
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso literário Novas Leituras Curitibanas. Serão escolhidos 20 textos inéditos e ainda não publicados – nos gêneros de conto, crônica, poesia e dramaturgia – de escritores que residem em Curitiba ou em municípios da Região Metropolitana. O objetivo é valorizar os autores locais e dar espaço para que encontrem ou ampliem seus leitores. A lista com o nome dos 20 autores selecionados será divulgada no dia 10 de março. Todas as regras estão descritas no site e nas redes sociais da Pinguim Produções.
Cada um dos selecionados vai receber cachê de R$ 800 e também vai participar de Rodas de Leitura, que serão realizadas nas Ruas da Cidadania, colégios, bibliotecas e outros espaços públicos da capital paranaense. Essas ações estão previstas para acontecer entre abril e julho deste ano e terão agendamento prévio.
Podem participar do concurso literário Novas Leituras Curitibanas II os autores e autoras maiores de 18 anos, que apresentem textos inéditos – com tamanho entre 3 mil e 6 mil caracteres (com espaço) – e ainda não publicados em nenhum meio físico, digital ou qualquer outro formato.
Cada participante poderá concorrer com um texto de sua autoria, sendo que não serão aceitas obras escritas em co-autoria. Em caso de mais de mais de uma inscrição, será considerado apenas o último cadastro realizado.
Outra exigência é que os autores e autoras comprovem residência em Curitiba, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais e Tunas do Paraná.
O intuito é valorizar a produção literária local e descentralizar o acesso às ações culturais. Temos ótimos escritores em nossa região, que são premiados em eventos de outros municípios e estados, mas que ainda são pouco conhecidos por aqui”, explica o produtor cultural e idealizador do concurso, Ali Freyer.
“Por isso, queremos estimular a produção literária que já acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Existem pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de publicar ou compartilhar seus escritos, mas tem textos muito criativos e significativos adormecidos na gaveta”, ressalta o produtor cultural.
SERVIÇO
Concurso literário Novas Leituras Curitibanas
Todas as regras estão descritas no site e nas redes sociais da Pinguim Produções
Selecionados receberão cachê de R$ 800