Oficina gratuita de escrita com base na memória é realizada no MUPA, em Curitiba
PublishNews, Redação, 23/01/2025
Oficina propõe investigar a memória como dispositivo de escrita; encontros ocorrem nos dias 30 e 31 de janeiro

Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Museu Paranaense (MUPA) (Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba / PR) vai receber a oficina Memórias indomadas: escrita de mosaicos com cacos de lembranças, ministrada pelas escritoras Rafaela Tavares Kawasaki e Jessica Stori. A inscrição é gratuita, com 20 vagas disponíveis, e pode ser feita por meio de formulário online clicando aqui.

A proposta da oficina é permitir que os participantes se concentrem, por algumas horas, em suas memórias. A partir do entendimento da memória como um processo criativo utilizado pelos indivíduos na construção das próprias histórias, a oficina busca explorar esse recurso também como uma ferramenta de escrita.

“Queremos cutucar essas memórias, envolvê-las de perguntas e criar espaços de autonomia na escrita para torná-las outras coisas, como narrativas ficcionais ou poesias”, explica Jessica Stori, que além de escritora é historiadora e ilustradora.

As ministrantes da oficina traçaram, para os dois dias de aula, um caminho de perguntas a serem colocadas sobre as memórias pessoais dos participantes a partir de exercícios de escrita. “O compromisso não será com a veracidade dos acontecimentos e lembranças, mas perceber a memória também como um processo de contação, de seleção e de inventividade”, pontua Stori.

A ação integra a programação do projeto Memórias de Água, aprovado e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Esse projeto também envolve a publicação do livro homônimo, escrito por Rafaela Tavares Kawasaki, que apresenta poemas que circulam pela mesma temática da investigação da lembrança e do esquecimento.

De acordo com a autora, o livro Memórias de água explora como essa dinâmica está conectada à sensorialidade e aos órgãos neurológicos do indivíduo, além de refletir sobre os efeitos disso na existência. Kawasaki também traz em sua escrita aspectos pessoais resgatados em sua memória, como a infância e o crescimento vividos entre o Brasil e o Japão.

Tudo isso, segundo a escritora, se relaciona com a oficina que será realizada no MUPA. “A oficina se conecta com o livro pela obsessão com o tema da memória. Alguns dos exercícios têm processos que dialogam também com a criação do livro”, comenta.

Serviço:

Oficina Memórias indomadas: escrita de mosaicos com cacos de lembranças, com Jessica Stori e Rafaela Tavares Kawasaki
Quando: 30 e 31 de janeiro de 2025
Horário: das 14h às 18h
Onde: Museu Paranaense — MUPA (Rua Kellers, 289 - São Francisco, Curitiba / PR)
Público: maiores de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: Gratuitas. Acesso no link

[23/01/2025 10:00:00]