Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/11/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Marcio Coelho*, 23/11/2017

Na década de 1970, aportou no Brasil um novo modelo de negócio de venda de livros que acabou virando febre: o Círculo do Livro. Em 1983, o clube de assinatura chegou a ter 800 mil associados e 2.600 vendedores para visitar os assinantes nos 2.850 municípios atendidos. Um dos homens por trás desse negócio era Fernando Nuno. Mais de 30 anos depois, o modelo de assinatura ganha novo fôlego no Brasil e uma das experiências mais exitosas no cenário atual é a TAG, que fica em Porto Alegre. Pois Nuno esteve na capital gaúcha para acompanhar a Feira do Livro da cidade e foi conhecer a equipe da TAG. A pedido do PublishNews, Marcio Coelho, que já foi colega de Nuno e hoje integra a equipe da TAG, conta a sua relação com o Círculo do Livro e como foi esse verdadeiro encontro de gerações. Clique no Leia Mais e veja detalhes.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Microsoft, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realiza, no dia 6 de dezembro, às 14h30, o 'Panorama da tecnologia na indústria do livro', evento voltado para o mercado editorial. O primeiro painel do dia terá o tema Quarta Revolução Industrial e contará com a participação da Microsoft. Para falar sobre O Impacto do digital na Indústria do Livro, o evento trará Bertrand Legendre, doutor e professor de Ciências da Informação e de Comunicação na Universidade Paris 13-Villetaneuse e mestre em Políticas Editoriais; Leandro Valiati, economista, mestre em Urbanismo com ênfase em Economia da Cultura, e Mansur Bassit, secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura (MinC). O painel abordará questões como: concentração, independência, diversidade cultural e o surgimento de novas estruturas editoriais com base no Censo do Livro Digital. Para finalizar, o último painel será dedicado ao Case Pearson sobre Biblioteca Digital, com Débora do Nascimento Leite, gerente sênior de Laboratórios e Bibliotecas da Kroton. O evento gratuito acontece no Auditório Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo / SP), interessados devem confirmar presença pelo e-mail projetos@cbl.org.br.

PublishNews, Redação, 22/11/2017

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) reuniu dados vindos de diversas fontes e formou um raio x da profissão de bibliotecário no estado de São Paulo. Do Ministério de Trabalho e Emprego, buscou dados compilados pela Fundação Seade entre 2011 e 2015 que mostram que o houve um crescimento de 24% na taxa de oferta de empregos formais na Grande São Paulo. Também entre 2011 e 2015, o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apontou um crescimento de 31% da remuneração média mensal dos bibliotecários, que chegou a R$ 5.742,00. Apesar de a remuneração ser superior a seis salários mínimos e estar acontecendo uma expansão do mercado para bibliotecários, documentalistas e cientistas da informação, ainda é baixo o número de profissionais formados anualmente. O mesmo censo apontou que, em 2015, apenas 136 alunos concluíram o curso de Biblioteconomia na Grande São Paulo. No mesmo ano, 256 profissionais de informação foram incorporados ao mercado de trabalho na região. Esse déficit entre o que sai da universidade e o que o mercado demanda, segundo aponta a pesquisa da FESPSP, vem sendo suprido pela contratação de estagiários. O estudo aponta que 92% dos estudantes de biblioteconomia já trabalham ou fazem estágios na área.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

A Rico Editora está à procura de romances de escritores negros protagonizados por personagens também negros. Para isso, abriu o concurso cultural É coisa de preto. Cada participante, com obra já publicada ou não, poderá inscrever seu romance (adulto, infantil ou adolescente) até o dia 20 de janeiro de 2018. A obra vencedora será lançada com sessão de autógrafos na Bienal de São Paulo de 2018 (3 a 12/08).

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, a Pallas Editora e a Livraria da Travessa realizam até 27 de novembro uma série de encontros com escritores que trabalham a temática afrodescendente. “Existe uma demanda da sociedade por literatura e obras no campo social sobre o tema afrodescendência. O ‘Encontro Travessa e Pallas’ será um espaço de reflexão deste momento que estamos atravessando”, comentou Cristina Warth, diretora da Pallas. Na programação está uma contação de história com o autor Rogério Athayde e a ilustradora Clara Zúñiga, às 16h, neste sábado (25); e um bate-papo com Conceição Evaristo, autora de Olhos D’água, Ponciá Vicêncio e Becos da Memória, que falará de sua obra, suas personagens, seu processo de escrita e ainda sobre o conceito de "escrevivência", no dia 27, às 19h. Ambos os eventos acontecem na Livraria da Travessa do Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo - Rio de Janeiro / RJ).

PublishNews, Redação, 23/11/2017

No dia 8 de dezembro, às 21h, acontece no Bar Inconfidentes (Rua França Pinto, 965 - São Paulo / SP) a ComicParty, festa que acontece junto com a Comic Con Experience. Produzida por Cassia Carrenho e idealizada junto com o Guilherme Kroll, Cassius Medauar e Felipe Castilho, a ideia é juntar editores, ilustradores, gamers e produtores do universo geek para uma festa regada a muita cerveja e música boa. Quem quiser participar tem desconto no convite individual até segunda (27). Mais informações pelo e-mail santaritadacassia@gmail.com. A Comic Con Experience ocupará o São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo / SP), entre os dias 7 e 10 de dezembro.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Em comemoração aos 30 anos da Editora Unesp, a série Encontro com os Escritores, realizada pela Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, 7º andar – São Paulo / SP), recebe no próximo dia 29, a escritora e historiadora Mary del Priore. Mary irá participar de um bate-papo com seus leitores sobre sua vida e obra, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Na ocasião, a historiadora também irá autografar seu mais novo título publicado pela Editora Unesp: História dos crimes e da violência no Brasil, organizado em parceria com Angélica Müller. Neste livro, autores de diversas áreas buscam compreender os mecanismos que colocam em marcha no país a violência em suas variadas manifestações. O evento começa às 19h e é gratuito.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

A Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – São Paulo / SP) realiza neste sábado (25), a partir das 11h, o 2° Encontro de Escrita Criativa. A proposta do evento é discutir a atuação e as estratégias de cursos e oficinas de criação literária pelo Brasil, por meio de atividades com grandes formadores de novos autores. O escritor Luiz Antonio de Assis Brasil abrirá o encontro com uma palestra, às 11h. Além de escritor, ele é professor de pós-graduação de PUC do Rio Grande do Sul e é um dos pioneiros no trabalho de formação de autores brasileiros. A partir das 14h, as escritoras Andréia Del Fuego, Carla Kinzo e Geruza Zelnys participarão de um debate, que vai até 16h30. As três trabalham com diferentes formatos de oficina de criação para jovens e adultos e são professoras do Curso Livre de Preparação do Centro de Apoio ao Escritor (CAE). O local será palco de palestras e debates literários com importantes escritores, que visam aprofundar a análise sobre as perspectivas e resultados das experiências com formação de autores. A ideia é estimular a criatividade e o conhecimento de técnicas, gêneros, estilos, autores contemporâneos e informações sobre edição e publicação de livros.

“Antes a gente não precisava falar português, a gente era livre”
Ivanildes Kerexu P. da Silva
Ativista guarani- Flip 2017
1.
Origem
2.
Diário de um banana - Apertem os cintos
3.
Crer ou não crer
4.
Batalha espiritual
5.
Sapiens
6.
Leonardo da Vinci
7.
Felipe Neto
8.
Minutos de sabedoria
9.
Tartarugas até lá embaixo
10.
O poder da ação
 
PublishNews, Redação, 23/11/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba / PR) realiza nesta sexta-feira (24) mais uma edição do projeto Aventuras Literárias. O convidado da vez é o escritor Gustavo Vazquez, que irá conversar com o público infantojuvenil sobre suas experiências de leitura e escrita. Gustavo estreou na literatura com o livro de contos As compensações (2010), mas sua estreia no gênero infantil foi em 2013, com o livro Tito, o gato (capa ao lado). O evento gratuito acontece no auditório da biblioteca, às 14h30.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

De Yann Martel, o mesmo autor de As aventuras de Pi, As altas montanhas de Portugal (Tordesilhas, 312 pp, R$ 36) mistura fábula contemporânea e conto fantástico em uma jornada de aventura, que explora o amor e a perda de modo devastador. Repleto de ternura, humor e surpresas, leva o leitor em uma viagem por Portugal do século passado – e pela alma humana. Suas três histórias, separadas por décadas no tempo. Cada uma das partes tem seu personagem central, todos eles nascidos em Portugal. Os três perderam recentemente pessoas próximas. Para compensar a falta dos entes queridos, Tomás, Eusébio e Peter, cada qual à sua maneira, envolvem-se em situações excêntricas e seguem sua missão (ou, antes, aquilo que acreditam ser sua missão). Os personagens secundários são bem elaborados e coerentes com o enredo que o autor propõe. A obra é uma metáfora que ilustra a trajetória de uma vida e sua constante busca por sentido.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Última Hora (Record, 352 pp, R$ 44,90), do potiguar José Almeida Júnior, é um romance histórico que nos leva ao Brasil do início da década de 1950, visto por dentro da rotina, tramas e intrigas do jornal Última Hora. Criado pelo presidente Getúlio Vargas em plena turbulência política, a publicação tem como editor-chefe Samuel Wainer, que deseja consolidar um império de comunicação. O jornal enfrenta opositores como Carlos Lacerda, que também se opunha ao governo Vargas, mas este não é o único problema de Marcos, o protagonista. Jornalista torturado na ditadura Vargas, ao ser convidado por Samuel Wainer, Marcos primeiramente se recusa, mas acaba aceitando fazer parte da redação. Tendo que lidar com as exigências da militância e com dificuldades financeiras, o caminho tortuoso deste personagem é o pêndulo ideológico e moral que não o afronta apenas na redação, mas também em seu relacionamento familiar.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Vinicius tinha certeza de que seria dispensado do Exército. Como refratário, porém, não teve direito de escolha e acabou na companhia que fazia o trabalho mais pesado do batalhão. No começo, fez corpo mole, porém logo descobriu que sua atitude prejudicava os companheiros. Decidiu então dançar conforme a música. Lavar, correr, esfregar, pagar flexões... a rotina militar era dura, mas lhe trouxe amigos e um propósito. Só havia uma coisa com a qual ele não se acostumava: as humilhações do sargento Vieira. Para complicar, começa uma relação secreta com a filha do sargento. Com uma narrativa segura, Jessé Andarilho cria em Efetivo variável (Alfaguara / Companhia das Letras, 136 pp, R$ 34,90) conflitos e reviravoltas que se escondem sob uma aparente normalidade e dá vida a um garoto comum, cheio de aspirações, em busca de si mesmo.

PublishNews, Redação, 23/11/2017

Ao som de Mr. Bojangles, na voz de Nina Simone, o casal dança. O amor que os une é mágico, louco, vertiginoso, uma eterna festa. A história envolve prazer, fantasia, amigos e até um grande e exótico pássaro de estimação, Mademoiselle Supérflua. Inspirado pelo casamento de Francis Scott Fitzgerald e Zelda Sayre, Esperando Bojangles (Autêntica, 128 pp, R$ 34,90 – Trad.: Rosa Freire d’Aguiar), de Olivier Bourdeaut, conta a história de um casal boêmio, narrada a partir da perspectiva de seu filho, uma criança peculiar. Essas memórias são complementadas com comentários do pai, retirados de seu “caderno secreto”, em que relata momentos marcantes com a mulher, desde o primeiro encontro deles e o nascimento de uma imensa e profunda paixão. O autor participa de um bate-papo e sessão de autógrafos, no dia 24, às 18h, no Espaço Cultural a Maison (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – Rio de Janeiro / RJ); no dia 25, das 10h às 11h30, no Festival do Livre, no Lycée Molière (Rua Pereira da Silva – Rio de Janeiro / RJ); e no dia 26, participa do Literatura em cena ‘Ironia e absurdo da existência’, dentro da programação do Fórum das Letras (Ouro Preto / MG).

PublishNews, Redação, 23/11/2017

A fogueira (Fábrica 231 / Rocco, 288 pp, R$ 39,90 – Trad.: Ryta Vinagre) é o livro de estreia da atriz Krysten Ritter, protagonista do premiado seriado da Netflix Jessica Jones. Na trama, Abby Williams é uma advogada de 28 anos especializada em questões ambientais. Hoje uma mulher independente vivendo em Chicago, Abby teve uma adolescência problemática numa cidadezinha no estado de Indiana que até hoje ela luta para esquecer. Mas um caso de contaminação envolvendo uma grande empresa obriga Abby a voltar à pequena Barrens e confrontar seu próprio passado. Quanto mais sua equipe avança nas investigações sobre a Optimal Plastics, mais Abby se aproxima também da verdade sobre o misterioso desaparecimento de sua antiga melhor amiga anos atrás e de outros acontecimentos até então sem resposta. Ao encontrar pistas do que aconteceu com Kaycee, Abby não imagina a rede de intrigas em que está se metendo e que sua própria vida passa a correr risco.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.