Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/12/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 22/12/2016

Reabertura da Livraria Leonardo da Vinci, por Daniel Louzada, foi um dos destaques do ano de 2016 | © DivulgaçãoFinalmente, 2016 começa a dar adeus. Para quem trabalha com livros, como não poderia ser diferente das crises vividas pelo País, foi um ano difícil. Quedas nas vendas, como aponta o Painel das Vendas de Livros no Brasil, livrarias e editoras encerrando as suas atividades, demissões, atrasos em pagamentos e, no Congresso Nacional, paralisação de todos os projetos que poderiam beneficiar (ou não) a cadeia produtiva do livro. Mas também teve coisas boas: a renovação da Leonardo da Vinci, no Rio e a retomada de programas de compras governamentais suspensos desde 2014. Separamos alguns dos momentos – dos bons e dos ruins -- mais importantes do ano. Clique no Leia Mais e confira os lances mais importantes para a indústria em 2016.

PublishNews, Leonardo Neto, 22/12/2016

A Biblion, empresa especializada na logística de livros que atende grandes casas editoriais como o Grupo Editorial Record, Planeta, Globo Livros e Ibep, enviou comunicado aos seus clientes informando que suas operações de logística foram vendidas para a Luft, que já cuidava da logística nacional da Amazon. Com a compra da Biblion, a Luft ganha musculatura e se torna um dos maiores operadores logísticos de livros do Brasil. As direções das duas empresas foram procuradas pelo PublishNews, mas preferiram não se manifestar sobre a movimentação. A Biblion, empresa ligada ao Grupo Hindiana do qual também faz parte a distribuidora Superpedido Tecmed, está em operação desde 2001 e mantém um centro de distribuição (CD) em Cajamar, na Grande São Paulo, com capacidade de armazenar 15 milhões de exemplares. Pela apuração do PublishNews, a Luft vai transferir todas as suas operações de livros – hoje realizadas nos seus armazéns localizados em Itapevi, também na Região Metropolitana de São Paulo – para Cajamar. A informação, no entanto, não foi confirmada pelas empresas.

PublishNews, Leonardo Neto, 22/12/2016

Ministro Mendonça Filho, da Educação, recebe Silvio Pinheiro, novo presidente do FNDE | © Divulgação / MECO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) responsável, dentre outras coisas, pela compra de livros para os programas escolares mantidos pelo Governo Federal. Em abril, quando ainda era presidente, Dilma nomeou o maranhense Gastão Vieira como presidente do órgão, cargo que exerceu até essa quarta-feira (21). No seu lugar já foi nomeado, ontem mesmo, o baiano Silvio Pinheiro. O novo presidente foi secretário municipal de Urbanismo de Salvador e coordenador da campanha de ACM Neto à prefeitura da capital baiana. À frente do Fundo, Gastão conseguiu finalizar o pagamento das compras para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que estava em atraso e reavivar a compra de livros para o Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que estava parada desde 2014.

PublishNews, Octavio Kulesz, 22/12/2016

Nesta nova série, examinamos o panorama da edição digital no continente africano. No final da análise, prestamos atenção não apenas às publicações eletrônicas desenvolvidas pelas editoras, mas também aos projetos impulsionados por organizações sem fins lucrativos e pelo setor público, em um contexto caracterizado por sérias dificuldades de infraestrutura. Em uma linha similar ao que fizemos sobre a América Latina, é preciso advertir que na África são poucos os atores domésticos mencionados no relatório de 2011 que conseguiram sobreviver até hoje. Na categoria das lojas online, por exemplo, só se manteve em pé a sul-africana Exclus1ves. Agora, muitas das tendências citadas há cinco anos não apenas perduraram, mas se intensificaram de maneira acelerada. Estamos nos referindo, em particular, à explosão dos celulares como plataforma privilegiada para o comércio online, para a interação social e para a leitura digital, à influência das incubadoras de start-ups na cena local e ao impacto crescente dos projetos de cooperação tecnológica promovidos – direta ou indiretamente – pelos gigantes globais de Internet. Todos esses fatores acabam sendo decisivos para compreender a singular configuração do ecossistema africano de edição digital. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

A escritora portuguesa Teolinda Gersão ganhou, na última quarta (21), o Prêmio Literário Virgílio Ferreira que consagra anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e / ou ensaio. No Brasil, a Oficina Raquel vai publicar, em setembro do ano que vem, o romance A cidade de Ulisses, de Teolinda. Por falar em Portugal e na Oficina Raquel, a editora também prepara para julho de 2017 O livro aberto: leituras da Bíblia, do vencedor do Prêmio Pessoa, o tradutor português Frederico Lourenço. A companhia das Letras também aproveita para anunciar que a primeira parte da nova tradução da Bíblia, sob o comando de Lourenço, sairá já em abril de 2017. O trabalho de tradução da Bíblia coordenado pelo tradutor português tem previsão para ser finalizado em 2020.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

Já pensando no aumento da produção editorial para 2017, a Alta Books, que recentemente absorveu parte do catálogo da Elsevier, abriu quatro vagas no seu departamento editorial: tradutor Inglês - Português; revisor de textos, com conhecimentos em Indesign; diagramador, com experiência no ramo editorial e gráfico e conhecimento do pacote Adobe CC, e assistente editorial, graduado em Letras ou Comunicação, conhecimento em Indesign. As vagas são para o Rio de Janeiro e o início é imediato. Os interessados devem mandar currículo para o e-mail rh@altabooks.com.br especificando no assunto a vaga pretendida.

PublishNews, Talita Facchini, 22/12/2016

Depois de passar pela Gente, Sextante e Companhia das Letras, Iraceli Lopes assume como gestora da recém-criada Buzz, de Anderson Cavalcante, com quem Iraceli trabalhou na Gente e na Sextante. “Conheço Anderson desde a época da editora Gente e quando o convite para fazer parte da Buzz surgiu, não tive como dizer não, ele é muito criativo e eu gosto desse dinamismo”, disse ao PublishNews. Com anos de experiência no mercado editorial, Iraceli acredita que saber reinventar talvez seja o segredo da Buzz. “Temos muita coisa boa para 2017, o maior diferencial da Buzz é que o Anderson e eu gostamos muito de inventar moda, gostamos do produto que é o livro e de lidar com as pessoas. O relacionamento que temos com o mercado no geral vai ajudar muito no nosso desempenho”, completou.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

A Editora Positivo fez um levantamento e apresentou as dez palavras mais buscadas no Dicionário Aurélio em 2016, levando em consideração ferramentas direcionadas para mais de dois milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que utilizam os produtos educacionais da editora. Em primeiro lugar aparece a palavra “empoderamento”, seguida pelas palavras “política”, “sexo”, “racismo” e “microcefalia”. Segundo o diretor geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos, “fazendo uma análise, é possível perceber que a busca por palavras está muito relacionada com o momento em que a sociedade se encontra”. “Algumas palavras como empoderamento, têm diversos desdobramentos, já que neste ano falou-se muito sobre este tema no País, tanto no cenário político, por meio da sociedade que vem buscando seu empoderamento ou até mesmo a luta das mulheres pela igualdade de gênero”.

“O livro é uma extensão da memória e da imaginação.”
Jorge Luis Borges
Escritor argentino (1899 - 1986)
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Humano demais
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
Por que fazemos o que fazemos?
7.
O diário de Larissa Manoela
8.
Diário de um banana - Vai ou racha
9.
Não se enrola, não
10.
Como eu era antes de você
 
PublishNews, Redação, 22/12/2016

Afonso Borges, idealizador e curador do Sempre um Papo | © Gabriel AraújoComemorando seu 30º aniversário, o Sempre um Papo encerra a temporada com números expressivos. Foram 51 eventos, reunindo um público de 12.200 pessoas, nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Santo André (SP), Sete Lagoas (MG) e Araxá (MG). Dentre os autores que lançaram seus livros e participaram dos debates estão Luis Fernando Veríssimo, Adélia Prado, Ruy Castro, Frei Betto, Mario Sérgio Cortella, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, João Paulo Cuenca, Marcia Tiburi, Antônio Prata, Gregório Duvivier, entre outros. Para Afonso Borges, curador do projeto, o saldo de 2016 foi positivo. “Foi um ano comemorativo para o projeto, mas difícil para a produção cultural do Brasil. Nossa alegria é saber que conseguimos viabilizar um projeto de literatura por 30 anos consecutivos e ininterruptos, em um país em que ler ainda é um desafio para os brasileiros”. Para 2017, o Sempre um Papo já tem dois eventos confirmados para fevereiro com Amyr e Marina Klink; e Marcelo Rubens Paiva.

PublishNews, Redação, 21/12/2016

No último sábado, a coluna Painel das Letras deu destaque para os finalistas ao Prêmio Kindle de Literatura, realizado pela Amazon em parceria com a Nova Fronteira. Dois títulos anunciados, porém, foram desclassificados depois da divulgação: Curral de pedras, de Jards Nobre e Jangadas, de Márcio Noal, que não eram inéditos como previa o regulamento do prêmio. No lugar, foram incluídos os finalistas: Futuro arcaico, de José Ricardo da Costa Aguiar Alves e O homem de duas cidades, de Felipe Cherubin. O vencedor terá seu livro publicado pela Nova Fronteira em versão impressa e em audiolivro pela Audible e receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 20 mil. O vencedor será apresentado ao público no dia 17 de janeiro.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

“Ser escrava sexual não tem nada de romântico. Ser maltratada, sodomizada, humilhada não é bonito e nunca será. Enquanto as mulheres não encontrarem a linha que divide amor e respeito da violência, muitas sofrerão caladas”. Partindo dessa premissa, Rô Mierling resolveu mergulhar nesse universo sombrio e escrever Diário de uma escrava (DarkSide, 224 pp, R$ 49,90). A trama gira em torno do sofrimento e das reviravoltas na vida de uma menina sequestrada por um psicopata. Baseada em fatos reais, a trama traz elementos de ficção. Publicada originalmente na plataforma digital Wattpad, o livro teve mais de um milhão e meio de leitores. Revisada, a história chega ao público com o objetivo de denunciar e alertar para a crueldade do abuso sexual ao invés de romantizá-lo. A obra retrata a visão deturpada do sexo, o uso da mulher como objeto sexual e o lado avesso do erotismo.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é habitada por uma criatura misteriosa. Alguns afirmam ser um pássaro mágico, outros acham que é um dragão ou algo entre um humano e um animal. A verdade é que a lenda atrai milhares de turistas para a região. É por isso que Twig, Julia e Agate decidem investigar a existência deste “ser sobrenatural”. Juntas elas podem ser aliadas em um plano capaz de quebrar a antiga maldição. O pássaro noturno (Bertrand / Record, 176 pp, R$ 32,90 – Trad.: Ludimila Hashimoto), de Alice Hoffman, é um infantojuvenil que aborda a coragem de três meninas e suas descobertas. A magia que a autora insere na obra mostra que nenhuma maldição resiste à verdadeira amizade.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

Coração de aço (Aleph, 392 pp, R$ 49,90 – Trad.: Isadora Prospero), livro de Brandon Sanderson, coloca o leitor numa história onde misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, um homem invulnerável com o poder de transformar tudo à sua volta em aço. Usando sua força extraordinária, esse ditador domina Nova Chicago, subjugando até mesmo outros Épicos, como são chamados os supervilões. Uma década depois a cidade continua sendo oprimida. Mas David sabe como descobrir a fraqueza de Coração de Aço, e procura a ajuda dos Executores, um lendário grupo especializado em matar Épicos. Em nome das pessoas comuns, eles irão desafiar alguns dos vilões mais perigosos e implacáveis do planeta. O livro teve os direitos de adaptação para o cinema comprados pela Fox.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

O livro Counter Strike desvendado – O guia definitivo do Counter-Strike global Offensive (Universo Geek, 144 pp, R$ 29,90), escrito por Ricardo Caetano, é um guia que ensinará ao leitor tudo o que ele precisa saber sobre o jogo. Conheça os novos mapas, personagens e armas de CS:GO para expandir suas "jogabilidades" a níveis incríveis em seu próximo embate. Counter-Strike nasceu como uma simples modificação do jogo Half-Life e tornou-se uma das franquias de games mais populares dos últimos anos, sendo uma fórmula de sucesso para os jogos em tiro em primeira pessoa. Focado na versão mais recente do game, este manual oferece tudo o que você precisa para se tornar um perito dos combates: Informações completas sobre os modos de jogo; mapas, armas e equipamentos; dicas e truques para cumprir os objetivos e derrotar os oponentes; estratégias dos campeões de CS:GO para se dar bem nos confrontos; glossário sobre os termos específicos do game.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

Denise, Dália e Lúcia eram tão amigas que se nomeavam com uma sigla: DEDALU. Porém, um mistério as separou na pequena cidade de Pedra Alta, onde muitas vidas se cruzaram. Vinte anos depois, elas se reencontram na triste despedida de alguém querida: a professora Madu. O novo encontro servirá para conferir as lembranças, revelar um grande mistério que envolvia a amizade dessas três amigas de infância e, sobretudo, acertar as contas com o passado. Quem quer ficar, quem quer partir (Ática, 184 pp, R$ 45,90) é enfrentar ou esquecer, ganhar ou perder, ficar ou fugir, viver ou morrer. A obra de Marcia Kupstas destaca-se por conseguir tocar em temas delicados, como o preconceito, os problemas de família e o alcoolismo. Traz uma questão ambiental que divide opiniões: a construção de uma usina hidrelétrica. Narrada em terceira pessoa e repleta de diálogos informais, a história é dinâmica e apresenta linguagem acessível aos jovens.

PublishNews, Redação, 22/12/2016

Um ano na vida de um gênio (Geração Jovem, 264 pp, R$ 34,90 – Trad.: Sandra Martha Dolinsky), de Stacey Matson, conta a história de Arthur A. Bean, um gênio mirim que enfrenta todos os percalços dede um nerd na escola. Ele quer ser escritor, já registra algumas poesias e textos e jura que será famoso. Como todo nerd que se preze, Arthur tem seu algoz, o Robbie Zack, a quem ele chama de perdedor, pois esse colega de classe acredita que Bean rouba suas ideias. Mas o gênio se justifica dizendo que ao ler textos de outras pessoas surge uma explosão de inspirações, processo costumeiro para todos os escritores famosos. Parte de um projeto pedagógico da autora, o livro atinge diversas idades e, de forma descontraída, discorre sobre diversos temas como educação na escola, depressão, bullying, superação da morte, entre outros.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.