Grupo Aboio lança Berrante, assessoria literária voltada para autores e editoras brasileiras
PublishNews, Redação, 1º/10/2024
Liderada pela jornalista Thayná Facó, a Berrante oferece serviços de assessoria de imprensa, consultoria editorial, leitura crítica e preparação de texto

Grupo Aboio lança a nova assessoria literária Berrante | © Aboio
Grupo Aboio lança a nova assessoria literária Berrante | © Aboio
O Grupo Aboio anuncia o lançamento da Berrante, assessoria literária dedicada a autores e editoras independentes que buscam maior visibilidade no mercado editorial. Com uma equipe experiente, a Berrante oferece soluções personalizadas como consultoria editorial, leitura crítica, preparação de texto e assessoria de imprensa.

Utilizando a estrutura organizacional do Grupo Aboio, a Berrante nasce com autonomia para criar parcerias com autores e editoras para além dos selos editoriais do grupo. "A ideia é criar uma espécie de hub que agregue não apenas serviços, mas outras editoras e agentes do mercado livreiro", explica a jornalista Thayná Facó, líder da iniciativa.

Expansão editorial e especialização

Leopoldo Cavalcante, diretor do Grupo Aboio, afirma que, no momento atual de expansão das operações, “há espaço para atuar de forma mais ativa, combinando nossa expertise editorial com um planejamento direcionado a autores brasileiros num cenário altamente dinâmico”.

O Grupo Aboio tem como missão o fortalecimento e a diversificação da produção literária brasileira. Desde o início das suas atividades, em 2020, mais de 800 autores já foram editados e publicados, tanto nas edições físicas e online da Revista Aboio, quanto nos três selos editoriais: Aboio, Cachalote e Abeto.

Recentemente, o selo Aboio foi um dos destaques entre os livros semifinalistas do Prêmio Oceanos 2024, com o romance Eu era uma e elas eram outras, de Juliana W. Slatiner, e o livro de poesia Caminhávamos pela beira, de Lolita Campani Beretta.

Oportunidades para autores independentes

Nos últimos anos, a ascensão de editoras independentes vem transformando o mercado editorial. A democratização das oportunidades de publicação tem favorecido o surgimento de novas vozes na literatura brasileira.

“Isso não significa que a publicação, sozinha, resolve as dores mais agudas dos autores”, pontua o escritor e editor André Balbo, idealizador dos serviços de leitura crítica e preparação de textos da Berrante. “Os autores hoje não querem apenas uma editora para diagramar textos e enviar o arquivo para a gráfica. Autores, ou ao menos autores que têm aspirações maiores do que uma noite de autógrafos, buscam opiniões qualificadas sobre seu texto antes mesmo de enviar originais para editoras ou prêmios literários”, afirma Balbo.

Nesse sentido, a Berrante tem como objetivo impulsionar a bibliodiversidade em termos qualitativos, não apenas ajudando na difusão de um grande número de novos autores, mas principalmente na lapidação de textos de autores em busca de vozes e estéticas próprias.

Digitalização e visibilidade

A Berrante também aposta no desenvolvimento de estratégias para o relacionamento de autores e editoras com influenciadores digitais e produtores de conteúdo, como booktubers, bookstagrammers e podcasters. O objetivo é auxiliar clientes a alcançarem nichos diversificados e mais engajados, em busca de uma construção contínua de comunidade.

“A independência, no mercado editorial, não pode mais se confundir com isolamento”, afirma Facó. "Acreditamos que todo canal de comunicação tem sua importância e, por isso, propomos estratégias personalizadas para cada cliente, buscando impulsionar cada projeto a partir dos seus objetivos, necessidades e valores", completa.

Em breve, mais informações no site: berrante.aboio.com.br.

[01/10/2024 10:50:00]