
“Esse é um movimento natural, que decorre da rápida expansão da Critério na produção de livros, relatórios, ebooks e outros projetos do tipo, bem como do reconhecimento à excelência deles por parte dos clientes”, conta o sócio-diretor executivo Rafael Codonho. “Com isso, decidimos dar um passo adiante e estruturar um novo negócio, tendo à sua frente um editor que personifica o que chamamos de ‘jeito Critério’”, complementa. O processo contou com apoio da Frattini Consultores de Resultado e do RMM Advogados.
Nos últimos anos, a empresa lançou obras como Di Paolo 30 anos: alegria à vontade - dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo e Uma vida para o agro, o agro para vidas, autobiografia do executivo Iro Schünke, que presidiu o SindiTabaco. Na área de relatórios de gestão e sustentabilidade, atuou em projetos do Hospital Moinhos de Vento e da Associação Brasileira de Angus. Junto das publicações, a Critério Editorial oferece a possibilidade de se produzir documentários, ampliando as possibilidades de registro das histórias.
O objetivo para 2025 é acelerar a trajetória de crescimento, revela Colombo. “Temos mais de uma década de relacionamento. E atingimos a maturidade necessária para almejar uma expansão tanto em quantidade de projetos como em faturamento”, pontua.
Mateus Colombo Mendes é bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escritor, editor, redator e ghostwriter. Foi secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República e diretor de Canais Digitais do Governo Federal. Como editor, acumula mais de 100 livros produzidos. Já foi editor da Editora Unisinos e do Grupo A.