
Organizado pelos professores Alda Rosana Almeida e Mário Feijó, o volume apresenta o cotidiano de quem faz livros a partir de múltiplas perspectivas: do trabalho de aquisição de direitos e tradução às discussões sobre design, marketing, tecnologia e função social do livro.
Entre os autores, estão nomes como Talitha Perissé, ex-editora de aquisições da Intrínseca; as tradutoras Suelen Lopes e Flora Pinheiro; Mariana Calil, especialista em distribuição de livros digitais; o artista e pesquisador Thales Estefani; a professora e editora da PUC-Rio Lívia Salles; e o quadrinista Gabriel Guimarães M. de França, entre outros. Os textos percorrem temas que vão da materialidade do livro às inovações tecnológicas e ao papel social da leitura.
O posfácio é assinado por Liciane G. Corrêa, coordenadora editorial da obra e professora do curso, que compartilha bastidores do processo de edição — integralmente realizado por extensionistas da Ecoar Edições.
“A coletânea nasce do desejo de mostrar o livro em movimento — como objeto, ofício e forma de expressão —, reunindo olhares de quem o produz e o estuda”, resume Liciane Corrêa, professora e coordenadora do projeto.
Com o lançamento, a Ecoar inaugura uma série de publicações dedicadas aos estudos e práticas do mercado editorial brasileiro. A iniciativa reforça o papel da universidade na formação técnica e crítica de novos profissionais do livro.
Editor em Ação discute “A vida na edição"
Sob o mesmo tema, o Editor em Ação deste ano promove conferências e mesas sobre o ofício editorial contemporâneo, reunindo Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras, e Marcos da Veiga Pereira, diretor da Sextante, entre outros profissionais e pesquisadores. O evento ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h45, na ECO/UFRJ, e você pode acessar a programação completa aqui neste site.
Serviço
Lançamento de A vida na edição (Ecoar Edições/CFCH)
Quinta-feira, 23 de outubro de 2025, às 18h
No Campus da Praia Vermelha (ECO/UFRJ) – Av. Pasteur, 250, fundos, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada gratuita