Clássico de Bruno Munari é lançado pela primeira vez em português
PublishNews, Redação, 08/08/2024
Publicado pela Cobogó, a obra convida o leitor a exercitar um olhar criativo e atento para o cotidiano

Publicado originalmente em 1971, Design como arte (Cobogó, 272 pp, R$ 88 – Trad.: Feiga Fiszon), do italiano Bruno Munari (1907-1998), um dos designers mais inovadores e proeminentes do século XX, é um clássico que trata das possibilidades artísticas do design moderno, da relação entre arte e design, entre o belo e o funcional, entre artistas e sociedade, e por que tantos deles foram se tornando designers. O livro está sendo lançado pela primeira vez em português. Munari acreditava que o design precisa ser belo, funcional e acessível, e escreve este livro com uma linguagem simples e bem-humorada para expor suas ideias. Para o autor, viveríamos em uma época em que não há mais distinção entre arte pura e arte aplicada. Nesse contexto, o designer restabelece, com seu método de trabalho e conhecimento técnico, o contato que havia sido perdido entre a arte e o público, e se dedica a pensar soluções para as necessidades da sociedade sem desprezar a estética ou a funcionalidade no processo de criação. Dividida em 5 partes — Designers e estilistas, Design visual, Design gráfico, Design industrial e Pesquisa de design —, a publicação conta ainda com um prefácio e uma apresentação, As máquinas inúteis, escritos pelo autor.

[08/08/2024 07:00:00]