Biblioteca Inquieta: 25 poetas do Sul do país fazem residências no Sesc-SC
PublishNews, Redação, 16/10/2025
Milton Nascimento é homenageado com tema “A poesia tem de ir aonde a gente está”; Angélica Freitas e Francisco Mallmann estão entre os convidados

Entre os dias 27 e 31 de outubro, o Sesc Santa Catarina vai realizar uma nova edição do projeto Biblioteca Inquieta, com programação gratuita em 25 de suas unidades. As atividades — que vão de leituras públicas e mediações literárias a vivências poéticas e oficinas — celebram o livro, a leitura e a poesia contemporânea brasileira.

Cada biblioteca receberá um poeta residente, que atuará junto à comunidade local em ações de mediação cultural e criação literária. Ao fim das residências, os artistas produzirão textos inéditos em prosa ou verso, que integrarão uma coletânea do projeto a ser lançada em 2026.

A edição 2025, intitulada “A poesia tem de ir aonde a gente está”, parafraseia o verso da canção Nos bailes da vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant, evocando a ideia de que a arte precisa circular — sair de si e alcançar o outro. Para Fernando Boppré, coordenador e curador do projeto, o tema é uma homenagem a Bituca e ao movimento de deslocamento que marca tanto a sua carreira quanto o espírito do Biblioteca Inquieta.

“O título é uma homenagem a Milton Nascimento, que bem realizou, durante toda a sua trajetória, esse movimento de ir ao encontro do público. Assim também é a residência literária: os poetas saem de seus lugares de origem e se instalam em outra cidade para trocar, viver e escrever”, afirma Boppré.

Inspirado em reflexões da antropóloga Michèle Petit, o Biblioteca Inquieta entende as bibliotecas contemporâneas como “laboratórios onde se inventam novas formas de fazer sociedade” — espaços de convivência, criação e partilha, que extrapolam a guarda de acervos para atuar como centros irradiadores de cultura e conhecimento. A comissão curatorial é formada por Diego Elias e Marilaine Hahn.

Conheça os poetas residentes do Biblioteca Inquieta 2025:

Araranguá - Guilherme Gontijo Flores
Balneário Camboriú - Angélica Freitas
Blumenau - Mar Becker
Brusque - Isadora Krieger
Caçador - TAYÁ
Canoinhas - Marcelo Labes
Chapecó - Ricardo Corona
Concórdia - Ibriela Bianca Sevilla
Criciúma - Eliane Debus
Curitibanos - Felipe Moreno
Florianópolis (Prainha) - Estrela Ruiz Leminski
Itajaí - Pedro Cassel
Jaraguá do Sul - Rodrigo Garcia Lopes
Joinville - Dennis Radünz
Lages - Francisco Mallmann
Laguna - Telma Scherer
Mafra - Ana Guadalupe
Palhoça - Cátia Cernov
Rio do Sul - André Pinheiro
São Bento do Sul - Cristiano Moreira
São João Batista - Alexandre Brito
São Miguel do Oeste - Hiago Rizzi
Tijucas - Mariana Queiroz
Tubarão - Demétrio Panarotto
Xanxerê - Preto Lauffer

Mais informações e programação completa: sesc-sc.com.br/cultura

[16/10/2025 09:30:46]