Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 29/11/2016
O Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças, Recife / PE) recebe, a partir desta quarta-feira (29), a Semana do Livro de Pernambuco, com uma série de atividades literárias e culturais. No centro dos debates que seguem até o próximo dia 4, o tema “Narrativas Possíveis do Presente”. Com a curadoria do jornalista Schneider Carpeggiani, a programação é pautada com debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações artísticas e culturais voltadas aos públicos adulto e infantil. E o público poderá ainda conferir debates com Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Sidney Nicéias e muitos outros. “As pautas giram em torno de enfrentamentos e dúvidas que marcaram o ano e que serão colocadas em debate. É preciso (re)escrever 2016. É necessário urgentemente (re)escrever o presente e tratar a palavra como ação, como instrumento de mudança e ativação social”, aponta o curador. Clique no Leia Mais e veja os destaques da programação.
PublishNews, Gil Vieira Sales*, 29/11/2016
O México é surpreendente. Muitos já devem ter dito isso, a ponto de transformar essa afirmação num grande clichê. Mas é a verdade, pois nada define melhor este país tão intenso, diverso, dinâmico. Guadalajara é vibrante e antenada. É a cara do México ao mesmo tempo em que não é nada mexicana, sob outros pontos de vista. Com "mucha o poca" pimenta, é caliente e séria na medida. Surpreendente mesmo, não há como negar. A FIL - Feira Internacional do Livro de Guadalajara - literalmente ocupa a cidade e contribui ainda mais para reforçar o jeitão cosmopolita dessa capital cultural. A Feira já é, de certa forma, peculiar por abrir espaço para o público geral - nos moldes das nossas bienais do Rio e de São Paulo - e para o público profissional - tal qual a grande feira de Frankfurt. Peculiar porque permite combinar de forma harmoniosa duas vertentes interessantíssimas do mundo livreiro, na minha humilde opinião de editor: pessoas que compram livros e pessoas que fazem (ou propiciam que se faça) o livro. Durante mais de uma semana, em um megacomplexo de exposições, milhares de pessoas com formações e trajetórias bem diferentes se cruzam com um só propósito: vivenciar o que os livros têm a oferecer. Isso não é pouco, considerando a complexa realidade do mundo atual em que tudo parece duelar até a morte pela atenção do consumidor final. Na cidade mais espanhola do México, não há dúvida: o livro é Rei. Com o tempero certo, o livro segue aqui sendo saboreado com prazer. Durante os dias de duração da Feira, que começou no último sábado, há e haverá espaço para tudo. Prometo contar um pouco sobre tudo o que vi e verei para tentar dar ao leitor do PublishNews ao menos um gostinho dessa sensação fantástica que é a FIL. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra deste artigo
PublishNews, Silvio Alexandre, 29/11/2016
Em sua primeira participação na Comic Con Experience (CCXP), que acontecerá de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, a SESI-SP Editora aposta em livros de literatura fantástica e publica duas escritoras brasileiras: Flávia Muniz, com O manto escarlate, e Shirley Souza, com Alek Ciaran e os guardiões da escuridão. Segundo Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da SESI-SP, “a editora pretende abrir espaço para a literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) e com esses dois lançamentos na CCXP deste ano queremos atrair novos leitores”. E para marcar a presença no evento fará uma experiência imersiva com os cenários dos livros dentro do estande da editora: através do uso de óculos de Realidade Virtual, o visitante entrará nos cenários das duas histórias. Clique no Leia Mais e saiba como isso vai funcionar.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger nesta quinta-feira (1º), sua diretoria para o ano de 2017, em sessão ordinária, com início às 16h, no Petit Trianon. A chapa oficial, encabeçada pelo acadêmico Domício Proença Filho, candidato à reeleição, está assim constituída: Nélida Piñon, secretária-geral; Ana Maria Machado (primeira-secretária); Merval Pereira (segundo-secretário) e Marco Lucchesi (tesoureiro). A votação será para cada cargo, separadamente. Estarão eleitos os acadêmicos que alcançarem a maioria dos votos. Tal como na eleição para a admissão de novos membros, prevê-se a possibilidade da realização de quatro escrutínios, se algum dos candidatos não atingir a maioria estabelecida. A posse será no dia 15 de dezembro, às 17h, também no Petit Trianon.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
O escritor mineiro José Santos foi convidado pelo projeto Óbidos - Vila Literária, para uma residência literária na cidade portuguesa em 2017. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá e o FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, Portugal. Durante dois meses, o autor residirá na cidade histórica portuguesa, com um único objetivo: escrever. Óbidos faz parte do seleto grupo de municípios chancelados pela Unesco como Cidades Criativas e classificada como Cidade Literária. A escolha do escritor é um reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve desde 2009 com o intercâmbio literário entre Brasil e Portugal. Suas pesquisas já geraram cinco livros para crianças e jovens. Durante a residência, José Santos finalizará projetos antigos, como o livro Infâncias, com José Jorge Letria; A história do Padre António Vieira em versos de cordel, com Jô Oliveira e Augusto Rodrigues, além do projeto com o ilustrador Guazzelli: Andanças pelo mundo que fala português. A residência literária também ajudará o autor a conseguir parceiros editoriais que permitam que alguns dos livros já sejam publicados e lançados nas edições do FÓLIO e do Fliaraxá em 2017. A sexta edição do Fliaraxá, será de 4 a 8 de outubro, e homenageia justamente os países de língua portuguesa, tendo o tema “Língua, Literatura e Utopia”.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
A segunda edição do projeto literário Delícias da Literatura, realizado pela Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo / SP) em parceria com a Cia Luarnoar, irá explorar a obra do escritor moçambicano Mia Couto. A nova a iniciativa da livraria, desta vez destinada ao público adulto, convidará as pessoas a vendar os olhos e ouvir narrativas de contos do autor. A leitura é acompanhada com áudios que criam uma trilha para cada história, batizada de “cenários sonoros”. Nos intervalos entre cada texto, são oferecidos mini alfajores e uma taça de vinho. Haverá ainda sorteio de livros do autor. A proposta do projeto literário é apresentar sempre na primeira sexta-feira de cada mês obras literárias por meio da técnica classificada pela Luarnoar como “leitura viva com cenários sonoros”. O evento acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 19h30.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Logo mais, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP), os leitores e fãs do escritor e jornalista Sérgio Túlio Caldas poderão conferir sua nova obra, Com os pés na África (Moderna, 104 pp, R$ R$ 44). Diretor de vários documentários e colaborador de publicações internacionais, o autor traz em seu novo enredo a história de um garoto que irá conhecer alguns lugares do continente africano, tais como Luanda, Saara e Marrakesh. Depois de ser vencedor em um programa de quiz na televisão, o protagonista tinha apenas a missão de embarcar para conhecer lugares incríveis do mundo e postar todas as curiosidades locais em seu blog. Porém, além de conhecer a cultura local, o menino também presenciou situações decorrentes da guerra civil que acontecia em Angola. A obra conta com linguagem jovem e bem-humorada e traz inúmeras fotos que retratam a visão do viajante e explicações do vocabulário comum da região.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Como parte da programação da primeira Mostra Documentário, Território Expandido, que ocorre de 5 a 10 dezembro, o crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos lança seu oitavo livro. Cinema de Fato – Anotações sobre documentário (Jaguatirica) é uma coletânea de ensaios e resenhas críticas sobre o cinema do real e reúne 79 textos sobre o trabalho de mestres como Eduardo Coutinho, Krzysztof Kieslowski, Arthur Omar, Pier Paolo Pasolini, Wim Wenders e Jia Zhang-ke. O lançamento com sessão de autógrafos acontece no dia 8 de dezembro, das 18h40 às 21h na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré – São Paulo / SP).
|
“O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.”
Escritor alemão (1749-1832)
1.
|
Harry Potter e a criança amaldiçoada
|
2.
|
O homem mais inteligente da história
|
3.
|
Rita Lee - uma autobiografia
|
4.
|
Não se enrola, não
|
5.
|
Diário de um banana - Vai ou racha
|
6.
|
O diário de Larissa Manoela
|
7.
|
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
|
8.
|
A garota no trem
|
9.
|
João sendo João
|
10.
|
Por que fazemos o que fazemos?
|
|
|
PublishNews, redação, 29/11/2016
Vencedor do segundo lugar do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Biografia com o livro Tancredo Neves: a noite do destino (Civilização Brasileira), o jornalista José Augusto Ribeiro dará uma palestra na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316, Botafogo – Rio de Janeiro / RJ) sobre seu novo livro: Getúlio Vargas, a saga da Petrobras (KDP). Na palestra que acontece na próxima segunda (5), às 19h, o autor explicará como a Petrobras deu certo e continua dando certo mesmo depois de saqueada pelo que chama de "assaltantes do Pré-Sal"; como o Presidente Roosevelt, no começo da Segunda Guerra Mundial, pensou em criar uma Petrobras dos EUA e o que Chateaubriand, o Rei da Mídia, ofereceu a Getúlio Vargas para desistir da Petrobras. A entrada é gratuita.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Nesta sexta (2), o jornalista Rodrigo Alvarez marcará presença na Livraria Santuário (Rua Barão Itapetininga, 274 – São Paulo / SP) para conversar com o público sobre os anos de pesquisas sobre Nossa Senhora Aparecida que redundaram no best-seller Maria (Globo Livros). O evento gratuito começa às 16h. Após o bate-papo, mediado pelo padre Evaldo de Souza, haverá uma sessão de autógrafos dos livros de sua autoria. O jornalista já escreveu as obras: Maria, Aparecida e Humano demais - Biografia do Padre Fábio de Melo, todos pela Globo Livros. Em sua trajetória de pesquisa sobre a santa, Rodrigo já viajou para oito países diferentes como Israel e Turquia, onde ouviu muitos relatos e colheu materiais e documentos que foram essenciais para escrever suas obras.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Os conceitos lançados pelo movimento de poesia concreta há 60 anos serão discutidos na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos (Av. Paulista 37 – São Paulo / SP), a partir do dia 1º de dezembro, na exposição As ideias concretas – poesia 60 anos adiante. A mostra convida o visitante a conhecer a poesia desse movimento literário e os desdobramentos mais recentes – vivos e instigantes – da poesia experimental brasileira. A exposição abordará os diversos momentos da poesia concreta, desde sua criação pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, além de seu diálogo com outras formas de expressão artística e será dividida em quatro módulos: Palavras-coisas no espaço-tempo, O design da poesia, A poesia cosmopolita e Ecos Concretos, que contarão as várias transformações da poesia relacionada ao movimento, de suas origens até os dias de hoje. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro de 2017.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
O que têm em comum o brasileiro Vinícius de Moraes e o alemão Thomas Mann? À primeira vista, ao que parece, nada. No entanto, os dois escritores apreciavam a boa mesa, literatura de qualidade e o Natal. Partindo dessa premissa, o Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros) prepara, para o próximo dia 5, às 19h30, um jantar para celebrar a gastronomia e a literatura. Os chefs Danilo Rolim e Daniela Narciso, autora do livro Pois sou um bom cozinheiro: receitas, histórias e sabores da vida do poeta Vinicius de Moraes (Companhia das Letras), se ocuparão dos pratos; a germanista Claudia Dornbusch guiará os presentes pelo mundo literário de Mann e o cantor e violonista Cacá Lima se encarregará de transporta-los ao mundo musical de Vinícius. O ingresso custa R$ 70 e mais informações podem ser obtidas pelo site do Goethe.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
A artista multifacetada, Elisa Lucinda lança a coletânea de poemas Vozes guardadas (Record, 518 pp, R$ 49,90), que reúne sua produção poética dos últimos 11 anos. Dividida em dois momentos, a obra é formada pelos livros Jardim das cartas e O livro do desejo. Entre os textos que compõem a primeira parte estão cartas declaradas a amigos e personalidades como Amir Haddad, Beth Carvalho, Emicida, Ana Carolina, Djavan e Dona Canô. Com uma linguagem simples, a escritora revela também seu magnetismo pela natureza em textos que fazem referência a uma infância de quintal, rodeada de mato, árvores frutíferas, barro, tanajuras, passarinhos e animais domésticos. Elisa lança o livro no dia 5 de dezembro, às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema - Rio de Janeiro / RJ).
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Conhecida como "Mãe dos poetas moçambicanos", Noémia de Sousa é autora de densa obra poética que representa a resistência da mulher africana. Seu único livro, Sangue negro (Kapulana, 200 pp, R$ 44,90), é composto por 46 poemas, escritos entre 1948 e 1951. A edição brasileira mantém a estrutura original das edições moçambicanas com as seguintes seções: Nossa voz, Biografia, Munhuana 1951, Livro de João, Sangue Negro e Dispersos. A presente edição conta, ainda, com ilustrações da brasileira Mariana Fujisawa, prefácio da Profa. Dra. Carmen Tindó, estudos de Fátima Mendonça, Francisco Noa e Nelson Saúte, além de depoimentos de amigos, companheiros, leitores apaixonados pela obra de Noémia de Sousa. Sangue negro faz parte da série Vozes da África, que nasceu com o intuito de divulgar a literatura africana no Brasil. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois seguimentos há livros de contos e poesias.
PublishNews, Redação, 29/11/2016
Cena absurdo - revisto e diminuto: 1998-2015 (Ateliê, 80 pp, R$ 59,80), de Pedro Marques, apresenta poemas que revelam os absurdos do dia a dia, nem sempre notados quando se vive em meio a eles. Em alguns momentos, o livro apresenta dois ou três poemas na mesma página, ampliando a possibilidade de leitura simultânea. “Um aspecto que atravessa todos os poemas e que parece garantir uma certa unidade a eles é justamente a denúncia da hipocrisia, do contraditório, da incongruência, que se fazem revelar nas cenas mais corriqueiras: aí reside o desabrochar do absurdo que passa despercebido quando nele estamos inseridos”, escreve Luís Fernando Prado Telles, professor de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no posfácio. O que também chama atenção na obra é a proposta de uma experiência multimídia, já que Cena absurdo apresenta clusters sonoros – conjunto de notas e palavras simultâneas em intervalos mínimos, e, portanto, dissonantes, no limiar do ruído. O autor lança o livro no dia 7 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Galleria (Rod. Dom Pedro I, s/ nº, Jardim Nilópolis - Campinas / SP)
PublishNews, Redação, 29/11/2016
A feijoada completa e outras crônicas (Realejo, 168 pp, R$ 35), de Matthew Shirts, reúne as 55 melhores crônicas escritas nos últimos cinco anos sobre o que considera mais interessante, cômico e diferente na cultura brasileira, destacando suas tentativas constantes e diárias em entender aspectos peculiares do país. Entre os assuntos mais curiosos, está o uso das frutas para curar dor de barriga; personagens da cidade de São Paulo, como exemplo os habilidosos vendedores ambulantes dos trens e metrôs; hábitos como a preferência por pizza no jantar; a cultura de desfiles de escolas de samba no carnaval; a primeira vez que comeu feijoada; etc. Grande parte das histórias foram escritas pelo jornalista norte-americano radicado no Brasil para uma coluna que manteve no jornal O Estado de S. Paulo, Caderno 2, entre os anos 1994 e 2011; e na revista Veja, semanal para onde escreve desde 2011. O livro, porém, conta também com textos inéditos, escritos especialmente para essa publicação.
|
|
|