Maranta Livraria floresce em Uberlândia entre livros e plantas tropicais
PublishNews, Monica Ramalho, 07/10/2025
Espaço idealizado por dois professores propõe curadoria contemporânea e compromisso com democracia, equidade, diversidade e inclusão

A paisagem literária de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, acaba de ganhar ares tropicais. Inspirada no gênero de plantas conhecido como maranta — com cerca de 30 espécies de folhagens desenhadas, como se um pincel tivesse passado por ali —, nasce a Maranta Livraria (Rua José Lélis França, 1118, loja 4, Santa Mônica – Uberlândia / MG), uma loja de rua recém-inaugurada que comercializa livros e plantas ornamentais, em especial orquídeas e marantas. À frente da iniciativa estão os professores e livreiros Verônica Klepka e Rodrigo Crepalde.

A Maranta Livraria é resultado do sonho de unir, em um lugar, as paixões dos sócios: livros e plantas. "A ideia começou em 2021, no meio da pandemia, e ganhou força em 2023, quando começamos a nossa formação de livreiros e empreendedores", conta Verônica, que deu aulas de Biologia para muitas turmas em Minas Gerais. Já Rodrigo ansiava por desenvolver um projeto de impacto contínuo, com assinatura própria.

“Tínhamos clareza desde o início que ninguém fica rico com uma livraria de rua e independente, mas claro que gostaríamos de desenvolver um negócio sustentável. E como nossa convicção sempre foi a de que livros e plantas poderiam oferecer possibilidades pouco exploradas, esse poderia ser nosso diferencial”, aposta o professor de Física. A dupla soma mais de vinte anos de experiência em sala de aula.

Instalada em Santa Mônica, região populosa com cerca de 37 mil habitantes – segundo dados do IBGE de 2022 –, a livraria divide o território com a Sabiá Livros, que também funciona como sebo e centro cultural. Fora dali, a Livraria Plural, nas Tabajaras, compartilha a proposta de ser um espaço de encontro e leitura independente. “Mas nossos maiores concorrentes não estão no bairro ou nem mesmo na cidade: disputamos o tempo livre das pessoas com as telas, os algoritmos e os streamings”, observa Verônica, com realismo e uma dose de humor.

A curadoria da Maranta foi construída, e reconstruída, ao longo de três anos. “Buscamos coerência entre nossos valores inegociáveis como educadores e livreiros, comprometidos com democracia, equidade, diversidade e inclusão”, enumera Rodrigo. O catálogo da loja prioriza obras de literatura contemporânea e títulos de não ficção, ligados a pautas feministas, antirracistas, contracoloniais, indígenas e LGBTQIA+.

Vai passar por Uberlândia? Visite a livraria na Rua José Lélis França, 1118, loja 4, em Santa Mônica, ou dê um pulo no site e no Instagram deles para deixar o seu joinha.

[07/10/2025 10:32:06]