Academia Editorial Júnior, do SNEL, é finalista do 2º IPA Publishing Innovation Award
PublishNews, Redação, 20/09/2024
Prêmio reconhece grupos ou indivíduos cujo trabalho implementa práticas de publicação inovadoras que podem ser replicadas por outros e beneficiar a indústria; vencedor será anunciado em dezembro, em Guadalajara

A International Publishers Association (IPA) anunciou nesta quinta (19) os quatro finalistas da segunda edição do seu prêmio de inovação – e a Academia Editorial Júnior, idealizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), está na lista.

O IPA Publishing Innovation Award visa fortalecer e unir a indústria editorial e reconhece “grupos ou indivíduos cujo trabalho implementa práticas de publicação inovadoras que podem ser replicadas por outros e beneficiar a indústria". Em 2022, o projeto Conexão Livraria, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), venceu o prêmio.

“Recebemos algumas excelentes indicações para este segundo Prêmio de Inovação em Publicação da IPA, cobrindo muitos aspectos diferentes da publicação e mostrando quanta inovação está ocorrendo em nosso setor”, disse José Borghino, secretário-geral da IPA, ao fazer o anúncio.

A Academia Editorial Júnior é reconhecida pela IPA por "sua capacidade de contribuir para uma plataforma de nível de entrada mais equitativa para construir um mercado de trabalho mais diverso na publicação".

O foco da associação em populações marginalizadas e o compromisso com a publicação inclusiva, bem como a geração de empregos qualificados na indústria e o olhar para a sustentabilidade, também foram levados em conta pela IPA na escolha projeto.

Segundo o SNEL, os propósitos da Academia Editorial Júnior estão em consonância com a Agenda 2030 e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

Os outros finalistas são:

  • Publishing 2030 Accelerator

Cofundadores: Jorg Engelstädter (Canon) e Rachel Martin (Elsevier)
Copresidentes: Michiel Kolman (Elsevier) e Richard Charkin (Mensch Publishing)

O Publishing 2030 Accelerator, introduzido na época da COP 26 — e apoiado pela IPA — é um programa de compromisso estruturado sobre mudanças climáticas oferecido a editoras internacionais. O projeto apresenta maneiras de abordar o desenvolvimento sustentável e o crescimento na publicação, apoiando esforços colaborativos nacionais e internacionais.

  • Renew the Book

Groep Algemene Uitgevers – Dutch Publishers Association

O projeto holandês mantém sua presença nas de startups relacionadas ao mercado editorial há anos. O programa oferece um lar para os empreendedores que ainda gostam de trabalhar no modelo de startup e de criar algo novo, estimulando abertamente a inovação na indústria.

Ele oferece um meio de identificar e recrutar novos talentos, planejar a sucessão e ajudar a publicação a ser vista como uma comunidade energética para inovadores.

Embora o projeto tenha um ângulo pan-europeu, o objetivo do programa pode ser adotado em outros territórios. A intenção e a persistência deste programa em particular são apreciadas como modelo.

  • Reading Rationales

MVB GmbH

O Reading Rationales é um projeto que fornece orientação na compra de livros. Ao agrupar motivos inconscientes que levam à compra de um livro, essa base neurocientífica torna o acesso emocional aos livros da perspectiva do cliente sistematicamente disponível para toda a indústria do livro. O desenvolvimento de um novo padrão e sistema de classificação para livreiros traz inovação para a publicação em marketing.

O júri reconheceu sua inovação técnica e investimento em um modelo de negócios para editores e livreiros, pois oferece aos editores e varejistas a oportunidade de otimizar de forma abrangente seus produtos, processos e estruturas de apresentação.

O vencedor será conhecido no México no 34º Congresso Internacional de Editores da IPA, em Guadalajara (de 3 a 6 de dezembro).

Tags: CBL, IPA, MVB, Snel
[20/09/2024 10:00:00]