
O patrocínio da Petrobras vai possibilitar a dinamização de todas as atividades do Museu até abril de 2025, incluindo programação cultural, programa educativo, pesquisas, cursos para professores, mobilização de escolas públicas para visitas mediadas, entre outras ações. Além disso, durante a temporada 2024, a Petrobras promoverá três dias gratuitos para o público, a serem anunciados nas redes do Museu.
A mostra Línguas africanas que fazem o Brasil, que fica em exibição até janeiro de 2025, tem curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana. A exposição aborda como a presença das línguas africanas presentes no Brasil, como as do grupo bantu e a iorubá, colaborou com a formação da cultura e do português falado no Brasil.
A Petrobras vive um momento de fortalecimento do seu Programa Petrobras Cultural. “O Museu da Língua Portuguesa já contou com uma bem-sucedida exposição patrocinada pela Petrobras, via seleção pública, em 2023, e agora seguimos com a parceria renovada e ampliada para 2024”, explica o gerente de Patrocínio Cultural da empresa, Milton Bittencourt Neto.
Museu público pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa pode receber patrocínios externos por meio do modelo de gestão em parceria com organizações sociais de cultura. O Museu é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social sem fins lucrativos especializada na gestão de museus.