminhoco, terceiro título da coleção Contos de Aventura, fala de um príncipe amaldiçoado, fadado a dormir por anos, e de uma camponesa que precisa acordá-lo para salvar sua floresta de um incêndio. A obra é uma adaptação de A Bela Adormecida, do francês Charles Perrault, e fala aos leitores sobre temas como o amor ao meio ambiente, a preservação da natureza e a importância da amizade. Por aqui, o livro chega às livrarias no início de 2022.

PublishNews, Redação, 09/12/2021

Estão marcadas para o próximo sábado (11) as eleições que vão escolher os membros do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo. No entanto, o pleito ocorrerá em meio a uma polêmica: a Secretaria de Cultura do município diminuiu de 18 para 10 os lugares de votação. Os atuais conselheiros do PMLLLB protestaram contra a medida. “Foram fechadas as possibilidades de votação em oito bibliotecas municipais, descaracterizando exatamente a essência do plano”, diz o colegiado. Os conselheiros argumentam que o desenho das eleições foi amplamente debatido e que a previsão de 18 locais de votação veio para dar ampliar o acesso de eleitores ao pleito. Para eles, a medida apresentada pela Secretaria de Cultura é “arbitrária e descabida”. Em nota enviada aos conselheiros, Danillo Nunes da Silva, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, diz que a redução do número de locais de votação é uma medida de precaução contra a covid19. Danillo Nunes da Silva aponta ainda que as últimas eleições, ocorridas em 2019, foram concentradas em um único ponto (a Biblioteca Mário de Andrade) e que a ampliação para dez locais de votação agora é “proporcional ao eleitorado”. “Seria demasiado passarmos de uma eleição totalmente centralizada, com único local de votação, como ocorreu em 2019, para uma eleição com 18 locais de votação em 2021. Entendemos que os 10 locais de votação a serem oferecidos em 2021 trazem enorme ganho em relação à eleição de 2019 e atendem à demanda de maior descentralização da votação”, complementa na nota. Clique no Leia Mais para conferir a lista dos 10 locais de votação.

PublishNews, Redação, 09/12/2021

Há 14 anos, o Itaú Cultural mapeia a literatura brasileira no exterior por meio do seu projeto Conexões, que busca entender a presença da literatura brasileira no mundo, seja na mídia, na pesquisa universitária ou no mercado editorial. Na edição de 2021, que começa nesta quinta-feira (09) e segue até a sexta (10), o Conexões Itaú Cultural estende seu olhar também para o cinema. A mesa de logo mais, às 13h, aborda revistas, editoras e jornalistas na difusão da literatura brasileira no exterior. A pauta gira em torno de como revistas não acadêmicas e editoras participam do esforço de divulgação desta produção literária local fora do país. Estarão presentes Nara Vidal, editora da Revista Capitolina; Maria João Cantinho diretora da Revista Caliban, e Dario Borin, editor da Tagus, da Universidade em Dartmouth. A mediação fica por conta de Felipe Lindoso, antropólogo, jornalista, tradutor, editor e colunista do PN. As mesas são transmitidas pelo site do Itaú Cultural ou pelo canal da instituição no YouTube. Clique no Leia Mais para conferir as outras mesas da programação.

“Somos multitudes, somos multidões, cada pessoa é muitas coisas, e cada personagem é muitas coisas, cada livro é muitas coisas.”
Djaimilia Pereira de Almeida
Escritora angolana em mesa da 19ª Flip
1.
Mindset milionário
2.
O poder da autorresponsabilidade
3.
Os sete maridos de Evelyn Hugo
4.
Nas pegadas da alemoa
5.
Desperte a mulher brilhante que existe em você
6.
Box Harry Potter
7.
A vida invisível de Addie LaRue
8.
Mais esperto que o diabo
9.
É assim que acaba
10.
Mil beijos de garoto
 
PublishNews, Redação, 09/12/2021

Antônio Almeida, um dos fundadores da Editora Kelps, será homenageado dando nome a uma comenda literária em Goiânia | © Redes sociais da empresaLogo mais, às 17h, o editor Antônio Almeida, morto em agosto de 2020, será homenageado pela Câmara dos Vereadores de Goiânia, onde ele fundou a Kelps. Ele dará título a uma comenda literária que será entregue anualmente a quatro escritores que tenham se destacado na capital goiana. A comenda foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira (MDB) e, na sua primeira entrega serão homenageados oito escritores (quatro relativos ao ano de 2020 e outros quatro pela sua atuação em 2021): Arthur Edmond de Souza Rios, Delermando Vieira Sobrinho, Hélio Moreira, Lena Castelo Branco Ferreira de Freitas, Marislei de Souza Espíndola Brasileiro, Nancy Ribeiro Nasr Nagib Fayad Chaul e Nelcy Silvério de Oliveira. A cerimônia acontece no auditório da Academia Goiana de Letras (Rua 20, nº 175 – Centro – Goiânia / GO).

PublishNews, Redação, 09/12/2021

Conhecida por seus romances Os 12 signos de Valentina, Confidências de uma ex-popular e Heroínas, todos publicados pela Galera Record, a autora Ray Tavares lança o audiodrama Judas (Storytel, R$ 14,90 mensal). O thriller acompanha oito meninos e meninas que moram no mesmo prédio e viram amigos. Ao longo da vida, mudam de escola e de casa, mas continuam muito unidos, encontrando-se com frequência em uma casa abandonada próxima ao antigo endereço, apesar das proibições dos pais. Já adolescentes, rompem o ciclo de amizade motivados por traições, mentiras e segredos. Anos depois, uma das jovens do grupo, Flávia Ziemann, é encontrada morta dentro dessa mesma casa, vítima de uma aparente overdose de heroína. Seus amigos de longa data enfim se reencontram no velório e conversam pela primeira vez em anos. Quando o atual namorado de Flávia suspeita que, na verdade, ela foi assassinada, o grupo se une novamente para desvendar o caso, mas cada um deles tem um motivo para ter medo de ser acusado, afinal quase todos estão mentindo. Dividido em 12 episódios não lineares narrados pelos personagens e suspeitos, o audiodrama faz com que o ouvinte seja enganado por mais de um dos narradores, incluindo a vítima. É preciso montar um quebra-cabeças para descobrir quem é o culpado.

PublishNews, Redação, 08/12/2021

Uma série de assassinatos interligados apenas por sequências numéricas gravadas em folhas secas. Esta é a premissa de Evidência 7: Segredo codificado (Casa do Escritor, 316 pp, R$ 43,60), de Luciana de Gnone. Ambientada no Rio de Janeiro, a trama vai além de uma investigação criminal ao lançar luz sobre temas como relacionamentos abusivos, novas dinâmicas familiares e os limites da moral e ética. Evidência 7 segue os passos de Val Ricci, inspetora da 16ª Delegacia do Rio de Janeiro, enquanto ela corre contra o tempo para descobrir a identidade de um criminoso, intitulado “Ele”, que utiliza diferentes métodos para matar as vítimas. Sem um modus operandi padrão, sobram poucas pistas para guiar as investigações. Quarto romance de Gnone, o livro retrata ainda o relacionamento difícil de Val com a filha rebelde, que a culpa pela separação dos pais. O apoio à mãe doente, internada em uma clínica em Petrópolis, também exige a atenção da inspetora. Com a rotina atribulada, ela precisa equilibrar as responsabilidades profissionais e os problemas familiares. Ao longo das páginas, o leitor encontrará passagens que contam a trajetória de vida do assassino. Esses trechos permitem um mergulho na mente do criminoso e abrem espaço para a compreensão dos acontecimentos que o colocaram neste caminho sem volta.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.