
Com o objetivo de estimular a leitura, a 5ª edição da LER - Festival do Leitor 2024 terá programação maior do que nos anos anteriores com a ideia de transformar o Píer Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro / RJ) em uma cidade literária. Com início na próxima segunda (24), o festival terá atrações distribuídas em mais de 70 espaços e receberá cerca de 200 mil pessoas, entre estudantes, professores, educadores, leitores, editores, livrarias, entidades governamentais, patrocinadores e público em geral.
A programação contempla interesses de todas as faixas etárias, reunindo conteúdos literários que vão de histórias infantis aos mais recentes avanços tecnológicos, através de palcos com apresentações artísticas, saraus literários, debates, contação de histórias, oficinas, intervenções poéticas, peças teatrais, e mais. É possível conferir detalhes da programação no site oficial do Festival.
A LER prevê ainda a participação de 1.100 escritores, autores e artistas e dezenas de editoras e livrarias que estarão espalhadas pelo Píer.
Durante as noites dos dias 25, 26 e 27 de junho, além de receber grandes nomes como Krenak e Conceição Evaristo, grandes encontros serão celebrados no espaço LER no Porto, como Elisa Lucinda e Hélio de La Peña, MV Bill e Kmilla CDD, Thiago Lacerda e Monja Coen, Marisa Monte e Eduardo Bueno, Eliana Alves Cruz e Maria Valeria Resende, Marco Nanini e Mariana Filgueiras, Taisa Machado e Fernanda Abreu, Felipe Neto e Tatiana Roque, Gregório e Edgar Duvivier, e muitos outros nomes que juntos criarão um movimento literário de debates variados.

O Palco da Palavra é um espaço democrático de muitas vozes, com programação focada nas artes e artistas que provocam conteúdo com muitos nomes ligados à música, mas que de alguma forma estão atrelados à literatura. Já o Voz & Vez contempla as personalidades que usam suas vozes em prol de uma produção de conteúdo em diálogo estreito com a juventude. Com participação de artistas renomados e de novos autores, trata de conteúdos como Literatura Disruptiva, o Sonho de Ser Escritora, Criação Literária, Filmes e Livros, Romance, Acolhimento e Leitura, Arte de Compor Versos, Como Falar de Luto e muitos outros.
Há ainda o Jardim Literário, que apresenta atividades para o público infantil, juvenil e para a família; o espaço LER em movimento, com atividades de fomento à leitura e às variadas linguagens, pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural; os espaços Geek e Arena Game, destinados a reunir os fãs da cultura pop e geek mainstream, dialogando com a temática nerd que tomou conta das produções literárias, audiovisual, games, RPG, fanfilmes e mais; a Arena Literária, com atrações divertidas e interativas; e vários outros espaços.
Dos quadrinhos à poesia, dos manuscritos aos digitais, dos clássicos às publicações de vanguarda, a 5ª edição da LER atrai os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural em torno da paixão transformadora da literatura. A acessibilidade e a inclusão também são pontos fortes do evento, que trabalha em todas as suas edições atividades com leituras em braile, libras e visitas guiadas.
Serviço
LER - Festival do Leitor
Data: de 24 a 28 de junho
Horário: 9h às 21h
Local: Píer Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro / RJ)