Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/07/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 11/07/2016

Na última sexta-feira (08), novamente, acionistas e investidores da Saraiva receberam um e-mail do seu serviço de RI (relação com investidores) informando que a data da assembleia geral para decisão do futuro do sócio e, desde maio, membro do Conselho de Administração da empresa, Mu Hak You, foi alterada para o dia 25 de julho (antes estava agendada para o dia 16). You comanda o fundo GWI, que detém 44,9% das ações preferenciais e 25,86% do capital total da Saraiva, e é também o protagonista de uma novela que a livraria tem enfrentado desde a sua eleição para o Conselho de Administração. Como o PublishNews noticiou no último dia 5, a Saraiva entrou com ação na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedindo que o órgão investigue indícios de infração por parte do investidor coreano.

PublishNews, Redação, 11/07/2016

Ilustradores de todo o mundo já podem submeter seus trabalhos ao mais novo prêmio da categoria, o Global Illustration Award, promovido pela Feira do Livro de Frankfurt e pela International Information Content Industry Association (ICIA). Em termos globais, o valor distribuído será de 30 mil euros -- 10 mil para o prêmio principal e o restante dividido em cinco categorias (Cover Illustration, Children’s Book Illustration, Editorial Illustration, Scientific Illustration e Theme Illustration). O tema que norteará as escolhas do júri é "Aprendendo a conviver" e o objetivo da premiação é encorajar a criatividade de ilustradores, construir pontes de colaboração e estabelecer novas tendências. Está prevista para o início de setembro a divulgação da lista de finalistas e o ganhador será conhecido em uma cerimônia no dia 20 de outubro, dentro da programação da Feira do Livro de Frankfurt. O certame é operacionalizado pela IlluSalon, plataforma global de ilustração, e os interessados têm até o dia 14 de agosto para enviar seus trabalhos.

PublishNews, Redação, 11/07/2016

João SilverioTrevisan participa do programa Super Libris | © Piu Dip / DivulgaçãoLogo mais, às 21h, vai ao ar mais um episódio da série Super Libris dirigida por José Roberto Torero e exibida pela SescTv. No programa, João Silvério Trevisan (foto) fala sobre transgressão na literatura e como ela atua no momento da criação. Para Trevisan, a transgressão pode ser vista como uma rebelião moral, política ou comportamental, que ocorre com uma pessoa em função da própria individualidade e experiência enquanto indivíduo. “Quando você transgride, naturalmente quebra fronteiras e regras e corre riscos”, expõe. Para ele, há uma redundância quando se fala em literatura transgressiva, pois acredita que toda literatura supõe uma transgressão. “No sentido de que estou falando de literatura inventiva, criativa, de literatura de fato”, esclarece. No episódio, Trevisan cita o poeta Gregório de Matos (1636 – 1696) como um transgressor na literatura. Por seu espírito crítico e sua poesia lírica, satírica, erótica e também religiosa, Matos ficou conhecido como o Boca do Inferno. “Ele nos deixou um cabedal de transgressão extraordinário”, revela. Todos os programas da série podem ser assistidos pelo portal do Super Libres na internet.

PublishNews, Redação, 11/07/2016

O Programa de Ação Cultural do Governo paulista está com inscrições abertas para os editais que escolherá 14 projetos na área de criação literária nas categorias poesia e prosa. Os editais estabelecem que 50% dos projetos selecionados sejam de proponentes do interior, litoral e Grande São Paulo. No edital incentivo à criação literária, na categoria prosa, serão selecionados 10 projetos inéditos que possam ser publicados em forma de livro com, no mínimo, 70 páginas, nos seguintes gêneros: coletânea de contos, romance ou novela. Já no concurso incentivo à criação literária, na categoria poesia, serão escolhidas quatro propostas que tenham poesias inéditas, que possam ser publicadas. Cada um dos contemplados receberá R$ 10 mil para viabilizar o projeto. As inscrições encerram no dia 17 de agosto. Mais informações pelo site do ProAC.

Valor Econômico; Jotabê Medeiros; 08/07/2016

A Lei Rouanet encontra-se no meio de um grande fogo cruzado neste momento. Na Câmara dos Deputados, mais de 200 parlamentares assinaram o protocolo para a criação da CPI da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que vai investigar desvios em seu uso. Em outra frente, a Operação Boca-Livre, ação da Polícia Federal, desbaratou na semana passada a ação de um grupo acusado de ter lesado o incentivo fiscal em cerca de R$ 180 milhões. Um estudo inédito mostra que uma cadeia econômica se movimenta a partir da aplicação da lei. O estudo cruzou dados e informações do MinC e da Receita Federal e revela: 4,97% dos recursos oriundos do incentivo fiscal foram investidos em transporte; 3,17%, em mídia; 1,62% em hospedagem; 1,27% em alimentação. A maior fatia, 68,31%, foi aportada em estruturas de produção artística (figurinos, cenografias, estúdios de gravação, gráficas, fabricação de discos, instrumentos musicais, sonorizações etc). Cada item desses teve grande número de profissionais envolvidos, o que gerou impacto equivalente na formação de empregos. Apenas 15,32% dos recursos da Lei Rouanet foram utilizados para pagamento de cachês artísticos para músicos, atores, dançarinos, escritores, roteiristas, artistas plásticos, artesãos.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 09/07/2016

A coluna Babel do último sábado noticiou que o selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, está começando o projeto de lançar toda a obra do inglês Graham Greene (1904-1991) com novo projeto gráfico. Os farsantes e O americano tranquilo acabam de sair. Os dois já eram da Globo, assim como Um lobo solitário, O condenado e O cerne da questão. E vai reeditar, com nova tradução e dentro do novo projeto gráfico, títulos que foram lançados anteriormente por outras editoras, como Nosso homem em Havana, Fim de caso, O poder e a glória, O fator humano, Trem de Istambul e O terceiro homem.

UOL; Rodrigo Casarin; 05/07/2016

Mickey Mouse, Minnie, Pato Donald, Tio Patinhas, Pateta… foram muitos os personagens clássicos da Disney que começaram sua trajetória ou ganharam uma oportunidade de estrelar histórias em quadrinhos, em tirinhas que surgiram há mais de 85 anos nos EUA e chegaram ao Brasil primeiro pela revista infantil O Tico-tico para, na década de 50, receberem revistas independentes lançadas pela Editora Abril. Agora parte dessas publicações está sendo transposta ao digital pelo Social Comics, serviço de streaming de quadrinhos que se propõe a ser a “Netflix das HQs”. A empresa fechou uma parceria com a Abril para disponibilizar clássicos da Disney a seus assinantes, que poderão conhecer ou revisitar histórias dos nostálgicos personagens em tablets, computadores e celulares. Por ora, 60 revistinhas e 12 almanaques da Disney já estão disponíveis, mas a promessa é que novos títulos sejam adicionados a cada mês.

UOL, Rodrigo Casarin, 08/07/2016

A editora Tinta da China chegou ao Brasil em 2012 e agora começa a publicar no mercado nacional alguns dos grandes autores de seu país natal, Portugal, relativamente ou absolutamente ainda pouco explorados por aqui – ao menos comercialmente. Os primeiros volumes da coleção Grandes Escritores Portugueses chegaram às livrarias em maio com livros de Herberto Helder, Antero de Quental e Agustina Bessa-Luís, de quem, por exemplo, lançaram Breviário do Brasil, publicado originalmente em 1991 e até então inédito no país, uma reunião de textos que a autora escreveu após realizar uma viagem por diversas cidades brasileiras. Os próximos lançamentos da coleção Grandes Escritores Portugueses serão Réquiem por um império que nunca existiu, de Eduardo Lourenço, e Poemas Completos, de Herberto Helder. Também é da casa o humorista Ricardo Araújo Pereira, autor de Se não entenderes eu conto de novo, pá, um dos destaques da última Flip.

“O livro é muito solitário. É uma solidão absurda.”
Andréa del Fuego
Escritora brasileira
1.
Como eu era antes de você
2.
Depois de você
3.
O diário de Larissa Manoela
4.
Lava Jato
5.
Segredos de pai para filho
6.
A coroa
7.
Ruah
8.
Herobrine - A lenda
9.
AuthenticGames
10.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
 
O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 09/07/2016

Evandro Martins Fontes tem se revelado um verdadeiro andarilho, e essa sua paixão por caminhadas já se reflete no catálogo de sua editora, que deve ganhar mais um título do gênero no início do ano, aponta a coluna Babel. É quando a Martins Fontes – Selo Martins pretende lançar Born to walk, do canadense Dan Rubinstein, que relata a importância do caminhar ao homem.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 09/07/2016

Às vésperas do primeiro aniversário da tragédia de Mariana, ocorrida em novembro, a Pulo do Gato manda para as livrarias, no segundo semestre, Um dia, um rio. O livro – ao mesmo tempo uma homenagem ao Rio Doce e um manifesto – foi idealizado pela editora Márcia Leite, que logo convidou o escritor mineiro Léo Cunha, também jornalista, professor e tradutor. Ele aceitou prontamente o desafio. Depois, ela convidou o ilustrador André Neves, autor de Tom (Prêmio Jabuti 2013), para fazer parte do projeto. Ele também se encantou com a ideia e já trabalha na obra. O livro é cheio de poesia, assombro e lamento. “Queremos dar voz ao rio e, por meio da literatura, do livro ilustrado, também dar voz ao que não pode calar: a capacidade de nos indignarmos e protestarmos, mesmo que seja pelo simbólico e pela possibilidade de comover”, explicou a editora à coluna Babel do último sábado.

O Globo, EDUARDO JARDIM, 09/07/2016

Foram muitas as viagens de Mário de Andrade ao Rio. A cidade foi o lugar escolhido para recomeçar a vida, depois da malograda experiência na chefia do Departamento de Cultura. Mário morou na cidade de meados de 1938 até março de 1941. Este período é o assunto do livro de Moacir Werneck de Castro, Mário de Andrade — Exílio no Rio (Autêntica; 224 pp; R$ 49,90), lançado agora em nova edição. Publicado pela primeira vez em 1989, o livro tem importância sob vários aspectos. Contém mais de 20 cartas endereçadas por Mário ao autor, e, além disso, traz o depoimento de quem conviveu com o poeta naqueles anos difíceis. O plano inicial era a publicação das cartas. Com o estímulo de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza, foi elaborada a apresentação / depoimento. Moacir adverte que não teve a pretensão de fazer um ensaio sobre Mário de Andrade. O livro também não é uma biografia completa, pois se ocupa de um período bem delimitado da vida. Naturalmente, para cercar o assunto, são fornecidas informações sobre o que sucedeu antes e depois do “exílio no Rio”. De todo modo, o livro foi a primeira abordagem biográfica de Mário de Andrade e sobram motivos para ser leitura obrigatória dos estudiosos.

Guilherme Sobota, O Estado de S. Paulo, 08/07/2016

Quem narra o novo romance de Marcelo Mirisola é um personagem chamado Luis Guilherme – “o corno do All-Star vermelho”. Quem o “corneia” é Natasha, talvez a mais cruel da lista de personagens sádicos e descontrolados que Mirisola criou na sua obra – A Vida Não Tem Cura (Editora 34, 88 pp., R$ 35) é o seu sétimo romance de um total de 17 livros. Mirisola vem falando que este livro fala de uma “geração cover”, que cresceu e se multiplicou nos anos 1990. Mas qual é a diferença entre eles e a geração do escritor, imediatamente anterior? “A diferença fundamental é que eles copiaram a nossa. Coitados”, aponta. E a geração seguinte, mais jovem? “Triplamente estropiados, com o agravante das redes sociais, do pelo no sovaco das minas e do Tinder para niná-los.” O romance traz temas não estranhos para quem tem alguma familiaridade com a obra do escritor: prostituição, crimes, muitas doses de álcool – mas amplia a abordagem ao tratar de assuntos sensíveis, como a violência contra a mulher e relacionamentos com travestis, com a mesma estética provocante.

O Globo, redação, 05/07/2016

Que George R. R. Martin, autor de As crônicas de gelo e fogo (saga que deu origem à série Game of thrones), volta e meia é acometido pelos temidos "brancos" não é novidade. Ele fala abertamente sobre o assunto e já desistiu de dar uma previsão sobre o lançamento de Winds of winter, sexto livro sobre Jon Snow & cia. Será que dicas do prolífico Stephen King podem ajudá-lo a finalmente entregar a tão aguardada sequência da saga, interrompida com o lançamento de A dança dos dragões (Leya), em 2011? Os dois escritores de best-sellers trocaram figurinhas sobre assuntos diversos em um encontro promovido na cidade de Albuquerque, no Novo México (estado natal de Martin), durante a turnê de divulgação do romance mais recente de King, End of watch. “Como é que você consegue escrever tantos livros tão rápido, p***a?”, disse George, às gargalhadas, ao autor de 54 livros e mais tantos outros contos e novelas. King explica que tenta escrever seis páginas por dia ao longo de três a quatro horas, "embora a entropia tente intervir". Portanto, "quando tudo corre bem", ele consegue entregar um livro novo em aproximadamente dois meses.

O Estado de S. Paulo, com AFP, 05/07/2016

Um espanhol encontrou a licença de repórter que acredita ser do escritor Antoine de Saint-Exupéry durante a Guerra Civil espanhola. O autor de O Pequeno Príncipe foi enviado especial dos jornais franceses no período. A licença do escritor e jornalista ficou desaparecida por não ter sido guardada junto com outras certificações da época, explicou à agência France Presse a diretora-adjunta do Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola, María José Turrión. O documento do francês, datado de 16 de abril de 1937, foi emitido pela Secretaria de Propaganda da República, do lado perdedor da guerra. A ficha "tem um valor extraordinário. Sua licença dá os dados exatos de sua presença em Madri", disse Policarpo Sánchez, advogado e historiador aficionado de 52 anos, que encontrou o documento em 30 de junho. O escritor desapareceu no mar a bordo de seu avião em 1944.

Portal G1, Redação, 09/07/2016

Os presos de penitenciárias do Paraná receberam 1,5 mil livros doados pela Procuradoria-Geral do Estado para Projeto de Remição da Pena por Estudo Através da Leitura. O programa reduz a pena de acordo com a leitura dos detentos e recebeu títulos de autores como Ziraldo, Gabriel García Márquez, Fernando Sabino, Bertold Brecht, Clarice Lispector e Alexandre Dumas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), 13% dos presos do estado participam do projeto, que envolve leituras mensais de obras literárias. Para serem aprovados, eles precisam elaborar resumo ou resenha do livro lido – o material é avaliado por um professor de língua portuguesa. Caso o detento atinja a nota mínima de 6 pontos, ele reduz quatro dias de pena por livro lido. Cada preso pode resenhar apenas um livro por mês.

Portal G1, Redação, 11/07/2016

As crianças de um conjunto habitacional no Jardim Botafogo, em São Carlos, no interior paulista, pretendem incentivar a leitura dos amigos, que são vizinhos. Elas então se reuniram para trocar livros e aproveitar as férias e, com isso, criaram no térreo do condomínio a Biblioteca 'Nineli 17', que leva nome da rua e número do bloco em que moram. Em época de tablets e smartphones, a turma do prédio prefere os livros nas férias. A equipe de bibliotecários-mirins é composta por seis crianças. Foi Carolina Anselmo, de 8 anos, quem teve a ideia de dividir com os vizinhos os prazeres da leitura. "Eu estava arrecadando livros na escola, ganhando, quando tive uma ideia de fazer uma biblioteca nas férias. Chamei meus amigos e colocamos em prática", contou. Os mais procurados são a Festa no Céu', de Ângela Lago, e Tatu Balão, da escritora Sonia Barros.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.