
Escrito em 1923 e revisitado em 1935, Freshwater: a Comedy, único texto teatral de Virginia Woolf, ganha tradução e encenação inéditas no Brasil. Idealizado por Gabriel Saito e Victor Santiago, que assina a tradução, adaptação e dramaturgismo, Água Fresca: uma comédia de Virginia Woolf , com direção de Sol Faganello, estreia dia 7 de fevereiro, sexta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822 – São Paulo / SP).
Inédito no Brasil, Água Fresca: uma comédia de Virginia Woolf (Freshwater: a Comedy) desconstrói a pompa da elite britânica com diálogos ágeis e sátiras típicas das festas daqueles boêmios intelectuais do período modernista. Com sete atores em cena, a peça foi presente de aniversário de Woolf para sua sobrinha Angelica Bell e, por ser uma comédia, revela-se um trabalho bastante importante para rir com esta escritora que chega para o público apenas pelo viés melancólico.
Água Fresca satiriza figuras históricas como Julia Margaret Cameron, tia-avó de Virginia Woolf, e a atriz Ellen Terry, além de abordar questões como colonialismo e gênero na era vitoriana. O texto – presente de aniversário de Woolf para sua sobrinha Angelica Bell – desconstrói a pompa da elite britânica com diálogos ágeis e situações inusitadas.
A peça contém uma crítica à intelectualidade modernista de Bloomsbury, grupo do qual a autora inglesa fazia parte, e visa conectar o riso daquela sociedade inglesa com questões atuais e caras para o público brasileiro, tais como os debates de raça, classe e gênero. Escrita durante um período em que Woolf estava trabalhando em Mrs. Dalloway e O leitor comum, a peça foi considerada pela própria autora como um descanso, uma pausa criativa.
Com sete atores em cena – Ana Paula Lopez, Camilla Flores, Danila Gonçalves, Dante Preto, Diego Pallardó, Gabriel Saito e Joana Santos – a peça atualiza o conceito “valor do riso” (1905), que para Woolf é uma forma de desestabilizar as noções do status quo, a partir da estética caricatural e exagerada.
SERVIÇO
Água Fresca: uma comédia de Virginia Woolf
Data: a partir de 7 de fevereiro
Local: Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822 – São Paulo / SP)
Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)