Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Logo mais, às 18h, acontece a terceira edição do Sabatina PublishNews. No centro da conversa deste mês estará a deputada federal e presidente na Câmara dos Deputados da Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura, Fernanda Melchionna (PSOL /RS). Com tantos assuntos que tiram o sono de editores e livreiros, é importante ter alguém no governo que lute pelos interesses do setor. Na conversa de hoje, Melchionna falará, por exemplo, sobre o PL 2604/2020 que quer facilitar o acesso de livrarias e editoras a linhas especiais de crédito durante a pandemia; a Lei Castilho, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita; a Lei do preço comum, uma referência ao projeto de lei 49/2015, que tramita no Congresso Nacional; e outros projetos que tentam ajudar livrarias, editoras, bibliotecas e o livro em geral. O trabalho por trás da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, os desafios enfrentados por Melchionna em seu mandato e ainda as dúvidas e preocupações do mercado editorial também serão abordados. Para formar a bancada desta edição do Sabatina, foram escalados José Castilho Marques Neto, doutor em Filosofia, consultor do Cerlalc e ex-diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade (SP) e ex-Secretário Executivo do PNLL (MinC e MEC); Fernanda Gomes Garcia, advogada e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Maria das Graças Monteiro Castro, bibliotecária, editora e coordenadora do Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris/UFG), e Ruan Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo, especializado na cobertura de livros e mercado editorial. O programa será transmitido ao vivo pelo canal do PublishNews no YouTube.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Em editoras maiores, há um esforço muito grande para que suas apostas saiam também no formato de audiolivro. Há quem diga, inclusive, que o ideal é que o livro físico saia simultaneamente no digital e em áudio. Com isso, os editores querem dizer que quem deve escolher como quer acompanhar a história é o próprio leitor. Mas, o mais comum é que o livro (em papel ou digital) nasça antes do audiolivro, afinal, os custos de produção da versão para ouvir costumam ser altos e o formato ainda não conquistou a popularidade entre os brasileiros, embora isso esteja mudando. No entanto, no Brasil, já se vê o movimento inverso, subvertendo essa dinâmica “natural”. Livros que nascem antes em voz e só depois ganham vida em letras. Um caso é Mulher Maravilha, de Chico Felitti, que nasceu em áudio pela Storytel e vai aparecer em livrarias também em novembro. O PN noticiou isso em primeiríssima mão. O Podcast do PublishNews quis explorar essa possibilidade e convidou o podcaster (e agora autor) Guga Mafra e as editoras Mariana Rolier, da Storytel, e Fernanda Saboya, da Melhoramentos, para falar sobre Como ser um rockstar. Nesse caso, há ainda um elemento anterior. Tudo começou com um podcast de sucesso. Depois veio a ideia de um audiolivro (ou podbook, como eles preferem chamar). Com o áudio pronto, entrou nesse combo o livro físico e digital. Então, é o podcast que virou audiobook e que depois virou livro. E no fim das contas, o público ganhou diversas maneiras de interagir com a história. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia Mais para ouvir o programa.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
A Disal abre, nesta segunda-feira (16), a sua sétima loja na cidade de São Paulo. Localizada em Santana, na Zona Norte de capital, a nova unidade tem 45m² e é vizinha da Cultura Inglesa do bairro. A estratégia é a mesma de outras lojas da capital, como a de Pinheiros, Saúde, Morumbi e Tatuapé. O mix de produtos é focado em métodos de ensino de idiomas, o carro-chefe da Disal, mas tem também livros científicos, técnicos e profissionais, além de ciências humanas e sociais, literatura e autoajuda. Além das lojas da capital, a Disal mantém operações em Campinas, Santo André, Guarulhos e Ribeirão Preto, todas em São Paulo, e ainda em Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia. A nova loja fica na Rua Duarte de Azevedo, 596.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
A Rocco abriu uma vaga para editor de aquisição. A editora procura um profissional com experiência na prospecção e avaliação de títulos estrangeiros e nacionais, que tenha excelente comunicação com agentes literários e autores, conhecimento de todo o processo editorial, fluência em inglês, nível superior, disponibilidade para trabalhar no Rio de Janeiro e participar de feiras literárias nacionais e no exterior. Os interessados devem enviar currículo com pretensão salarial para departamentopessoal@rocco.com.br.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Desde o dia 26 de julho, os autores portugueses Teolinda Gersão e Joel Neto participam da primeira Residência Literária Virtual Flipoços, que é acompanhada de perto pelo DNA PublishNews, o nosso laboratório de mídia. Na manhã da última sexta-feira (13), aconteceu o quinto e último webinar. Desta vez com o advogado e escritor Luiz Roberto Judice, que apresentou aos autores o tema “A morte silenciosa – A gripe Espanhola em Poços de Caldas, 1918”, tema de seu livro homônimo. Antes desse encontro, aconteceram outros quatro nos quais historiadores, jornalistas e escritores apresentaram a cidade, algumas de suas personalidades ilustres e aspectos da história literária de Poços de Caldas aos participantes. Todos estão página que o DNA PublishNews construiu para o projeto. Lá também estão entrevistas muito pessoais que a nossa equipe realizou com os participantes. Com o fim dos webinares, o projeto entra em nova fase e Teolinda e Joel terão até o dia 30 de setembro para entregar textos inéditos baseados nessa experiência. Os textos farão parte de um e-book que será distribuído gratuitamente e sairão também nas revistas Quatro Cinco Um, no Brasil, e Pessoa, em Portugal. A experiência dos dois autores também ficará registrada em um documentário que mostrará os bastidores da Residência. Para saber mais sobre o DNA PublishNews, escreva para Maju no e-mail maju@publishnews.com.br.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
A União Brasileira de Escritores (UBE) anunciou os indicados à 58ª edição do prêmio Juca Pato, conhecido por eleger o intelectual brasileiro do ano. Segundo noticiou a Folha, entre os nomes indicados nesta edição, estão o escritor Carlos Nejar, a cartunista Laerte, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, a escritora Nélida Piñon e a repórter Patrícia Campos Mello. Os sócios da entidade votarão em um dos indicados entre os dias 16 de agosto e 17 de setembro. O resultado será divulgado em 23 de setembro, no site do grupo. A coluna Painel das Letras explicou por que a privatização dos Correios alarma editoras de livros. O mercado teme que empresas não mantenham taxas favoráveis e deixem de atender leitores de cidades afastadas. Um grupo de livrarias e sebos já havia divulgado um manifesto se opondo à medida. Editoras, principalmente as independentes, também têm mostrado preocupação. Alexandre Martins Fontes, que toca a livraria que leva seu sobrenome e a editora WMF Martins Fontes, argumenta. "Com o aumento das vendas on-line, o custo com o transporte de livros passou a representar uma despesa 'de muitos tostões' para livrarias e editoras. O que garante que livros receberão tratamento especial por parte das empresas que vierem a substituir os Correios?". A revista Veja São Paulo noticiou que as novas livrarias aquecem o setor na capital com catálogo enxuto, obras raras e decoração caseira. As novas lojas são a Ponta de Lança, na Santa Cecília; Pé de Livro, na Pompeia e a infantil PanaPaná, na Vila Clementino, que está sob nova direção desde o fim do ano e passou a operar nas mãos da engenheira mecânica Fernanda Martins Simonsen. Os novos endereços foram inaugurados com acervo e espaço menores. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Nesta quarta-feira (18), o Instituto Estação das Letras inicia o curso Formação em rodas de leitura, ministrado por Suzana Vargas. O curso desenvolve uma nova metodologia voltada à prática de Rodas de Leitura em salas de aulas, bibliotecas e espaços diversos. Da escolha dos textos à sua abordagem inicial passando pelo perfil dos mediadores e sua comunicação com os diversos tipos de público, as aulas mesclam leitura, teoria e prática. O curso tem como público-alvo professores, bibliotecários, agentes de leitura e todos que tiverem interesse em desenvolver projetos de leitura com comunidades ou grupos com demandas específicas. Os conceitos de literatura, leitura e gêneros literários também fazem parte do curso. As aulas acontecerão sempre às quartas, das 19h às 21h, até o dia 1º de dezembro. Para inscrições e mais informações, é só mandar e-mail para iel@estacaodasletras.com.br.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Na última quinta-feira (12), o Itaú Cultural atualizou a sua coluna Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, veiculada em seu site. O objetivo da seção é apresentar ao público novos autores da cena literária do país. Dessa vez, quem está no centro das atenções é Julie Dorrico, indígena, pertencente ao povo Macuxi. Ela é doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e autora de Eu sou macuxi e outras histórias, publicado em 2019. Ela é também uma das administradoras do perfil no Instagram Leia Mulheres Indígenas e coordenadora do Grupo de Estudo em Memória e Teoria Indígena (Gemti). Para conhecer mais do trabalho de Julie, clique aqui.
|
“O meu talento é ler e me comunicar.”
Dona da Livraria da Tarde
1.
|
Batman/Fortnite Vol. 03
|
2.
|
As aventuras de Mike - O livro interativo
|
3.
|
Mentirosos
|
4.
|
Escravidão -Vol 2
|
5.
|
Mais esperto que o diabo
|
6.
|
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
|
7.
|
Vermelho, branco e sangue azul
|
8.
|
Torto arado
|
9.
|
O poder da autorresponsabilidade
|
10.
|
Do mil ao milhão
|
|
|
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Monsieur Dupin: um honrado cidadão de Paris que, usando apenas a observação aguçada e a lógica, desvenda casos considerados insolúveis pelas autoridades. Em Os assassinatos na rua Morgue (Antofágica, 256 pp, R$ 69,90), mãe e filha são assassinadas em um apartamento fechado, sem qualquer sinal de arrombamento. Depois de ouvir gritos estridentes, vizinhos entram e saem da cena do crime, cada um com uma especulação diferente sobre quem teria sido o assassino. A fama de Dupin se espalha pela cidade e ele é convidado pelo comissário de polícia para investigar o desaparecimento de uma jovem vendedora de perfumes. Para solucionar O mistério de Marie Rogêt, ele sequer precisa sair de casa: recortes de jornal bastam. Em A carta roubada, um documento desaparece, e qualquer denúncia às autoridades levaria à revelação de seu conteúdo comprometedor. Mas, Dupin é desafiado a roubar a carta de volta. Essa edição, traduzida por Isadora Prospero, traz ilustrações de Fernanda Azou e apresentação de Adriana Cecchi, criadora do canal Redatora de M*%$. Nos posfácios, Daise Lilian, professora da UFCG, contextualiza a obra de Poe, e Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (USP), analisa a influência da obra de Poe em nosso imaginário sobre o crime, a lei e a ordem. Alberto Mussa, premiado autor policial brasileiro, escreve sobre a influência intelectual e afetiva de Edgar Allan Poe em sua trajetória.
PublishNews, Redação, 16/08/2021
Um clássico que influenciou a literatura de diversas formas, o Livro das mil e uma noites apresentou ao ocidente histórias que se tornaram parte do imaginário popular como Aladim e Ali Babá. Neste quinto volume, o público tem a chance de ler aventuras que reverberam em histórias posteriores da literatura universal, como o Decamerão, Dom Quixote, Gulliver e muito do que há no romance moderno. As histórias do Livro das mil e uma noites - Volume 5 (Biblioteca Azul, 664 pp, R$ 79,90 – Trad.: Mamede Mustafa Jarouche) contam a saga do sultão Umar Annuman, que pode ser lida do início ao fim como uma história completa. As histórias das noites desconhecem as classificações familiares às letras ocidentais, e resultam em uma narrativa que surpreende as expectativas o tempo todo. Partindo do cotejo dos manuscritos mais antigos em que constam essas histórias, Mamede Jarouche recria uma fabulação literária, dando voz em português a um clássico da literatura universal. A obra traz ainda notas do tradutor sobre o cotejo de diferentes edições, questões linguísticas e informações que contextualizam a cultura árabe.
|
|
|