
O lançamento com sessão de autógrafos no Rio será realizado na Janela Livraria (R. Maria Angélica, 171, loja B, Jardim Botânico – Rio de Janeiro / RJ), às 19h, com bate-papo com Ítalo Moriconi e Luciana di Leone. Em São Paulo, na quarta-feira (13), o evento será na Livraria da Tarde (R. Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, – São Paulo / SP), com bate-papo com Samuel Titan Jr, também às 19h.
Como explica a autora, os textos críticos reunidos em Pequenos fogos são “exercícios de aproximação da literatura em suas diversas formas, gêneros e propostas. O que os une talvez seja o desejo de escutar e acolher esse objeto inquieto que não para de se transformar enquanto é lido, por isso de difícil captação, mesmo quando estudado com método e diligência”.
No texto de capa, o crítico e professor Italo Moriconi convoca leitoras e leitores a atentar para as “cintilações ensaísticas” neste trabalho de Laura Erber: “Estes brilhantes ‘pequenos fogos’ são exemplares como exercícios de crítica propriamente literária, em que a extensão do conhecimento é inseparável do sabor de saber, testemunho de uma referência barthesiana aludida mais de uma vez”.
Os textos abordam as obras de Robert Walser a Henri Michaux, de Alejandra Pizarnik a Ghérasim Luca, e daí à incursão em poemas brasileiros contemporâneos de Lu Menezes, Carlito Azevedo, Paulo Henriques Britto, entre outros.
Sobre a autora
Laura Erber (Rio de Janeiro, 1979) é escritora, editora, pesquisadora e crítica literária. Coordena o programa de pós-doutorado do International Institute for Asian Studies (IIAS), na Holanda. Publicou os livros de poemas Os corpos e os dias (Editora de Cultura), e Mesa de inspeção do açúcar e tabaco (Não Edições), o romance Esquilos de Pavlov (Alfaguara), a coletânea de ensaios O artista improdutivo (Âyiné), além de obras infantis. Realizou exposições em diversos museus e centros de arte no Brasil e no exterior, como Fundação Miró, MAM-RJ, Grand Palais de Paris, entre outros. Pela Relicário, lançou A retornada e traduziu, com Sergio Flaksman, Falas curtas, de Anne Carson. É cofundadora da Zazie Edições.