Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 10/06/2020
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (10), a entrega das categorias competitivas do Prêmio PublishNews 2019. A cerimônia, que devia ter acontecido em março, foi transmitida virtualmente e revelou os vencedores do Prêmio Metabooks e do Profissional de Vendas e de Marketing do Ano de 2019. Dividido em duas categorias, Editoras e Livrarias, o Prêmio Metabooks foi para o Grupo A e para o Submarino, respectivamente. O troféu é um reconhecimento ao trabalho que estas empresas tiveram no gerenciamento de seus metadados. Já o troféu de Profissional do Ano foi para Corina Campos, que concorreu ao prêmio pela segunda vez. Corina concorreu com outros quatro profissionais de peso: Caroline Bueno (Faro), Franciele Silva (Record), Jeferson Bignardi (Intrínseca) e Telma Kobori (Autêntica). Poucos dias antes de receber a inscrição de Corina ao prêmio, gravamos com ela um episódio do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. Com a entrada de Corina no páreo, resolvemos guardar o vídeo que vem a público agora. Clique no Leia Mais para assistir ao episódio de Corina na PNTV ou para rever a cerimônia de entrega do Prêmio PublishNews.
PublishNews, Leonardo Neto, 15/06/2020
“O papai mudou o mundo”, disse a pequena Gianna, de seis anos, quando visitou o lugar onde seu pai, George Floyd, foi covardemente asfixiado até a morte por um policial nos EUA. A morte do ex-segurança negro por um policial branco gerou revolta em Minneapolis. As manifestações ganharam não só os EUA como o mundo e, de alguma forma, chegou à Lista dos Mais Vendidos. Floyd foi morto no dia 25 de maio. Naquela semana, a lista registrou a venda de 215 cópias do Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro. Na semana anterior, a lista registrava 138 exemplares vendidos. Nessa semana, o título que apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas conquistou a posição de número um da Lista de Não Ficção, com 954 cópias vendidas. O número garantiu a quinta posição do Ranking Geral. A semana trouxe três novidades. Duas delas estão em Ficção: Coleção Julia Quinn (Arqueiro / Sextante), que reúne três volumes da autora especializada em romances históricos, e Lua nova (Intrínseca), segundo livro da série Crepúsculo, escrita por Stephenie Meyer. A Coleção Julia Quinn ocupa a posição de número 19, com 177, e Lua Nova ficou na lanterninha, com 173. O terceiro estreante da semana é O mito da beleza (Rosa dos tempos / Record), da jornalista Naomi Wolf. Foram 179 cópias vendidas, número suficiente para colocá-lo na 16ª posição de Não Ficção. Clique no Leia Mais e confira outros destaques da Lista dos Mais Vendidos.
PublishNews, Leonardo Neto, 15/06/2020
A última edição da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial mostrou a pujança do subsetor Religiosos no mercado brasileiro. Em relação a 2018, houve um crescimento real de 6,1%, quando consideradas apenas as vendas de livros físicos a mercado. Mas como funciona esse segmento no mundo digital? O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Gustavo Monteiro e Leonardo Santiago, fundadores da plataforma The Pilgrim, que reúne catálogo digital de e-books e audiolivros voltado especificamente para o público cristão-protestante. E ela vem numa crescente importante, que chega a surpreender alguns especialistas do setor. Na conversa que teve com nossa equipe, os dois falaram de suas estratégias para alcançar cinco mil assinantes em apenas um ano de operação. A formação de catálogo é outro desafio. Hoje a The Pilgrim conta com cinco mil produtos na plataforma, entre e-books, audiolivros e palestras. A plataforma está aberta para parcerias comerciais com editoras não-cristãs. “A gente vê com bons olhos conteúdos não explicitamente cristão que podem ser bons para o cristão”, disse Gustavo. Clássicos ou livros de não ficção são alguns destes conteúdos que podem fazer parte da plataforma. O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Clique no Leia Mais para ouvir o programa.
PublishNews, Redação, 15/06/2020
A pandemia do novo coronavírus já virou tema de diversos livros e o Estadão conversou com três autores que viram o momento atual como um bom tema para seus novos trabalhos. Gisele Mirabai, Lucas Lins e Felipe Franco Munhoz estão entre os autores que já produziram textos literários sobre a pandemia. Gisele, finalista do prêmio Jabuti em 2018 com o livro Machamba (Nova Fronteira), lançou em abril Ana de Corona (Ciao Ciao Editorial); Lucas lançou Poesia para matar o corona, que compartilhou via Instagram; e Munhoz escreveu Parêntesis, texto que se encaixaria no gênero “closet drama”, uma peça teatral para ser lida. Na coluna da Babel, o prelo da Harlequin. Em julho, a editora publica Linda conquista, o primeiro volume da série de 11 títulos de Sherryl Woods que deu origem a Doces Magnólias, da Netflix. Em uma edição do Apanhadão de fevereiro, destacamos que a coluna da Babel adiantou que as editoras Relicário e Bazar do Tempo decidiram unir forças para publicar com o mesmo projeto gráfico, as obras da escritora feminista Audre Lorde (1934-1992). Agora, o Painel das Letras anunciou que mais duas editoras se juntaram ao projeto: Ubu e Elefante. A Ubu lançará Sou sua irmã, com tradução de Stephanie Borges e que traz conferências feitas para o público americano e internacional, ensaios e o diário que Lorde escreveu após receber o diagnóstico de câncer no fígado. Já a Elefante irá publicar Zami, uma biomitografia, com tradução de Lubiana Prates. É um livro autobiográfico, no qual Lorde tenta exercitar um gênero literário particular, combinando elementos da história e do mito. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 15/06/2020
A Melhoramentos fechou uma parceria com o aplicativo Rappi para que os leitores de São Paulo possam ter seus livros em casa em minutos. A seleção da editora, que conta com 80 títulos cadastrados, inclui nomes da literatura nacional como Ziraldo, Mauricio de Sousa e José Mauro de Vasconcelos; títulos gastronômicos de chefs como Paola Carosella, Alex Atala e Rodrigo Oliveira; e obras infantis. Os pedidos podem ser feitos em um raio de 10 quilômetros da Melhoramentos, o que engloba alguns bairros da Zona Norte, Zona Oeste e Centro, como Casa Verde, Limão, Vila Anastácio, Água Branca, Bom Retiro, Vila Leopoldina, Vila Romana, Lapa, Perdizes, Pinheiros e Vila Madalena, Butantã e Jardins.
PublishNews, Redação, 15/06/2020
Para homenagear a algumas das grandes perdas sofridas em 2020, a Companhia das Letras, o ilustrador Daniel Kondo e o poeta e tradutor Guilherme Gontijo Flores criaram o projeto Coestelário: mundos para rememorar. Em um ano em que demos adeus a personalidades como Sérgio Sant'Anna, Rubem Fonseca, Moraes Moreira, Nirlando Beirão, Garcia-Roza, Riachão, Terêza Tenório, Namomi Munakata, Fabiana Anástácio, dar vulto a tais nomes se faz necessário. “Seria talvez função da Secretaria da Cultura, nem que fosse mera formalidade, dar vulto aos nomes que se vão, homenageá-los ao menos; porém, neste delírio que chamamos de governo, o silêncio da morte é engolido pelo estardalhaço da brutalidade, do horror, do desprezo com tudo que seja alheio”, escreveu a editora em seu blog. O projeto, hospedado no Blog da Companhia e na página do Instagram @coestelário, apresenta túmulos em poesia visual, ao modo das antigas estelas funerárias, que a um só tempo davam voz e imagem à pessoa querida e partida. “É assim, como um coestelário em movimento, inacabado, condenado ao incompleto, como um gesto de agradecimento pelas vidas que pudemos viver graças a tanta gente, que apresentaremos de agora em diante cada estela”, explicam Daniel e Guilherme. Até o momento já foram homenageados nomes como Aldir Blanc, George Floyd, Marie Louise Nery, Rubem Fonseca, Sérgio Sant'Anna e Gilberto Dimestein.
PublishNews, Redação, 10/06/2020
Arrancada do meu mundo (Jangada, 376 pp, R$ 44,90 - Trad.: Denise Carvalho Rocha), obra de C. C Hunter, traz como personagem principal Chloe, uma adolescente cujos pais estão recém separados. Ela tinha três anos quando foi adotada pela feliz família Holden. Agora, 14 anos depois, o casamento dos pais se desfez. Tudo que Chloe mais amava na vida ficou para trás e, só para piorar as coisas, a mudança com a mãe para a antiga casa da avó, faz com que ela passe a ser assombrada por estranhas lembranças de quando era pequena. Quando Chloe conhece Cash Colton, ela se sente atraída instantaneamente e descobre entre eles muitas afinidades. Até Cash contar o verdadeiro motivo pelo qual ele a procurou: Chloe é uma cópia exata da filha dos pais adotivos dele, a filha por quem ainda choram, e ele está determinado a descobrir a verdade.
PublishNews, Redação, 10/06/2020
O reino de Firgaard passou por tempos turbulentos desde que Dax assumiu a coroa ao lado de Roa, uma garota nascida em território inimigo. Agora, cabe a Safire, prima de Dax e comandante do Exército real, manter a ordem na cidade. Quando Eris, uma ladra capaz de se deslocar por mundos diferentes, invade o palácio e passa a cometer roubos impunemente, Safire vê diante de si um desafio quase impossível: capturar alguém que consegue desaparecer num piscar de olhos. O que nenhuma das duas esperava era compartilhar o mesmo objetivo: encontrar Asha, irmã de Dax e namsara do reino. A diferença é que Safire quer garantir sua segurança, enquanto Eris pretende entregá-la a seus inimigos. Em uma corrida contra o tempo, uma vai tentar derrotar a outra a qualquer custo -- mas um sentimento surpreendente entre elas pode mudar tudo. A tecelã do céu (Seguinte, 384 pp, R$ 49,90 – Trad.: Eric Novello) é o último volume da série Iskari, escrita por Kristen Ciccarelli.
|
“Livro é luta, livro é resistência.”
Gerente de catálogo do Grupo Autêntica
1.
|
Desperte a sua vitória
|
2.
|
Box Harry Potter
|
3.
|
Mais esperto que o diabo
|
4.
|
Do mil ao milhão
|
5.
|
Pequeno manual antirracista
|
6.
|
O milagre da manhã
|
7.
|
A sutil arte de ligar o foda-se
|
8.
|
Os segredos da mente milionária
|
9.
|
Pai rico, pai pobre - Edição de 20 anos
|
10.
|
1984
|
|
|
PublishNews, Redação, 15/06/2020
Libby London se apaixonou nos anos 80, virou adulta nos anos 90 e agora, no século XXI, está desmoronando. Seu visual está mais para “tragédia vintage” do que “gata retrô”, e sua predileção pelos anos 80 talvez seja a razão para ela estar estagnada na vida e no amor. Pelo menos é o que pensam seus amigos. Eles organizam uma “intervenção anos 80”, em um esforço para atualizar o estilo e a vida de Libby. Entre sua temida festa de aniversário, a emboscada dos amigos e ser forçada a mudar sua loja, a Pretty in Pink, de lugar, Libby está ficando maluca. Mas como avançar quando o amor da sua vida mantém você no passado? Cadê meu herói? (Verus, 252 pp, R$ 39,90 – Trad.: Débora Guimarães Isidoro), de Victoria Van Tiem, é um romance dramático, engraçado e agridoce, embalado pela trilha sonora dos anos 80, que prova que o primeiro amor nunca morre de verdade.
PublishNews, Redação, 15/06/2020
Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos 20 anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história. Mas essa história não se completa: qual seria o segredo que Vincent estava disposto a tudo para esconder? Escrito por Lily Graham, O segredo da livraria de Paris (Gutenberg, 208 pp, R$ 44,90 – Trad.: Eliza Nazarian) é uma história de amor, medo e coragem em tempos de guerra.
|
|
|