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PublishNews 30/11/2021
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 29/11/2021

No Brasil, o modelo de assinatura de livros digitais segue em crescimento desde 2019, segundo registra o ‘Digital Consumer Book Barometer’O consultor austríaco Rüdiger Wischenbart atualizou o seu Digital Consumer Book Barometer, que oferece análises detalhadas sobre o consumo de livros digitais na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Canadá (parte francófona), Brasil e México. Se no relatório passado, publicado em junho, Rüdiger apurou “crescimento maciço” no consumo de livros digitais e audiolivros, agora, ele demonstra uma estabilidade na maioria dos países. Apesar da constância, Rüdiger aponta que houve mudanças duradouras no comportamento do consumidor de livros digitais. “A evolução não mostra apenas um crescimento quantitativo, mas, mais significativamente, novos padrões emergentes de consumo”, analisou. Em relação aos gêneros, o Barômetro aponta que na Europa Ocidental e na América do Norte, a “Literatura Geral”, a “Ficção Policial” e a “Literatura Infantil e Juvenil” foram as que mais apresentaram crescimento. Já na América Latina, o destaque vai para os livros de “Autoajuda e de aconselhamento”. Rüdiger chama a atenção também para os novos modelos de distribuição de livros digitais, indo além das vendas à la carte. Aqui, vale citar os modelos de assinatura, incluindo o de bibliotecas públicas, e o que ele chamou de “fornecedores comerciais”. Aqui no Brasil, um exemplo disso é a Skeelo, que oferece seus livros a clientes de operadoras de telefonia móvel. “Todas essas tendências já existiam antes da pandemia, mas foram significativamente aceleradas e ganharam impulso adicional nos últimos 18 meses”, apontou Rüdiger. A íntegra desta matéria está no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN. Os artigos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e para acessá-los é preciso fazer um cadastro prévio clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, você poderá ler a matéria clicando aqui.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

Nova unidade da Promolivros no Shopping Morumbi TownEm setembro, Samuel Honorato esteve no Podcast do PublishNews para falar sobre o seu ousado plano de abrir 20 livrarias até o fim de 2021. Ele, que é sócio do Grupo Promolivros, anunciava naquela ocasião a chegada no mercado da Prime Livraria. Agora, a rede anuncia a chegada de novas unidades na cidade de São Paulo. No Shopping Morumbi Town, nasceu uma Promolivros e nos Shoppings Frei Caneca e Tietê, a Boralê!, nova marca do grupo que já conta com uma terceira unidade no Ceará, no Shopping Paranguaba. A ideia é que a Promolivros, carro-chefe da empresa que mantém pontos de vendas em shoppings de todo o Brasil, continue focada na venda de livros a preços populares, de R$ 10. A Boralê! será o intermediário, operando com mix que reúne livros com preços populares e também os que frequentam as listas de mais vendidos. E a Prime, seguirá focada no público das classes A e B. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

Prestes a completar cinco anos de história – a data é comemorada nesta quarta (1º) –, o Clube de Leitura Quindim (não confundir com o Instituto de Leitura Quindim) já conquistou importantes números: está presente em 1.500 cidades, impactou mais de 15 mil crianças em todo o país e já enviou mais de 180 mil livros infantis para seus assinantes. Para comemorar o aniversário, o Clube apresentou nessa semana algumas novidades. A primeira delas é o lançamento de um novo sistema gratuito de busca de livros infantis. Pelo novo site, pais, responsáveis, educadores, pesquisadores e mediadores de leitura poderão filtrar a produção literária infantil por diversos critérios. “Com esse novo site, até mesmo uma pessoa que não conheça nada sobre literatura infantil poderá criar uma lista de livros infantis de alta qualidade cruzando os filtros de acordo com o que deseja: idade, assunto, gênero literário etc. Trata-se de uma ferramenta preciosa e única no mundo para pais, educadores e profissionais da saúde, como psicólogos e pediatras”, explica Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do clube. Além do site, o Clube também mudou a sua mascote, o kit enviado ao assinante, o Diário do Leitor, o Mapa de Leitura e até a embalagem. O já conhecido rinoceronte deu lugar a uma capivara. Presente em todo o território nacional, ela dialoga com todos, gosta dos diferentes e é considerada o animal mais simpático da natureza. Já o novo kit – enviado já em dezembro – traz novo Diário do Leitor com tom mais divertido e interativo, que passa a ser integrado ao novo Mapa de Leitura. E a embalagem tem nova estampa, assinada pela premiada artista Graça Lima. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

A HarperCollins está com duas vagas abertas no seu time. Uma é para o cargo de analista de negócios digitais e a outra de analista de mídias digitais (PJ). Para a primeira vaga, é necessário ter cursado Engenharia de Produção, Comunicação Social, Marketing ou Administração, além de ter conhecimentos em Excel e na língua inglesa, ser analítico e organizado. O profissional ficará responsável por analisar propostas comerciais, criação de promoções customizadas e realizar e desenvolver ações junto aos parceiros. Já para a vaga de Analista de mídias digitais, é preciso ser heavy user de redes sociais, ter experiência em SAC, Customer Success, Community Management e Social Media, além de ter inglês intermediário, domínio de pacote Office e ser apaixonado por livros. O profissional ficará responsável por gerenciar todas as redes sociais do grupo, interagir com pessoas, empresas e influenciadores através das redes e do fale conosco (e-mail), envolver-se com a comunidade a partir dos nossos canais e monitorar quais conteúdos funcionam melhor para cada objetivo de comunicação. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail oportunidades@harpercollins.com.br informando no assunto o nome do cargo desejado. Mais informações sobre as vagas estão nos links correspondentes.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

Logo mais, às 20h, a LabPub – escola 100% EaD com cursos voltados para o mercado editorial – dará ao público a chance de ter uma aula do curso The next best-seller: Como analisar tendências e aplicá-las ao mercado. Nessa aula gratuita, as professoras Ana Possas e Luiza Del Monaco apresentarão o conceito de análise de tendências, explicarão melhor o curso e responderão as perguntas dos participantes. Os interessados devem se inscrever clicando aqui. O curso, que inicia em janeiro com um total de seis aulas, tem o objetivo de estimular a capacidade analítica dos alunos em torno de diferentes contextos com intuito de auxiliar a captação de títulos com alto potencial comercial.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

Desde 2016, o Congresso Nacional de Leitura (Conaler), iniciativa da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, com curadoria de Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, conta com uma audiência internacional. Pessoas de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste interessadas na língua portuguesa e que acompanham de perto o evento. Pensando nisso, o Conaler se tornou Coninler – Congresso Internacional de Leitura e até o dia 03 de dezembro realiza sua edição de 2021 com o tema O fomento da literatura em língua portuguesa nos países da CPLP. O congresso abriu sua programação na manhã desta terça-feira (29) com uma mesa que reuniu Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL); Zoara Failla, gerente de Projetos do Instituto Pró-livro (IPL) e a professora Regina Brito, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “A língua portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no mundo e a primeira no Hemisfério Sul. O português tem apresentado um crescimento exponencial, sobretudo na África, e poderá quase que duplicar os seus atuais 260 milhões falantes até o final do século, de acordo com projeções demográficas das nações unidas”, disse Galeno na abertura do evento. Essa primeira mesa pode ser conferida clicando aqui. O evento é gratuito e a programação completa você confere aqui. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 30/11/2021

Nos últimos anos, os vikings invadiram a cultura pop: estão em séries de TV e em livros. Mas, um dos maiores heróis desse período ainda é muito desconhecido do público e passou mais de um milênio invisibilizado pela história e por esse processo de popularização dos povos nórdicos. O historiador islandês Bergsveinn Birgisson foi a fundo nesse personagem e criou O viking negro (Globo Livros, 336 pp, R$ 49,90 – Trad.: Guilherme Braga). O livro tira das sombras o personagem Geirmund Pele-Negra, o viking negro nascido em 846 em Rogaland, na atual Noruega. No livro, Birgisson, que descende da linhagem de Geirmund, investiga os motivos pelos quais a trajetória de Pele-Negra esteve nas sombras até agora e resgata, por meio de uma pesquisa minuciosa e uma narrativa arrojada, a história dessa que é uma das figuras mais notáveis da Idade Média nórdica.

PublishNews, Redação, 29/11/2021

Ao se falar da Independência do Brasil, os primeiros nomes a serem associados são o de D. Pedro I, o príncipe português do famoso brado às margens do Riacho Ipiranga e imperador da nova nação; D. João VI, com sua fama de indolente; Leopoldina, a imperatriz de fina educação; ou a Marquesa de Santos, amante do monarca. No entanto, em Personagens da Independência do Brasil (Editora 106, 224 pp, R$ 56,90), o historiador Rodrigo Trespach apresenta uma abordagem diferente das que estamos acostumados a ver, e mostra que ainda há muito mais a ser publicado sobre a etapa mais importante da nação brasileira e seu complexo enredo. Dos primeiros idealizadores da Independência, no Brasil colônia, às testemunhas do Grito do Ipiranga, o autor tece a trama desse evento fundador, valendo-se de uma cuidadosa pesquisa sobre as linhas biográficas de 50 pessoas que agiram com coragem e determinação, tais como Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, Frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros. Bem como os artistas que registraram, a seu tempo, a epopeia da libertação da pátria, incluindo Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque.

“A leitura e a escrita andam juntas, sempre pensei nisso. É um ingrediente tão fundamental para o escritor como as experiências de vida.”
Abdulrazak Gurnah
Escritor tanzaniano, Nobel de Literatura 2021
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PublishNews, Redação, 30/11/2021

Desde meados do século passado ampliaram-se muitos nossos conhecimentos sobre a Idade Média, na qual se reconhece a matriz da civilização ocidental cristã. Mas ainda subsistem múltiplas facetas interessantes a explorar, uma delas a produção utópica da época, que a historiografia tende a negar. De um lado, argumenta-se não ser possível falar em utopia antes de Tomás More ter criado a palavra, no começo do século XVI. De outro lado, afirma-se que as pessoas da Idade Média pensavam demais na perfeição do Além para poderem imaginar uma sociedade perfeita nesta vida. Em busca do paraíso perdido (Ateliê Editorial / Editora Mnêma, 552 pp, R$ 180), obra escrita por Hilário Franco Junior, mostra, contudo, com refinamento conceitual e erudição, que houve várias utopias na Idade Média, cuja compreensão ajuda a lançar luz sobre aspectos do Ocidente atual.

PublishNews, Redação, 29/11/2021

O Império Brazileiro (Avis Rara, 288 pp, R$ 64,90), do historiador Oliveira Lima (1867–1928), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), é um retrato do país captado muito próximo ao fim do período monárquico e apresenta os momentos mais relevantes sobre a história da fundação do Brasil. A obra traz a perspectiva do período de uma testemunha e fonte confiável, que conheceu inúmeros atores da época e traduz, de forma única, a verdade despojada dos movimentos culturais das décadas seguintes, que passaram a nortear todos os livros de história do pós-guerra. Ao longo de sua narrativa, Oliveira Lima revela inúmeros pontos-chave que tiveram enorme importância para a formação do país e fornece material para curiosos e pesquisadores sobre o legado do período monárquico.

 
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