Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/07/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 19/07/2017

Bruno Mendes, sócio-fundador do #coisadelivreiro, é escolhido embaixador do Business Club da Feira do Livro de Frankfurt | © DivulgaçãoTodos os anos, desde 2015, a Feira do Livro de Frankfurt elege uma turma de embaixadores do seu Business Club (BC), a área VIP da feira. A ideia é que esses profissionais não só representem o BC em seus respectivos países, mas também possam ajudar na divulgação do espaço que oferece, além de conforto e comodidades como wi-fi e alimentação, uma programação que reúne os mais importantes nomes da indústria editorial global. Desde o início, o Brasil é representado: em 2015, foi André Palme e, no ano passado, Fernando Tavares. Nesse ano, o brasileiro escolhido é Bruno Mendes. Além de colunista do PublishNews, Bruno é pernambucano. Teve passagens pela Livraria Cultura, pela editora DarkSide e hoje é sócio-fundador da #coisadelivreiro, empresa que faz a representação comercial do PublishNews. Além dele, outros dez profissionais de diversos países integrarão o time de embaixadores do BC pelo mundo. O PublishNews fez um bate-bola, jogo rápido com Bruno. Clicando no Leia Mais, você poderá ver os seus planos para Frankfurt.

PublishNews, Rui Campos, 19/07/2017

Durante séculos, o impresso veio sendo cultuado, adornado com design espetacular, orelhas inteligentes, rosto encantador. Um produto multissensorial. Seus autores tratados como estrelas, seus editores reverenciados. E seus locais de encontro com o leitor, as livrarias, locais frequentados e amados por toda gente. O livro impresso, como o garfo e a faca, disse Umberto Eco, são objetos definitivos. Algumas poucas inovações surgiram através dos tempos. Recentemente, surgiu o aparelho eletrônico para leitura. Trouxe uma série de alternativas e de facilidades para os leitores. Bem-vindas novidades. Mas os donos do negócio tinham pressa. Uma pressa que se mostrou um tanto desconectada. Seria mais rápido destruir o que já havia. Varrer o concorrente do mapa. Acabar com o livro impresso. Segundo essa distopia, ele seguiria moribundo. Discutia-se a data final. O avanço do e-book seria exponencial. Nesse ano de 2017, já só restariam cinzas de livros e livrarias. As editoras também: essas faleceriam por absoluta obsolescência. O fato é que as coisas foram se acomodando. A sociedade se manifestou. O livro eletrônico vai ocupando seu lugar. Modesto, embora ainda com perspectivas de crescimento. O livro impresso, livrarias e editores sofreram. Hoje as notícias são de retomada no crescimento de vendas, surgimento de novas livrarias pelo mundo afora. Evidencias da manifestação da sociedade e do seu desejo pelo sagrado objeto multissensorial, o livro! Do meu ponto de vista, o ponto de vista dos livreiros, contamos perdas, mas agora já estamos à vontade para comemorar a certeza do fim do fim do livro! Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta coluna.

PublishNews, Silvio Alexandre, 19/07/2017

Desde o começo do ano, o mercado das histórias em quadrinhos no Brasil passou a viver uma agitação preocupante. Alertados pelo professor e jornalista Paulo Ramos que, no calendário de eventos da Prefeitura de Belo Horizonte, não constava a realização da 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), o sinal de alerta foi disparado. Segundo Ramos, “apesar de constar na programação das atividades culturais de 2017, o evento não foi incluído na relação de itens a serem custeados pelo município, divulgada em audiência pública, da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (MG), realizada na capital mineira do dia 05 de abril. Não por coincidência, data do festival, um dos mais importantes do país, ainda não foi confirmada pela organização. O FIQ ocorre a cada dois anos, sempre no segundo semestre”. No final de semana passado, a informação de cancelamento do FIQ para este ano foi confirmada pelo coordenador do evento, Afonso Andrade. Segundo ele, o FIQ foi reagendado para o primeiro semestre de 2018, entre maio e junho. A mudança de datas foi para não prejudicar planejamento do festival e manter a qualidade desejada, uma vez que haveria pouco tempo hábil até novembro, data inicialmente programado”. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta notícia.

PublishNews, Julio Silveira, 19/07/2017

Os escritores boiaram, literalmente. Já as conversas foram profundas, literariamente. A primeira cena é difícil de imaginar, para brasileiros: um deserto à beira mar, uma antiga boca de vulcão, na qual o mar se infiltra e evapora, deixando uma piscina de água hipersaturada, tão densa que não deixa os banhistas afundarem. A outra cena, desta vez junto a uma praia de águas azul-turquesa, foi no Festival de Literatura-Mundo na ilha do Sal. A Ilha do Sal recebeu escritores, tradutores, jornalistas e editores em torno da “Literatura-Mundo”, um conceito que abarca, entre outras definições, a produção e circulação da escrita para além das literaturas nacionais, principalmente as de países de fora do cânone ocidental (vale dizer, dos colonizadores). Na discussão cabe falar sobre a “universalidade” dos textos e a dinâmica multicultural. Julio Silveira esteve no evento e conta como foi em sua coluna. Clicando no Leia Mais, você terá acesso à íntegra do texto.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) realiza no Sheraton Hotel (Av. Niemeyer, 121, Leblon - Rio de Janeiro / RJ) a sua 27ª Convenção de Nacional de Livrarias. Com o tema O livreiro, de leitor a gestor e abertura confirmada para as 14 horas do dia 29, o encontro pretende reunir líderes do mercado livreiro, editorial, empreendedores do setor e escritores para promover trocas de experiências, debater o momento atual brasileiro e contribuir com o segmento livreiro e seu desenvolvimento estratégico para o crescimento das livrarias e associados. O convidado especial dessa edição será o cartunista e escritor Mauricio de Sousa que falará sobre o tema Quando trabalho também é paixão. Dentre os conferencistas confirmados estão nomes como Suzana Vargas, diretora da Estação das Letras; Daniel Louzada, diretor da Livraria Leonardo da Vinci; Afonso Borges, escritor, jornalista e produtor cultural; Mauro Lopes, diretor da BookPartners; Carlo Carrenho, CEO do PublishNews; Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Editora Sextante; e Almir Pazzianotto, advogado, ex-ministro do trabalho. Temas como "Empreendedorismo cultural nas livrarias", "Formação do livreiro leitor", "Soluções para uma melhor circulação de livros", "Marketplace e o setor livreiro" e outros assuntos relevantes para o mercado editorial brasileiro terão espaço nos debates. Para conferir a programação completa e se inscrever na convenção, clique aqui.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Historiador João José Reis receberá o Prêmio Machado de Assis nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro | © Reprodução/ YoutubeA Academia Brasileira de Letras comemora seus 120 anos de fundação nesta quinta (20), às 17h, no Salão Nobre do Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro / RJ). A acadêmica e escritora Nélida Piñon, secretária-geral da ABL, será a oradora oficial do evento e no mesmo dia, o historiador baiano João José Reis, autor de diversos livros, dentre eles A morte é uma festa, receberá o Prêmio Machado de Assis de 2017. O acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho fará a saudação ao vencedor deste ano. Haverá ainda uma apresentação do Quarteto de Cordas Rio de Janeiro e um coquetel logo a seguir.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Finalmente, após a tarefa de fôlego dos jurados do 29º Troféu HQMIX por quase três meses analisando as publicações e trabalhos inscritos, são divulgados os até dez indicados de cada categoria que entram na cédula que irá para a votação para segundo turno. Nessa segunda votação, entrarão votantes de todo o Brasil que atuam na área dos quadrinhos. São mais de mil profissionais inscritos para votar sobre os indicados pelo júri de especialistas. A votação acontece até o próximo dia 29 de julho. Nesse processo de inscrições e julgamento, desenvolvido pela primeira vez no Troféu HQMIX, foi possível observar o que se pode melhorar ainda mais para o próximo ano onde será atingida a marca dos 30 anos do evento. Dia 17 de setembro (um domingo), às 17h, é a data de entrega dos troféus. Será na Choperia do SESC Pompeia, nesse ano, por conta das reformas que estão sendo feitas nas instalações do local. Clique no Leia Mais, saiba mais detalhes sobre a premiação e tenha acesso à lista dos indicados.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

A Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP) realiza, nesta quinta (20), a palestra Antiliteratura: Poder e política na poesia de Augusto e Haroldo de Campos, com o escritor norte-americano Adam Joseph Shelhorse. No encontro, que acontece às 19h, Adam apresenta seu novo livro Antiliteratura: a política e os limites da representação no Brasil e na Argentina modernos e fala sobre o poder político das poesias experimentais latino-americanas da década de 1920. O livro, que ainda não tem previsão de ser publicado e traduzido no Brasil, explora a antiliteratura, conceito que repensa e reflete sobre o significado da literatura tradicional. Sua análise envolve o trabalho de escritores como Augusto e Haroldo de Campos, Clarice Lispector, Oswald de Andrade, entre outros poetas brasileiros de poesia concreta, para desenvolver uma teoria da literatura antiliteratura. A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

“A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta”
Fernando Pessoa
Escritor e poeta português (1888-1935)
1.
Batalha espiritual
2.
O mundo de Larissa Manoela
3.
Na minha pele
4.
O poder da ação
5.
Outros jeitos de usar a boca
6.
Propósito
7.
Como vencer gigantes
8.
Minutos de sabedoria
9.
Sapiens
10.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
 
PublishNews, Redação, 19/07/2017

Aproveitando o período de férias, o Grupo Livrarias Curitiba elaborou a campanha Descontos de Férias e até o dia 31 de agosto, mais de 500 produtos estarão com descontos de até 75%. Dentre os livros selecionados estão Batman – Os arquivos secretos do Homem Morcego (LeYa), de R$ 119,90 por R$ 29,90; O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos, de Augusto Cury (Academia / Planeta), de R$ 36,90 por R$ 21,90; Guinness World Records 2017 (HarperCollins), de R$ 59,90 por R$ 29,90, e muitos outros. A ação vale para as lojas físicas e on-line.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele (Objetiva / Companhia das Letras, 152 pp, R$ 34,90) Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, o ator fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que convida o leitor para uma conversa franca, propõe uma mudança de conduta e convoca o leitor a ser mais vigilante e atento ao outro.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Uma obra com 155 fotos feitas ao longo de cinco décadas. O livro Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo (Sesi-SP, 344 pp, R$ 120) é uma coletânea definitiva sobre a carreira do fotógrafo. Com a ajuda de seu editor Robert Delpire, Cartier-Bresson selecionou as imagens que ele considerava mais emblemáticas de sua produção para compor a edição. Aos 22 anos viajou à África como caçador, onde começou a se interessar pela arte da fotografia. No entanto, adoeceu e retornou à França, onde anos mais tarde serviria ao exército francês na Segunda Guerra Mundial. Reestabelecida a paz, Bresson fundou a agência fotográfica Magnum e desde então, viajou para os EUA, Europa, Índia e China fotografando seus povos com um olhar especial. Organizado em seis partes, o volume traz 155 fotos, incluindo as realizadas por ele muito depois que deixou de fotografar profissionalmente.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Contos do rock (Dublinense, 224 pp, R$ 49,90) traz 54 histórias de bastidores do mundo do rock brasileiro contadas em primeira pessoa por músicos, produtores, empresários e profissionais ligados a todas as vertentes do estilo no Brasil. Organizado por Daniel Ferro, produtor e diretor responsável por videoclipes, DVDs e documentários sobre grandes nomes da música brasileira, o livro traz confissões e causos que antes só circulavam entre os próprios músicos, com histórias de Erasmo Carlos até Andreas Kisser, de Pitty até Rogério Flausino, e de músicos representando bandas como Mutantes, Skank e Dead Fish. A partir das lembranças de quem estrelou a história do rock nacional, o livro percorre o caminho de um gênero musical que ajudou a formar a identidade de milhões de jovens ao longo das últimas décadas, além de ter influenciado a cena política, cultural e social do país.

PublishNews, Redação, 19/07/2017

Em O guia politicamente incorreto dos anos 80 pelo rock (LeYa, 496 pp, R$ 59,90), o cantor e escritor Lobão apresenta um relato sincero e pessoal do Brasil a partir dos bastidores dessa expressão cultural. Lobão revive as amizades, as parcerias, as primeiras derrotas, as decepções, as drogas, a baixa autoestima, as gravações ruins e, ao mesmo tempo, as grandes canções que marcaram a história do rock nacional e da década de 1980. Tomando o devido distanciamento temporal dos acontecimentos, Lobão (ao mesmo tempo um dos sócios-fundadores daquele rock e um de seus maiores críticos) não poupa palavras para contar todas as verdades sobre os anos 80 – de sua alegria inicial e real esperança à decadência. “Por que o melhor dessa década se esvaneceu? Por que será que não deixou nenhum legado? Foram as mortes de artistas fundamentais um fator decisivo?”, é o que Lobão investiga em sua nova obra.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.