Festa Literária de Laranjeiras tem como proposta comemorar a potência dos encontros mediados pelos livros
PublishNews, Redação, 26/06/2024
Sob a organização da Casa 11 Sebo e Livraria, a primeira edição do evento ocorre no próximo dia 29 de junho no bairro carioca

Casa 11 Sebo e Livraria organiza a Festa Literária das Laranjeiras | © Divulgação / Casa 11
Casa 11 Sebo e Livraria organiza a Festa Literária das Laranjeiras | © Divulgação / Casa 11
Um ano depois de reunir mais de 100 sócios – a maioria deles médicos ou profissionais da saúde – e abrir as portas sob o lema “mais livros, menos farmácia”, a Casa 11 Sebo e Livraria convidou livreiros do bairro e adjacências, instituições de incentivo à leitura, escritores, artistas e músicos para celebrar – e disseminar – o poder curativo da literatura. A primeira edição da Festa Literária de Laranjeiras será realizada no dia 29 de junho, sábado, das 10h às 21h, na Casa da Polônia (Rua das Laranjeiras, 540 – Rio de Janeiro / RJ).

Na programação, espaço para leitura, mesas de debate, performance, contação de história, sessões de autógrafos e apresentações musicais. A proposta do evento é comemorar a potência dos encontros mediados pelos livros e festejar o poder das histórias compartilhadas.

Anfitriã e organizadora do evento, a Casa 11 escolheu um endereço mais amplo, no mesmo bairro da livraria, para abrigar a festa. A Casa da Polônia ganhará uma biblioteca infantil, comandada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ/IBBY Brasil), e uma lona com barracas para venda de livros, espaço para performance e leitura de livros, sessões de autógrafo e contações de histórias. O auditório será ocupado por palestras e apresentações musicais, e a gastronomia ficará a cargo de um representante do bairro – o Esperança Eco –, tudo para garantir um evento regado a livros e músicas, drinks e encontros.

“A Casa 11 nasceu de um sonho compartilhado: criar um ponto de encontro para amantes dos livros e da leitura, contribuindo com a formação de uma sociedade mais justa. A Festa Literária de Laranjeiras é a expansão natural de um projeto e uma oportunidade de reverberar a potência da literatura, engajando e aproximando outros atores da cadeia mediadora do livro que atuam na cidade”, afirma a médica e sócia do empreendimento, Rita Iglezias. “A programação reflete a nossa preocupação em fomentar discussões sobre a formação do leitor, a disseminação dos espaços dedicados ao livro e à leitura, e a inserção da literatura e cultura no cotidiano das pessoas”, completa.

Das 10h15 às 11h, o público será recebido pelos coletivos de poesia Slam Granito e Slam Afroafeto. Sob a lona posicionada na entrada da Casa Polônia, os jovens irão declamar versos que celebram a força da poesia e a diversidade de expressões da periferia na atualidade.

Serão três debates no auditório, todos em torno da importância do livro e da leitura.

Na primeira mesa do dia, às 11h, a pedagoga e bibliotecária Bia Serra recebe o escritor e contador de histórias, responsável pela primeira biblioteca aberta no Complexo do Alemão, Otávio Jr.; a fundadora e mediadora de leitura do Centro Cultural Comunitário Chocobim Biblioteca Comunitária MANNS, Maria Chocolate; e a professora e mediadora de leitura Vanessa Soares para uma conversa sobre mediação de leitura e formação de leitores.

À tarde, às 15h30, o jornalista Mauro Ventura conduzirá a discussão sobre os pontos de contato e contágio entre saúde e literatura com a médica e professora da UFRJ, Denise Mattos; a psicanalista e doutora em bioética e cuidados paliativos, Fátima Geovanini; e a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcolmo.

Às 17h30, a poeta e fundadora da Estação das Letras, Suzana Vargas, mediará o diálogo entre o escritor Daniel Munduruku, a secretária-geral da FNLIJ, Beth Serra, e a mestre em literatura e professora da rede pública, Simone Ricco, sobre o direito de todos à literatura.

Entre as mesas de debate, às 12h45, uma apresentação do tradicional Coral Amigos do São Vicente garantirá o intervalo musical do evento.

Sob a lona, a matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque assume o microfone às 13h30 para falar sobre seu mais novo livro, O dia em que voltamos de Marte – uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente (Crítica).

Às 14h30, sócios da Casa 11 ficarão do outro lado do balcão e participarão de uma sessão coletiva de autógrafos. Como autores, eles deixarão temporariamente de lado jalecos e prontuários, para se arriscarem em ensaios e ficção.

Na ocasião, serão lançados Literatura e saúde: diálogos sobre o cuidado, com organização de Eloisa Grossman e participação de outros seis autores (Ana Mallet, Ananyr Porto Farjado, Daniel Fonseca, David Kestenberg, Ivan Carlos Ferreira Antonello e Priscila Pinheiro), coletânea com resenhas de 36 contos da literatura brasileira, escritos do final do século XIX até os dias atuais, publicado pela Numa Editora; e o infantil Meu vô valente, o livreiro de Laranjeiras, de Fátima Geovanini e ilustrações de Camila Carrossine, da Ed. Rebuliço. E por último, a partir das 15h, o público será o protagonista da performance comandada pela artista plástica Gabriela Irigoyen. Utilizando técnicas tradicionais de produção manual, ela vai confeccionar livros a partir da escuta de histórias compartilhadas por participantes do evento.

Com curadoria da FLNIJ, o espaço reservado à biblioteca infantil oferecerá uma cuidadosa seleção de livros, disponível para leitura das famílias e manuseio dos pequenos, em um ambiente lúdico e colorido. Às 15h, acontecerá a contação de histórias “Narrativas Indígenas – cantar e contar para acordar”. Conduzida por Chay Torres e Yago Dullens, mãe e filho, a apresentação mistura música, teatro, dança e instrumentos de percussão para narrar duas histórias ancestrais transmitidas pelos povos originários: A mulher que se casou com Iaueretê, do livro As fabulosas fábulas de Iauaretê (Peirópolis), de Kaká Werá, e O roubo do fogo, da coletânea Contos indígenas brasileiros (Global), de Daniel Munduruku, um dos convidados presentes à festa.

“Partimos da nossa experiência com a Biblioteca Infantil da FNLIJ/IBBY Brasil para criar um espaço dedicado ao encontro entre a criança, o livro e o adulto na Festa Literária de Laranjeiras. Com livros cuidadosamente selecionados pela Fundação, esperamos instigar o uso coletivo de livros que as Bibliotecas podem proporcionar”, afirma a pedagoga e bibliotecária Bia Serra, sócia da Casa 11, cocriadora do @conversacomoleitor e especialista em livros para crianças.

Além da Casa 11, que ocupará duas barracas para venda de livros, quatro livreiros atuantes na região do Catete, Largo do Machado e Laranjeiras participarão da festa e serão responsáveis pela comercialização de títulos: Alda Livros, que há 32 anos oferece títulos variados em uma banca de jornal no Catete; Farofa Livros, que oferece uma seleção de títulos novos e usados todos os sábados, na Feira da General Glicério; Instante do Leitor, livraria ao lado do tradicional Cine São Luís; e a Jacaré Livros, sebo que vende usados em ótimo estado em uma loja próxima ao Largo do Machado.

“A FLiLa é uma festa organizada pela Casa 11, que convidou outros livreiros que, como nós, resistem às mudanças do mercado oferecendo um catálogo de qualidade, em sinergia e contato direto com o público que atendem. Convidamos também pessoas que admiramos, que têm um compromisso com o incentivo à leitura como um direito e como uma possibilidade de construção de cidadania”, complementa Ana Mallet, médica e sócia da Casa 11, e uma das responsáveis pela Festa Literária de Laranjeiras.

Estimulando a economia circular, livros comprados na FLiLa ganharão um carimbo e garantirão 10% de desconto, válido apenas para o dia do evento, no cardápio do Esperança Eco e do Mamma Rosa, outro tradicional estabelecimento de Laranjeiras e um dos apoiadores da festa.

FLiLa – Festa Literária de Laranjeiras

29 de junho, sábado
10h - 21h
Casa da Polônia (Rua das Laranjeiras, 540)
Entrada franca
Classificação LIVRE
Uma realização Casa 11 Sebo e Livraria

PROGRAMAÇÃO

10h15 - 11h | Lona | Boas-vindas

Coletivos de poetas Slam Granito e Slam Afroafeto, com organização de Matheus Augusto e Jair Junior
Incentivados pelo processo de incentivo à leitura e à escrita no ensino fundamental e estimulados pelos movimentos periféricos mundiais de poesia falada, os coletivos celebram a força da poesia viva ocupando espaços públicos e comunitários.

11h - 12h30 | Auditório | Debate_1

Mediação de leitura e cidadania: use sem moderação
Com Maria Chocolate, Vanessa Soares, Otávio Junior e Bia Serra (mediadora)
Uma conversa sobre como a ação de mediar leitura, ou seja, de ler COM e PARA alguém, pode colaborar na formação de uma cidadania atuante, tolerante e solidária.

12h45 - 13h30 | Auditório | Intervalo musical

Coral Amigos do São Vicente, com regência de Danilo Frederico

13h30 - 14h15 | Lona | Bate-papo

Sobre o livro O dia em que voltamos de Marte, com Tatiana Roque

14h30 - 15h30 | Lona | Lançamentos

“Literatura e saúde: diálogos sobre o cuidado”, de Eloisa Grossman, Ana Mallet, Ananyr Porto Fajardo, Daniel Fonseca, David Kestemberg, Ivan Carlos Ferreira Antonello e Priscila Pinheiro
Meu vô valente, o livreiro de Laranjeiras, de Fátima Geovanini, com ilustrações de Camila Carrossine

14h30 - 15h30 | Biblioteca Infantil FNLIJ/Ibby Brasil | Histórias para ouvir e brincar

Narrativas indígenas – cantar e contar para acordar, com Chay Torres e Yago Dullens
Misturando música, teatro e dança, Chay Torres e Yago Dullens, mãe e filho, trazem para a cena urbana duas histórias que permeiam a memória dos povos originários: A mulher que se casou com Iaueretê, do livro As fabulosas fábulas de Iauaretê, de Kaká Werá, e O roubo do fogo, da coletânea Contos indígenas brasileiros, de Daniel Munduruku. Transformadas em música, as histórias cantadas são um convite à participação do público, que interage através de danças, cantos, cirandas e instrumentos de percussão.

15h - 17h | Lona | Performance

“Me conte uma história”, com Gabriela Irigoyen
Utilizando técnicas tradicionais de produção, a artista visual confecciona livros manualmente a partir da escuta atenta de histórias compartilhadas por participantes em feiras, bienais e eventos literários.

15h30 - 17h | Auditório | Debate_2

Saúde na literatura e literatura na saúde: modos de usar
Com Denise Mattos, Fátima Geovanini, Margareth Dalcolmo e Mauro Ventura (mediador)
Muito tem se falado sobre os benefícios da leitura literária para a saúde, ainda que, de uma maneira geral, essa experiência seja ainda subestimada na medicina. Uma psicanalista e duas médicas trazem diferentes pontos de vista sobre como a literatura pode ser um excelente caminho para melhorar a saúde e tornar a medicina um ofício mais humanizado.

17h30 - 19h | Auditório | Debate_3

O direito à literatura: um desafio
Com Beth Serra, Simone Ricco, Daniel Munduruku e Suzana Vargas (mediadora)
A mesa debaterá o direito ao acesso à literatura como parte integrante dos Direitos Humanos, como pensou Antonio Candido. Concordando que a literatura representa “o sonho acordado das civilizações”, os convidados dessa conversa são pessoas que têm contribuído ao longo dos anos para assegurar esse direto imprescindível à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

19h30 | Auditório | Encerramento musical

[26/06/2024 10:30:00]