09/07/2016 09h30 - Atualizado em 09/07/2016 09h30

Presos do Paraná recebem livros para projeto de redução de pena

Procuradoria-Geral do Estado doou 1,5 mil títulos para o projeto de remição.
Cada livro lido e com resenha aprovada reduz quatro dias de condenação.

Do G1 PR

Presos do Paraná recebem livros para projeto de redução de pena (Foto: Divulgação/SESP)Cada livro lido e resenhado reduz quatro dias de pena (Foto: Divulgação/SESP)

Os presos de penitenciárias do Paraná receberam 1,5 mil livros doados pela Procuradoria-Geral do Estado para Projeto de Remição da Pena por Estudo Através da Leitura. O programa reduz a pena de acordo com a leitura dos detentos e recebeu títulos de autores como Ziraldo, Gabriel García Márquez, Fernando Sabino, Bertold Brecht, Clarice Lispector e Alexandre Dumas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), 13% dos presos do estado participam do projeto, que envolve leituras mensais de obras literárias. Para serem aprovados, eles precisam elaborar resumo ou resenha do livro lido – o material é avaliado por um professor de língua portuguesa.

Caso o detento atinja a nota mínima de 6 pontos, ele reduz quatro dias de pena por livro lido. Cada preso pode resenhar apenas um livro por mês.

As doações de livros para o projeto podem ser feitas de forma permanente, com entrega direta nas unidades penais ou na sede da Sesp, na sala do Núcleo de Comunicação. O endereço é Rua Deputado Mário de Barros, 1.290, 4º andar, no Centro Cívico de Curitiba.

São aceitos livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance  outros gêneros. Não são aceitos livros didáticos, enciclopédias ou revistas.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse G1 Paraná.

tópicos: