Publicidade
Publicidade
Área Indie: Sandra Godinho, autora três vezes finalista do LeYa, lança novo romance pela Editora TAUP
PublishNews, Redação*, 16/04/2025
Livro inaugura o novo selo da editora, Praga, e conta uma história ambientada em Caxias do Sul (RS), na época da Segunda Guerra

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos uma novidade.

Está aberta a campanha de pré-venda do novo romance de Sandra Godinho, no site da Editora TAUP. O livro foi finalista do Prêmio LeYa 2011 e inaugura o novo selo da editora, Praga, e conta uma história ambientada em Caxias do Sul (RS), na época da Segunda Guerra, quando os dialetos dos países do Eixo foram proibidos por Vargas, causando traumas nos descendentes italianos que lá vivem e tormentas nos caxienses que veem seu modo de vida abalado do dia para a noite.

No livro, Maria Justina da Silva é uma menina que nasceu numa colônia, lote de terra de vinte e cinco hectares, localizada nos arredores de Caxias do Sul, no sul do Brasil, e vive junto de seu irmão Firmino, nove anos mais velho que ela, seu cachorrinho Pipoca, sua mãe Catarina e seu pai Érico. Na colônia vizinha à sua, encontram-se Nina e Pietra, de família italiana e de quem se torna amiga até o momento que Nina se apaixona por Antônio e a abandona. Firmino falece, deixando-a triste e solitária. Quando o pai de Maria adoece, cabe a ela manter o sítio e cuidar da subsistência da família, mudando-se para Caxias e aprendendo que a vida é pulsão e convulsão, especialmente com a proximidade da guerra, cujas consequências para os descendentes italianos que colonizaram Caxias são terríveis, mexendo com a identidade de todos. Maria se casa com o jovem Giácomo, mas ele se envolve nos conflitos armados contra Vargas.

Maria vai trabalhar na Metalúrgica Gedaff, onde reencontra Nina, já separada de Antônio e mãe de Giuseppe. Como as condições de trabalho na fábrica – agora transformada numa fábrica de armamentos para lutar contra a Itália, Alemanha e Japão – são desfavoráveis às mulheres, exploradas por serem a mão-de-obra mais barata, Maria engendra uma luta dentro da fábrica por melhores condições de trabalho. Entretanto, uma explosão dentro da fábrica pode mudar o destino de Maria, de Nina e de seu filho Giuseppe.

Sobre a autora

Sandra Godinho, nascida a 27/07/1960 em São Paulo, mora há 22 anos em Manaus; é graduada e Mestre em Letras e tem 12 livros publicados. Orelha lavada, infância roubada (2018) recebeu Menção Honrosa no 60º Prêmio Literário Casa de Las Américas (2019); O verso do reverso (2019) ganhou o Prêmio Cidade de Manaus (2019); Tocaia do norte (2020) recebeu Prêmio Cidade de Manaus (2020) e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (2021); A morte é a promessa de algum fim recebeu o Prêmio Cidade de Manaus (2021); Memórias de uma mulher morta (no prelo) foi finalista do Prêmio LeYa 2021; A secura dos ossos (2022) foi finalista do Prêmio LeYa 2022. Nós, cegos foi vencedor do 1º Prêmio Carolina de Jesus (2023) e PNAB 2024. O negro secou (contos) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Cidade de Manaus 2024. Paralelo 11 foi finalista no Prêmio LeYa 2024.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta duas novidades
Em seus livros, autora compartilha trajetória pessoal e apresenta a Escrita Sistêmica, abordagem que une técnica, autoconhecimento e acolhimento
Em 'A dama perfeita', ​Karine Heid apresenta uma trama envolvente com diálogos afiados, tensão irresistível e personagens que se enfrentam como iguais, mesmo em um cenário repleto de regras sociais e aparências
Livro contemporâneo aborda amor, identidade e pertencimento entre jovens nipo-brasileiros e negros na capital paulistana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em 'Engravidei' (Caravana Grupo Editorial)​, Andrea Nunes se lança num mergulho íntimo e corajoso
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
A leitura amplia nossos horizontes, enriquece nossa arte. É preciso ler, ler e ler.
Helena Kolody
Poeta brasileira

(1912 - 2004)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar