
Nos últimos anos, formatos digitais vêm cada vez mais dividindo espaço com e-books e audiobooks. O Brasil possui uma forte relação com a indústria do áudio, representando 84% do público de língua portuguesa que consome produtos como podcasts e audiolivros, segundo dados do Mapa da Indústria do Áudio em Língua Portuguesa.
Com o rápido crescimento do segmento, a Bookwire vem buscando formas de ampliar a discussão não só sobre o consumo, mas também o atendimento às editoras e autores, bem como controle e performance dos produtos no atual cenário. Por isso, um dos destaques da programação será o painel “Distribuição e acesso: levando os livros a mais lugares e a mais pessoas”, que ocorre no dia 31/07, quinta-feira, às 11h, com a participação de Marcelo Gioia, manager da Bookwire Brasil.
“Não há dúvidas de que o digital está nos planos das editoras e nem poderia ser diferente. A questão é a maneira como esse processo acontece, da produção à distribuição. Escolher parceiros, canais e ferramentas corretas é fundamental tanto para o propósito de ampliar o acesso, quanto do ponto de vista de negócios, otimizando tempo, recursos, energia e gerando operações mais rentáveis”, explica o executivo.
A Bookwire também estará presente em outros painéis. No dia 30/07, das 17h20 às 18h20, ocorre o painel como “IA e arte: tecnologia, cooperação, arte e ética”. Já no dia 31 às 14h50, é a vez da mesa “Nas suas palavras – a experiência autores narrando suas próprias histórias”. O debate “Ouça, Imagine, Cresça – construindo o imaginário infantil longe das telas” está marcado para o dia 1º de agosto, das 14h50 às 15h50. Entre outros convidados, a programação inclui as participações de Ramiro Macedo, gerente de audiobooks, Igor Morales, coordenador de produção de audibooks, e Isadora Cal, lead of global channel operations da Bookwire Brasil.
Para a Flip deste ano, a Bookwire traz, em parceria com a MVB, uma novidade: a primeira edição do Digital Sunset, uma confraternização à beira-mar que celebra as conexões e amizades no mercado literário. O happy hour será no dia 1º de agosto (sexta-feira), das 17h às 21h30, na Praia do Pontal, e tem o intuito de reunir os amigos do mercado editorial participantes da Flip para um momento de descontração, reencontros, boas conversas, memórias partilhadas em um clima leve, descontraído e cheio de significado. Para participar, é preciso enviar um e-mail para digitalsunset2025@gmail.com.