HarperCollins Brasil terá mais de 30 autores na Bienal do Livro de São Paulo e o maior estande da sua história com 400 m²
PublishNews, Redação, 04/09/2024
Dentre os diversos autores nacionais convidados pela programação oficial, estão Thalita Rebouças e Marcela Ceribelli; editora também prepara programação no estande, que recebe os diversos selos, como a Thomas Nelson Brasil

Croqui do estande da HarperCollins Brasil na Bienal do Livro 2024 | © HCB
Croqui do estande da HarperCollins Brasil na Bienal do Livro 2024 | © HCB
O grupo HarperCollins chega à Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024 com todas as suas editoras e selos no maior estande de sua história no evento com 400 m². HarperCollins, Thomas Nelson Brasil, Harlequin, HarperKids e a recém-lançada Pitaya, voltada aos livros Young Adult, se unem em um só espaço na Rua F48.

A entrada principal do estande vai fazer referência a um universo de fantasia, tendo como destaque as obras de J.R.R. Tolkien, as obras da coleção As crônicas de Nárnia e os dois primeiros livros do projeto Feéria, que reúne obras de autores clássicos e contemporâneos a Tolkien em edições de luxo. Os consagrados livros de Agatha Christie e a coleção de romances policiais do Clube do Crime também terão o merecido destaque no estande, bem como outros livros de suspense e mistério.

O estande também terá um espaço exclusivo para os leitores de romance, onde as obras da editora Harlequin estarão reunidas com seus principais sucessos editoriais, como os livros de Paola Aleksandra, Aione Simões, Ayslan Monteiro e Sue Hecker, autores que estarão na programação oficial do evento e do estande. Os pequenos leitores terão um espaço ricamente decorado e dedicado a eles e aos títulos da HarperKids, como os sucessos Esquadrão do rango, O gato Pete, a franquia Minecraft, O pequeno príncipe, entre outros.

O público cristão vai encontrar também um espaço totalmente dedicado aos livros da Thomas Nelson Brasil, editora líder do segmento religioso, com destaque para a grande variedade de Bíblias publicadas pela editora e para as obras de ficção cristã, que vem ganhando espaço entre os jovens leitores. Além, é claro, dos devocionais, livros de grandes nomes nacionais e internacionais, incluindo C.S. Lewis.

Outro grande destaque do evento para a editora é a estreante Pitaya, que chega à Bienal do Livro de São Paulo com a fantasia estrangeira de piratas Albatroz e o lançamento do romance nacional Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca, vencedor do Prêmio Amazon de Literatura Jovem.

Além disso, o grupo terá mais de 30 autores nacionais entre a programação oficial da Bienal, outros espaços de conversa e na agenda do estande para autógrafos. O primeiro dia de evento já começa com a participação de Rafael Fritzen, renomado quadrinista e autor de Charlie, o jovem adulto, Luke e Ângulo de vista (HarperCollins), no Salão de Ideias compartilhando suas vivências e reflexões sobre a tragédia das chuvas que devastaram o estado do Rio Grande do Sul no início deste ano.

Também no dia 6 de setembro, na mesa “Os descaminhos da fé: Religião, poder e a sociedade contemporânea" do Salão de Ideias, Viviane Costa, autora de Traficantes evangélicos: quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus (Thomas Nelson Brasil), estará junto a Anna Virginia Balloussier e Bruno Paes Manso explorando as complexas interseções entre religião, política e violência no Brasil atual.

No feriado de 7 de setembro, a veterana Thalita Rebouças (Felicidade inegociável e outras rimas, HarperCollins) conversa com a estreante Iana Villela (Desobediência (ou o que no futuro chamaremos lucidez), HarperCollins) no Salão de Ideias sobre a necessidade de questionar e desafiar as normas sociais impostas às mulheres, a importância do autoconhecimento e a busca por uma felicidade inegociável.

Ainda dentro de uma temática mais feminista, no mesmo dia, Marcela Ceribelli, a criadora da comunidade Obvious, com o seu primeiro livro Aurora: o despertar da mulher exausta (HarperCollins), estará em uma mesa com Bruna Lombardi e as duas, mediadas por Dandara Pagu, exploram como suas narrativas promovem a sabedoria e a inovação no feminismo contemporâneo.

Para o público infantil, neste mesmo dia, no Espaço Infâncias, o premiado escritor e ilustrador Guilherme Karsten convida às crianças e aos pais/educadores a uma leitura divertida de Você é um monstro? (HarperKids), seu livro mais recente, com direito a uma ilustração de um monstro criada pelo autor especialmente pensada através de detalhes sugeridos pelos pequenos presentes na hora. E, também pensando nos pequenos, a já bastante conhecida escritora de livros infantis Fernanda Witwytzky autografará no estande da editora.

O domingo, 8 de setembro, conta com Claudia Lemes, autora finalista do Prêmio Jabuti 2022 e que tem o thriller Medeia morta publicado pela HarperCollins, em uma conversa para os amantes de romances policiais e suspense junto a Raphael Montes e Victor Bonini.

Já na segunda-feira, o romance hot, gênero crescente e bastante popular, ganha espaço na Arena Cultural com a participação de Sue Hecker (O lado bom de ser traída, HarperCollins) em uma mesa sobre experiências e perspectivas sobre a escrita de cenas sensuais e a importância de representar o desejo e a sexualidade feminina de maneira autêntica e empoderada. O estreante Waldson Souza, autor de 23 minutos, thriller nacional publicado antecipadamente pela TAG que aborda reflexos do racismo no Brasil e traz elementos do afrofuturismo, participará de uma mesa também na Arena Cultural sobre afrofuturismo e a redefinição de histórias negras a partir de sua literatura.

Monge Han, autor de Vozes amarelas (HarperCollins), dá destaque às histórias e experiências de autores asiáticos brasileiros na Arena Cultural no dia 10 de setembro. Junto a outros nomes, ele discute como suas heranças culturais influenciam sua vida e trabalhos, e explora os tipos de histórias sobre descendentes de asiáticos que ainda gostaria de ver contadas.

A ficção cristã garante espaço na quarta-feira, 11 de setembro, na Arena Cultural. Camila Antunes (autora do romance Deixa nevar), Becca Mackenzie (autora da fantasia Se pudesse contar as estrelas) e Gabriela Fernandes (autora da distopia As Andorinhas de um continente em chamas) discutem sobre o gênero ficção cristã e suas possibilidades em romances, fantasias e na ficção científica, temas recorrentes em seus livros. As autoras, mediadas por Sara Gusella, escritora de A escolha do Verão, Os clãs da lua e idealizadora da FEFICC (Feira de Ficção Cristã e Cultura), conversam sobre a popularização destas histórias e de que forma o crescimento do interesse do público ajudou a mudar os rumos das publicações nacionais nas grandes editoras do nicho cristão. Todas foram publicadas pela Thomas Nelson Brasil.

Ainda no mesmo dia, Thomas Traumann e Felipe Nunes, autores de Biografia do abismo (HarperCollins) estarão na Arena Cultural falando sobre polarização e censura, abraçando a mesma temática de seu livro que fala sobre como a polarização no Brasil desde 2018 deixou de ser mero antagonismo político para alcançar outros patamares e gerar uma certa ruptura social.

Dra. Miriane Ferreira, sucesso nas redes sociais com mais de 2 milhões de seguidores, estreia na Bienal no dia 13 de setembro, na Arena Cultural, em um papo com o juiz Kleiton Ferreira sobre a popularização e acesso ao conhecimento jurídico e dos direitos das pessoas. A advogada lançou o seu primeiro título pela HarperCollins, Legalmente informada. Logo depois, Ayslan Monteiro, autor de Te vejo na final, estará falando também na Arena Cultural sobre amor e esportes, já que este é um gênero em alta nos livros jovens e que tende a ser cada vez mais procurado. Em seu livro, Ayslan imagina a história de Edinho Meteoro, ex-promessa do futebol brasileiro e atual jogador de um time italiano pouco conhecido, que depois de ser arrancado do armário, vê sua carreira mudar da noite para o dia.

A editora também leva para o sábado (14/9) uma programação nos espaços oficias da Bienal a temática cristã com a participação de Rodrigo Bibo, dono de um dos maiores podcasts de teologia do país (autor de O Deus que destrói sonhos e Quando meu sorvete cai), Tiago Mattes (Jesus não é quem você pensa e Burnout) e Prisca Lessa (autora de Efésios para nós), no Salão de Ideias.

E, no último dia de evento, Paola Aleksandra, autora de Amor às causas perdidas (Harlequin) e uma das maiores influenciadoras literárias de romances do país, e Aione Simões (Um salto para o amor, Aquele Meu Ousado Romance e Escrito nas estrelas?) falam na Arena Cultural sobre o poder do “felizes para sempre” nos livros de romance. Essa mesa acontecerá com a famosa escritora Carina Rissi.

Durante a Bienal do Livro de São Paulo, no estande da HarperCollins Brasil, haverá também algumas sessões de autógrafos e outros nomes também estarão presentes no evento, como Helo D’angelo, Roberta Spindler, Rafaela Ferreira, Karolyne Rocha, Raquel Araújo e Debora Ottoni, Ellen Pestilli, e Juliana Giacobelli (vencedora do Prêmio Amazon de Literatura Jovem com Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca).

Veja a programação do Grupo HarperCollins na Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

Dia 06/09

Espaços oficiais

  • Rafael Fritzen, autor de Luke e Charlie, o jovem adulto, no Salão de Ideias às 13h
  • Viviane Costa, autora de Traficantes evangélicos: quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus, estará no Salão de Ideias às 15h
  • Paola Aleksandra, autora de Amor às causas perdidas, e Aione Simões, autora de Aquele meu ousado romance, Um salto para o amor e Escrito nas estrelas?, estarão no Estande Skeelo às 15h

HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Rafael Fritzen às 14h
  • Viviane Costa às 16h

Dia 07/09

Espaços oficiais

  • Thalita Rebouças, autora de Felicidade inegociável e outras rimas, e Iana Villela, autora de Desobediência (ou o que no futuro chamaremos lucidez), estarão no Salão de Ideias às 11h
  • Guilherme Karsten, autor de Você dorme como um monstro?, Aaahhh! e Ramon Fellini, estará no Espaço Infâncias, às 13h
  • Marcela Ceribelli, autora de Aurora, estará no Salão de Ideias, às 15h
  • Sue Hecker, autora de O lado bom de ser traída, estará no Estande Skeelo às 19h

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Becca Mackenzie, autora de Se pudesse contar as estrelas, às 10h
  • Sara Gusella, autora de A escolha do verão e Os clãs da lua, às 11h
  • Thalita Rebouças às 12h
  • Iana Villela às 13h
  • Waldson Souza às 14h
  • Marcela Ceribelli às 16h
  • Fernanda Witwytzky às 18h30

Dia 08/09

Espaços oficiais

  • Claudia Lemes, autora de Medeia morta, estará no espaço Arena Cultural às 15h45
  • Juliana Giacobelli, autora de Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca, estará no Estande Amazon KDP, às 16h
  • Ale Santos, autor de O último ancestral e A malta indomável, estará no Estande Skeelo às 19h

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Helô D’Angelo, autora de Nos olhos de quem vê, às 11h
  • Débora Otoni e Raquel Araújo, autoras de Teologia de parquinho, às 12h30
  • Aione Simões às 14h
  • Paola Aleksandra às 15h

Dia 09/09

Espaços oficiais

  • Waldson Souza, autor de 23 minutos, estará no espaço Arena Cultural, às 16h
  • Ivan Mizanzuk, autor de O caso Evandro, estará no espaço Salão de Ideias, às 16h e no Estande Skeelo às 19h
  • Sue Hecker estará no espaço Arena Cultural, às 17h30

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Ivan Mizanzuk às 17h30

Dia 10/09

Espaços oficiais

  • Monge Han, autor de Vozes amarelas, estará no espaço Arena Cultural, às 12h15

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Rafaela Ferreira, autora de Eu só cabia nas palavras, às 15h

Dia 11/09

Espaços oficiais

  • Sara Gusella (A escolha do verão e Os clãs da lua), Becca Mackenzie (Se pudesse contar as estrelas), Gabriela Fernandes (As andorinhas de um continente em chamas) e Camila Antunes (Deixa nevar) estarão no espaço Arena Cultural às 12h15
  • Thomas Traumann e Felipe Nunes, autores de Biografia do abismo, estarão no espaço Arena Cultural, às 17h45

Dia 12/09

Espaços oficiais

  • Marcela Ceribelli, autora de Aurora, estará no Estande Skeelo, às 15h

Dia 13/09

Espaços oficiais

  • Miriane Ferreira, autora de Legalmente informada, estará no espaço Arena Cultural, às 14h
  • Ayslan Monteiro, autor de Te vejo na final, estará no espaço Arena Cultural, às 15h45

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Karolyne Rocha, autora de Balsamus: o lobo de um olho só, às 16h

Dia 14/09

Espaços oficiais

  • Thalita Rebouças, autora de Felicidade inegociável e outras rimas, estará no Estande Skeelo às 13h
  • Rodrigo Bibo (O Deus que destrói sonhos), Tiago Mattes (Jesus não é quem você pensa, Burnout) e Prisca Lessa (Efésios para nós), estarão no Salão de Ideias, às 15h
  • Marcela Ceribelli, autora de Aurora, estará no Estande Amazon KDP, às 16h

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Paola Aleksandra às 11h
  • Roberta Spindler, autora da duologia A torre acima do véu, às 14h
  • Tiago Mattes e Prisca Lessa às 16h
  • Rodrigo Bibo às 17h

Dia 15/09

Espaços oficiais

  • Paola Aleksandra, autora de Amor às causas perdidas, e Aione Simões, autora de Aquele meu ousado romance, Um salto para o amor e Escrito nas estrelas?, estarão na Arena Cultural, às 15h

Estande HarperCollins Brasil – Sessão de autógrafos

  • Ellen Pestilli, autora de A incrível Bíblia, às 10h
  • Thalita Rebouças, autora de Felicidade inegociável e outras rimas, às 14h
[04/09/2024 08:00:00]