Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 14/10/2019
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Carlo Carrenho, 13/10/2019

Kelly Luegenbiehl, vice-presidente internacional de originais da Netflix, é a convidada do Global 50 CEO Talk | © DivulgaçãoInspirado pelo seu amigo grego Michalis Kalamaras, que escreveu a Carlo Carrenho na semana passada e perguntou que eventos ele recomendaria na Feira de Frankfurt deste ano, o fundador do PublishNews decidiu compartilhar seus eventos favoritos com todo mundo, por isso este artigo. Os quatro eventos são a EIBF Annual Conference, para livreiros; o 41st International Supply Chain Seminar, organizado pela EDItEUR para amantes de metadados e afins; o Global 50 CEO Talk, coorganizado pelo PublishNews; e o Frankfurt Audio Summit, onde tem carioca participando. Dois dos eventos são gratuitos e um dá até o almoço. Para saber mais, se inscrever ou ficar com inveja de quem está indo para a Alemanha, basta clicar no Leia Mais.

PublishNews, Talita Facchini, 14/10/2019

Esta semana, o podcast do PublishNews recebeu Rita Von Hunty, drag queen dona do canal Tempero Drag, que toda semana trata de assuntos relevantes e necessários, explicados de uma maneira única. Além do canal, Rita tem um “curso revolucionário”, que acontece sempre no Cabaré Santa Cecília e na Livraria da Vila, e ainda prepara o seu primeiro livro, que será lançado pela Planeta. Na aula-conversa, Rita fez suspense sobre algumas novidades da obra – como o título e o ilustrador -, mas falou sobre sua temática. “É uma coletânea de ensaios sobre política que, a grosso modo, é mais ou menos o conteúdo do canal do YouTube”, disse explicando que com o livro ela poderá se aprofundar bem mais nos temas que trata no canal. Por falar no Tempero Drag, Rita também contou surgiu a ideia de transformar o canal culinária vegana, em um canal politizado. “O canal, que era um canal de culinária vegana, sobre mudança de padrões, entrevistas, cultura LGBT e culinária, quando a gente começa a entrar num cenário de retrocesso, num cenário tão forte de polarização despolitizada, mas acima de tudo, de violência gratuita [...], e ai eu achei que a gente poderia usar a plataforma do YouTube, a voz do canal e o número de seguidores para fazer um trabalho com um pouco mais de engajamento, e a partir daí o conteúdo do canal muda drasticamente”, explicou, acrescentando que os temas surgem de uma vivência, uma leitura e até de conversas que ela tem com os amigos. “A vida me move a produzir conteúdo”, concluiu. Clique no Leia Mais para ouvir o programa.

PublishNews, Redação, 14/10/2019

Nos últimos anos, o Brazil (com z) teve uma carinha muito semelhante em Frankfurt. O estande era construído em OSB – um compensado que deixa aparente as fibras do aglomerado de madeira – e tinha mesas dispostas de três em três. Para 2019, o Brazilian Publishers, projeto setorial encampado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) responsável pela organização do espaço, resolveu mudar tudo. As únicas coisas que permanecem são: o endereço e a metragem. A primeira novidade está no acabamento, que deixa o OSB de lado e passa a ter um laminado mais sólido, que emula a teca. As mesas onde cada uma das editoras presentes vão dispor seus livros e manter mesa e cadeiras para reuniões também sofreram alterações e passam a ser agrupadas de quatro em quatro. Como já é tradição, o estande brasileiro receberá editores nacionais e internacionais para um happy hour apelidado de Caipirinha meets Oktoberfest e patrocinado pela Metabooks. O convescote está marcado para a quinta-feira (17), às 17h. O estande brasileiro fica no Hall 5.1 B46. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 14/10/2019

Olga Tokarczuk abrirá a Feira do Livro de Frankfurt em encontro com jornalistas | © Jacek KołodziejskiA polonesa Olga Tokarczuk, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2018, entregue na semana passada, é a autora convidada para a conferência de imprensa da Feira do Livro de Frankfurt desse ano. Ela vai falar sobre a responsabilidade política de autores no evento marcado para acontecer nesta terça-feira (15), a partir das 11h (horário de Frankfurt). Além de Olga, participam da abertura Juergen Boos, diretor da Feira; Heinrich Riethmüller, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros e Francis Gurry, diretor geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Wipo).

PublishNews, Redação, 14/10/2019

A Storytel vai colocar na sua plataforma de audiolivros a versão falada da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, destacou a coluna Painel das Letras. A previsão é que o primeiro título saia no primeiro semestre de 2020 e que, depois disso, saia um audiolivro da série por mês. A coluna destacou ainda o novo livro da jornalista Gabriela Romeu: Álbum de família, que sai pela Peirópolis. A jornalista – que por anos escreveu sobre literatura infantil na Folha de S.Paulo – foi buscar inspiração no grupo mambembe Carroça de Mamulengos, fundado nos anos 1970, para compor o livro. A morte de Marco Pezão, cofundador da Cooperifa, ao lado de Sérgio Vaz, foi destaque na Folha. O poeta se tratava de um câncer no fígado. Na Babel, o destaque é a nova coleção Grua Guarda, pela qual a editora Grua vai resgatar obras de autores brasileiros que, por algum motivo, saíram de catálogo. Os primeiros livros chegam às livrarias no fim de dezembro, com projeto gráfico de Raquel Matsushita e coordenação editorial de Carlos Eduardo Magalhães e Bruno Gambarotto. O Estadão deu destaque também para os ganhadores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2019. Entre os vencedores estão nomes como Elvira Vigna, Luís Bueno e Roger Mello. O jornal adiantou detalhes do novo livro de Chico Buarque. O romance Essa gente, o sexto da carreira do músico, sai pela Companhia das Letras em novembro. Clique no Leia Mais e veja outras notícias que foram destaque na imprensa nesse fim de semana.

PublishNews, Redação, 14/10/2019

O mercado de livros didáticos tem muitas particularidades e, comparado ao mercado de trade, requer habilidades específicas dos seus editores. Para falar sobre isso, a LabPub, escola 100% EaD com cursos voltados para o mercado editorial, convidou Júlio Ibrahim, que atualmente, é gerente editorial de sistema de ensino na FTD Educação, com passagens pelas áreas de revisão, tradução e edição de textos de diversas casas editoriais como a Universo dos Livros e a Ciranda Cultural. Júlio também coordenou produções didáticas de Educação Infantil, Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em editoras de médio e grande porte entre 2010 e 2018, como a Editora Poliedro e a FTD Educação. O webinar é gratuito e acontece nesta terça (15), das 19h às 20h30. Para se inscrever basta clicar aqui.

PublishNews, Redação, 14/10/2019

A Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros) realiza no próximo dia 21 o debate Tendências e Hábitos de Leitura Acessível, que fará um balanço de um ano do Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre editores e Ministério Público Federal. Participam do evento nomes como Valeria Fernandes Nunes (MEC), Carla de maria (Dorina Nowil), Lauri Cericato (Casa Educação) e Regina Fátima Caldeira (Conselho Mundial do Braille). O evento acontece das 14h15 às 17h30, no Auditório da Filial I da FTD (Rua Comendador Sousa, 194 - Bairro Água Branca – São Paulo). As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 17 de outubro pelo e-mail aline@abrelivros.org.br.

PublishNews, Redação, 14/10/2019

Fernando Anitelli, líder d'O Teatro Mágico, interpreta música-tema da campanha de Dia dos Professores da FTD | Rodrigo RosaA pedido da FTD, o grupo musical O Teatro Mágico criou a canção Presente, escrita e interpretada por Fernando Anitelli (líder do grupo) para celebrar o Dia do Professor (15/10). Na letra, Anitelli reconhece o professor como guia e orientador e figura essencial na construção humana. Em sua trajetória, O Teatro Mágico sempre esteve ligado ao universo educacional e já chegou, recentemente, a ser destacado em uma questão do Enem, em 2018. O clipe da música já circula pelas redes sociais e a música também estará disponível no Spotify e faz parte do novo álbum de regravações de Fernando Anitelli, “O Teatro Mágico, Voz e Violão”, como a primeira faixa inédita a ser lançada. Clique no Leia Mais para assistir ao clipe.

“A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura.”
Chimamanda Ngozi Adichie
Escritora nigeriana
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
Escravidão -Vol 1
3.
Prólogo, ato, epílogo
4.
Ninguém é f#dido por acaso
5.
Luccas Neto em "Os aventureiros"
6.
Esteja, viva, permaneça 100% presente
7.
Mais esperto que o diabo
8.
O milagre da manhã
9.
Do mil ao milhão
10.
F*deu geral
 
PublishNews, Redação, 14/10/2019

Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 (Estação Liberdade, 368 pp, R$ 64), organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva, reúne 27 artigos que estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Do pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras” com mais de 250 verbetes. O lançamento da obra acontece no dia 23, às 19h, na Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 406 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 14/10/2019

A Globo Livros coloca nas livrarias O livro da música clássica (Globo Livros, 352 pp, R$ 59,90), 15º volume da coleção As grandes ideias de todos os tempos. O livro conta a trajetória de compositores e obras que marcaram a história da música no Ocidente: desde o cantochão, modalidade medieval de canto coral sacro, passando pelas primeiras óperas, as sinfonias clássicas e românticas dos séculos XVIII e XIX, e chegando às formas de composição vanguardistas e contemporâneas dos séculos XX e XXI, como o atonalismo e o advento da música eletrônica. No livro estão curiosidades como quais músicas que Beethoven compôs quando já estava surdo ou a faceta de popstar de Mozart no século XVIII, quando ele percorre toda a Europa em apresentações disputadas, até morrer precocemente aos 35 anos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.