Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes realiza 7ª edição em Campinas
PublishNews, Redação, 09/09/2025
Com entrada gratuita, o evento reunirá 90 expositores entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil com trabalhos que se utilizam de várias linguagens artísticas

Feira [SUB] | © Ricardo Lima
Feira [SUB] | © Ricardo Lima
A sétima edição da Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes será realizada neste sábado (13), em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 — Campinas / SP), das 11h às 20h. O evento reunirá 90 expositores entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil com trabalhos que se utilizam de várias linguagens artísticas como zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras, serigrafia entre outros. São trabalhos no campo das artes gráficas que tem em comum a produção artística autoral e independente, o ineditismo e a criatividade. A Feira [SUB] tem entrada gratuita.

Outras atividades gratuitas estão previstas, como uma intervenção artística que é um convite para imprimir poesia em diversas superfícies, uma oficina para criação de um ‘herbário poético’, além de troca de stickers e colagem coletiva de lambe-lambes. A partir das 15h, é a vez de conferir a discotecagem com Riva Rock.

“Além de contribuir para o desenvolvimento da economia criativa e valorização da cultura na cidade, um evento como esse promove o estímulo à produção artística, a democratização do acesso à arte e a constante formação de público", conta a produtora Marcela Pacola, uma das idealizadoras da SUB. Para ela, a feira ainda tem potencial para receber pessoas que estão chegando pela primeira vez.

Com relação aos expositores, nesta edição, dos 90 expositores, cerca de 40% são estreantes. "Consideramos importante abrir espaço para proporcionar visibilidade para novos artistas e editoras. Sobre os números da Feira SUB, 29% dos expositores são da região metropolitana de Campinas, 60% de São Paulo (capital e interior) e 11% vêm de outros estados. A SUB é talvez uma das únicas feiras independentes fora do eixo das capitais que tem esse tamanho”, diz Marcela.

O ineditismo dos trabalhos é algo que nunca se perde. "É surpreendente ver a diversidade de formatos e técnicas de impressão aliados à criatividade: desde um minilivro que cabe na palma da mão até xilogravuras de grandes formatos e publicações que tem o projeto gráfico como parte da narrativa. É impossível passar pelas mesas sem se encantar pelos trabalhos”, garante Fabiana Pacola, co-produtora da [SUB].

“Numa feira é o próprio artista - que participou da concepção e de todo o caminho que envolve uma publicação - que está do outro lado da mesa e isso faz toda a diferença quando o assunto é processo de criação na arte impressa, no design e na literatura. As feiras de publicações são espaços de circulação, conexão de pessoas e troca de experiências, além de proporcionar um campo fértil para o conhecimento”, completa Fabiana.

Programação

Biblioteca Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 — Campinas / SP)

13 de setembro

  • 11h às 16h | Intervenção artística ‘Marcas da Feira – Escritas e Gestos em Deslocamento pela [SUB]’. Com Manas Escritas e Storiologia. Gratuita. Classificação livre.

Um painel em branco, um rolo de papel, ambulantes circulando pela feira como telas virgens. Tudo à espera do gesto, da palavra, do texto que se inscreve. A proposta desta intervenção artística provocada pelas Manas Escritas, Lívia e Natália Mota e por José Maurício da Costa, da Storiologia, é ser superfície para que as pessoas possam deixar suas marcas. Pela caneta, pelo carimbo, pela letra, pela criatividade, o convite é para deixar rastros de sua passagem pela feira. No painel da parede, no rolo no chão, nos corpos, o convite é para que as pessoas deixem suas palavras ou imagens como vestígios de um atravessamento, de um deslocamento. O traço é livre, mas sempre com respeito aos lugares, sejam inanimados ou não.

  • 12h às 18h | Ação ‘Impressões: Poemas, Plantas e Desenho’. Com Ana Cláudia Romano Ribeiro e Katia Marchese. Gratuita. Classificação a partir dos 10 anos (crianças menores somente acompanhada dos responsáveis).

A ação visa proporcionar uma experiência do contato com as plantas e com as expressões poéticas do texto e do desenho. As pessoas serão convidadas a escolher uma planta e um poema para ler em voz alta, desenhar com a sombra da planta escolhida e criar um 'herbário artesanal' para levar para casa.

  • 11h às 20h | Ação ‘OBRIGADO VIDA convida: Troca de Stickers’. Gratuita | Classificação livre.

Nesse gesto simples, nasce uma rede de conexões: artistas que se encontram, públicos que interagem, ideias que se espalham. Mais que colecionar figurinhas, é criar laços, compartilhar histórias e deixar a arte circular de mão em mão. Cada adesivo carrega a marca de um artista, mas ganha novos sentidos quando passa a fazer parte da coleção de outra pessoa, uma obra em movimento. Lúdico e divertido, desperta a curiosidade e aproxima as pessoas pela troca. É a arte de forma leve, acessível e coletiva.

  • 15h às 20h | Discotecagem. Com Riva Rock Discos

Ele faz o som da Feira [SUB] desde a primeira edição! É o mestre dos mestres dos vinis.

  • 16h | Ação ‘Colagem de Lambes- Festival Hercule Florence’. Com Ricardo Lima e Matheus Hofstatter. Gratuita. Classificação livre (crianças menores de 14 anos acompanhadas dos responsáveis).

Colagem coletiva de lambe-lambe. Arte urbana nas ruas de Campinas numa ação do Festival de Fotografia Hercule Florence. Na frente da Biblioteca Zink, nos muros da E.E. Carlos Gomes. Todos convidados para participar!

  • 02 a 30 de setembro | Exposição coletiva de trabalhos dos artistas Beatriz Campolim, Luiz Lira e Tainá dos Santos, autores do Cartaz da [SUB] 2025. Visitação: de segunda à sexta, das 9h às 17h. Gratuita. Classificação livre.

Na Biblioteca de Obras Raras - BORA/Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441 — Cidade Universitária, Campinas / SP)

  • Até o dia 31 de outubro | Exposição ‘LIVRO, DESLIVRO, RELIVRO - grafiquezas, grafiquices & outras gráficas’. Gilberto Tomé (@graficafabrica). Visitação da exposição | segunda à sexta-feira das 9h às 17h. Gratuita. Classificação livre.

Livros, cartazes e outras experimentações gráficas que unem narrativas poéticas e investigação sobre a linguagem.

25 de setembro

  • 10h às 12h | ‘Visita guiada pelo artista’. Gilberto Tomé apresenta a os trabalhos expostos abordando conceitos sobre arte, design e artes gráficas. Gratuita. Classificação livre.
  • 14h às 16h | Oficina ‘Livrar Histórias’. A partir de carimbos e uma única folha de papel, os participantes são convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro. Gratuita. Classificação livre.


SERVIÇO

Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes
Data: 13 até 25 de setembro
Locais: Biblioteca de Obras Raras - BORA/Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441 — Cidade Universitária, Campinas / SP) e Biblioteca Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 — Campinas / SP)
Horário: 11h às 20h

[09/09/2025 13:06:51]