
Os resultados apontaram também uma preferência dos brasileiros por compras presenciais. Entre as opções de pagamento mais utilizadas nas lojas físicas, o pagamento por aproximação se destaca, com um crescimento de quase 40% nas transações. Além disso, o débito se destacou como forma preferencial de pagamento.
Aproveitando os resultados da análise, Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, comentou: “O crescimento das transações por aproximação reflete uma preferência por soluções ágeis, especialmente em períodos de grande movimentação, como a volta às aulas. A tendência pode estar associada à necessidade de conferir de perto materiais escolares, comparar preços e a disponibilidade imediata dos produtos”. No ambiente digital, o estudo também identificou um crescimento de 13% no número de transações Visa no e-commerce, evidenciando a relevância das compras virtuais.
Outros dados do setor
Recentemente, o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do final de 2024, referente ao mês de dezembro. Segundo o estudo, as vendas no comércio varejista fecharam o ano com alta de 4,7%, o maior crescimento desde 2012 (8,4%). Mas que, no acumulado do ano, no entanto, Livros, jornais, revistas e papelaria foi a atividade que registrou a maior queda, com -7,7%.