Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/08/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 29/08/2017

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) elegeu o tema “O livreiro, de leitor a gestor” para compor a programação da sua 27ª convenção que começa nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro. Um dos pilares da gestão, que estará na pauta de debates do evento, é justamente informações e dados. Por isso, logo mais, às 16h45, será apresentado o painel Dados do varejo do livro no Brasil, que vai levar aos 150 editores e livreiros presentes no evento um panorama do varejo de livros no País a partir das informações apuradas pela GfK. Filipe Mori, coordenador da área de entretenimento do instituto de pesquisa, adiantou ao PublishNews alguns desses dados. Um dos principais destaques do painel é a discreta melhora nos números em comparação com 2016. De janeiro a julho, o varejo de livros faturou R$ 1,3 bilhão, crescimento nominal de 1,8% ante o apurado em igual período de 2016. Além disso, os dados da GfK apontam ainda que um terço das compras de livros (33,4% em volume e 33,6% em faturamento) no País são feitas em e-commerces. Ou seja, as lojas virtuais já movimentaram R$ 436,8 milhões de janeiro até julho. Clique no Leia Mais para ver outros números que serão apresentados pela GfK e ainda outros destaques da programação da Convenção Nacional de Livrarias.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Depois de seis anos, Antônio Araújo anunciou que deixará a Ediouro onde é, até as próximas semanas, diretor das editoras de livros. “Me sinto orgulhoso desses anos. Trabalhei numa equipe brilhante que me deu a honra de participar de projetos como a renovação da Nova Fronteira, a criação da editora católica Petra, a expansão do mercado evangélico com a Thomas Nelson e o início das operações da HarperCollins no Brasil”, escreveu em um comunicado que fez a amigos e parceiros. Antônio agora vai para a empresa de TV por assinatura Sky. Já a Melhoramentos continua a sua reestruturação. Depois da saída de Breno Lerner, a editora demitiu na semana passada oito pessoas, incluindo os gerentes editoriais Rosana Trevisan, que tinha 25 anos de casa e era responsável pela linha de dicionários Michaelis, pelos livros de educação musical e de gastronomia, e Marco Garcia, 20 anos de Melhoramentos e responsável pelos livros licenciados da editora. Mudança também no Grupo Almedina. Carlos Ferreira deixa o cargo de gerente comercial que ocupava desde 2014. Clique no Leia Mais para ver a íntegra dessa nota.

PublishNews, Volnei Canônica, 29/08/2017

Afonso Borges, em sua coluna no jornal O Globo, publicou no último dia 24 um artigo intitulado "O bibliotecário de meio milhão de livros". O tema abordado era sobre os livros que estão localizados no galpão do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Esses livros são oriundos da cota de doação de projetos da Lei Rouanet e deveriam ser distribuídos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). No artigo, o colunista afirma que o ex-diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) Cristian Brayner encontrou os livros "largados à própria sorte, há quatro anos". Isso demonstra, no mínimo, falta de informação e de conhecimento sobre o assunto. Já em se tratando do ex-diretor Cristian, ou foi relapso ou desrespeitoso à história construída já que deveria ter no mínimo lido e não ignorado os documentos da pasta a qual assumiu. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desse artigo.

PublishNews, Paulo Tedesco, 29/08/2017

O sucesso de um bom livro nem sempre, ou até raramente, está ligado somente ao conteúdo, ao sentido do que quer apontar. Para quem se autopublica, sem qualquer dúvida surgem algumas perguntas: mas depois que redigi as primeiras versões do meu livro, devo assim mesmo publicar diretamente? Será que contratando uma editora, por vezes nada barata, terei o resultado no meu texto? E será que existe quem possa ajudar? Ou melhor, será que meu texto está pronto? Duas das mais importantes entre tantas fundamentais etapas quando se faz um livro, são justamente a revisão e a preparação dos originais, ao que um leitor atento, com rapidez, descobre se o livro passou ou não por esse processo. É nessa hora que recordo de meu mestre em escrita criativa, que repetia que a luta contra a lei da gravidade era o principal desafio de um autor. O que ele não dizia, porém, é que essa luta não pertencia somente a quem escreve. Isso me obrigou a aduzir que essa titânica batalha pedia mais gente: um bom revisor, um copidesque, um, dois, ou mais leitores críticos, e outros tantos poderiam e nem deveriam ser esquecidos. Clique no Leia Mais para conferir esse artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

A empresa de pesquisa chinesa OpenBooks apresentou essa semana os números gerais do mercado editorial chinês que foram divulgados pela Publishing Perspectives. E dentre todos os números apresentados está Paulo Coelho, que aparece em 16º lugar como o autor estrangeiro mais vendido na China no mês de julho com o livro O alquimista. No mês anterior ele estava na 15ª posição. No outro lado do mundo, Paulo Coelho é editado pela Nan Hai Publishing.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Para a 18ª Bienal Internacional do Livro Rio (31/08 a 10/09), a Saraiva aposta em atrações interativas, além de sessões de autógrafos com autores consagrados. Dividido em dois blocos conectados por uma das ruas do pavilhão, o espaço da Saraiva foi pensado para oferecer uma experiência interativa, promovendo atividades onde o público poderá deixar a sua marca no evento. No estande, serão espalhados QR Codes para acessar conteúdo exclusivo pelo smartphone. Com os códigos será possível saber mais informações sobre o Lev (e-reader da rede), Saraiva Plus (programa de fidelidade) e, ainda, conhecer as listas exclusivas do e-commerce, com uma curadoria especial de livros. Entre as novidades lançadas pela Saraiva na Bienal estão os novos modelos de cards de livros digitais, produto exclusivo da rede. São 17 obras, como os primeiros volumes das séries Game of Thrones e Harry Potter, além de títulos como Sapiens, Assassinato no Expresso Oriente, Extraordinário e, ainda, a pré-venda de Tartarugas até lá embaixo, de John Green.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Começa amanhã (30) e segue até sábado (2), a primeira Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal) idealizada por Carlito Lima, o mesmo nome por trás da Flimar. Último bairro ao sul de Maceió, Pontal da Barra é conhecida pela sua forte cultura popular e seu núcleo artesanal com mais de 100 lojas de mulheres rendeiras e artesanato. Em sua primeira edição, a Flipontal homenageará Raquel de Queiroz, escritora e primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras (ABL), e o jornalista e escritor, Audálio Dantas, ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em sua programação a festa terá a participação de escritores, poetas e artistas de todo Brasil, além de mesas que falarão sobre literatura e educação; a literatura de cordel; o idoso e a literatura e a literatura negra de Lima Barreto e Conceição Evaristo. Além da programação oficial que acontece na Casa do Surf (Rua Dr. Ernandes Bastos, 34 – Maceió / AL), a Flipontal terá também uma programação voltada especialmente para as crianças e jovens, que com o apoio da Escola Silvestre Péricles, terá oficinas de artesanato, teatro, música, poesia, literatura de cordel e contação de histórias. O evento terá a cobertura do PublishNews.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Pela segunda vez, os editores da estreante Todavia, André Conti e Flavio Moura, conversam com Mario Vitor Santos, diretor executivo da Casa do Saber, acerca das suas visões sobre o mercado de livros. Os dois falarão também sobre a proposta da Todavia, que busca transformar o editor em curador de conteúdo para o seu público. Longe de best-sellers e de grandes tiragens, estes novos empreendedores lançam obras inéditas, clássicos reeditados em edições caprichadas, autores das regiões onde vivem ou estrangeiros que ainda não haviam sido traduzidos. Eles também acumulam funções, atuando de ponta a ponta no negócio. O encontro gratuito acontece logo mais, às 20h, na Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano – São Paulo / SP).

“Não quero atingir um monte de gente, ou pensar em pessoas como alvo, atirando pra qualquer lado, não sei fazer isso, eu quero fazer livros para ninguém, a literatura é um grito da exceção. Dos fora da curva.”
Roger Mello
Autor e ilustrador brasileiro
1.
Sapiens
2.
O poder da ação
3.
Batalha espiritual
4.
Na minha pele
5.
Neagle
6.
Box – As crônicas de gelo e fogo
7.
Propósito
8.
Outros jeitos de usar a boca
9.
O poder do agora
10.
Minutos de sabedoria
 
PublishNews, Redação, 28/08/2017

O conto da aia (Rocco), de canadense Margaret Atwood, foi o livro escolhido para abrir o Clube de Leitura da Folha. O primeiro encontro da série acontece nesta terça-feira (29), na Blooks (Rua Frei Caneca, 569), a partir das 19h. A mediação do Clube fica por conta da repórter Úrsula Passos, do caderno Ilustríssima, e terá a participação da tradutora e jornalista Mariana Della Valle. Para setembro, o livro do clube será Memorial de Aires, de Machado de Assis.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Nesta terça-feira (29), o Grupo Editorial Nacional – GEN – comemora dez anos de existência. Para celebrar a data, a empresa coloca no ar uma campanha intitulada Todas as pessoas contam, toda paixão vale a pena. Serão, ao todo dez vídeos. No primeiro, Mauro Lorch, presidente do grupo, explica os princípios que levaram à fundação do grupo que se tornou muito mais que livros e como o resultado disso superou as expectativas. Fala ainda dos três Ps que levaram a esse êxito: produtos, processos e pessoas. Ao completar dez anos, Lorch propõe incluir mais um P nessa equação: de paixão. Nos demais capítulos, são compartilhadas histórias e paixões de algumas das pessoas que vêm contribuindo para a trajetória de sucesso do GEN. Para assistir aos vídeos que serão atualizados semanalmente, clique aqui.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Em Caro professor (Global Editora, 192 pp, R$ 42), Ana Maria Machado reúne textos destinados aos educadores, trazendo reflexões sobre ensino e aprendizado dentro e fora da sala de aula. Falando diretamente ao professor, discorre desde lembranças pessoais enquanto aluna, professora, jornalista e autora; passa por assuntos que suscitaram polêmicas como os acordos ortográficos e gramaticais, casos de violência dentro e fora da escola, o papel do professor e tantos desafios enfrentados em busca de uma educação de qualidade. A obra é um convite a uma conversa entre amigos, abordando diversas áreas do conhecimento — construção da cidadania, formação de professores, programas de estímulo à leitura, educação literária, a escolha de bons livros, a importância de um professor comprometido, o direito de aprender, o preço da ignorância, o papel das bibliotecas e dos museus, enfim, a qualidade da educação.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Durante muito tempo, acreditou-se que o ciúme era sinal de amor, mesmo quando este era doentio e tanto a pessoa acometida por esse sentimento como a que era alvo dele sofriam em demasia. Se uma relação não tivesse boas doses de ciúme era porque um dos parceiros não estava realmente envolvido. Mas a nossa sociedade mudou, e, com o tempo, percebemos que o ciúme não é o “tempero das relações”, mas sim um sinal de que algo está faltando dentro de nós, algo que nos complete e nos permita ser feliz sem a presença de outra pessoa. Em Ansiedade 3: Ciúme (Benvirá, 128 pp, R$ 19,90), o psiquiatra e escritor Augusto Cury traz à tona as várias facetas desse sentimento que divide opiniões e ressalta que, embora exista um ciúme sadio – caracterizado pelo desejo de estar próximo de quem se ama –, é tênue a linha que divide o amor ao próximo e a falta de amor-próprio. Com o objetivo de ajudar as pessoas a protegerem a sua emoção e criarem uma relação saudável primeiramente consigo mesmas, e depois com os que estão ao seu redor, Augusto Cury indica no livro técnicas para o leitor aprender a lidar com o ciúme e ter uma vida emocional e amorosa mais saudável e sustentável.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

A vida secreta da mente (Objetiva / Companhia das Letras, 288 pp, R$ 49,90) é um passeio pelo cérebro e pelo pensamento, para entendermos o que somos, como forjamos ideias nos nossos primeiros dias de vida, como modelamos as nossas decisões, como sonhamos e como imaginamos. Também tenta esclarecer por que sentimos certas emoções em relação aos outros, como eles podem ter influência sobre nós, e como o cérebro se transforma, mudando à pouca nossa natureza. Durante 20 anos de pesquisa, o neurocientista Mariano Sigman cultivou uma visão interdisciplinar sobre o tema. Ele se baseia em pesquisas de física, linguística, psicologia, educação, matemática, entre outros, para explicar, por exemplo, por que as pessoas que falam mais de um idioma são menos propensas à demência; como bebês podem reconhecer pela visão objetos que antes só tocaram; como podemos “ler” os pensamentos de pacientes vegetativos, decodificando padrões na sua atividade cerebral. A pesquisa de Sigman nos faz repensar a maneira como entendemos nossa própria vida.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Todo mundo já experimentou um dia a alegria de um insight: aquela compreensão súbita de uma situação, que vem no momento em que menos esperamos, como se fosse um dom misterioso e muito bem-vindo. A neurocientista Valeria Portugal demonstra, no livro Olhando para dentro (Gryphus, 192 pp, R$ 39,90), justamente como é possível modificar o estado basal do cérebro, e prepará-lo para ter um insight através da Meditação Transcendental. Com o trabalho, a autora busca mostrar uma importante ligação entre a ciência moderna e a ciência védica, com conhecimentos milenares que consideram a consciência como sendo primária à matéria e, portanto, criadora do cérebro. A Meditação Transcendental influencia na dinâmica cerebral e, com isso ajuda, por exemplo, a curar insônia, aperfeiçoar o comportamento social e também preparar o cérebro para um insight quando conduz o indivíduo a uma atividade mental mínima, livre de turbulências.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

Aos 19 anos, Kevin Breel tornou-se um fenômeno mundial com sua TED Talk. O mundo nunca tinha visto um garoto dessa idade falar sobre um tema tão pesado quanto a depressão suicida e com tamanha leveza, inteligência e consciência. Ele conta como um adolescente saudável e supostamente feliz passou a lutar diariamente contra a depressão e o desejo de se matar. Confissões de um adolescente depressivo (Seoman, 232 pp, R$ 32,40) é um guia para sobreviver à depressão ou entender melhor quem a enfrenta na adolescência, escrito por alguém que atravessou a escuridão e agora lança mão do seu estilo único para trazer luz e esperança à vida de milhões de jovens e adolescentes. Ao retratar sua história de vida e passagens mais difíceis como a superação do bullying na escola e a perda inusitada de seu melhor amigo, Breel faz um relato honesto e transparente sobre como um jovem atravessou esse desafio e conseguiu superar sua doença.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.