![Feira [SUB] | © Ricardo Lima Feira [SUB] | © Ricardo Lima](https://www.publishnews.com.br/estaticos/uploads/2025/09/VmuYKZ3u6v9ZbRVNPsd5JsjAn72lFfibrrnwxQi2htN8J0K7fGvluKYvF9AwLpciiamxzpKtnvXdGMIE.jpg)
Outras atividades gratuitas estão previstas, como uma intervenção artística que é um convite para imprimir poesia em diversas superfícies, uma oficina para criação de um ‘herbário poético’, além de troca de stickers e colagem coletiva de lambe-lambes. A partir das 15h, é a vez de conferir a discotecagem com Riva Rock.
“Além de contribuir para o desenvolvimento da economia criativa e valorização da cultura na cidade, um evento como esse promove o estímulo à produção artística, a democratização do acesso à arte e a constante formação de público", conta a produtora Marcela Pacola, uma das idealizadoras da SUB. Para ela, a feira ainda tem potencial para receber pessoas que estão chegando pela primeira vez.
Com relação aos expositores, nesta edição, dos 90 expositores, cerca de 40% são estreantes. "Consideramos importante abrir espaço para proporcionar visibilidade para novos artistas e editoras. Sobre os números da Feira SUB, 29% dos expositores são da região metropolitana de Campinas, 60% de São Paulo (capital e interior) e 11% vêm de outros estados. A SUB é talvez uma das únicas feiras independentes fora do eixo das capitais que tem esse tamanho”, diz Marcela.
O ineditismo dos trabalhos é algo que nunca se perde. "É surpreendente ver a diversidade de formatos e técnicas de impressão aliados à criatividade: desde um minilivro que cabe na palma da mão até xilogravuras de grandes formatos e publicações que tem o projeto gráfico como parte da narrativa. É impossível passar pelas mesas sem se encantar pelos trabalhos”, garante Fabiana Pacola, co-produtora da [SUB].
“Numa feira é o próprio artista - que participou da concepção e de todo o caminho que envolve uma publicação - que está do outro lado da mesa e isso faz toda a diferença quando o assunto é processo de criação na arte impressa, no design e na literatura. As feiras de publicações são espaços de circulação, conexão de pessoas e troca de experiências, além de proporcionar um campo fértil para o conhecimento”, completa Fabiana.
Programação
Biblioteca Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 — Campinas / SP)
13 de setembro
- 11h às 16h | Intervenção artística ‘Marcas da Feira – Escritas e Gestos em Deslocamento pela [SUB]’. Com Manas Escritas e Storiologia. Gratuita. Classificação livre.
Um painel em branco, um rolo de papel, ambulantes circulando pela feira como telas virgens. Tudo à espera do gesto, da palavra, do texto que se inscreve. A proposta desta intervenção artística provocada pelas Manas Escritas, Lívia e Natália Mota e por José Maurício da Costa, da Storiologia, é ser superfície para que as pessoas possam deixar suas marcas. Pela caneta, pelo carimbo, pela letra, pela criatividade, o convite é para deixar rastros de sua passagem pela feira. No painel da parede, no rolo no chão, nos corpos, o convite é para que as pessoas deixem suas palavras ou imagens como vestígios de um atravessamento, de um deslocamento. O traço é livre, mas sempre com respeito aos lugares, sejam inanimados ou não.
- 12h às 18h | Ação ‘Impressões: Poemas, Plantas e Desenho’. Com Ana Cláudia Romano Ribeiro e Katia Marchese. Gratuita. Classificação a partir dos 10 anos (crianças menores somente acompanhada dos responsáveis).
A ação visa proporcionar uma experiência do contato com as plantas e com as expressões poéticas do texto e do desenho. As pessoas serão convidadas a escolher uma planta e um poema para ler em voz alta, desenhar com a sombra da planta escolhida e criar um 'herbário artesanal' para levar para casa.
- 11h às 20h | Ação ‘OBRIGADO VIDA convida: Troca de Stickers’. Gratuita | Classificação livre.
Nesse gesto simples, nasce uma rede de conexões: artistas que se encontram, públicos que interagem, ideias que se espalham. Mais que colecionar figurinhas, é criar laços, compartilhar histórias e deixar a arte circular de mão em mão. Cada adesivo carrega a marca de um artista, mas ganha novos sentidos quando passa a fazer parte da coleção de outra pessoa, uma obra em movimento. Lúdico e divertido, desperta a curiosidade e aproxima as pessoas pela troca. É a arte de forma leve, acessível e coletiva.
- 15h às 20h | Discotecagem. Com Riva Rock Discos
Ele faz o som da Feira [SUB] desde a primeira edição! É o mestre dos mestres dos vinis.
- 16h | Ação ‘Colagem de Lambes- Festival Hercule Florence’. Com Ricardo Lima e Matheus Hofstatter. Gratuita. Classificação livre (crianças menores de 14 anos acompanhadas dos responsáveis).
Colagem coletiva de lambe-lambe. Arte urbana nas ruas de Campinas numa ação do Festival de Fotografia Hercule Florence. Na frente da Biblioteca Zink, nos muros da E.E. Carlos Gomes. Todos convidados para participar!
- 02 a 30 de setembro | Exposição coletiva de trabalhos dos artistas Beatriz Campolim, Luiz Lira e Tainá dos Santos, autores do Cartaz da [SUB] 2025. Visitação: de segunda à sexta, das 9h às 17h. Gratuita. Classificação livre.
Na Biblioteca de Obras Raras - BORA/Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441 — Cidade Universitária, Campinas / SP)
- Até o dia 31 de outubro | Exposição ‘LIVRO, DESLIVRO, RELIVRO - grafiquezas, grafiquices & outras gráficas’. Gilberto Tomé (@graficafabrica). Visitação da exposição | segunda à sexta-feira das 9h às 17h. Gratuita. Classificação livre.
Livros, cartazes e outras experimentações gráficas que unem narrativas poéticas e investigação sobre a linguagem.
25 de setembro
- 10h às 12h | ‘Visita guiada pelo artista’. Gilberto Tomé apresenta a os trabalhos expostos abordando conceitos sobre arte, design e artes gráficas. Gratuita. Classificação livre.
- 14h às 16h | Oficina ‘Livrar Histórias’. A partir de carimbos e uma única folha de papel, os participantes são convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro. Gratuita. Classificação livre.
SERVIÇO
Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes
Data: 13 até 25 de setembro
Locais: Biblioteca de Obras Raras - BORA/Unicamp (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441 — Cidade Universitária, Campinas / SP) e Biblioteca Zink (Av. Benjamin Constant, 1633 — Campinas / SP)
Horário: 11h às 20h