Bienal do Livro Rio 2025 lança programação para pré-adolescentes com nomes pops da literatura
PublishNews, Redação, 02/04/2025
Chamada de 'Curto-circuito', programação conta com nomes Maidy Lacerda, Iberê Thenório, Gabriel Dearo e Manu Digilio

Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, é um dos convidados | © Divulgação
Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, é um dos convidados | © Divulgação
A Bienal do Livro Rio terá programação voltada para o público pré-adolescente. Os convidados estarão no Palco Apoteose Shell. Batizada de “Curto-circuito”, as sessões têm como objetivo um mix de influências, transitando entre histórias de livros e telas, no conceito de leituras elásticas, que valoriza as narrativas.

Os encontros ocorrerão nas manhãs de sábados e domingos. Entre os confirmados, estão novos autores, criadores de conteúdo digital e nomes já conhecidos desse grande público de 9 a 12 anos, como Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, a escritora, ilustradora e roteirista Janaina Tokitaka, a youtuber Maidy Lacerda, a escritora e jornalista Flávia Lins e Silva, além de Gabriel Dearo e Manu Digilio, autores da série literária Aventuras de Mike.

A curadoria dessa programação especial ficará a cargo da jornalista, pedagoga e escritora Carolina Sanches, e tem como proposta transformar o Curto-Circuito em um ponto de encontro entre diferentes linguagens narrativas, trazendo uma programação dinâmica e interativa.

“A Geração Alpha não quer apenas qualquer história – eles querem narrativas que desafiem, surpreendam e acendam a imaginação. Por isso, desenvolvemos uma programação onde mestres da palavra e novos astros da narrativa se unem em um turbilhão de ideias que acende a curiosidade, a empatia e a criatividade. O ‘Curto-circuito’ chega com a proposta de quebrar expectativas e mostrar que a literatura pode ser tão eletrizante quanto qualquer outra forma de entretenimento. Vamos provar que essa geração lê sim – e que busca histórias que os inspirem, os façam questionar e reinventar o futuro”, comenta a curadora.

“A Bienal sempre teve um papel importante na formação de novos leitores. Muitas pessoas despertaram o interesse pelos livros justamente ao visitar o evento com suas escolas e/ou família e, por isso, há mais de 40 anos, olhamos com muita atenção para esse público, que se renova a cada edição. As atividades voltadas para os mais jovens são sempre muito disputadas, não à toa, decidimos trazer para o nosso grande palco aberto - o Apoteose - essa programação vibrante! O ‘Curto-Circuito’ chega para ampliar essa experiência e focar nos pré-adolescentes, que estão cada vez mais envolvidos com diferentes narrativas”, afirma Tatiana Zaccaro.

[02/04/2025 10:00:00]