Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #367 – Improvisação e oratória: dicas práticas com Giovanni Begossi
PublishNews, Redação, 22/04/2025
Podcast do PN conversou com o 'El Professor' sobre sobre o livro 'Pense rápido, fale melhor' (Agir) e técnicas de oratória e improvisação

No Podcast do PublishNews desta semana, Giovanni Begossi compartilha sua experiência como especialista em oratória e comunicação. Conhecido como o “El Professor”, ele criou o maior perfil de oratória do Brasil, com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais em menos de um ano. É advogado, bicampeão brasileiro de oratória, TEDX Speaker e participou de diversos programas de TV e Podcasts.

No Podcast do PN, além de falar sobre sua trajetória Giovanni discutiu seu papel como prefaciador do livro Pense rápido, fale melhor (Agir), do especialista em comunicação Matt Abrahams, destacando a importância da comunicação espontânea e técnicas de improvisação. “Eu li esse livro, me surpreendi e fiquei feliz porque encontrei lá técnicas que eu também ensino e técnicas que não tem em nenhum outro lugar”, comentou.

“O Matt Abrahams teve uma sacada de gênio”, continua ele, “ele viu que tem muito livro com métodos que ensinam a falar bem em público e palestrar. Só que a maioria da vida não é um TED Talk, a maioria das situações nós não falamos com roteiro. A maior parte da vida é comunicação espontânea e é por isso que ele foca o livro inteiro nisso: como falar bem de improviso”.

Begossi, também abordou como a comunicação impacta a vida profissional, a importância do networking e como transformar habilidades de comunicação em oportunidades financeiras. Além disso, ele ofereceu dicas valiosas para livreiros e profissionais do mercado editorial sobre como se conectar melhor com os clientes.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
A história acompanha uma zebra que, ao se comparar com os amigos da floresta, passa a enxergar suas listras pretas e brancas como sem graça diante de tantas cores vibrantes
Ao longo das páginas, o autor propõe uma experiência de conexão entre fé e prática
A história se passa em uma noite tranquila, antes de dormir, quando a pequena Sofia compartilha com sua mãe um segredo transformador
Eu nunca sei dizer bem como é o nascimento de um livro, nem mesmo me lembro de quando tive a ideia para escrevê-lo.
John Banville
Escritor irlandês

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar