Museu da Língua Portuguesa promove atividades sobre a formação do português falado no Brasil
PublishNews, Redação, 12/04/2024
Atividades são gratuitas e voltadas para professores, educadores e pesquisadores

Museu da Língua Portuguesa © Ciete Silvério
Museu da Língua Portuguesa © Ciete Silvério
O Museu da Língua Portuguesa realiza ações gratuitas para professores, pesquisadores e educadores em abril. A primeira, no dia 13, é sobre a formação do português falado no Brasil. Já segunda, programada para o dia 21, aborda especificamente a influência das línguas e culturas africanas no nosso modo de se comunicar. O curso 'Mundo, Língua, Palavra: línguas africanas e indígenas no Português do Brasil' acontece no sábado (13), das 9h às 13h, na sala multiuso do Museu. Também de forma gratuita, o Centro de Referência realiza o primeiro evento do 'Ciclo de Encontros do Polo de Discussões de 2024' no dia 22 de abril (segunda-feira), às 15h, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Neste ano, o assunto principal da atividade é Linguagens transatlânticas, em diálogo com o tema Línguas Africanas do Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu.

O curso 'Mundo, Língua, Palavra: línguas africanas e indígenas no Português do Brasil' é voltado, principalmente, para professores, a ação vai refletir sobre as contribuições das línguas africanas da família bantu e das línguas indígenas da família tupi na formação da língua portuguesa falada no Brasil. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail educativo@museulp.org.br.

E no caso de 'Ciclo de Encontros do Polo de Discussões de 2024', o objetivo é iluminar perspectivas sobre as relações entre a língua portuguesa falada no Brasil e as línguas e culturas africanas, reconhecendo suas intrínsecas ligações e as apropriações linguísticas em território brasileiro.

No primeiro encontro, intitulado Diásporas africanas no Brasil: diálogos entre língua e cultura, o processo diaspórico dos povos africanos para o Brasil, assim como seus impactos em nossa língua e cultura, serão abordados. Para isso, a professora Margarida Petter vai falar sobre a diáspora dos povos bantu, e o professor Félix Ayoh’Omidire focará na diáspora iorubana.

Margarida é professora livre-docente aposentada do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, organizadora das obras África no Brasil: a formação da língua portuguesa e Introdução à Linguística Africana. Já Félix é professor titular de estudos literários, etnicorraciais e culturais luso-afro-brasileiros e afro-latino-americanos na Universidade Obafemi Awolowo, Ile-Ife, da Nigéria.

Para participar do polo de discussões, é preciso se inscrever pelo Sympla (clique aqui).

SERVIÇO

Curso para professores Mundo, Língua, Palavra: línguas africanas e indígenas no Português do Brasil

Ciclo de encontros “Linguagens transatlânticas” 1º encontro: Diásporas africanas no Brasil: diálogos entre língua e cultura

  • Dia 22 de abril (segunda-feira), às 15h
  • Pelo Zoom (inscrição pelo Sympla - clique aqui) Grátis
[12/04/2024 11:00:00]