Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/05/2021
A Transpo Express é uma transportadora que já atua há 10 anos focada completamente no segmento editorial
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
Um agregador digital como a Bookwire, com tecnologia de ponta, informações ágeis e um painel de controle completo é fundamental para o sucesso de sua editora e de seus e-books. E agora toda esta tecnologia está disponível no Brasil.
PublishNews, Leonardo Neto, 19/05/2021

Luiza Helena Trajano é, hoje, uma das vozes mais respeitadas entre o empresariado brasileiro. A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza está à frente do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne alguns milhares de mulheres divididas em comitês para debater temas que vão de políticas públicas até a conexão de bairros e comunidades, e lidera o movimento Unidos pela Vacina, que envolve o setor privado no processo de imunização dos brasileiros. Por todas essas ações, chegou-se a especular uma possível candidatura a 2022, o que ela tem negado. E Luiza Helena e a sua empresa passaram a mirar o livro em 2019. Ao perceber o declínio de Saraiva e Cultura, passou a investir na categoria, abrindo espaço em seu e-commerce. Mais tarde, reforçou o seu interesse no ramo com a aquisição da Estante Virtual, marketplace de livros novos e usados comprada pelo Magalu no início de 2020. Por esse seu envolvimento, ela foi a convidada para estrear um novo projeto do PN, o Sabatina PublishNews, programa mensal que reunirá uma bancada sempre composta por editores, livreiros e jornalistas que sabatinarão uma personalidade. No centro dessa roda, Luiza Helena revelou que Pedro Bial está preparando a sua biografia a ser lançada em novembro pela Editora Gente. E não escapou de dar a sua opinião sobre a proposta de reforma tributária que prevê a incidência de alíquota de 12% inclusive sobre o livro. Rebatendo argumento do ministro Paulo Guedes, da Economia, e da Receita Federal, de que o brasileiro pobre não lê, Luiza Helena disse no programa: “Classes C e D compram livros e se não comprassem, teria que incentivar e não dificultar [o acesso]”. Assuntos como a Lei do Preço Fixo e a privatização dos Correios também esteve na pauta da conversa que Luiza Helena teve com a jornalista Maria Fernanda Rodrigues (Estadão), a editora Raquel Cozer (HarperCollins) e a livreira Flávia Santos (Megafauna). O papo foi capitaneado por Talita Facchini, repórter do PublishNews. A escolha de uma bancada 100% feminina não foi em vão. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota e assista à entrevista.

PublishNews, Redação, 18/05/2021

Saraiva do Super Shopping - Osasco |© Luciana SousaA Saraiva irá à Justiça pedir mais prazo para a realização do processo competitivo para a venda de parte de sua operação. A varejista previa, no seu plano de recuperação, a realização de duas rodadas na tentativa de vender parte de suas lojas físicas e/ou o seu e-commerce. No entanto, em nenhuma delas houve compradores interessados. Em nota enviada à redação do PublishNews e cuja íntegra pode ser lida ao fim dessa matéria, a empresa disse que a segunda onda da pandemia atrapalhou a habilitação de interessados. “A Saraiva acredita na viabilidade do Aditivo ao Plano de Recuperação Judicial aprovado e está envidando todos seus esforços para seu cumprimento”, diz o documento. Nesse segundo leilão frustrado, a empresa esperava levantar R$ 113,5 milhões com a venda de parte de suas lojas ou R$ 90 milhões com a alienação de seu e-commerce. Clique no Leia Mais e confira a íntegra desta nota.

PublishNews+, Redação, 19/05/2021

Nessa semana, o Radar de Licitações, seção fixa do PublishNews+, traz um edital para aquisição de material bibliográfico. Serão 2.178 exemplares de 790 títulos de diferentes editoras. O segundo edital visa a contratação de uma empresa para a impressão de exemplares de um livro didático. As disputas de ambos os editais está marcada para o dia 25 de maio. O Radar de Licitações é um serviço do PublishNews+, área exclusiva de assinantes do PublishNews, em parceria com Natália Vieira. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

A nova diretoria da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL-RJ) tomou posse na última segunda-feira (17). A associação passa a ser capitaneada pela livreira Danielle Paul, da Livraria Castro Alves, de Araruama, que ressaltou: “Nossa riqueza está em quanto somos diferentes”. O primeiro ato da nova diretoria foi a composição de um Conselho de Notáveis, que tem o professor, editor e ex-livreiro Anibal Bragança como primeiro titular. Eva Kaufman, da Livraria da Travessa, assumiu como vice-presidente, e Anna Valle, da Gallerya Bookshop, de Petrópolis, como primeira tesoureira. Os demais integrantes estão baseados no Rio e são Alécio Alvico, da Eldorado, como segundo tesoureiro; Marcos Vinicio Cunha , do Buriti Sebo Literário, como secretário geral; e, no conselho fiscal, Denilsa de Souza, da Lumen Christi, Eloine Corazza, da Paulinas e Felipe Moreira, da Vozes. A posse, realizada em ambiente virtual, contou com a participação de Leila Tavares, assessora do vereador Reimont (PT), presidente da Comissão do Livro e Leitura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Uma das pautas da entidade é a isenção para as livrarias cariocas e a volta do Vale-Livro distribuído aos professores da Rede Municipal de Ensino. Clique no Leia mais e confira as 12 propostas da nova diretoria da entidade fluminense.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

Frederico Pedreira | © Redes Sociais Companhia das IlhasO Conselho Europeu de Escritores, a Federação de Escritores Europeus e a Federação Internacional e Europeia de Livreiros divulgaram nesta terça-feira (18), os vencedores do Prêmio da União Europeia para a Literatura. São 13 autores laureados, incluindo o português Frederico Pedreira, autor de A lição do sonâmbulo, publicado pela Companhia das Ilhas. O júri destacou a qualidade da escrita do autor português: “É um livro com tramas, fluxos de consciência e relações interpessoais que combinam a modernidade com um tom clássico, não se conformando com as fórmulas de narrativas usuais”. Junto com Pedreiro estão nomes como Gerda Blees (Holanda), Maxim Grigoriev (Suécia), Lucie Faulerová (República Tcheca) e Lara Calleja (Malta). “O Prêmio celebra e promove as incríveis criatividade e diversidade que podem ser encontradas no cenário da literatura contemporânea da Europa. O imenso valor da literatura é mais aparente agora do que nunca já que, tendo vivido sob a sombra do covid-19 por mais de um ano, os livros se tornaram essenciais”, declarou Mariya Gabriela, a comissária europeia para a Inovação, Cultura, Educação e Juventude. Clique aqui para conferir a lista completa de ganhadores.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

A Obá Editorial, estúdio que presta serviços para editoras, em especial na área de didáticos, abriu uma vaga para editor assistente. O contratado irá atuar na produção editorial de materiais didáticos, paradidáticos, educacionais e outros para os clientes da empresa. Será responsável também por coordenar prazos, fluxos e encomendas, estabelecendo contato com o cliente, colaboradores e fornecedores. Os requisitos incluem amplo conhecimento do processo editorial, experiência com materiais didáticos e vivência em editoras, bom domínio de gestão de projetos, boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe, domínio do pacote Office, da língua inglesa e disponibilidade para trabalhar eventualmente nos finais de semana. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail vagas@obaeditorial.com.br colocando “Editor assistente” no assunto.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

Dando continuidade à série de lives que colocam em pauta o mercado editorial mundial, o Conexão Metabooks realiza nesta quinta (20), às 13h, um encontro com os vencedores do Prêmio Metabooks 2020. Categoria especial do Prêmio PublishNews, o galardão foi criado com o objetivo de reconhecer editoras e livrarias que se destacam na gestão dos seus metadados e premiou na sua segunda edição, a livraria Martins Fontes Paulista e a editora Edições Sesc. Na conversa desta quinta, Alexandre Martins Fontes, dono da livraria, e Jonas Gomes, da Edições Sesc, contam para Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews e Ricardo Costa, country manager da MVB Brasil, o que tanto eles fizeram para ganhar o prêmio. A conversa será transmitida pelo Facebook do PublishNews e da Metabooks Brasil, plataforma de gerenciamento de metadados alemã e uma marca MVB.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

A euforia com as séries de TV é generalizada. A cada ano, vemos produções mais elaboradas, roteiros envolventes e mais plataformas de distribuição competindo pela atenção do público. As séries fazem parte das conversas entre amigos e do tempo que passamos juntos com a família. No Brasil, a indústria cresce e busca se profissionalizar. Ainda há, no entanto, uma falta de livros sobre o assunto. Para preencher esta lacuna, Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva decidiram se juntar e discutir as séries sob diversos pontos de vista: sua evolução, a progressão dos custos para sua viabilização e a profissionalização do mercado. Em Séries: de onde vieram e como são feitas (Objetiva, 232 pp, R$ 59,90), eles também falam da crescente complexidade dos roteiros e dos personagens – como Walter White, de Breaking Bad, que mudou a forma de se encarar um protagonista – revelam como é feita uma série e apresentam uma aula sobre a elaboração de um roteiro consistente, explicando cada fase de criação e dando exemplos de enredos, motivações e personagens

“Uma biblioteca é mais do que uma coleção de livros: é um mundo inteiro.”
Ann Heberlen
Escritora sueca em biografa de Hannah Arendt
1.
Confiar
2.
Mais esperto que o diabo
3.
Torto arado
4.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
5.
A nova batalha
6.
A garota do lago
7.
Box Harry Potter
8.
A coragem de ser imperfeito
9.
O milagre da manhã
10.
Pai rico, pai pobre - Edição de 20 anos
 
PublishNews, Redação, 19/05/2021

Qual é o primeiro passo para criar um podcast bem-feito? Que tipo de equipamento é necessário? Dá para fazer todo o trabalho sozinho ou é preciso uma equipe? Como delimitar o assunto? O formato? A estrutura? Para responder a essas e muitas outras perguntas de quem deseja fazer parte da podosfera, Gus Lanzetta, fundador da primeira produtora dedicada a podcasts no Brasil, a Half Deaf, lança o livro Ouvindo vozes (Planeta, 160 pp, R$ 38,90). Com mais de uma década de experiência tanto à frente do microfone quanto nos bastidores, Gus compartilha orientações práticas como: exemplos de roteiros, ficha de produção e indicação de quais equipamentos vão funcionar. Além disso, a obra traz entrevistas exclusivas com podcasters que compartilham sua experiência na mídia, ensina sobre edição e, claro, examina todas as possibilidades de monetização para que o projeto tenha potencial de se pagar.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

Pare de vacilar em suas apresentações (Pandorga, 288 pp, R$ 39,90) se destina tanto à pessoa que possui dificuldades para falar em público quanto à pessoa que deseja se aperfeiçoar na prática. Na obra, Jean Emmanuel proporciona uma nova perspectiva de comunicação, e leva ao leitor um guia de como falar, se comportar e convencer o público a partir da oratória. O medo de discursar para uma plateia, presencialmente ou on-line, pode levar qualquer pessoa ao mais baixo patamar da sua profissão, porém, ninguém nasce falando, muito menos em público, é uma habilidade que deve ser desenvolvida. Graduado em Marketing e professor de oratória, o autor destrincha a comunicação não verbal, para depois explorar o tripé da comunicação, que deve ser montado para que nada desestruture a apresentação. Ele aborda ainda o medo de falar em público, os desafios do orador, como é possível simplificar a fala, como preparar o material, os cuidados com a voz, e também faz uma abordagem sobre recurso visual.

PublishNews, Redação, 19/05/2021

Você já se perguntou se as roupas que veste e as marcas que escolhe realmente expressam quem você é e no que acredita? Será que de alguma forma você está sofrendo a influência das imagens que vê nos filmes, nos editoriais de moda e nas campanhas publicitárias? Em O cérebro e a moda (Senac-SP, 208 pp, R$ 54), Nathalia Anjos discute como certos paradigmas podem condicionar a nossa noção do que é belo, ideal ou do que está na moda, analisando como as imagens a que somos expostos podem impactar nossas emoções e sentimentos. Esse é justamente o campo de estudo da neuroestética, razão pela qual a autora explica como o cérebro registra os elementos estéticos que recebemos, assim como nossos modelos mentais, crenças e valores por meio dos quais percebemos a realidade e o imaginário coletivo que nos cerca. A obra visa colaborar para que os leitores possam fazer escolhas de consumo mais conscientes, compreendendo o universo da moda com um olhar mais atento.

 
©2001-2021 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.