Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/09/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 06/09/2018

Milton Hatoum é um dos finalistas do Prêmio SP, com o livro Milton Hatoum, com A noite da espera (Companhia das Letras) | © DivulgaçãoFoi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira (6) a lista dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018. O Prêmio, que distribuirá R$ 400 mil, é dividido em duas categorias: Melhor Livro do Ano de 2017 e Melhor Livro do Ano de 2017– Autor Estreante – esta última dividida nas modalidades Autores com Mais de 40 Anos de Idade e Autores com Menos de 40 Anos de Idade. Entre os finalistas estão Ana Paula Maia, Evandro Affonso Ferreira, Heloisa Seixas, Joca Reiners Terron, Marcelo Mirisola e Milton Hatoum (na foto ao lado). Clique no Leia Mais para conferir a lista completa dos finalistas e suas obras e saber quando os vencedores serão anunciados.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Lançada pela Mundo Cristão, em outubro de 2016, a Nova Versão Transformadora (NVT) da Bíblia alcançou o marco de meio milhão de exemplares vendidos, segundo reporte da própria editora. Traduzida diretamente do Hebraico, Aramaico e Grego, a NVT atualizou a Bíblia com vocabulários e estruturas gramaticais de uso comum nos dias de hoje, esclarecendo metáforas, temas arcaicos e expressões de difícil compreensão. Boa parte desses volumes foram comercializados em templos religiosos, mas a editora nota que uma parcela importante foi vendida em canais não religiosos, com destaque para Saraiva, Amazon e Avon. Além disso, a Mundo Cristão tem, a exemplo do que fez com a Sextante ao publicar O livro da vida, licenciado esse conteúdo para outras editoras. Renato Fleischner, gestor de operações da editora, explica que, em geral, o texto integral é licenciado e a editora parceira acrescenta conteúdos, como notas extras, textos inspiracionais, estudos, comentários e dicionários. “No caso do licenciamento, interessa mais a disseminação do texto do que propriamente o faturamento. É uma fonte marginal dentro do nosso faturamento, mas quanto mais a gente licencia, mais o texto fica conhecido. Nosso objetivo é popularizar a NVT”, disse ao PublishNews durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira. Além da Sextante, as editoras Palavra, Pão Diário e Geográfica já estão usando a tradução da Mundo Cristão em suas bíblias.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Marlon James | © Jeffrey SkempVencedor do prêmio The Man Booker Prize de 2015, Marlon James participou da Flip em 2017 e teve o romance Breve história de sete assassinatos publicado por aqui pela Intrínseca no mesmo ano. Agora, a editora decidiu apostar mais uma vez no autor e comprou os direitos de sua nova trilogia, The dark star. Baseado nas histórias e na mitologia africana, o primeiro livro Black Leopard, Red Wolf, conta a história de Tracker, um mercenário que é contratado para encontrar uma criança desaparecida há três anos. Empenhado em cumprir sua missão, Tracker quebra sua própria regra de sempre trabalhar sozinho quando se vê parte de um grupo que se reúne para procurar o garoto. O grupo, com personagens incomuns e segredos próprios inclui um homem-animal que muda de forma e é conhecido como Leopard e quando a missão se torna cada vez mais perigosa, Tracker começa a se perguntar quem realmente é o tal garoto desaparecido e por que ele está desaparecido há tanto tempo. O segundo livro da trilogia se chama Moon Witch, night devil e o terceiro, The boy and the dark star. A série ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Casa Guilherme de Almeida | © Elias GomesO Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187 - São Paulo / SP) realiza na próxima semana a 8ª edição do Transfusão, um dos eventos não acadêmicos mais relevantes sobre tradução no país. O encontro acontece nos dias 13, 28, 29 e 30 de setembro e aborda a literatura do ponto de vista do deslocamento entre territórios, línguas e culturas, com destaque ao papel da tradução. Convidados brasileiros e europeus discutem o lugar da tradução em contextos de migração, bem como a literatura de exílio, a escrita literária numa segunda língua do autor, e a tradução como espaço de deslocamento. Por ocasião do lançamento brasileiro do romance Todo Dia, primeiro livro da escritora húngara Terézia Mora traduzido para o português, a autora discutirá, durante a mesa redonda Terézia Mora, escrita entre línguas, sobre sua prática literária numa segunda língua – o alemão –, e sobre a tradução e o trânsito entre idiomas. O evento contará ainda com a presença dos belgas Arvi Sepp e Philippe Humblé e da alemã Aurélie Maurin. A conversa acontece nesta quinta (13), das 19h às 21h. Para se inscrever nas atividades basta acessar o site do museu.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Até este domingo (9), a cidade de Rio Novo, em Minas Gerais, recebe a quinta edição da FliMinas, que este ano presta homenagem ao escritor e jornalista mineiro, Fernando Sabino (1923 – 2004). Consolidada no calendário cultural e turístico do Estado, a Festa Literária de Minas Gerais ocupa diferentes espaços em torno da charmosa Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges, no centro da cidade, e mais uma vez proporciona ao público uma ampla programação com mais de 100 atrações, entre apresentações culturais, presença de renomados autores, apresentações de teatro, música, dança, além de exposições e oficinas das mais diversas. A Associação Cavaleiros da Cultura, responsável pela realização da Festa, promete superar os 20 mil espectadores da edição passada e chamou nomes de peso para participar do evento. Entre os autores confirmados estão os premiados Celso Sisto, Júlio Emílio Braz, Daniela Arbex, o casal Mary e Eliardo França, Alessandra Visentin, os jornalistas Marcelo Canellas, Humberto Werneck, Rogério Faria Tavares, Angelo Oswaldo, Custódio Coimbra e outros. Clique aqui para ter acesso à programação completa.

PublishNews, Redação, 05/09/2018

Afonso Borges, o homem mil e uma utilidades do mundo do livro | © DivulgaçãoAfonso Borges é um homem dos livros. O mineiro criou, em 1984, o Sempre um Papo, um dos mais longevos e bem-sucedidos programas de entrevistas a escritores que o Brasil já teve. Ao longo desses quase 35 anos, Afonso contabiliza já ter realizado algo em torno de seis mil edições do evento. Inquieto, buscou outros caminhos para falar sobre livros. Há 12 anos, virou a voz do livro em rádios mineiras. Nesses anos, teve pílulas na programação nas rádios Guarany, CBN e agora na BandNews. Além disso, criou, em 2012, o Fliaraxá e, mais recentemente, passou a integrar o time de colunista d’O Globo onde colabora para o portal do diário carioca. E enveredou também pela seara da escrita e publicou seis livros, entre eles o infantil O menino, o assovio e a encruzilhada (Sesi-SP Editora) e de contos, Olhos de carvão (Record). Não contente, criou o blog Mondo Livro onde reúne a sua opinião sobre diversos temas da atualidade e criou, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), um projeto nos presídios femininos de Minas Gerais, o Segunda Chance, que já foi destaque aqui no PublishNews. Agora, toda essa produção ficará reunida no portal Mondo Livro, que acaba de ganhar novo visual. “O portal Mondolivro é fruto da necessidade de seguir o conselho de Fernando Pessoa: ‘sê inteiro'!!! Reflete a insanidade do mundo contemporâneo, onde as pessoas atuam em várias ‘janelas’ de uma atividade profissional. Eu sou este ‘bombril’, multiuso! As pessoas estavam ficando confusas, afinal, sou o curador do Fliaraxá, ao mesmo tempo, o criador, mediador e produtor do Sempre um Papo, falo em rádio, escrevo em jornais e sou autor. Precisava ser inteiro. Por isso, resolvi criar o portal. Agora está aí!”, disse ao PublishNews.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

© Cintia RizoliComeça na próxima segunda-feira (10) o curso on-line Meu corpo, minha biografia, organizado pela jornalista e curadora de eventos literários Jéssica Balbino (na foto ao lado). Com duração de cinco semanas, o curso apresenta formas de lidar com corpos, especialmente os gordos, na literatura, apresentando o que já existe e como isso se dá na literatura atual e contemporânea. De acordo com Jéssica, o curso surgiu por causa de uma afinidade com o tema e também da percepção de que existe esta demanda. “Eu sou gorda e, naturalmente, busco o que há de representativo na literatura, mas, nos dois últimos anos, tenho notado um movimento por parte dos autores, do mercado editorial e da indústria neste sentido, então, penso que este é um momento importante pra gente refletir sobre os corpos”, disse. Ao longo das aulas, que são virtuais, serão trabalhadas autoras como a portuguesa Isabela Figueiredo, a brasileira Sheyla Smanioto, a haitiana radicada nos EUA, Roxane Gay, a teórica Judith Butler, entre outras. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente – por módulos – em uma plataforma de Ensino à Distância. Para mais informações é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Márcio Trinchinatto é o intérprete de 'A confissão de Leontina' | © João Caldas / DivulgaçãoReestreia nesta sexta (7), no Espaço Viga (Rua Capote Valente, 1.323 – São Paulo / SP), o espetáculo teatral A confissão de Leontina, montagem de Kleber Montanheiro para texto de Lygia Fagundes Telles. No monólogo, adaptado e representado pelo ator Márcio Trinchinatto, a personagem vai repassando a sua vida em retrospectiva, os instantes de felicidade, as paixões, as desilusões e os momentos de solidão. Leontina é reconhecida, por Lygia, como mais uma migrante numa grande cidade, vítima de injustiças e preconceitos. Diante da necessidade de ser aceita socialmente, a protagonista repassa a própria vida numa espécie de linha do tempo. “A confissão de Leontina é para mim uma poesia sobre ser brasileiro. É a história que precisa ser contada diversas vezes para revelar os interesses escusos, acolher a benevolência e refletir sobre os comportamentos. Que a simplicidade vença o orgulho e o teatro seja essa transformação”, explica Márcio. As apresentações acontecem sempre às sextas, às 21h até dia 9 de novembro, com ingressos a R$ 40.

“Ler é um modo de ser feliz.”
Jorge Miguel Marinho
Professor e escritor brasileiro
1.
A sutil arte de ligar o foda-se
2.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
3.
O milagre da manhã
4.
Seja foda!
5.
O poder da autorresponsabilidade
6.
Para todos os garotos que já amei
7.
Código da Alma
8.
Me poupe!
9.
Felipe Neto - A vida por trás das câmeras
10.
Sapiens
 
PublishNews, Redação, 06/09/2018

A Intrínseca lança na próxima semana a Coleção Pipoquinha, cuja proposta é adaptar grandes clássicos do cinema pop para livros ilustrados direcionados ao público infantil. Um dos primeiros títulos anunciados foi E.T. − O extraterrestre (Intrínseca, 48 pp, R$ 49,90 Trad.: Giu Alonso). Na história, o menino Elliott encontra uma criatura muito diferente e descobre que seu novo amigo vem de outro planeta. Juntos, eles tentam achar um jeito de mandar o E.T. de volta para casa e, no caminho, aprendem importantes lições sobre coragem, amizade e o poder da imaginação. Esse clássico pop do cinema ganha agora a adaptação em livro ilustrado com o traço moderno e delicado de Kim Smith. Lançado em 1982, o filme E.T. foi uma das primeiras obras a consagrar o diretor Steven Spielberg e imprimiu cenas memoráveis na cultura mundial, como a das crianças cruzando o céu de bicicleta, com a lua ao fundo. Os outros dois livros lançados pela coleção são De volta para o futuro e Esqueceram de mim.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Mantendo o mesmo perfil dos dois primeiros volumes, Diário de um Nerd 3 (Ciranda Cultural, 160 pp, R$ 29,90 - Trad.: Fabio Teixeira) faz um passeio pelo universo geek, relacionando interesses, fatos e curiosidades que cercam o mundo dos nerds. Nesta nova aventura, Phil Dick tem a importante missão de salvar os roteiristas das famosas séries de TV das garras de um terrível vilão. Para isso, ele conta com a The Ping Pong Theory, uma equipe da pesada formada pelos amigos Nicholas, George, sua irmã Ellen, a bela Mata-Crânio e o seu cachorro chihuahua, Teo. Conduzido pelo seu mentor Darth Vader, o garoto enfrentará perigos para salvar o futuro de suas séries preferidas. Stephen Hawking, Batman, Homem Aranha, Charlie (Two and half men), Thor, Einstein e tantos outros personagens e figuras importantes da ciência, inspiram o jovem na sua missão de se tornar um super-herói. Diário de um Nerd é mais uma criação do norte-americano Philip Osbourne, que começou a carreira de escritor produzindo quadrinhos enquanto ainda estava na faculdade.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

“Coisa ruim vai acontecer em breve. Serão tempos difíceis. Fantasmas dos antepassados chegarão nesta terra e tornarão nossos povos escravos de sua ganância. Eles não terão piedade nem dos velhos nem das crianças. Simplesmente se sentirão donos deste lugar e de sua gente”. Com essas palavras, o sábio Karaíba espalhou medo e apreensão entre os habitantes das aldeias por onde passou divulgando sua profecia. E deixou com os caciques a difícil missão de decifrar o que ela queria dizer e como poderiam preparar seu povo para enfrentar o perigo que se anunciava. Com esse mote, o escritor Daniel Munduruku desenvolve uma história repleta de aventura e ação, retratando costumes, valores, amores, crenças e tradições dos povos indígenas que viviam aqui antes da chegada dos europeus. A trama de O Karaíba (Melhoramentos, 128 pp, R$ 55 – Ilustração: Mauricio Negro), embaralha os destinos de quatro jovens de três aldeias: Perna Solta, que é apaixonado por Maraí, uma jovem de outra aldeia, mas que vive na sua desde pequenininha; Potyra, filha de cacique tupiniquim, que não aceita seu destino de mulher e quer ser guerreira; e Periantã, filho de cacique tupinambá. Com essa obra, o autor contesta a ideia de que os indígenas eram povos selvagens e primitivos.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Em Cici: A gata sem-teto (Boa Nova, 28 pp, R$ 10,90 – Ilustração: Rafael Sanches), Isaura Kaufman conta a história do animal de estimação que foi abandonado em uma praça após não mais “caber” no apartamento da família. A obra alerta para a crueldade de rejeitar animais domésticos e mostra que ainda existem pessoas com bom coração que adoram os bichinhos de rua. A gatinha Cici estava acostumada com o aconchego do lar, e quando foi jogada na rua, passou medo, fome e, claro, ficou muito triste com o sentimento de abandono. Porém, em uma reviravolta, a carinhosa felina encontrou uma alma boa que se apaixonou por ela e, sem pensar duas vezes, a abrigou em sua casa. A obra é interativa, com espaço para que a criança possa falar um pouco do seu animalzinho de estimação e até desenhá-lo ou mesmo colar uma foto do seu amigo.

PublishNews, Redação, 06/09/2018

Segundo trabalho autoral do ilustrador e designer gráfico Marcelo Pimentel, A flor do mato (Positivo, 48 pp, R$ 59,50) traz uma história da Zona da Mata nordestina. Além de contar a história, Marcelo reinterpreta grafismos do Maracatu Rural – manifestação cultural com estampas florais e arabescos multicoloridos. A obra conta o mistério de uma figura feminina que habita as matas e as protege- uma crença de algumas áreas rurais do Nordeste – traiçoeira, a menina, conhecida como Flor do Mato, Comadre Florzinha, Maria Florzinha, entre outros nomes, pode tanto ajudar como prejudicar as pessoas que adentram a mata sem lhe pedir a devida licença. Na história, ela tenta levar para o meio do mato um menino que distraidamente brinca com seu cachorro perto da floresta.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.