Livro da jornalista Natália Sousa é a única estreia da Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 18/03/2025
Em 'Medo de dar certo', a jornalista, escritora e palestrante fala sobre como o receio de não conseguir sustentar uma posição de sucesso pode paralisar nas pessoas

A segunda Lista Nielsen PublishNews de 2025 trouxe apenas uma novidade. Entre 27 de janeiro a 23 de fevereiro, a obra que estreou foi Medo de dar certo: Como o receio de não conseguir sustentar uma posição de sucesso pode paralisar você (Astral Cultural), de Natália Sousa. A Lista apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país.

Na obra, Natália, que é jornalista com passagens pela TV Bandeirantes, Record TV, Estadão, RedeTv e Revista AzMina, fala sobre o receio de as coisas darem certo, um tipo de bloqueio que opera silenciosamente, sabotando projetos, relações pessoais e até sonhos de infância. Na busca por investigar a fundo esse medo, Natália consultou especialistas no comportamento e na mente humana e, na obra, apresenta exemplos, exercícios e ferramentas que podem ajudar os leitores a identificar quando estão a ponto de sabotar suas próprias conquistas.

Medo de dar certo estreou em Não Ficção, na 7ª posição. A lista é liderada por Café com Deus pai 2025 (Vélos), de Junior Rostirola; seguido por Ainda estou aqui (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva, e Elo Monsters Books: Flow Pack (Pixel), de Enaldinho.

Em Ficção, nenhuma novidade. Novamente A hora da estrela – edição comemorativa (Rocco), de Clarice Lispector, ocupa a primeira posição. Tudo é rio (Record), de Carla Madeira, e Canção para ninar menino grande (Pallas), de Conceição Evaristo, completam o pódio.

Vale destacar que a apuração conta ainda com diversos clássicos infantis que são utilizados nas salas de aula e que geralmente retornam à apuração neste início de ano, entre eles O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, e Felpo Filva (Moderna), de Eva Furnari.

O Ranking do mês é liderado pelas editoras Planeta e Grupo Companhia das Letras, cada uma com seis obras na lista. O segundo lugar ficou com o Grupo Editorial Record, com cinco. Empatadas em terceiro lugar ficaram as editoras Citadel Grupo Editorial, Ediouro, Vida, Pallas, Santillana e Somos Educação, com duas obras cada.

A lista Nielsen PublishNews baseia-se nos dados da solução Nielsen BookScan oferecida no Brasil, para autores nacionais. São consolidadas mensalmente as vendas de livros nacionais na base de livrarias e varejistas onde a Nielsen mede o número de livros vendidos na boca do caixa.

A lista de lojas analisadas inclui:

  • A Página
  • Amazon
  • Americanas.com (+Submarino e ShopTime)
  • Livraria Cultura
  • Livrarias Curitiba
  • Disal
  • Escariz
  • Lojas Americanas
  • Lojas Americanas Express
  • Leitura
  • Livraria da Travessa
  • Livraria da Vila
  • Drummond Livraria
  • Loyola
  • Livruz
  • Magazine Luiza
  • Martins Fontes
  • Nobel
  • Zastras
  • Carrefour
  • Pão de Açúcar.
[18/03/2025 10:00:00]