Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 25/05/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 25/05/2016

A queda das vendas de livros iniciada em fevereiro e repetida em março, se manteve em abril. No período que vai de 23 de março a 19 de abril, a queda nominal, sem considerar a inflação (o IPCA no período ultrapassou os 9%), foi de 11,18% no faturamento, que caiu de R$ 117.807.236,58 no período de 2015 para R$ 104.635.019,70, em 2016. Em volume, a queda foi de 17,06%, totalizando 2.594.654 exemplares vendidos em 2016 versus 3.128.230 em 2015. Esses números estão no Painel das Vendas de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen e pelo SNEL. Veja outros destaques do Painel clicando no Leia Mais

Publishing Perspectives, Dennis Abrams, 25/05/2016

Recentemente, um dos “Eldorados” da indústria editorial britânica – como em diversas partes do mundo – tem sido o fenômeno dos livros de colorir para adultos. A sua popularidade serviu de combustível para os ganhos da indústria com vendas de livros impressos. Mas agora, muitos editores estão recebendo cartas do Her Majesty´s Revenue and Customs Office (HMRC), departamento responsável pelos impostos no país, pedindo o recolhimento do VAT (Value Added Tax) que, na opinião do governo, deveria incidir sobre os livros de colorir. No país, tanto livros impressos quanto livros de colorir para crianças são isentos do VAT, mas o HMRC defende que os livros de colorir para adultos podem ser classificados como livros “incompletos”, por conta da falta de cor que será preenchida pelo usuário. Nessa categoria, o livro seria taxado integralmente, com a incidência de 20% de VAT. Considerando que só em 2015, foram vendidos, mais de três milhões de cópias, rendendo mais de 20 milhões de libras, isso custaria à indústria uma boa grana. Naturalmente, alguns editores já estão acionando seus advogados e a Publishers Association declarou que está em conversações com o HMRC para “clarear a situação”.

PublishNews, Redação, 25/06/2016

Logo depois do fechamento da edição da última terça-feira (24), quando noticiamos que a Hudson News estava com problemas na emissão de notas simbólicas, relatório que serve de base para o acerto de consignações, a varejista enviou e-mail à redação do PublishNews informando que “o sistema já está operando em sua plenitude” e que “os fornecedores já estão sendo contatados para a devida regularização”.

PublishNews, Julio Silveira, 25/05/2016

“O Rio de Janeiro é o tambor do Brasil” é o grande clichê quando se fala de cultura e da cidade. A implicação é que aqui temos uma caixa de ressonância para as expressões culturais, amplificando-as, dando-lhes forma e força. Seria no Rio que as artes, modos e modas reverberam, são disseminados. A metáfora do “tambor” ganha concretude no aparato econômico da cultura, estabelecido e enraizado no Rio de Janeiro: um sistema alinhavando criadores a editoras / gravadoras / produtoras e estas a canais de distribuição / exibição, fomentados pela imprensa e mídia. Um sistema, sustentado por investimentos e amparado por equipamentos — salas de teatros, cinemas, bibliotecas, museus. Este artigo, porém, investiga um território específico da cultura ou, antes, um anti-território. A Cultura Digital não requer equipamentos, horários, canais de divulgação, e tampouco implica um sistema econômico ou dá saída a um “produto cultural” per se. A cultura digital dá-se na troca, não na produção. Assim, para investigar a relação do Rio de Janeiro com a cultura digital, a resposta que se deve perseguir é: Como manter a proeminência de nossa cidade em um campo da cultura, o digital, que prescinde do aparato produtor? Um campo da cultura que dispensa sistemas, por operar em rede; que não requer um centro, por agir na periferia; que não depende de equipamentos, por atuar no imaterial? Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do artigo de Julio Silveira.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

O Instituto Pró-Livro (IPL) vai realizar no Rio de Janeiro um seminário para lançamento da 4º edição da Retratos da Leitura no Brasil, pesquisa cujo objetivo é conhecer o comportamento leitor do brasileiro e as condições de leitura e de acesso ao livro pela população brasileira. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (31), na Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219), das 13h às 18h. Desde sua primeira edição, em 2007, a pesquisa tornou-se referência quando se trata de indicadores e hábitos de leitura dos brasileiros, tem subsidiado estudos e, sido citada para justificar projetos de nível governamental, além da mídia quando trata acerca de temas de leitura no Brasil. Os dados foram coletados pelo IBOPE Inteligência, sob direção e coordenação do IPL, abrangendo todo o território nacional, por meio de pesquisa quantitativa, realizada nos domicílios entre novembro e dezembro de 2015. No total foram realizadas 5.012 entrevistas, em 317 municípios brasileiros, em todos os estados da federação e no Distrito Federal. A pesquisa revelou que, em comparação com 2011, uma melhoria no perfil do leitor brasileiro. Em 2015, 104,7 milhões de brasileiros se declararam leitores e os índices de leitura saltaram de 4 livros por ano, em 2011, para 4,97 em 2015.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

A segunda edição da Feira do Livro de Resende (Flir), que acontece nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho, das 9h às 21h, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na cidade de Resende (RJ), terá mais um dia de programação para atender principalmente as escolas que visitam o evento. O tema principal será Uma viagem no tempo: do passado ao presente, com o objetivo de mostrar um pouco da história da cidade. Para complementar, o patrono será o historiador Claudionor Rosa, em comemoração aos seus 50 anos de trajetória pela cultura, trabalhando na busca da valorização da identidade social e cultural de Resende e região. O evento já confirmou a participação de 40 expositores entre livrarias, editoras e organizações educacionais. O público poderá contar com a participação de mais de 60 escritores no Espaço do Escritor e quatro convidados especiais: os escritores Thalita Rebouças, Raphael Montes, Cristino Wapichana e Ivan Zigg. A entrada no evento é franca. Confira os detalhes e a programação do evento no site.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

A Ponte de Versos, encontro de poetas e amantes da literatura, está retomando as atividades no Rio de Janeiro e realiza hoje (25) um evento como parte da programação do 1º Festival das Livrarias do Rio. O encontro tem o objetivo de revelar nomes e renovar a experiência poética dos participantes, como uma oficina aberta de poesia, mesclando autores novos e renomados. A coordenação é da editora Thereza Rocque da Motta, que receberá poetas como Cristina Biscaia, Rosália Milsztajn, José Cavalcanti, Allan Dias Castro, Mariana Imbelloni e Manoel Herculano. A atividade acontece na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290), a partir das 19h, com entrada franca.

PublishNews, Monique Sampaio, 25/05/2016

Escritores dos EUA publicaram na última segunda feira (23) uma petição on line contra a candidatura do republicano Donald Trump, que devido as suas declarações machistas, xenofóbicas e racistas, vem ganhando uma forte oposição de diversos setores no país. Ao todo 400 escritores já assinaram o protesto, incluindo os premiados do Pulitzer Richard Russo, Michael Chabon, Geraldine Brooks e Jennifer Egan. ‘’Como escritores estamos cientes das muitas formas que a linguagem pode ser distorcida em nome do poder’’. Algumas horas depois da publicação do texto já haviam assinado mais de sete mil pessoas.

“O meu caso é diferente. Tenho muito apego ao que leio, gosto de grifar trechos e nesses grifos eu me localizo.”
Lourenço Mutarelli
Escritor brasileiro
1.
A coroa
2.
Como eu era antes de você
3.
Encontros
4.
Herobrine - A lenda
5.
Depois de você
6.
De volta ao jogo
7.
Ruah
8.
AuthenticGames
9.
Todo seu
10.
Segredos da Bel para meninas
 
PublishNews, Monique Sampaio, 25/05/2016

A Turnitin no Brasil, empresa que atua na prevenção de plágio reunindo bases de auxílio de dados de editoras, acaba de fechar uma parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e com a Scielo. Laercio Dona, diretor de negócios da Turnitin, explicou ao PublishNews que essa parceria é muito importante pois a Scielo e a Abec possuem um vasto banco de dados. Ressaltou ainda que para identificar o plágio os softwares comparam o trabalho do autor com os dados disponíveis e caso encontrem uma semelhança muito grande de conteúdo identificam a cópia. Clique no Leia Mais e veja detalhes dessa parceria.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

Começa hoje (25) a segunda temporada da série de TV criada por Fiona Stourton e Richard Denton. A produção faz uma análise da obra e da influência do dramaturgo inglês William Shakespeare por meio de atores que deram vida a seus personagens. Nesta temporada, Joseph Fiennes vai em busca das histórias que serviram de inspiração para Romeu e Julieta; Kim Cattrall explora a história do romance entre a rainha e o romano em Antônio e Cleópatra; Christopher Plummer fala de um dos papéis mais trágicos do dramaturgo Rei Lear; e Morgan Freeman analisa as diferentes versões de A Megera Domada. A exibição acontece no programa Arte1, da Band, sempre às quartas-feiras, às 21h30.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

O universo da poesia oriental desembarcou na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, São Paulo / SP), com a série mensal de apresentações do Sarau Poesia a Oriente. O evento acontece no próximo sábado (28), a partir das 19h. Os estudiosos Yun Jung Im, Antonio Menezes e Neide Hissae Nagae mostrarão um recital das produções chinesa, japonesa e coreana. O coletivo é formado por professores e alunos do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Os recitais passarão por vários estilos e temáticas, a fim de mostrar porque as poesias dos países do oriente são tão ricas quanto a sua história e cultura. No destaque, obras do chinês Zhao Zhenkai, conhecido como Bei Dao; dos coreanos Yi Sang e Han Kang; e dos japoneses Saigyo e Yoshimasu Gozo.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

Em épocas de hiperconectividade, mensagens instantâneas, Fabrício Carpinejar resolveu se dedicar a um projeto que segue na contramão dessa lógica. Desde o último outubro, o escritor gaúcho escreve poemas sobre o amor cotidiano em uma velha e boa máquina de escrever Olivetti Lettera 82. Nos calhamaços de papel, destacam-se as correções feitas à mão pelo poeta. Entre um verso e outro, onde o olhar sobre o cotidiano e as pequenas situações que acabam por resumir o amor se fundem, Carpinejar mostra um novo lado de sua escrita. O resultado pode ser conferido em Amor à moda antiga (Belas-Letras; 112 pp.; R$ 24,90). Intencionalmente, os textos não passaram por revisão, edição ou tratamento digital, depois de terem sido entregues pessoalmente pelo autor em três maços guardados em envelopes de papel pardo, na mesma ordem em que estão publicados nas páginas do livro. A ideia é que o livro sirva de presente para o Dia dos Namorados que se aproxima.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

Os amantes da literatura têm um motivo a mais para celebrar. É que a Companhia das Letras, através do selo Penguin, está lançando Sonetos de amor (72 pp.; R4 34,90), edição especial com uma seleção dos melhores sonetos de Luís Vaz de Camões sobre o amor. Os textos do autor de Os Lusíadas auscultam, a partir da forma poética difundida por Francesco Petrarca (o italiano reputado como o inventor do soneto), o coração de leitores apaixonados. “Luís de Camões amou muito, sofreu muito, teve gozo no seu sofrimento e escreveu dezenas de sonetos (e canções, elegias, odes etc.) numa repetida tentativa de entender o que era essa coisa simultaneamente terrível e sublime”, escreve na introdução do volume Richard Zenith, professor norte-americano naturalizado português e autor da fotobiografia de Fernando Pessoa, outro português ilustre.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

Virgindade: tem gente que se apega a ela, e tem gente que não vê a hora de perdê-la. Mas com uma coisa, quase todos concordam: a primeira experiência sexual é única. Ela provoca a curiosidade, o medo – e por que não, a fantasia – de muitos jovens por aí. Será que o sexo é como explicaram na aula de biologia? Ou será como num livro de romance – ou como numa letra de funk? E aquela demonstração da banana e da camisinha... será que tem a ver? E ainda nem falamos das emoções: o frio na barriga, o medo, a dor, o prazer, a atrapalhação, o constrangimento... Nos oito contos de A primeira vez (L± 224 pp.; R$ 36.90 – Trad. Alexandre Boide), tudo gira em torno da primeira vez. Com ajuda da ficção, Melvin Burgess, Anne Fine, Mary Hooper, Sophie McKenzie, Patrick Ness, Bali Rai, Jenny Valentine e Keith Gray contam histórias de adolescentes que estão encarando este momento inesquecível. O livro integra a Coleção L&PM Infantojuvenil.

PublishNews, Redação, 25/05/2016

A força feminina é a grande estrela no romance de Mary E. Pearson, The kiss of deception (Darklove / DarkSide; 406 pp.; R$ 49,90 – Trad. Ana Death Duarte). Na trama, Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a primeira filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? O título foi escolhido pelo comitê da Young Adult Library Services Association (YALSA) como umas das melhores ficções voltando para jovens adultos (YA) de 2015 e escolhido uma das principais fantasias de 2014 pelos leitores no Goodreads. Mary E. Pearson é uma premiada escritora do sul da Califórnia, conhecida por seus outros sete livros juvenis — entre eles a série popular The Jenna Fox Chronicles.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 25/05/2016

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.