Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 18/01/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 18/01/2016

Em novembro, varejo de ‘livros, jornais, revistas e papelaria’ teve a maior queda da série histórica do IBGE | © Telma KoboriTodos os meses, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), que avalia a variação do volume de vendas realizadas pelo varejo brasileiro em diversos segmentos. Na tarde da última quarta-feira (13), o IBGE divulgou os resultados da PMC de novembro, que apontou um crescimento no volume de vendas em relação ao mês anterior na ordem de 1,5%. Se comparado com o mesmo período do ano passado, no entanto, o varejo apresenta queda de 7,8%. No acumulado do ano, a queda é de 4%. Para saber os números do segmento que inclui a venda de livros, clique no Leia Mais.

PublishNews, Leonardo Neto, 18/01/2016

Para promover o livro, a Universo contratou um cosplay que se vestiu de Harry Potter | © DivulgaçãoA Universo dos Livros bateu o martelo e vai publicar no Brasil O livro de colorir do Harry Potter. Lançado lá fora em novembro passado, o livro conquistou as primeiras colocações das listas de mais vendidos do Reino Unido e nos EUA. Além dos cadernos para colorir, o volume traz fotos. “A ideia é que os livros se tornem em um produto colecionável. Os leitores vão se deliciar com as imagens e fotos que marcaram a sua adolescência”, disse André Luis Souza, o Cafu, do time da Universo. O livro já está em pré-venda com lançamento previsto para 25 de fevereiro.

PublishNews, Redação, 18/01/2016

Pelo menos duas edições de Mein kampf, o livro-manifesto de Hitler, devem ser publicadas no Brasil agora que a obra está em domínio público e as livrarias já se manifestaram sobre o assunto: ou não vão vender a obra ou vão vender, sem fazer grandes barulhos. Em seu blog, o Página 5, o jornalista Rodrigo Casarin adiantou que a rede Livrarias Curitiba não comercializará a obra. “O livro Minha luta, do Adolf Hitler, está se tornando de domínio público e haverá várias publicações nestes próximos meses. Ficou definido em conjunto com os diretores do grupo que não iremos comercializar este produto nas lojas e ele não estará disponível para encomendas”, diz um comunicado interno da empresa ao qual o jornalista teve acesso. Rui Campos, da Livraria da Travessa, disse à coluna Gente Boa, de O Globo, que venderá a obra, mas não fará nenhuma ação para ampliar as vendas do título. “Só vou vender a edição comentada”, disse Rui à coluna. “E me recuso a fazer qualquer marketing sobre o livro, nem para a vitrine ele vai”, completou. Laura Gasparian, da Argumento, também disse à Cleo Guimarães, titular da Gente Boa, que não pretende “fazer barulho”. “Vou vender porque é um documento histórico e já tem gente procurando. Mas ele vai direto para a estante, não vou expor”, afirmou.

PublishNews, Redação, 18/01/2016

A coluna Babel noticiou, no último sábado (16), que a Record ampliou o seu catálogo no Kindle Unlimited, o serviço de subscrição de livros digitais da Amazon, em 350 novos títulos. Agora, segundo a contabilidade da coluna, a participação da Record no Kindle Unlimited é de 750 títulos. O serviço permite que usuários “aluguem” livros ilimitadamente pelo valor mensal de R$ 19,90.

Publishnews, Monique Sampaio, 18/01/2016

Um novo capítulo na novela do fechamento da Cosac Naify começa a ganhar seus contornos. De acordo com a coluna Painel das Letras do último sábado (16), Milton Ohata, ex-editor da Cosac, acaba de migrar para a editora 34, levando consigo algumas obras que pertenciam ao catálogo da Cosac. Do jornalista João Antônio, Ohata prepara dois volumes, um com reportagens e outro com ensaios sobre música brasileira, enfocando nomes como Noel Rosa e Aracy de Almeida. Ohata levará para a 34 ainda a coleção Mário Pedrosa de quem a Cosac planejava lançar mais nove volumes, além de relançar a obra sobre o arquiteto Lúcio Costa e títulos do dramaturgo Augosto Boal, incluindo peças inéditas. Em dezembro, a Companhia das Letras também declarou que irá assumir alguns títulos da Cosac Naify, como já noticiado pelo PublishNews.

O Globo, ANCELMO GOIS, 16/01/2016

Em sua coluna, Ancelmo Gois adiantou que o romancista e tradutor Rubens Batista Figueiredo fechou um acordo com a Companhia das Letras para traduzir alguns clássicos russos que estavam na Cosac Naify. Em breve, Guerra e paz e outros livros de Leon Tolstói (1828-1910) sairão pelo selo Penguin.

O Globo, ANCELMO GOIS, 16/01/2016

Cercado de elogios de gente como os mestres do thriller Scott Turow e Jeffery Deaver, o livro do brasileiro Raphael Montes, Dias perfeitos, chega aos EUA, em 12 de fevereiro, pela Penguin Press, com tradução de Alison Entrekin. Aliás, o livro de Raphael também será publicado na Polônia, numa negociação da agência VB&M. É o 15º território estrangeiro no qual o livro será publicado. As informações são da coluna de Ancelmo Gois.

O estado de s. Paulo, MARIA FERNANDA RODRIGUES, 16/01/2016

A partir de fevereiro, quem quiser ler Macunaíma terá mais uma opção além das duas edições da Nova Fronteira já no mercado. Pois Mário de Andrade está em domínio público desde o dia 1.º, e é por isso que quem for à livraria mês que vem encontrará outro Macunaíma, editado pelo selo Penguin-Companhia das Letras. O texto tem prefácio é de Simone Rossinetti Rufinoni. Foram incluídos texto de Sérgio Buarque de Hollanda e uma carta para Carlos Drummond de Andrade, “Carlico”, com notas do poeta. “Vemos com muita tranquilidade a entrada dessa obra em domínio público porque a consequência mais óbvia é que o autor passa a ser mais lido. O domínio público não gera nenhum problema para a editora; pelo contrário”, diz Maria Cristina Jeronimo, editora da Nova Fronteira. Só o que a casa não conseguiu aprontar, enquanto era a única autorizada a publicá-lo (e isso, desde 2007), foi a adaptação de Macunaíma em HQ, de Izabel Aleixo e Kris Zullo. E a Peirópolis, que contava os dias para lançar Macunaíma em Quadrinhos, manda o volume feito a quatro mãos por Angelo Abu e Dan X para as livrarias nos próximos dias. Mas Mário é muito mais que seu clássico, e o que devemos ver agora é a criação de novas coletâneas de contos e poemas. A primeira a sair, já em fevereiro será Briga das Pastoras e Outras Histórias: Mário de Andrade e a Busca do Popular (Edições SM). A organização é de Ivan Marques e o livro traz 13 contos menos óbvios do autor cujo acervo é riquíssimo e está no IEB. Há material inédito ali, assegura Telê Ancona, sua principal pesquisadora.

“Temos que fazer uma campanha para que as pessoas descubram que todos têm uma biblioteca nas suas mãos. É importante fazer uma campanha de descoberta da biblioteca digital.”
Affonso Romano de Sant'Anna
Escritor brasileiro
1.
Ruah
2.
Muito mais que 5inco minutos
3.
Dois mundos, um herói
4.
Grey
5.
Ela confiou na vida
6.
A mágica da arrumação
7.
O pequeno príncipe
8.
Maria
9.
Não se iluda, não
10.
Philia
 
O globo, LEONARDO CAZES, 14/01/2016

Setenta e oito cartas que faziam parte do acervo Mário de Andrade, sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP), desapareceram. A revelação foi feita em reportagem da revista Época, publicada no último fim de semana. Segundo a reportagem, as cartas constam no catálogo do acervo, elaborado entre 1995 e 2003. No entanto, em 2005, quando começou o processo de digitalização, missivas de Di Cavalcanti, Manuel Bandeira, Fernando Sabino, Ronald de Carvalho e Menotti Del Picchia, descritas no catálogo, tinham desaparecido das caixas. A informação foi confirmada pela universidade nesta quinta-feira. O acervo Mário de Andrade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O estado de S. Paulo, ANDREI NETTO, 16/01/2016

Quando se fala em literatura brasileira na França e na Europa, nomes como o de Guimarães Rosa ou Jorge Amado, ou ainda Machado de Assis, continuam a ser a referência. Mas é o percurso de Oswald de Andrade que está em destaque entre obras de grandes pintores modernos, como Pablo Picasso, nos corredores da exposição permanente do Centro Georges Pompidou, em Paris. O autor do Manifesto antropófago é o brasileiro entre os autores de vanguarda modernista que são objetos da mostra Museum Live, do Museu Nacional de Arte Moderna. A exposição foi aberta aos convidados na quinta-feira, 14, e ao público na sexta, e, dessa mostra maior, faz parte a “exposição-dossiê” dedicada ao autor brasileiro, chamada Oswald de Andrade: Passeur anthropophage. Cada escritor selecionado pela Museum Live é destaque de um corredor, no qual são destacados trabalhos de suas autorias, obras de outros artistas e documentos que ajudem a explicar seu percurso artístico. Entre os homenageados, estão André Breton, Gertrude Stein, Blaise Cendrars e Aimé Césaire, autores determinantes para a vanguarda do século 20. Os murais dedicados ao brasileiro foram organizados por Leonardo Tonus e por Julie Champion.

Valor Econômico, João Bernardo Caldeira, 15/01/2016

Uma exposição sobre Ferreira Gullar está entre as cinco selecionadas para ocupar a galeria do Espaço Cultural BNDES, no Rio, em 2016. A mostra inédita sobre a trajetória do poeta maranhense de 85 anos receberá R$ 250 mil, indica a coluna Avant Première, do Valor Econômico. Livros-poemas e a obra inédita Poema enterrado, instalação em que o visitante adentra em seu interior, estarão presentes. Entre os outros vencedores estão exposições dedicadas ao artista amazonense Rodrigo Braga e à relação entre paisagem e arquitetura.

PublishNews, Redação, 18/01/2016

Não há idade mínima para se começar a entender o papel da mulher na sociedade. Com 17 anos, já é possível, inclusive, por em prática. Foi o que fez a jovem aluna inglesa June Eric-Udorie quando soube dos planos do governo do Reino Unido que pretendia limitar a utilização de autoras feministas como Simone de Beauvoir, Hanna Arendt e outras nas aulas britânicas. A estudante criou uma petição on-line que teve a adesão de mais de 50 mil pessoas. O poder público inglês entendeu o recado e vai, inclusive, aumentar o número de escritoras a serem consultadas sobre o tema nas classes de todo o país a partir de 2017. June está feliz com a conquista, mas acredita que ainda há muito por fazer. “Por que alguém pensaria em tirar isso da grade em um momento no qual esse assunto está tão em pauta?”, pergunta a adolescente em site de uma revista da Inglaterra.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 16/01/2016

A comunidade Vamos Juntas? foi criada no Facebook no final de julho do ano passado e hoje, seis meses depois, já conta com 285 mil seguidores. A ideia é simples, de fácil implantação e, infelizmente, ainda necessária. “Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do outro lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?” é o lema do movimento criado pela gaúcha Babi Souza – e que recebe cerca de 80 relatos de assédio diariamente. Um livro mesclando depoimentos e discussões sobre temas como sororidade, feminismo e empoderamento da mulher será publicado em março pela Galera Record. Vamos juntas?, de Babi, terá prefácio de Márcia Tiburi e orelha de Juliana Faria, do Think Olga. As informações são da coluna Babel.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 16/01/2016

A coluna Babel adiantou que a Sesi-SP Editora começa a publicar, em fevereiro, a HQ Spirou e Fantasio, sucesso na França e na Bélgica, mas nunca editada sistematicamente aqui. Ela já adquiriu os direitos de 12 obras e inicia a coleção com Um feiticeiro em Champignac e Quatro aventuras de Spirou e Fantasio. O plano é mais ambicioso e envolve o lançamento dos 54 títulos da série.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 16/01/2016

Misto de autobiografia e ficção, Ana de Amsterdam é o título do blog da portuguesa Ana Cássia Rebelo que vem chamando atenção pela qualidade literária de seus posts. É também o nome do livro que a Globo lança no início de fevereiro. Com organização de João Pedro Jorge e cara de diário, ele traz textos em que a autora investiga emoções “complexas e íntimas”. As informações são da coluna Babel.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.