3º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos tem programação diversa; veja a agenda
PublishNews, Redação, 05/06/2024
Evento realizado pela CBL com curadoria de Cassia Carrenho focará na inovação e pretende inspirar os mais de 400 profissionais participantes

Evento começa nesta quarta (5) e segue até sexta (7) | © Guilherme Sobota/2023
Evento começa nesta quarta (5) e segue até sexta (7) | © Guilherme Sobota/2023

Com foco na inovação e inspiração, a 3ª edição do Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos inicia nesta quarta (5) e segue até sexta (7) trazendo em sua programação nomes como Videl Bar-Kar, vice-presidente de áudio da Bookwire que falará sobre o futuro dos audiolivros e do mercado editorial global, e Guido Cervetti, da Big Sur, trará informações sobre a Lei Cortez e suas diferenças entre Brasil e Argentina. O encontro será realizado no Tauá Resort & Convention Atibaia, em Atibaia (SP).

“Iniciamos a terceira edição do Encontro com muito entusiasmo. Teremos mais de 20 painéis, discutindo desde a Inteligência Artificial e seus impactos práticos no setor, boas práticas do e-commerce, parcerias com influenciadores e até mesmo como criar um canal de TikTok. Esperamos que os participantes saiam deste evento inspirados e equipados com novas estratégias e conhecimentos práticos sobre os caminhos futuros e os desafios do setor", afirma Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Pela segunda vez assinando a curadoria do Encontro, Cassia Carrenho, sócia-diretora da Faculdade LabPub, destaca o networking com um dos principais pontos dessa reunião do mercado. “Acho que é um evento em que as pessoas têm muita oportunidade de networking, eu diria que é, talvez, o único do mercado em que a gente tem essa concentração de profissionais e empresas em que um pode realmente fazer networking e conhecer um ao outro”, comenta.

Com uma programação que abordará ainda temas como gestão financeira, e-commerce, licitações e compras públicas e ESG, o 3º EELDG fornece aos participantes repertório para entender sobre os assuntos fundamentais e atuais que estão moldando o futuro do setor editorial. “Acho que é muito importante a gente sair do evento com algo prático, com uma perspectiva de algo para colocar em prática. Aprender com pessoas que a gente não conhece, sobre novos mercados, sobre oportunidades e aprender com quem está vindo de fora”, destaca.

“Uma vontade que eu tenho é de ver o mercado editorial de uma forma mais unida, que entenda que mesmo coisas que não nos atingem diretamente, lá na frente podem nos atingir também. Então debater e aprender sobre temas que às vezes não parecem estar tão próximos da nossa empresa ou do nosso ramo, no fim, quando a gente aprende e enxerga como um todo, percebemos que é importante”, completa.

O 3º EELDG reunirá durante três dias 400 profissionais dos mais diversos setores do livro. "Espero que seja um evento gostoso e divertido, que quando voltarmos pra casa fiquemos com essa sensação", finaliza Cassia.

Confira a programação completa do evento:

Dia 05 de Junho

Salão Brasil

05 de junho | 13h45
Abertura do evento
Sevani Matos - Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Salão Brasil

05 de junho |14h - Internacional
Entrevista com Videl Bar-Kar: Inovação, Audiolivros e o Mercado Editorial Global
Videl Bar-Kar - Vice-presidente de áudio da Bookwire
Mediação: Walter Porto - Editor de livros e colunista do Painel das Letras do jornal Folha de SP

Salão Brasil

05 de junho |15h
Panorama do livro: as questões editoriais mais debatidas no mundo
Karine Pansa - Presidente da International Publishers Association (IPA)
Sevani Matos - Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Mediação: Maria Fernanda Rodrigues - Editora de Cultura do jornal O Estado de S. Paulo
Inteligência Artificial e seus impactos práticos no setor editorial: o que mudou no dia a dia do seu trabalho?

Sala Skeelo

05 de junho | 15h
Financiamento coletivo: um modelo de negócio sustentável
Laura Brand - Sócia-fundadora e Gerente de Comunicação na Editora Moby Dick

Salão Brasil

05 de junho | 16h25
Indicadores fundamentais para a gestão financeira de sua empresa
André Castro - CoFundador e Reitor da Faculdade LabPub

Sala Skeelo

05 de junho | 16h25
Influenciadores: o que é fundamental para uma parceria de sucesso?
Tatiany Leite - Jornalista e criadora do “Vá ler um Livro”

Salão Brasil

05 de junho | 17h25
Onde está a demanda? O que nos conta o perfil dos consumidores e dos não consumidores de livros
Ismael Borges - Gerente Territorial Bookscan Brasil NielsenIQ
Jacira dos Anjos Cunha - Analista Sênior da Nilesen BookData
Mariana Bueno - Coordenadora de Pesquisas Econômicas e Setoriais da Nielsen BookData

Salão Brasil

05 de junho | 18h25
Desafios do Setor do Livro
Ângelo Xavier - Presidente da Abrelivros
Dante Cid - Presidente do SNEL
Sevani Matos - Presidente da CBL
Mediação: Talita Facchini - Editora Assistente do PublishNews

Coquetel de Abertura, com atrações.

Dia 06 de Junho

Salão Brasil

06 de junho | 10h – Internacional
Lei Cortez: diferenças entre Brasil e Argentina
Guido Cervetti – Gerente Comercial da Big Sur
Mediação: Alexandre Martins Fontes – Presidente da ANL

Salão Brasil

06 de junho | 11h30
Metadados: perguntas frequentes de livreiros e editores
Cristiane Martins – Gerente de Produto na MVB Brasil

Sala Skeelo

06 de junho | 11h30
Como criar um canal de TikTok adequado a sua editora
Patrick Torres - Criador de conteúdo digital literário

Salão Brasil

06 de junho | 12h30
Autores Independentes: um mercado de oportunidades para o setor editorial
Daniel Pinsky – Fundador da Editora Labrador e Diretor da CBL
Luciana Soares – Fundadora e CEO da Aziza Editora
Lucy Miguel – Líder de Kindle Direct Publishing (KDP) da Amazon Brazil
Mediação: Lilian Cardoso – Fundadora da LC Agência de Comunicação

Sala Skeelo

06 de junho | 12h30
Como melhorar a experiência digital do seu leitor: o caminho do e-book da produção até o e-reader
Joana Conti - Head of Account Management na Bookwire Brasil Distribuidora

Salão Brasil

06 de junho | 15h
O dia a dia do e-commerce: as boas práticas para seu livro vender mais nas livrarias online
Cynthia Muller – Coordenadora Comercial na Editora Planeta e membro da Comissão de Inovação e Tecnologia

Sala Skeelo

06 de junho | 15h
Inteligência Artificial aplicada: otimizando processos editoriais
José Fernando Tavares- CEO da Booknando Livros e membro da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL

Salão Brasil

06 de junho | 16h
Distribuição: descentralização e oportunidades para o mercado editorial
Luciana Borges - Líder Comercial no Grupo Companhia das Letras
Rodrigo Belinski Borges - Gerente Comercial HarperCollins Brasil
Simei Junior - Head de PoD da Bookwire e membro da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL
Mediação: Claudia Machado - Gerente de Marketing na Catavento

Sala Skeelo

06 de junho | 16h
Relacionamento com os leitores: criando programas de incentivo a leitura
Clara Sampaio – Analista de Marketing do Skeelo

Salão Brasil

06 de junho | 17h20
Troca de Ideias: organização e debates em grupos

Salão Brasil

06 de junho | 18h25
Troca de Ideias: os principais pontos discutidos entre os participantes
Carolina Riedel - Diretora de marketing e vendas Grupo Editorial Pensamento
Gerson Ramos - Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil
Lizandra Magon - Presidenta da LIBRE e Diretora Editorial da Editora Jandaíra
Patrícia Mara Amorim - Presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL)
Rute Pedri - Diretora de Varejo Grupo Livrarias Curitiba
Sevani Matos - Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Dia 07 de Junho

Salão Brasil

07 de junho | 09h40
IA e seus impactos práticos no setor editorial: o que mudou no dia-a-dia do seu trabalho?
André Palme - Sócio e CMCO do Skeelo e Coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL
Camila Cabete - Head de Conteúdo e Sócia na Árvore e membro da Comissão de Inovação e Tecnologia da CBL
Ricardo Costa - CEO da MVB América Latina
Mediação: Fábio Uehara - Diretor editorial da Tocalivros e Agente Comercial da Tocacast

Salão Brasil

07 de junho | 10h35
Licitações e compras públicas: entendendo as oportunidades desse setor
Fernanda Emediato - Diretora da Troia Editora
Henrique Farinha - Diretor e Coordenador da Comissão de Vendas a Governo da CBL
Natalia Vieira - Diretora Comercial da Radar de Licitações
Mediação: Fernanda Garcia - Diretora Executiva da CBL

Sala Skeelo

07 de junho | 10h35
Drupa 2024: as novidades e tecnologias apresentadas na maior feira da indústria gráfica
Diego Drumond – Faro Editorial e Drummond Livraria
Reginaldo Damasceno – Diretor da ABIGRAF e Diretor de Produção Gráfica da FTD Gráfica e Logística
Wellington Rehder – Diretor da ABIGRAF e CEO da Viena Gráfica e Editora
Mediação: João Scortecci - Presidente do Grupo Editorial Scortecci e Presidente da Abigraf

Salão Brasil

07 de junho | 11h35
ESG: práticas reais para o mercado editorial
Flávia Bravin - Sócia da Cogna Educação e Vice-presidente da Abrelivros
Gerson Ramos - Diretor Comercial da Editora Planeta do Brasil
Viviane Lima - Gerente Comercial da Suzano Papel e Celulose
Mediação: Vanessa Pinsky - Especialista em Sustentabilidade ESG

Salão Brasil

07 de junho | 12h35
Histórias que nos unem
Alice Betânia Miranda - Escritora e Finalista do Prêmio Kindle de Literatura
Pedro Rhuas - Escritor
Mediação: Sergio Alves - Livreiro na Todavia Editora

Almoço de Encerramento

[05/06/2024 08:00:00]