Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/04/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 27/04/2016

Desde que foi criada, em abril de 2014, a lista Nielsen PublishNews, que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros, tem um autor onipresente. Mais do que onipresente, ele costuma transitar entre as duas categorias da lista: ficção e não ficção. Estamos falando, claro, de Augusto Cury. Na terceira lista de 2016, que compreende o intervalo entre 23 de fevereiro e 22 de março, Cury teve um concorrente à altura. O juiz federal William Douglas, que apareceu nas listas de ficção, com A última carta do tenente (Planeta), e de não ficção, com Formigas: lições da sociedade mais bem-sucedida da terra (Mundo Cristão), escrito em parceria com Davi Lago. Outra coisa que chama a atenção na lista é a forte presença de romances espíritas na lista de ficção (sim, ficção!). Das 20 posições, quatro são ocupadas por títulos do gênero. Só a grande dama brasileira nesse segmento, Zíbia Gasparetto, emplacou dois títulos. Na lista de não ficção, os blogueiros e vlogueiros aparecem com força total no terceiro período. Dos 20 livros, quatro são deles, incluindo a vice-liderança, ocupada pela pequena Bel, de apenas oito anos e já autora de Segredos da Bel para meninas – vol. 1 (Única / Gente). Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista Nielsen PublishNews.

PublishNews, Daniela Kfuri, 27/04/2016

O editor acaba de ler / comprar um livro está super empolgado, acha que tem um grande best-seller. Afirma para todos da editora que aquele livro será um grande sucesso, consegue o apoio do comercial e do marketing. O livro vira uma aposta. Criam uma capa linda e um texto de capa forte. O marketing bola uma grande estratégia e define uma boa verba de investimento em diversas ações. O comercial prepara uma tiragem robusta e empolga a força de vendas. A força de vendas transmite essa vibração para as livrarias e distribuidores que aguardam o novo lançamento. O autor é convocado a fazer lançamentos, conversar com livreiros e tem certeza que o livro vai para as listas de mais vendidos. Fazem materiais de PDV e acordos de exposição caros. A distribuição do livro é um sucesso. Tudo acontece no cronograma previsto. Passa a primeira semana, a segunda, a terceira e os promotores avisam que a pilha não está baixando conforme o esperado. Os clientes já começam a falar em devolver o livro. O que aconteceu? Por que não vende se fizemos tudo certo? Em sua coluna de hoje, Daniela Kfuri vai atrás de respostas e lista nove formas de buscar informações para seu plano de marketing. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna.

PublishNews, Paulo Tedesco, 27/04/2016

Numa obra que lancei ano passado, Livros: um guia para autores, em parceria com uma editora de autopublicação, havia abordado esse tema, que agora vejo haver se complicado e que me pareceu urgente retomar. Pois enquanto mais e mais gente está a se autopublicar e busca abrir novas possibilidades de leitura, menos o mercado tradicional parece saber incorporar o que lhe chega como novos textos e autores. Se até 20 ou 30 anos atrás, talvez menos, uma boa resenha de um reconhecido crítico literário num jornal de grande circulação brasileira ou estrangeira, associado a elogios de um escritor que tivesse percorrido o ciclo do reconhecimento, possivelmente fosse a chave para a sagração de um novo título, hoje já não é mais bem assim. Então, como divulgar um livro utilizando de recursos cada vez mais inteligentes, eficazes e baratos? Quais as melhores ferramentas para uma obra autopublicada ou de uma nova editora? Liberar gratuitamente a leitura digital do livro na Amazon? Ou gastar com anúncios pagos no Facebook e Google e contratar blogueiros para resenhar positivamente a obra? Ou, ainda, trabalhar e gastar, incessante, com o envio de milhares de e-mails para possíveis leitores? Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna.

PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 27/04/2016

Dentre as várias obras protegidas pelo direito autoral destacam-se, pelas suas singularidades na representação, as obras arquitetônicas. Pela Lei 9.610/98, a Lei Brasileira de Direito Autoral (LDA), as obras desse gênero podem ser “representadas livremente”, especificados os meios dessa representação, claramente “pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais”. A análise que se faz aqui diz respeito ao uso do termo “representação”, diverso de reprodução, claramente desejando evitar que se façam cópias da obra arquitetônica, em qualquer escala. Assim, por exemplo, um prédio encomendado a arquiteto famoso por uma Prefeitura não pode ser reproduzido em três dimensões, mesmo se estiver em logradouro público. No entanto, pode ser livremente representado por “pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais”, sem necessitar de autorização de ninguém, salvo do órgão dono do prédio, para fazer filmagens no seu interior ou área externa. Importante ressaltar, no entanto, que se o imóvel tem forma que o identifique visualmente e que o vincule ao seu proprietário, este tem direito ao uso dessa marca visual, que não pode ser usada, ainda que de modo oblíquo, disfarçado, por terceiros. Da mesma forma, a tomada de imagens internas, ou as filmagens do imóvel para fins comerciais, dependem da autorização do seu proprietário. Clique no Leia Mais e entenda melhor sobre as questões relacionadas à representação de obras arquitetônicas e o direito autoral.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

Conforme o PublishNews já tinha adiantado em junho do ano passado, a Livraria da Vila se prepara para inaugurar uma nova unidade. A décima loja será instalada em Londrina, no Paraná, em maio, e ficará no 2º piso do Aurora Shopping Londrina, que inaugura hoje na cidade. Os 400 m² vão oferecer, além de um grande acervo de livros, um espaço especial de presentes e artigos de decoração com a temática da literatura e do cinema, área que a livraria vem apostando e investindo nos últimos anos. Inclui ainda um espaço especial para o público infantil, onde serão conduzidas contações de história, oficinas e atividades para a criançada. A nova loja, assim como outras sete da rede, é projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

No catálogo da Globo Livros desde 2007, a obra de Monteiro Lobato ganha novo projeto gráfico. Com ilustrações de Eloar Guazzelli, o primeiro título, lançado recentemente, é Reinações de Narizinho. Todas as edições apresentam texto integral do autor e prefácio de importantes escritores. Em maio, serão lançadas Caçadas de Pedrinho e O saci. Para junho, estão previstos A reforma da natureza e Memórias da Emília. A chave do tamanho sai em julho, quando também serão lançados Pipapau amarelo e Viagem ao céu.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Boa Nova, editora focada no mercado espírita, está celebrando o resultado das vendas do livro Renovando atitudes, de Francisco do Espírito Santo Neto. O título, que chegou à 21ª edição, acumulou, segundo contagem da editora, 340 mil exemplares vendidos. As dores da alma, que está na 26º edição, do mesmo autor, já alcançou o número de 235 mil exemplares em vendas. Outro projeto da editora é a parceria com o cartunista Mauricio de Sousa, que já rendeu mais de 100 mil exemplares vendidos, envolvendo as obras Meu Pequeno Evangelho e Meu Pequeno Evangelho — Livro de Atividades. Nelas, mensagens de amor, caridade e humildade são transmitidas aos pequenos leitores. Ainda no próximo semestre, a editora prevê lançar um livro envolvendo a personagem Magali, da Turma da Mônica.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Chiado Editora Brasil está contratando uma recepcionista para trabalhar em São Paulo, na Avenida Paulista. A empresa procura uma pessoa com excelente formação pessoal e humana, que adore livros, com excelente capacidade de comunicação, pro-atividade, espírito de grupo, capaz de ser a solução e de pensar "fora da caixa". É oferecida remuneração compatível com o desempenho. Interessadas encaminhar currículo para rh@chiadoeditora.com.

“A literatura, ao longo de sua imensa trajetória, sempre falou do homem e sempre falou de emoção.”
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
Ruah
3.
Todo seu
4.
Papo de menina
5.
AuthenticGames
6.
Depois de você
7.
Segredos da Bel para meninas
8.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
9.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
10.
O poder da ação
 
PublishNews, Redação, 27/04/2016

No próximo encontro do projeto Sábado em Casa, marcado para o próximo sábado (30), na Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 109, São Paulo / SP), a atriz, educadora e contadora de histórias Emilie Andrade, conduzirá o Histórias sobre telhados. Com a proposta de ser uma noite de narrações artísticas em série voltadas para o público adulto interessado na materialidade da palavra e seus desdobramentos poéticos, o evento acontece todo último sábado do mês. A ideia é explorar artisticamente todos os lugares que constroem uma casa enquanto espaço de produção de memórias e sentidos. Os convidados serão estimulados a percorrer todos os cômodos da Casa para ir ao encontro das histórias. A primeira sessão começará às 20h, e o público deve chegar com 15 minutos de antecedência para se acomodar e conhecer a proposta. Serão 45 vagas, e os interessados devem se inscrever pelo e-mail contato@acasatombada.com para garantir o seu lugar. O investimento é de R$ 40, com meia entrada para estudantes.

PublishNews, Redação, 27/04/2016


O poeta e ensaísta carioca Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), é um dos nomes de destaque da programação do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), que começa nesta sexta-feira (30). A palestra João Cabral: a voz e o sangue, no domingo (1°), às 16h30, no Teatro da Urca, palco principal do evento, será uma grande oportunidade para se conhecer a vida e a obra do autor de Morte e vida severina (1955). Para a atividade, não é necessário retirar ingresso. Basta comparecer ao Teatro da Urca, com meia hora de antecedência. Mais informações sobre o Flipoços 2016 acesse o site do evento.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Academia Brasileira de Letras (ABL) abre nesta quinta-feira (28), a partir das 17h30, a temporada 2016 dos Seminários Brasil, brasis. Com o tema Rio 2065: Como será?, o evento terá como palestrantes os Acadêmico Arnaldo Niskier, o arquiteto Augusto Ivan Freitas Pinheiro e o ensaísta, crítico literário e professor Paulo Roberto Pereira. O evento acontece no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro/RJ), com entrada franca.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Estante Virtual, site de venda de livros usados e novos, colocou no ar uma campanha especial para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, que foi celebrado em 18 de abril, e o Dia Mundial do Livro, dia 23. É a campanha “Fretes Grátis”, que segue ativa até esta quinta-feira (28). Estão sendo oferecidos milhares de livros com frete grátis, da literatura brasileira e estrangeira, passando por biografias, livros de artes, filosofia, infantojuvenis, entre muitos outros. Com 15 milhões de livros em seu acervo, formado por uma rede integrada de 1.350 sebos de todo o Brasil, a Estante Virtual reúne títulos esgotados, dicionários, raridades, lançamentos, obras autografadas, clássicos da literatura, best-sellers e livros didáticos. Por mês, são 3,5 milhões de visitas ao site e cerca de dez mil livros vendidos diariamente. Por falar em Estante Virtual, o site divulgou a sua lista de mais vendidos do primeiro trimestre desse ano, que é encabeçada pelos clássicos infantojuvenis A droga da obediência, de Pedro Bandeira, que vendeu 720 exemplares, e O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, que totalizou 643 exemplares. Completando o pódio, Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, vendeu 619 exemplares. Clique no Leia Mais e veja a lista completa.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Amazon.com.br acaba de iniciar um mês com promoções especiais para quem é fã da cultura geek. Os clientes podem aproveitar até 25 de maio, quando é celebrado o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, diversas ofertas semanais em várias categorias de livros impressos com foco em títulos que são considerados relevantes pela cultura geek, como quadrinhos, fantasia, ficção-científica, entre outros. Todas as promoções da contagem regressiva para o Dia do Orgulho Nerd podem ser encontradas aqui.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

A Língua Portuguesa foi aprovada por unanimidade, dentre as alterações estatutárias da International Publishers Association (IPA), na sua Assembleia Geral, realizada em Londres, como um dos oito idiomas oficiais da entidade. A medida foi proposta conjuntamente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Em português, o nome oficial da IPA passa a ser União Internacional de Editores. A IPA, que completa 120 anos em 2016, congrega 60 associações nacionais e regionais do mercado editorial, de 50 países da África, Ásia, Oceania, Europa, América do Sul e a do Norte. Com sede em Genebra, Suíça, representa internacionalmente a indústria editorial.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

De tempos em tempos, aparecem no nosso vocabulário palavras novas. Encontramos várias, por exemplo, no universo científico-tecnológico - caso dos termos de informática -, ou mesmo nas gírias das ruas e nos bordões criados em novelas que acabam se espalhando. Mas quais são as estratégias usadas na criação de novas palavras no português brasileiro? Para explicar esse fenômeno, o professor e especialista em Morfologia Carlos Alexandre Gonçalves, mapeou, descreveu e exemplifica em Atuais tendências em formação de palavras (Contexto; 112 pp.; R$ 23) o que está envolvido na formação de palavras da nossa língua, para além do que está descrito nas gramáticas tradicionais ou nos manuais de morfologia do português, utilizando exemplos atuais.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

O livro Machado e o cânone literário (Eduerj, 434 pp.; R$ 60), da escritora e professora na Universidade de Roma La Sapienza, Sonia Netto Salomão tem eventos de lançamento programados nos próximos dias. Nesta quinta-feira (28), a obra será lançada durante o 16º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa, às 18h30, na PUC-SP (Rua Bartira, 387 Perdizes, São Paulo / SP). No dia 4 de maio, haverá um evento de lançamento na Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro / RJ). Na ocasião, a professora Sonia Netto Salomão fará uma palestra de introdução ao seu trabalho, em mesa-redonda coordenada pelo professor Renato Lessa, diretor da FBN. Já no dia 6 de maio, o lançamento será às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro/RJ). No título, a autora reconstrói o contexto italiano no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, investigando leituras de Dante, Machiavel, Leopardi e da história romana na produção machadiana, para destacar como a condição de frequente espectador das operas e de teatro dramático italiano influenciou o autor de Dom Casmurro.

PublishNews, Redação, 27/04/2016

“Escrever sobre livros é tarefa sem fim”, diz Marisa Midori Deacto na abertura de Bibliomania (Ateliê Editorial, 232 pp.; R$ 50). O material que ela e o autor Lincoln Secco produziram sobre o tema nos dois anos que escrevem para a Revista Brasileiros permitiu a criação de uma edição, com capa dura e projeto gráfico de Gustavo Piqueira. Os textos têm o livro como protagonista. Os autores abordam das mudanças no mercado editorial, até sonhos, fé e razão. Ao longo do título, a dupla compartilha homenagens, impressões, histórias, memórias e ensaios sobre o mundo dos livros.

PublishNews, Redação, 26/04/2016

Fazer um retrato da família LGBT brasileira é o desafio do projeto Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome, da fotógrafa Simone Rodrigues. Desde 2014, ela vem fotografando e colhendo depoimentos de casais LGBT que vivem juntos, casados ou em união estável, há mais de dois anos. Agora, o primeiro fruto do projeto veio ao público: o catálogo - Nomes do Amor (NAU; 72 pp.; Distribuição gratuita), que pode ser baixado gratuitamente acessando o site do projeto. O projeto em andamento já documentou 28 casais e famílias, que se dispuseram a posar e compartilhar um pouco de suas histórias de vida. Trata-se de uma releitura do tradicional retrato de família, um gênero de imagem que ajudou a legitimar a família patriarcal desde os primórdios da invenção da fotografia, no século XIX.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.