As propagandas do período militar
PublishNews, Redação, 02/04/2024
A obra analisa a propaganda política que o regime militar brasileiro produziu no período 1969 e 1977

Rememorando o golpe civil-militar ocorrido no Brasil, que completa neste 2024 seus 60 anos, chega às livrarias a segunda edição do livro Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil (FGV Editora, 240 pp, R$ 54,90), de Carlos Fico. Publicada originalmente em 1997, a obra analisa a propaganda política que o regime militar brasileiro produziu no período 1969-77, focalizando a velha temática do “otimismo” (e seu reverso, a do “pessimismo”), e mostrando a dimensão política dessas ideologias durante o período. Nesta análise, é possível entender por que os tópicos do otimismo — a exuberância natural, a democracia racial, o congraçamento social, a harmônica integração nacional, a cordialidade e a festividade do povo brasileiro, entre outros — foram ressignificados pela propaganda militar tendo em vista a nova configuração socioeconômica que se pretendia inaugurar. Uma propaganda baseada em um discurso ético-moral com estrutura, na qual teóricos e militantes se apropriaram, via golpe, do poder de conceituar o que era “nacionalidade”, “democracia”, “sociedade brasileira”, “cultura brasileira”, “economia brasileira” e assim por diante.

[02/04/2024 07:00:00]